Pensando em criar conteúdo em vídeo? Saiba aqui como começar 2

Como escrever um Tweet: 8 Fórmulas para você começar

Não sabe muito bem como começar um tweet? Se você acabou de criar seu perfil ou se está no Twitter a mais tempo mas não sente que está alcançando nada, pode ser complicado saber exatamente o que irá fazer seus seguidores engajarem.

Algumas vezes é só seguir alguns passos que foram testados e deram resultados. Para te ajudar a melhorar seu jogo de cintura no Twitter, preparamos alguns modelos de mensagem que você pode usar. É só fazer as seguintes mudanças em cada um:

  • Preencha os espaços onde estão os [TEXTOS].

  • Edite a hashtag (#) com a sua hashtag (por exemplo: #formulasdetwitter). Hashtags facilitam as pesquisas por seus tweets.

  • Substitua o @Perfil pelo perfil de quem você irá mencionar ou o autor do texto.

Lembrete: Cada público é diferente, então você precisa testar essas fórmulas e descobrir quais funcionam melhor para você.

1) O Tweet compartilhando conteúdo básico

[TÍTULO DO ARTIGO] – http://url.com #hashtag by @Perfil

Esse é o tipo mais simples de tweet para você executar, mas muitas vezes as pessoas esquecem de incluir uma hashtag interessante ou então o perfil do autor. A hashtag poderá conseguir mais exposição para pessoas que a seguem (alguém disse #NãoVaiTerCoca?). Também é muito importante creditar a sua fonte de informação – seja o autor ou o site de onde você buscou o artigo – em suas redes sociais. Isso irá demonstrar respeito para o criador original do conteúdo e eles poderão retornar um favor, compartilhando parte do seu conteúdo com os seguidores deles.

2) O Retweet com comentário

[SUA OPINIÃO] #hashtag – RT @Perfil [Título do Artigo] – http://url.com

Normalmente, ao retweetar alguém, você pode simplesmente clicar no botão e compartilhar o conteúdo com seus seguidores. Mas se você quer que as pessoas notem você no Twitter, o ideal é colocar suas opiniões em seus retweets. Para fazer isso, ao retweetar, copie e cole o texto original, insira a sigla RT e o perfil da pessoa (@Perfil) e coloque seu comentário no começo.

3) O Tweet problema/solução

Não deixe seu [PROJETO][RESULTADO NEGATIVO]. Descubra como alcançar [OBJETIVOS] aqui – http://url.com #hashtag

Medo é um motivador poderoso. Ninguém que ser ruim, falhar ou não alcançar os [OBJETIVO] e ficar só com o [RESULTADO NEGATIVO]. E se eles caírem nisso, eles irão querer saber como consertar essa situação. O mais rápido possível. E essa é a hora que você entra: ajudando eles!

4) O Tweet de fatos ou dados

Você sabia que [DADO]? http://url.com #hashtag

Não saia colocando qualquer dado aqui. Ache algo relevante, novo e que realmente intrigue seu público alvo. Quando eles verem esse pequeno preview, eles irão querer ler o artigo inteiro para:

  1. Entender o por quê aquele dado é verdadeiro

  2. O que eles precisam fazer sobre isso

5) O Tweet de Recomendação

Eu adorei esse artigo por @Perfil sobre [TÓPICO] – http://url.com #hashtag

ou

Muita informação de valor sobre [TÓPICO] neste artigo por @Perfil – http://url.com #hashtag

Esse tweet pode tomar diversas formas. Ao invés de simplesmente compartilhar conteúdo (como na primeira fórmula aqui descrita), você irá dar seu voto de confiança e mostrar que você gostou e recomenda aquele conteúdo.

6) O Tuíte de Questionamento

[PERGUNTA] http://url.com  #hashtag

Assim como todas as redes sociais, o Twitter é um diálogo. Você deveria fazer perguntas para seus seguidores com frequência. Essas podem estar atreladas a um artigo que você leu ou escreveu, ou até mesmo algo mais aleatório (que ainda converse com sua marca. Não vá perguntar o que eles comeram no almoço se você é uma empresa de TI). Nem todo tweet precisa levar tráfego para seu site ou blog. Eles podem ser somente para engajar e divertir seu público.

7) O Tweet de Dica ou Conselho

[SUAS PALAVRAS DE SABEDORIA] #hashtag

ou

[PERGUNTA] #hashtag 1.[RESPOSTA 1] 2.[RESPOSTA 2] 3. [RESPOSTA 3]

Novamente, nem todo tweet precisa levar tráfego para o seu site – na verdade, tweetar pequenos conselhos que não tem links são uma ótima forma de construir uma reputação e credibilidade. Tweets desse estilo tem altas chances de serem retuitadas e irão gerar mais engajamento e conquistar mais seguidores, então não os veja como um sacrifício.

8) A Frase Inspiradora

“[CITAÇÃO]” – @Perfil #citação

Todo mundo adora uma dose diária de inspiração! Não é muito simples encontrar boas citações e é pior ainda verificar quem a falou de verdade, ainda mais na Internet cheia de trolls. Por isso, encontrar uma citação aleatória que te inspire é algo que irá melhorar seu dia. Faça isso para seus leitores. Sempre que você encontrar alguma citação que você considere boa, compartilhe-a em seu Twitter. Seus seguidores agradecerão.

Pronto! Agora é só você começar a usar essas fórmulas e rapidamente descobrirá aqueles que seu público gosta mais! Assim você irá melhorar o uso do seu Twitter e conseguirá colher resultados cada vez melhores com essa ferramenta. Não deixem de comentar e opinar sobre o que acharam!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!