logo do google

Como fazer uma pesquisa no Google : 22 dicas avançadas

Você já imaginou como seria sua vida sem o Google? Parece inacreditável, mas há pouco mais de duas décadas, antes do chamado boom da internet, as pessoas eram obrigadas a fazer pesquisas em livros ou consultar especialistas quando tinham dúvidas acerca de algum tema.

Hoje tudo é facilitado pelo mecanismo de busca e as respostas para qualquer tipo de pergunta está a um clique de distância.

Porém, apesar de parecer simples, há um complicado mecanismo de algoritmo e inteligência humana por detrás de uma única busca.

Nesse artigo, serão reveladas as melhores dicas avançadas para realizar uma pesquisa no Google e tornar mais precisos os resultados.

Afinal, há uma infinidade de recursos disponíveis que podem facilitar sua vida na hora de procurar exatamente o que procura.

Vamos lá?

1. Utilizando aspas

Vamos supôr que você e esteja procurando por um carro novo, zero quilômetro. Nesse caso, quando você coloca aspas no termo, o mecanismo buscará apenas por aquela sentença específica.

Assim, se você colocar “carro novo” ao invés de simplesmente digitar o termo sem as aspas, evitará que haja variação nos resultados, como por exemplo novo carro, que pode se referir a novos modelos de automóvel sendo lançados. De modo similar, você pode estar buscando por um modelo específico.

Nesse caso, as aspas podem ser utilizadas somente no termo que você considera essencial para sua pesquisa, ficando assim: carro novo “palio”.

2. Excluindo palavras-chave

A exclusão de palavras-chave pode ser essencial em uma busca. Imagine que você é um fanático por esportes e está buscando camisas de vários times no Google.

Porém, você quer evitar que o mecanismo o direcione a vendas de camisas de futebol da seleção brasileira, já que a usa coleção é composta apenas por camisas de times.

Nesse caso, basta adicionar um sinal de menos (-) na busca, e a seguir o termo a ser excluído. Portanto, ficamos com a seguinte frase na busca: comprar camisas de futebol -seleção brasileira.

3. Ou um ou outro

Muitas vezes, a sua busca não é especificamente sobre um determinado item. Se você procura por uma coisa ou outra, basta usar o termo OR (expressão em inglês que significa ou) em letras maiúsculas.

Desse modo, se você quer saber informações acerca da sua história favorita, a qual possui diferentes tipos de mídia, ficaria assim: O Senhor dos Anéis filme OR livro. Prático, né?

Vale lembrar que é possível mesclar os recursos de busca e, caso você tenha preferência por excluir algum tipo de mídia, por exemplo, podemos ter: O Senhor dos Anéis filme OR livro -jogo -videogame  -quadrinhos.

4. Realizando cálculos

Muita gente não sabe, mas o Google também funciona como uma calculadora. Para realizar qualquer cálculo matemático, basta digitar a equação na barra de pesquisas.

Tente fazer um teste, digitando, por exemplo, 12 + 5 na barra de buscas. O resultado aparecerá no primeiro resultado, assim como uma simulação de calculadora onde você poderá fazer outros cálculos pelo mouse.

5. Buscando palavras-chave no título do artigo

O complexo algoritmo do Google busca palavras-chave por todo o conteúdo de uma página, incluindo o título, subtítulo, URL, corpo do texto, etc.

Portanto, se você quer fazer uma busca por um termo que esteja somente no título da publicação, basta colocar o termo “intitle” antes da busca, como no exemplo a seguir: intitle: olimpíadas 2016

6. Buscando palavras-chave no corpo do texto

De modo similar, você pode buscar por palavras-chave que estejam somente no corpo de um texto. Para tal, basta colocar o termo “intext” antes da busca. Ficando assim: intext: como limpar um computador.

7. Buscando palavras-chave na URL

Exatamente como nos exemplos anteriores, é possível realizar buscas por palavras-chave que estejam em uma URL específica.

Para isso, basta colocar o termo “allinurl” antes da busca, o que nos traz a seguinte frase como exemplo: allinurl: blog juca kfouri copa do mundo.

8. Buscando palavras-chave dentro de um site

Para fazer buscas por palavras-chave que estejam dentro de um domínio específico, basta colocar o termo “site” antes da busca.

Desse modo, os resultados do motor de busca direcionarão links que estejam somente dentro do portal selecionado, como por exemplo: site:globo.com restaurantes

9. Buscando palavras-chave em outro idioma

Muita gente não sabe, mas existe diferenciação de idioma nas páginas de busca do Google. Imaginemos que você busca por um termo em inglês, mas gostaria de obter resultados de busca em português.

Se você utilizar, por exemplo, o termo Star Wars no Google em inglês, os resultados aparecerão na língua nativa.

Porém, se você selecionar o idioma português nas configurações ou utilizar o google.com.br, os resultados irão direcioná-lo a páginas no idioma selecionado. O mesmo vale para qualquer outro idioma.

10. Sabendo mais sobre uma imagem

Muitas vezes, ao encontrar uma imagem na web, é preciso encontrar a origem dela, seja por questões de direitos autorais ou simplesmente pela necessidade de saber mais sobre ela.

Suponhamos que você encontre uma bonita foto de paisagem e queira saber de que local se trata.

Para isso, basta arrastar o arquivo da imagem até a barra de busca do Google e ele encontrará imagens semelhantes e links nos quais ela foi inserida.

11. Convertendo moedas e unidades de medida

O Google facilita a sua vida em praticamente tudo. Se você precisa converter algum valor de moeda, basta digitar o valor e a seguir as duas moedas de conversão. Por exemplo: 12 reais em euros.

O Google abrirá o conversor atualizado, que lhe mostrará o resultado. O mesmo vale para unidades de medida.

Você pode colocar na barra de pesquisa “50 centímetros em polegadas”, e automaticamente será redirecionado ao resultado e ao conversor de medidas.

12. Sabendo a temperatura e a previsão do tempo

Para saber a temperatura e a previsão do tempo, basta digitar o termo “temperatura” na barra de buscas. Pode ser muito útil, ou aquele seu passeio ao sol no zoológico pode acabar em um triste retorno para casa durante uma tempestade.

13. Buscando sites relacionados

Suponhamos que você seja fã de algum site ou blog na internet, e que quer buscar por outras páginas relacionadas.

Basta digitar o termo “related” antes da busca e você encontrará sites similares. Ex.: related:elpais.com

14. Buscando palavras-chave em arquivos

É possível que você queira buscar resultados contidos em apenas um arquivo, como PDF’s, Docs ou PowerPoints.

Para isso, basta digitar o termo “filetype” e a extensão do arquivo logo depois da palavra-chave a ser buscada, como por exemplo: artigo sobre recursos humanos filetype:doc.

15. Buscando por páginas que linkam para outra página

Vamos supôr que você tenha um website e queira saber quais páginas colocaram um link direcionando para ele.

Para saber quais páginas possuem links contendo determinado site ou url, basta digitar o termo “link” antes da busca, como no exemplo a seguir: link:globoesporte.com

16. Pesquisando produtos em uma faixa de orçamento

Sabe aquele tênis que você queria encontrar, mas não pode pagar mais do que um determinado valor? Pois é, o Google permite que você defina o valor mínimo e máximo em uma pesquisa de busca.

Para isso, basta colocar o nome do produto e a seguir o valor mínimo e máximo entreposto por dois pontos finais (..). Ficando assim: tênis reebok R$50..R$170.

17. Consultando o horário

O Google também consegue encontrar o horário em qualquer país ou cidade do mundo. Para isso, basta que você digite “horário” e a seguir a localização específica.

Esse recurso é muito útil se você apenas quiser saber o horário preciso ou saber que horas são para ligar para um conhecido em outro país. Ex.:  horário São Paulo

18. Verificando resultados de esportes

Quer saber quais são os últimos resultados e próximos jogos do seu time de coração? Basta colocar o nome do clube de sua preferência na barra de buscas do Google. Assim, você não perde mais nenhuma competição! E.: Botafogo

19. Definindo palavras

Se você tiver alguma dúvida sobre a definição de uma palavra, basta colocar a palavra “define” antes do termo buscado. O Google buscará o significado daquele termo. Ex: define: transeunte.

20. Incluindo sinônimos

Você pode incluir termos semelhantes na pesquisa do Google adicionando um til (~) antes da palavra original. Por exemplo, se você buscar por ~tabela, o buscador retornará pesquisas relacionadas, como planilha, índice, catálogo, escala, lista, etc.

21. Descobrindo horários no cinema

Caso você queira saber os locais e horários do cinema mais próximo, basta digitar a palavra “cinema” seguida do nome do filme e, a seguir, a cidade em que você está. Bastante útil para quem decidiu assistir um filme de última hora. Veja o exemplo: cinema batman vs superman belo horizonte.

22. Pesquisando horários de voos

Para saber o horário de um voo, basta digitar o número deste e a seguir o nome da companhia aérea. Super útil para que você não se atrase! Desse modo, ficaria com a seguinte configuração na caixa de buscas: voo 4457 tam.

Agora que você já sabe como fazer boas pesquisas no Google aprenda,com o nosso ebook abaixo, como rankear bem no maior site de pesquisas do mundo.

ebook de seo

como fazer uma pesquisa no google

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!