mão desenhando símbolo de email

Como fazer um email marketing matador no RD Station

Você já ouviu falar por aí que o email marketing estaria fadado ao fracasso a partir do crescimento das redes sociais? Se sim, não acredite em nada disso. Se você está pensando em desenvolver uma estratégia de marketing digital para sua empresa – seja ela B2B ou B2C – saiba que email marketing será um grande aliado nesse processo.

Mas como fazer isso? É preciso criar e enviar cada e-mail individualmente? A ferramenta brasileira de automação de marketing, o RD Station, torna esse processo muito mais simples. Saiba agora mesmo como:

Mas por que desenvolver campanhas de email marketing é tão importante?

O e-mail marketing é essencial em qualquer estratégia de marketing digital por ser uma das principais formas de nutrir o relacionamento com sua base de contatos. Seja para o envio de newsletters com conteúdos relevantes ou de emails de ofertas e promoções de produtos: você vai precisar desenvolver campanhas de email marketing.

Enviar emails manualmente, contato por contato, pode ser muito complicado, principalmente se sua base de contatos for muito grande. Fazer esse processo por meio do RD Station, porém, é muito mais simples! Entenda o passo a passo:

Passo 1: Definir o propósito da campanha

Antes de dar início a uma campanha de email marketing no RD Station, é preciso definir com clareza qual é o seu propósito. Este poderá ser:

  • Envio de newsletters
  • Promoção de conteúdos
  • Divulgação de eventos e webinars
  • Divulgação de promoções, que são importantes principalmente para empresas de e-commerce

Passo 2: Definir quem receberá o email marketing

A partir da definição de um propósito, o próximo passo é determinar quais contatos da sua base irão receber os emails. Isso porque um email marketing de sucesso deve entregar o conteúdo certo à pessoa certa, sempre levando em consideração quais informações são mais relevantes para ela. Caso contrário, o número de pessoas que irá se descadastrar da sua lista ou marcar seus emails como spam poderá ser alto.

Assim, o conteúdo do seu email pode ser desenvolvido para listas segmentadas a partir de informações como:

  • Gênero
  • Personas da sua empresa
  • Estágio da jornada do cliente
  • Últimas interações com o blog da sua empresa (quais páginas foram visitadas e qual tipo de material rico foi adquirido)

Passo 3: Criar um email marketing na ferramenta

Agora que você já tem um propósito e um público alvo definidos, é hora de colocar a mão na massa e iniciar o processo de criação do email no RD Station. Para isso, basta clicar na aba “Relacionar” e acessar “Email Marketing”. Em seguida, clique em “Criar campanha”.

print screen da criação de um email marketing na rd station

Passo 4: Escolher um modelo

A escolha de um modelo de email deve ser feita de acordo com o propósito definido no primeiro passo e para facilitar esse processo, a ferramenta RD Station apresenta diversos modelos de email marketing prontos para serem editados. Caso não queira utilizar nenhum deles, também há a opção de importar o modelo desejado.

  • Modelos básicos apresentam templates pré diagramados, que variam quanto ao número de colunas de texto e quanto à presença de sidebars.
  • Modelos temáticos apresentam layouts prontos para serem utilizados, sendo necessário modificar apenas o seu conteúdo.
  • Modelos salvos: a ferramenta permite que todos os modelos criados por você sejam salvos. Assim, caso queira usar novamente um deles, basta editá-lo com um novo conteúdo.
  • Modelos importados: O RD Station também permite realizar importações de modelos de email a partir da sua URL.
  • A ferramenta de email marketing do RD Station também permite que você crie modelos de emails a partir da inserção do seu código HTML.

print screen de modelos pré diagramados de email marketing na rd station

Passo 5: Definir os principais dados do email

Uma vez escolhido o modelo de email, o próximo passo é definir os dados da campanha:

  • Nome: aparece apenas dentro do RD Station, não sendo exibido para os contatos que receberem o email. Assim, dê um nome que identifique o seu propósito e facilite seu controle e localização.
  • Assunto do email: invista na criação de um assunto que seja claro e irresistível para garantir uma alta taxa de abertura deste email.
  • Nome e email do remetente: use o seu nome real tanto na assinatura dos emails, quanto no endereço de email do remetente. Seus contatos querem interagir com pessoas de verdade!
  • Idioma: defina um idioma tanto para o cabeçalho do email, que oferece a opção de visualizar a mensagem como página da web, quanto para o rodapé, que contém informações sobre sua empresa e a opção de descadastramento da lista de emails.

print screen com os principais dados do email marketing na rd station

Passo 6: Editar o conteúdo do email marketing

Depois de definidos todos os dados da sua campanha de email marketing, chegou a hora de editar o conteúdo do email:

print screen com os principais dados do email marketing na rd station

  • Imagens: faça o upload das imagens que desejar para o seu email e escolha as suas dimensões. O RD Station também te dá a opção de inserir uma descrição caso estas imagens não abram para seus contatos.
  • Corpo do email: desenvolva e ofereça um conteúdo relevante e coerente com o propósito do email, estando sempre atento para:
  • Personalização: o RD Station permite que você fale diretamente com a pessoa, utilizando seu primeiro nome.
  • Erros de português: escreva com muito cuidado e, quando terminar, revise o conteúdo antes de enviar.

print screen com os principais dados do email marketing na rd station

  • A cor de fundo da área externa do email pode ser modificada à sua escolha.
  • O conteúdo do rodapé do email pode ser editado com o nome e o endereço da sua empresa.

Passo 7: Editar o texto simples do email

O RD Station permite que você edite o texto simples, que aparecerá quando seus contatos não conseguirem visualizar o email em HTML. Assim, ele ajuda a garantir que seu destinatário terá acesso ao conteúdo.

print screen com modelo de email marketing na rd station

Passo 8: Conferir o email criado

Pronto, você já tem um modelo de email finalizado e salvo, mas é importante conferí-lo e fazer testes antes de enviá-lo aos seus contatos. Para isso, o RD Station oferece algumas opções:

  • Testar envio: permite que você envie o email apenas para sua caixa.
  • Pré-visualizar: veja uma prévia do resultado final do seu email.
  • Editar: visualizou o resultado final e não gostou de algum detalhe? Tudo bem, ainda é possível modificá-lo.
  • Excluir: visualizou, testou e não gostou do modelo? A ferramenta permite que você o exclua.

Com o modelo pronto, é preciso escolher se ele entrará em um fluxo de automação, se será enviado, ou se apenas ficará salvo por enquanto. Nesse post, iremos ensinar como enviá-lo.

print screen com modelo de email marketing na rd station

Passo 9: Enviar email marketing

Ao clicar em “Enviar uma Campanha de Marketing”, o RD Station abrirá a lista de todos os seus modelos de emails salvos na ferramenta para que você escolha aquele que você deseja enviar. Em seguida, você poderá fazer novas edições em todo o seu conteúdo e no seu texto simples. Aproveite para fazer mais uma revisão antes de enviá-lo!

Agora, o próximo passo é tomar decisões quanto ao seu envio. Com o RD Station, é possível definir para quem enviar…

  • Para toda sua base de leads.
  • Para listas segmentadas de acordo com os critérios definidos no passo #2
  • Filtrar destinatários.

…e quando enviar:

  • Envio no momento em que finalizar o email marketing.
  • Envio agendado para determinada data e horário.
  • Apenas salvar e não enviar agora.

print screen com modelo de email marketing na rd station

Passo 10: Análise das métricas de email marketing

Depois de enviar um email marketing pelo RD Station, a ferramenta permite que você acompanhe os resultados da sua campanha e, dessa forma, entenda quais práticas você pode melhorar, modificar ou manter no futuro. Para isso, basta acessar novamente a aba “Relacionar” e, ao clicar em “Email Marketing”, é possível visualizar informações quanto a taxas de:

  • Abertura do email
  • Cliques em links presentes no conteúdo
  • Descadastramento

Uma baixa taxa de abertura pode sugerir que é preciso melhorar o assunto do seu email, para que ele desperte mais curiosidade, por exemplo. Mas se o email marketing enviado apresentar alta taxa de abertura e baixa taxa de cliques, pode ser necessário repensar o seu conteúdo.

Assim, o RD Station fornece um suporte completo para que você faça um email marketing matador para sua estratégia de marketing digital em apenas 10 passos. E você, já desenvolveu o seu na ferramenta? Agora que você já sabe como fazer um email marketing, que tal aprender também sobre como criar um fluxo de nutrição no RD Station?

Dúvidas ou comentários? Compartilhe conosco sua experiência!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Juliana Ribas Analista de marketing na Rock Content. Apaixonada por marketing digital, séries, futebol e chocolate.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!