como fazer email marketing

Aprenda como fazer email marketing

A combinação entre personalização, grande alcance, baixo custo de implementação, eficácia e retorno claro é o que torna o email marketing uma excelente forma de comunicação para conquistar novos clientes em qualquer tipo de empresa.

No Marketing Digital o email é uma das principais maneiras de criar e nutrir relacionamentos com uma base de contatos. Seja para promover conteúdos especiais (ebooks, whitepapers, infográficos), divulgar eventos ou webinars, enviar newsletters ou nutrir leads, uma campanha de emails é a opção certa.

Para te ajudar a entender melhor essa ferramenta, vamos mostrar todos os passos de como fazer email marketing no seu negócio! Vamos começar?

 Primeiro, você sabia que…

  • 59% dos profissionais de marketing afirmam que emails são a melhor forma de gerar receita no mercado B2B. (BtoB Magazine)
  • Emails são a principal fonte de geração de leads para 89% dos profissionais de marketing. (Forrester Research)
  • A probabilidade de você conquistar um click-throught em um email é 6x maior do que em um tuíte. (Campaign Monitor)
  • Quando uma compra é resultado do recebimento de uma mensagem de marketing, emails tem a maior taxa de conversão (66%) se comparado com redes sociais, anúncios e outros. (DMA)
  • Uma mensagem tem 5x mais probabilidade de ser vista em um email do que no Facebook. (Radicati)
  • Email marketing tem um ROI de 3.800%. A cada R$ 1,00 investido, há um retorno de R$ 38,00. (DMA)
  • 29% dos profissionais olham para o ROI na hora de avaliar a eficiência dos emails. (DMA)
  • 77% do ROI do email vem de campanhas segmentadas, personalizadas e disparadas por um evento do usuário. (DMA)
  • Funcionários passam, em média, 13 horas de trabalho semanais checando suas caixas de entrada. (McKinsey & Company)
  • 92% dos usuários adultos usam emails, com 61% deles utilizando diariamente. (Pew Research)
  • 83% dos profissionais de marketing do mercado B2B utilizam newsletters para suas estratégias de marketing de conteúdo. (Content Marketing Institute)
  • 76% dos times de marketing veem um crescimento considerável em suas listas de email. (Ascend2)

Por que usar emails?

Emails são extremamente pessoais. Se um usuário forneceu seu endereço eletrônico para a sua empresa, significa que ele deseja receber conteúdo relevante sobre o seu negócio, e não um monte de spam e informações relevantes.

Até 2017, é esperado que existam 1.1 bi de contas de email. É um número considerável, não é mesmo?

Considerando que emails são pessoais e extremamente personalizáveis, eles se tornam uma ferramenta valiosa para criar e nutrir contatos com suas leads e clientes.

A partir do momento que você envia uma série de conteúdos relevantes para suas listas – sim, você deve ter mais de uma! – e mensura o retorno gerado dessas ações, o retorno sobre investimento fica cada vez mais claro, e você consegue entender quais estratégias funcionam melhor para o seu negócio.

Resumindo: emails são largamente usados, eles permitem personalização e ajudam o seu negócio a se conectar diretamente com seus futuros e atuais clientes.

Como conquistar listas de emails

Uma boa lista de emails é um dos principais ativos de qualquer empresa.

Afinal, você tem uma compilação de endereços de usuários dispostos a receber uma mensagem da sua empresa. Uma grande oportunidade, certo?

Um erro clássico que você não pode cometer aqui é comprar uma lista de emails. Como você vai criar mensagens personalizadas para usuários que você nem conhece?

Para conquistar contatos para a sua lista, existem ferramentas certas.

Landing pages oferecendo materiais ricos são uma excelente opção.

Ebooks, white papers, infográficos, e qualquer outro conteúdo relevante, podem ser atrativos para conseguir emails em troca de conteúdo relevante.

Formulários ao longo do blog e site também são indispensáveis. Incentive os seus leitores a se inscreverem na sua lista para receberem atualizações diretamente em suas caixas de entrada.

Da mesma forma, toda lead que se torna um novo cliente, já passou por esse processo e forneceu o endereço de email para você. Logo, crie uma lista personalizada para clientes atuais e aproveite todo o relacionamento que já foi construído com eles!

Conteúdo para campanhas de email

Existe uma variedade de opções quando falamos sobre conteúdo para campanhas de email marketing.

O primeiro deles, e talvez o mais óbvio, é utilizar os conteúdos do seu blog para sua campanha.

Sempre que postar um novo artigo, envie o para a sua lista de contatos! Claro, contanto que eles tenham optado por receberem esse tipo de conteúdo.

Essa é uma prática que o Neil Patel exerce até hoje. Sempre que um novo post é publicado, ele envia uma mensagem para toda a sua base.

como fazer email marketing

Você também pode criar conteúdo exclusivo para suas listas de email. Por exemplo, se você identificou uma  tendência grande de estudantes se inscrevendo nas suas listas, você pode criar um post exclusivo falando sobre o mercado de trabalho no seu mercado para ajudar esses universitários.

Conteúdo promocional também pode fazer parte da sua campanha de email marketing, contanto que ele não domine. Enviar promoções, descontos e ofertas para a sua base é uma boa ideia em momentos específicos, e principalmente para clientes antigos.

O mais importante é ter em mente que o conteúdo enviado precisa ser pertinente com o que seus contatos esperam!

O segredo de emails de sucesso

Um bom email é um conjunto de vários fatores, mas tudo começa com um bom layout.

A abertura de emails em smartphones aumentou mais de 80%, logo, um layout responsivo deve ser a sua primeira preocupação ao criar emails.

Com isso, você garante que a sua mensagem será carregada corretamente em qualquer dispositivo.

Logo depois, é preciso pensar na formatação do conteúdo. Você pode optar por utilizar formatos HTML, com texto simples, ou os dois.

O exemplo anterior do Neil Patel é totalmente em plain text. Isso garante que ela será carregada por qualquer provedor. Também é possível optar por layouts mais elaborados, utilizando imagens e mais informações, o que é bem comum em newsletters.

como fazer email marketing

Mas então, é isso? Quase.

Bons emails possuem títulos matadores.

Um bom título é o segredo das mensagens que possuem grandes taxas de abertura.

Uma boa headline possue entre 6 e 11 palavras. A melhor forma de encontrar qual delas traz mais resultados, faça testes A/B entre diferentes títulos para um mesmo email.

Aquele que obtiver a maior taxa de abertura é o melhor para a sua campanha!

Basicamente, pense em criar emails bonitos, claros e simples, que se adequem a qualquer dispositivo e transmitam a mensagem de forma fácil para os leitores.

Ferramentas para a sua campanha de email marketing

Existem duas coisas que estragam uma campanha de email marketing: emails que não chegam na caixa de entrada e emails que não chegam na caixa de entrada.

Com bons títulos, conteúdo de qualidade e listas com bons contatos, a chance de você não cair no SPAM ou ter unsubscribes na sua lista caem consideravelmente.

Mas nada disso adianta se a sua mensagem não chegar até os usuários.

Para facilitar o seu planejamento, garantir que as mensagens sejam devidamente entregues – e até te ajudar a mensurar os resultados – contar com uma ferramenta de email marketing é bem importante.

A mais famosa delas é o MailChimp. Ele é uma mão na roda para criar mensagens e enviá-las para sua lista.

Existem diversos templates de email, e ele até cria uma versão de texto da sua mensagem (se você optar por HTML) para garantir que ela será aberta por sua lista.

Além, disso, fica muito mais fácil mensurar a taxa de recebimento e abertura dos emails.

Se você usa alguma ferramenta de automação de marketing como a RD Station ou Hubspot, tudo isso já está integrado nela!

Entenda como fazer um email marketing – passo a passo

Passo 1 – Defina um objetivo: Determine quais os objetivos a serem atingidos e tenha-os em mente durante todas as etapas do processo para poder medir os resultados que a campanha gerou.

Passo 2 – Segmente seu público – É importante criar uma campanha personalizada para o seu público-alvo. Para isso, segmente a sua lista de emails de acordo com os fatores que forem importantes para o seu negócio ou produto: sexo, idade, localização, lead, cliente, etc.

Também leve em consideração os resultados de campanhas anteriores, tais como: compras anteriores, taxa de abertura de emails, etc.

Passo 3 – Ofereça um conteúdo valioso para seu público – a relevância é a regra de ouro para qualquer conteúdo.

Antes de escrever um email se coloque na posição de quem vai recebê-lo e pense nos benefícios que aquele conteúdo tem para a sua persona.

Crie um conteúdo amigável e interessante, que faça com que as pessoas queiram visitar o seu site para ter mais do mesmo. Seja cativante e use uma linguagem simples e pessoal. Menos é mais nessa hora.

Passo 4 – Crie um assunto irresistível – apesar de o campo do assunto do seu email ter uma única função – fazer o leitor abrir o email – não o menospreze nem por um segundo.

Afinal, ele é muito importante e pode determinar o sucesso ou fracasso de todos os seus esforços. Ao criar um assunto, procure usar entre 25 e 40 até 50 caracteres, que é a média exibida por cada provedor.

Passo 5 – Tenha consciência da importância do design – muitas pessoas ainda não têm consciência da importância e da eficiência de um bom trabalho de design. Em um email marketing ele é fundamental para reter a atenção de quem está lendo, garantir que a mensagem seja aberta, gerar cliques e vendas.

Nos dias de hoje o design deixou de ser somente um “trabalho artístico”, e se tornou parte importante da estratégia de comunicação de um produto ou serviço.

O design é a principal forma de chamar a atenção do público-alvo e se destacar no meio de tantas ofertas existentes no mercado. Investir em um bom design criado para causar impacto visual é fundamental no conjunto de ações para que uma campanha de email marketing seja bem sucedida e tenha um bom retorno.

Passo 6 – Destaque seu call to action – o seu call to action (chamada para ação) é o seu link, o botão que irá direcionar o leitor para a página que você deseja, e por tanto deve estar bem posicionado e muito bem visível. Algumas dicas:

  • Mantenha sua chamada na parte de cima do email.
  • Use cores e contrastes para chamar a atenção ao botão da chamada.
  • Crie um sensação de urgência – se a duração de uma oferta for limitada, isso encoraja a pessoa a agir rapidamente.
  • Deixe sua chamada em uma posição de destaque, isolando-a do resto dos elementos do email.

Passo 7 – Monitore os resultados – uma campanha de email marketing não termina quando você clica no botão de envio. Na verdade, boa parte do trabalho da campanha vem depois.

Você precisa monitorar a taxa de abertura dos seus emails, taxa de cliques e taxa de conversão. Isso permitirá que você saiba se sua campanha está atingindo o resultado esperado e, caso não esteja, que você saiba exatamente onde está o problema.

Uma campanha de email marketing pode trazer resultados palpáveis para o negócio.

Emails são valiosos tanto para vender mais, quanto para criar e nutrir relacionamentos. Mesmo com a alta das redes sociais, essa ainda é uma forma pessoal e personalizada de conversar com pessoas que se interessam no seu negócio.

Procure criar listas com contatos fortes, e segmenta-a em outras menores para ser mais eficiente com as suas campanhas.

Lembre de usar layours simples e responsivos, além de pensar em títulos matadores que vão cativar os contatos a abrir sua mensagem.

Procure contar com ferramentas de automação e de email marketing para facilitar a sua vida!

Mensurar os resultados também é uma parte importante das campanhas de email marketing. Afinal, como descobrir o que está funcionando? Para entender tudo sobre mensuração de resultados e criação de métricas, separamos um post especialmente para você sobre como medir seu sucesso com email marketing!

 

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!