tigela de frutas

Como fazer dieta me ajudou a entender o Marketing de Conteúdo

A princípio, estes são dois tópicos que não fazem nenhum sentido quando postos lado a lado, certo? Mas foi observando estes dois aspectos tão importantes na minha vida que pude perceber como eles são intrinsecamente parecidos e até mesmo relacionados.

Fazer dieta não é fácil. Nem fazer marketing de conteúdo. Para conseguir traçar estratégias, – tanto de emagrecimento quanto de marketing – são necessárias algumas características básicas e, acredite se quiser, semelhantes!

Se você ficou curioso para entender como comer brócolis e fazer pesquisa de palavras-chave têm tudo a ver, confira este post a seguir e descubra como fazer dieta me ajudou a entender o marketing de conteúdo:

Traçar um objetivo inicial

A premissa básica de fazer dieta é tentar alcançar algum objetivo pré estabelecido. A dieta é o meio utilizado para chegar até o objetivo, que quase sempre é conquistar o corpo dos sonhos ou então melhorar a saúde. Cada componente que faz parte da dieta é pensado para te levar até a meta final, tanto individualmente, quanto em conjunto com as outras partes dela.

Da mesma forma, para fazer uma estratégia de marketing de conteúdo, o primeiro passo a ser traçado é a determinação de um objetivo. Causar o conhecimento da marca, educar o mercado, atrair possíveis clientes ou qualquer outro objetivo são o que deve estar em mente para que os artifícios utilizados sejam direcionados para a conclusão de tal meta.

Disciplina para seguir a rotina

Uma das partes mais importantes de se fazer uma dieta é manter a rotina. O que comer e a que hora comer são preocupações constantes das pessoas que fazem dieta. E, para ser bem sincera, o que mais faz com que os resultados comecem a aparecer é a disciplina e a força de vontade que são necessárias para dizer “não” às tentações. É fundamental estar preparado para, dia após dia, comer as mesmas refeições, nos períodos determinados, mesmo que seja carne no café da manhã ou claras de ovo no lanche da tarde.

Para o mundo do marketing, a disciplina se faz presente no momento de ter uma rotina de postagem constante e regular. Fazer marketing de conteúdo vai muito além do que simplesmente postar artigos em um blog. São necessárias ações de otimização para mecanismos de busca, compartilhamento em redes sociais, estudos sobre a área, etc.

Observação: assim como não temos os resultados desejados nos nossos corpos se fazemos a dieta corretamente durante a semana – e furamos ela no fim de semana -, a estratégia de marketing de conteúdo não irá funcionar como poderia se você fizer apenas uma parte das ações fundamentais. Ou seja, em ambos os casos: pense a longo prazo e se dedique no presente para conquistar os resultados desejados no futuro!

Procurar formas de inovar

Levar um plano alimentar a sério pode ser cansativo e enjoativo, certo? Como dito anteriormente, para dar certo, a dieta deve ser seguida com muita disciplina. Mas isso não quer dizer que devemos preparar os alimentos sempre da mesma forma! Uma batata doce assada no lugar da cozida de todos os dias pode ser uma surpresa agradável na rotina e que, ainda por cima, vai te ajudar a conseguir ficar tanto tempo com o mesmo cardápio.

Procurar novas plataformas, novas teorias e maneiras diferentes de fazer a divulgação dos materiais produzidos, por exemplo, podem trazer resultados positivos, surpreendendo o seu público com novas formas de agir que nem mesmo eles sabiam que existiam. Além disso, as constantes pesquisas que envolvem a procura por formas de inovação são muito úteis para agregar conhecimento nas suas áreas de atuação, podendo ser consideradas um ótimo diferencial para a sua marca.

Busca por conhecimento na área

Além de procurar formas de inovar na dieta, é importante entender por que cada um dos componentes está ali presente e o que eles estão fazendo com o nosso corpo. Por isso é fundamental pesquisar, ler, assistir vídeos, analisar as respostas do seu corpo a cada um dos estímulos, etc. Uma boa dica é seguir alguns blogs consolidados na área de nutrição pois, assim, é possível confiar na credibilidade dos textos e sempre adicionar estes conhecimentos às bases sobre o assunto.

O marketing de conteúdo se refere basicamente à produção de conteúdos que irão transmitir vários tipos de conhecimento aos públicos. Sendo assim, é importante estar sempre à procura por saber cada detalhe do seu mercado para conseguir transmitir conhecimento com clareza ao seu público, adicionando sempre a sua visão e as suas experiências como empresa neste conteúdo.

Ter algum incentivo

O ser humano tende a agir melhor quando posto sob algum tipo de motivação ou incentivo externo, certo? Sendo assim, quando existe algum tipo de aposta que envolva premiações a quem conseguir emagrecer mais (ou ganhar mais massa muscular) em um determinado período de tempo, os resultados alcançados tendem a ser mais efetivos. Incentivos como eventos futuros ou a motivação de alguma outra pessoa que também já passou pelas dificuldades de fazer dieta também são válidos e costumam ter bons resultados.

De forma similar, o marketing tem frutos favoráveis quando um certo “incentivo” externo é adicionado. As ferramentas de publicidade paga que possibilitam o melhor rankeamento de páginas no Google ou maior alcance das postagens no Facebook, por exemplo, são maneiras de fazer a divulgação ser mais efetiva, mesmo vindo de fora do sistema. Assim, se o objetivo traçado inicialmente for promover um maior conhecimento de marca, esses incentivos vão agir como fatores fundamentais na realização da meta em questão.

Ajuda de referências na área

Além de procurar se informar melhor sobre o assunto em blogs de profissionais reconhecidos no mercado de nutrição, é fundamental procurar o apoio de nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas e outros profissionais da saúde que vão fazer o acompanhamento adequado com você. Assim, é possível analisar todos os aspectos do seu metabolismo, procurando sempre as melhores maneiras de alcançar o objetivo dentro das condições específicas do organismo.

Para o universo do marketing de conteúdo, o apoio de profissionais influentes na área pode ser um verdadeiro diferencial para que um blog se destaque e aumente a sua autoridade no mercado. Sendo assim, quando um blog post tem linkagem externa de diversos portais que têm domínios com muita autoridade, a tendência é melhorar muito o rankeamento desta página. Por isso, a ajuda de autoridades no segmento é fundamental e traz resultados surpreendentes para quem está tentando desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo.

Medir resultados

O maior fator de motivação para as pessoas que fazem dietas é observar as mudanças que começam a aparecer nos seus corpos em decorrência de todo o esforço que foi feito. Pode ser por meio de fotos comparativas, roupas tendo um caimento mais agradável, sua avaliação perante o espelho, ou até mesmo sob os questionamentos de pessoas próximas sobre o que a pessoa está fazendo para ter tais resultados.

Mas a questão é que é fundamental medir os resultados, analisar quais estão sendo as facilidades para encarar a dieta, quais as maiores dificuldades e, principalmente, como estas ações estão interferindo direta e indiretamente no desempenho da dieta.

Da mesma forma, ao conduzir uma estratégia de marketing de conteúdo, é muito importante fazer avaliações constantes sobre a performance de tal estratégia. Ou seja, deve-se avaliar as principais ações que estão sendo executadas para compreender as que estão tendo resultados positivos, procurando maneiras de potencializá-las e fazer com que as estratégias falhas aprendam com as corretas.

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a facilidade com que se pode mensurar os resultados de todas as ações, tanto individualmente quanto em forma de campanha. Por isso, nada melhor do que acompanhar o andamento das ações para conseguir obter os melhores resultados possíveis, certo?

Constante reformulação

A partir da avaliação dos resultados, o próximo passo é adaptar a dieta para conseguir encaixar melhor nos novos objetivos ou para mudar os estímulos que damos ao nosso corpo para que ele comece a responder a esta variação de incentivo. Muitas vezes, quando o corpo acostuma com a dieta, ele entra em estado de inércia, diminuindo ou parando com a evolução que estava sendo observada.

Por isso, investir em novas dietas, novos alimentos, combinações de macronutrientes diversos, mudanças nos horários das alimentações ou qualquer outra mudança neste sentido podem ser ótimas formas de reformular a dieta e sair da estagnação.

Para conseguir alcançar mais visibilidade para os conteúdos publicados, gerar mais leads, aumentar o número de vendas ou atingir o seu objetivo de marketing – qualquer que seja ele – uma das práticas mais comuns no mercado é a mudança de estratégia. Isso mesmo! O melhor plano é a mudança de plano. Fazer alguma variação na linguagem, na abordagem, no tamanho dos posts, na frequência das postagens em mídias sociais e mudanças desse tipo são sempre bem vindas, mesmo que como forma de teste para avaliar sob qual estímulo o público responde melhor.

E então, consegui te convencer que dieta e marketing de conteúdo têm tudo a ver? Se você aprendeu outras lições de marketing através do estilo de vida saudável, compartilhe conosco as suas experiências! Estamos todos em busca de novos ganhos, tanto na dieta, quanto no marketing 😉

 
Autor(a)

Escrito por: Luiza Drubscky Gerente de comunidade na Rock Content. Se divide entre marketing, É o Tchan e levantamento de peso olímpico :D



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!