Como fazer um fluxo de nutrição matador para sua empresa

Como fazer um fluxo de nutrição matador para sua empresa

Prepare-se para o incrível passo a passo com todas as etapas detalhadas neste post, onde você vai ter acesso a uma das ferramentas mais poderosas para venda de serviços sua pequena empresa. O melhor de tudo, uma vez que você a configure corretamente, essa ferramenta será executada para você mês após mês construindo o seu negócio. Esse processo denomina-se lead nurturing (em português, fluxo de nutrição) e vai ajudá-lo a chegar ao “sim” dos seus clientes mais importantes. Como fazer um fluxo de nutrição? Agora você aprende!

O fluxo de nutrição (ou workflow) é a construção de um sólido relacionamento com o cliente via e-mail. Nele, você reúne os seus contatos (leads) em uma lista, coloca-os em um sistema automatizado, em que você possa compartilhar com eles via correio eletrônico toda a riqueza do seu conhecimento, e isso certamente irá impressioná-los, irá conquista-los para você. A campanha de fluxo de nutrição pode transformar casuais interessados em seus prospectos em clientes dispostos a gastar dinheiro com você.

Sobre o fluxo de nutrição, não se trata de vendas diretas, embora você deve querer ter uma oferta específica sempre em mente. Trata-se de ajudar os seus clientes a entender o valor do que você faz, trata-se de educá-los sobre as suas opções e dar-lhes o conhecimento necessário para tomar a decisão de fazer negócios com você.

A metade dos contatos de uma empresa caracterizam-se por serem Leads qualificados, na maioria das vezes. Todavia, ainda que qualificados, eles não estão exatamente prontos para realizar o negócio. Cabe à empresa instigar o interesse do possível comprador, tendo em vista que um primeiro contato já foi feito. Para instigar o seu Lead, você deverá nutri-lo, provê-lo de um material que mantenha a sua atenção nos produtos, as campanhas de nutrição servem para impulsionar as vendas atuando na transição dos Leads para as etapas subsequentes em suas buyer’s journey .

A estratégia do fluxo de nutrição ainda não é largamente utilizada no Brasil, mas muitas empresas nacionais já tem adotado esse método com grande êxito.

Aprenda agora como montar um fluxo de nutrição!

Primeiro: Uma lista de e-mail

Um serviço de auto responder a e-mails como Aweber, Mail Chimp ou o Constant Contact pode ajudá-lo a conseguir leads para aumentar o tráfego no seu website e construir a sua lista de contatos. Você pode configurar o serviço de auto responder para que novos membros da lista possam obter a mesma sequência de e-mails que os contatos antigos quando eles estiveram em sua lista por um determinado período de tempo.

Segundo: uma persona definida como alvo

Sua lista tem um monte de diferentes prospectos, ponha-os em ordem para obter o máximo de seu fluxo de nutrição, você precisa ter uma pessoa específica em mente. Que tipo de comprador é esta persona? O que ele está mais interessado em aprender? Que perguntas a fazer teria ele?

Terceiro: conteúdo para compartilhar

A ideia do fluxo de nutrição se relaciona intimamente com a intenção de educar o seu Lead – por isso você precisa ter conteúdo útil e clicável para oferecer regularmente. O conteúdo pode incluir fichas, questionários, relatórios, vídeos ou qualquer outra coisa que seja útil ou informativa.

Quarto: Tenha uma oferta específica em mente

Sim, fluxo de nutrição é muito sobre construção de relacionamentos. Mas no final da estrada, você quer que seus membros da lista tomem a sua decisão sobre a compra. Se você for vender um lote de serviços, selecione apenas um serviço ou pacote de serviços que você quer que seus membros contatos da lista comprem no final do processo.

Primeira etapa: Planejando as metas do envio dos e-mails

Enviar e-mails em uma sequência específica é essencial. Muitos e-mails enviados rapidamente podem levar a desistências dos inscritos (unsubscribes). Entretanto, enviar o seu conteúdo em intervalos muito longos de tempo significa permitir que os membros de sua lista esqueçam de quem você é.

A regra de ouro que você deverá seguir para as campanhas de fluxo de nutrição é a regra dos dias: “Dia 1, Dia 5, Dia 10 e dia 15”. Dessa forma, somente enviando os e-mails para a sua lista nesses dias assinalados você não estará sequer chamando a atenção dos seus contatos uma vez por semana, esse espaçamento dos dias faz com que você seja memorável o suficiente, sem ser chato. É preciso se atentar ao timing da sua atuação, só assim o seu workflow poderá representar um efetivo ganho de resultados em vendas para a sua empresa, fazendo com que a sua marca permança viva na memória de seus Leads.

Passo 2 – Configurar uma oferta Opt-In

Uma oferta opt-in é uma oferta endereçada àqueles clientes que estão realmente interessados em receber os updates e informativos sobre os seus produtos. Você pode por uma oferta de opt-in para trabalhar para você em seu site, mas se você não fizer isso é uma obrigação para o edifício da lista e fluxo de nutrição.

Se você não tem certeza sobre o que compartilhar, coloque em perspectiva a sua persona-alvo. Quais seriam as suas maiores dúvidas? Como você poderia ajudá-la a preencher as lacunas em seu conhecimento?

Vamos dizer que sua persona-alvo é um cliente que tem um site em construção e precisa de ajuda profissional para concluí-lo. Sua oferta especial poderia ser uma consulta ao website e um guia passo-a-passo personalizado. Sua oferta opt-in, nesse caso, poderia estar diretamente relacionada a esta oferta especial – um relatório sobre sete elementos essenciais para um website profissional.

Passo 3 – Crie seus e-mails

Cada e-mail, no seu processo, tem uma finalidade específica. Não escreva seus e-mails sem elaborar os objetivos e os call’s to action específicos para cada um!

Aqui está uma sequência de e-mail como exemplo para que você possa alimentar seus leads:

Dia 1

Trata-se de um e-mail introdutório para agradecer os seus assinantes pela opção de se inscreverem e lembrá-los sobre a sua oferta opt-in. Por exemplo, sua oferta poderia ser um relatório sobre sete elementos essenciais de um website profissional.

Dia 5

No quinto dia, você poderá oferecer novos conteúdos relacionados com a sua oferta especial. Você pode usar um vídeo ou post no blog que inclui um call-to-action. Você pode conectar-se a um vídeo ou um post do blog em seu site que dá algumas dicas de modelos de sites e tem um call-to-action para uma consulta gratuita.

Dia 10

Você pode oferecer novos conteúdos em formato longo como um whitepaper ou um relatório. Um whitepaper sobre os maiores erros pequenos cometidos nos Websites de negócios seria uma boa opção aqui.

Dia 15

Apresente sua oferta especial e peça a seus membros da lista para agirem. Aqui é onde você iria introduzir sua consulta gratuita e um guia passo-a-passo direcionado.

Cada e-mail em sua sequência do fluxo de nutrição tem um propósito diferente, mas eles têm o mesmo formato básico.

Esse formato se constitui de:

Linha de assunto

Este item não deve ter mais do que 45 caracteres. Todavia, esse texto curto deverá dar aos destinatários um bom motivo para abrir a mensagem.

O título

Começar o corpo do e-mail com um título curto vai chamar a atenção e criar um desejo no leitor de manter a leitura.

O corpo do e-mail

Mantenha essa seção curta e de fácil leitura – não serão necessárias mais do que cerca de 100 palavras no total. No corpo do e-mail você deverá incluir um call to action que esteja diretamente relacionado com o objetivo deste em e-mail particular.

Um link com uma URL localizável

Para que você saiba quais links estão sendo clicados em sua campanha de nutrição. Seu software autoresponder de e-mail deverá lhe oferecer possibilidades de links exclusivos, de outra maneira, você poderia criar também seus links rastreáveis com o bit.ly.

Um script post com um call to action – Colocar outro link em seu e-mail vai aumentar as chances dos membros da sua lista interagirem e clicarem em seus conteúdos.

Aqui está um exemplo de como seria um bom e-mail introdutório para a sua sequência de fluxo de nutrição (workflow):

Linha de assunto: [nome], Obrigado – Eu agradeço!

E-mail Título: O seu website está pronto para uma mudança?

Corpo do e-mail:

Olá,

Notei que você baixou recentemente 7 Chaves para um site profissional (aqui está o link novamente para o caso de você o ter perdido.). Eu só queria dizer obrigado pelo seu download.

Eu adoraria ter o seu feedback sobre o livro. Como está a taxa de acessos do seu website? Será que a partir da leitura do livro conseguimos que você pense em maneiras reforçar a sua presença na web e obter melhores resultados? Você poderá dialogar conosco através do Facebook, Google+ ou Twitter – ou responder diretamente a este e-mail.

Eu realmente quero ajudá-lo a fazer as mudanças que você precisa fazer para incrementar o seu site. Por conta disso, eu estou oferecendo uma consulta para qualquer um que tenha baixado e lido o livro. O livro vai ajudar você a ver especificamente como seu site pode ser melhorado e em quais aspectos dele você precisará se concentrar em primeiro lugar. Isso realmente irá lhe ajudar a ter o sucesso pretendido.

Se quiser acessar a sua consulta gratuita, basta clicar aqui e me dar os detalhes sobre a melhor forma para você.

Obrigado novamente,

Michael Bluth

PS: Quando nós conversamos, eu adoraria ouvir detalhes sobre o seu principal objetivo para o seu site de negócios. Certifique-se de ter isso em mente quando você agendar sua consulta.

 

Lembre-se de ser pessoal e amigável. Fluxo de nutrição é todo sobre a construção de relacionamentos – portanto, use esta oportunidade para introduzir a voz e o tom de sua empresa. Se você é descontraído e casual, garanta que suas mensagens de e-mail tenham o mesmo tom e expressem claramente esse seu jeito particular de se relacionar.

Passo Quatro – Socializar sua campanha

Tenha seus e-mails em ordem, suas ofertas no lugar e faça upload de tudo para o seu website e para o seu serviço de autoresponder.

Se você já tem uma lista, mande um primeiro e-mail alternativo para que eles saibam sobre o seu novo recurso e colocá-los em sua nova campanha. Para lançar uma nova lista ou obter novas pistas, você pode colocar o poder da mídia social para trabalhar para você.

Deixe seus fãs e seguidores do Twitter, do Facebook, do Google+ e do LinkedIN saberem tudo sobre suas ofertas. Peça a seus colegas para espalharem a sua mensagem para os seguidores deles também.

Quinto Passo – Analisar, enxaguar e repetir

Conduzir o seu trafego de acessos na medida em que introduz os membros da sua lista a sua nova oferta opt in lhe dará contatos para testar suas novas campanhas de nutrição. Deixe fluir naturalmente, mas fique de olho nos resultados, analise-os sempre.

São as suas ligações sendo clicado? Quantos novos ins opt você está recebendo? O mais importante – são suas ligações chegando a tirar partido da sua oferta especial?

Se a sua campanha fluxo de nutrição não está funcionando tão bem quanto o esperado, faça alterações nela. Tente introduzir algum conteúdo novo ou aumentar o número de e-mails da sua sequência.

Chegar ao “Sim” tão desejado é muito mais fácil quando seus potenciais clientes têm muita informação de boa qualidade com a qual possa aprender e se interessar pelos produtos ofertados. É preciso alimentar o interesse dos seus Leads constantemente com um material bastante atrativo e que tenha o timing correto nos envios. Prover seus contatos com informações úteis recebidas na comodidade de seu correio eletrônico será o artifício ideal para conduzí-lo com sucesso a etapas subsequentes em suas buyer’s journey. Dessa forma você estará convertendo contatos em clientes, mantendo-se sempre em contato com o seu público.

O sucesso da estratégia de marketing da sua empresa depende muito da sua dedicação à qualidade do seu workflow. É preciso ter por objetivo desenvolver a cada dia essa técnica, ainda mais que ela tem um baixíssimo, ou quase nenhum custo de aquisição (CAC). Portanto, não há desculpas para você!

Então, o que você está esperando para compilar o seu conteúdo já pronto ou criar algo novo para começar a construir essas relações com os membros de sua lista de e-mails! Nós asseguramos que os resultados serão surpreendentes.

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!