Como funciona uma agência de publicidadee-commerces. O nosso objetivo era conhecer mais sobre essa área e investigar a eficácia das principais práticas adotadas nesse mercado, buscando otimizá-las.

">

Como funciona uma agência de publicidade na prática?

Ao iniciar a carreira de comunicólogo, muitos profissionais se perguntam em que atuar. Afinal, a área oferece diversas oportunidades. Neste post, vamos falar sobre como funciona uma agência de publicidade na prática.

Mesmo estudantes que já trabalharam em agências de publicidade podem ter dúvidas sobre quais são os departamentos da agência e quais são as atribuições de cada um deles.

Conhecer esses procedimentos, antes de entrar em uma agência, permite que o profissional de publicidade tenha mais segurança e saiba como trabalhar conjuntamente com as diversas áreas e profissionais que atuam nas agências.

Assim, vamos explicar quais setores formam uma agência e esclarecer o passo a passo de uma campanha. Confira:

Quais são os departamentos de uma agência de publicidade?

Primeiramente, é necessário esclarecer que os setores de uma agência de publicidade podem variar principalmente de acordo com o tamanho dela.

É comum que empresas de pequeno porte enxuguem o número de funções, entretanto, grandes agências costumam trabalhar com o organograma que vamos apresentar.

Alguns cargos e funções também tornaram-se menos comuns, mas é importante que se saiba que eles já existiram.

Administrativo

Como em todas as empresas, é a área responsável pela parte administrativa e de recursos humanos. O tamanho do setor administrativo pode variar entre agências, mas é importante que seja considerado no organograma.

Atendimento

O atendimento publicitário é a área que faz a ponte entre a agência e o cliente. Nas agências de publicidade, os profissionais da área são responsáveis pela captura de novos clientes, assim como manter um bom relacionamento com os atuais.

No dia a dia, é o setor que realiza a coleta do briefing (veja como fazer um briefing incrível) de um novo cliente ou de uma campanha, faz a ponte dessas informações com o setor de planejamento e de criaçãorealiza a aprovação interna da campanha, assim com a aprovação do cliente.

O profissional de atendimento é o 1º com o qual o cliente tem contato, portanto, ele deve:

  • ser proativo;
  • ter uma boa oratória;
  • conhecer todos os processos internos;
  • ser persuasivo;
  • e ser simpático.

Por ser aquele que tem mais proximidade com o cliente, precisa ser capaz de identificar o que o cliente quer, mesmo quando ele mesmo não saiba.

O profissional que deseja trabalhar nessa área deve ter domínio do pacote Office, ter uma boa comunicação oral e escrita de forma a ser capaz de apresentar a agência para o público.

Tráfego

Uma área menos comum em pequenas agências, mas ainda usada pelas maiores é a de tráfego.

Essa função está relacionada a dar mais fluidez aos processos internos da agência, garantindo agilidade nas etapas a serem cumpridas para a entrega de uma campanha.

O responsável vai realizar a divisão de tarefas entre os demais setores, organizando o fluxo de trabalho, assim como os prazos que devem ser respeitados.

Para que a atividade seja realizada com sucesso, o profissional deve ser organizado e saber lidar com os demais colaboradores, sabendo cobrar quando necessário.

Planejamento

O planejamento é a área responsável por organizar as informações que vieram do cliente por meio do atendimento para que elas possam ser usadas adequadamente pela criação.

Uma das estratégias de planejamento é o brainstorm, reunião na qual todos os profissionais responsáveis pela campanha conversam visando ter ideias que possam contribuir na elaboração de um resultado mais criativo e alinhado com as expectativas do cliente.

O setor também é o responsável pela verba disponível para a campanha, alinhando o orçamento com o que poderá ser produzido.

Atualmente, diversas técnicas envolvem um planejamento adequado, como pesquisa, estar bem informado, conhecer estratégias de comunicação, ter conhecimento sobre o mercado de atuação do cliente, entre outras variáveis.

O profissional da área deve ter domínio do pacote Office e manter uma agenda organizada para que não haja problemas com os prazos de entrega, dando tempo hábil para que a criação faça um bom trabalho.

Pesquisa

O profissional de pesquisa atua junto com a equipe de planejamento, sendo, muitas vezes, considerado um único setor (devido à importância da pesquisa, tratamos desse tópico separadamente).

A área é a responsável por coletar informações referentes ao consumidor e pesquisar o mercado específico do cliente. Deve-se ter clareza de que nem sempre uma grande quantidade de dados é necessária.

Saber quais as perguntas certas pode trazer resultados de pesquisa mais relevantes.

As pesquisas podem ser inéditas, exigindo um trabalho de campo, mas também podem ser feitas em meios já disponíveis — como internet, livros e relatórios —, desde que apresente um cenário realista e útil que ajude no desenvolvimento da campanha.

O profissional da área deve ter domínio de ferramentas estatísticas, metodologias e ferramentas de pesquisa, assim como de análise de dados. É importante ainda que saiba utilizar gráficos e elaborá-los.

Criação

Para muitos profissionais de comunicação, a criação é a área mais legal da agência, mas é importante se lembrar de que ela não trabalha sozinha. É nesse departamento que a ideia ganha forma, sendo desenvolvido desde o conceito até a peça final.

A criação pode ter que desenvolver um anúncio gráfico, identidade da marca, spot de rádio, roteiro de TV, logotipo, embalagem de produto etc. sendo importante a versatilidade dos profissionais para atuar com esses diferentes formatos e compreender as particularidades estéticas e conceituais de cada um deles.

Normalmente a área é composta por um diretor de criaçãoredator e designer gráfico, mas é importante que se saiba que outros colaboradores podem fazer parte da equipe.

É comum que seja exigido um conhecimento avançado de ferramentas de edição de imagens e vídeos, sendo importante o domínio de mais de um recurso.

Redação

A redação atua em conjunto com a criação e normalmente está no mesmo departamento.

Os profissionais atuam com a redação das peças publicitárias, anúncios e campanhas. A revisão é parte fundamental dessa etapa, sendo imprescindível que tudo seja revisado mais de uma vez.

O colaborador da área também vai realizar a pesquisa de palavras-chave para os textos e garantir de toda a comunicação escrita esteja em uma linguagem adequada ao perfil do público.

Mídia

O setor de mídia é o responsável por cuidar de uma parte do orçamento do cliente e definir os melhores canais para realizar a divulgação de uma campanha, peça ou anúncio.

O profissional deve ter contato com as diferentes mídias, garantindo que a campanha possa ser executada como planejada e utilizando a melhor estratégia de divulgação para o caso. A negociação com os veículos faz parte do dia a dia dessa função.

Para atua com mídia, o comunicólogo deve gostar de eventos sociais (pois é necessário manter uma rede de contatos), ser organizado e ter uma agenda impecável para lidar com os compromissos do cargo.

Produção audiovisual

Essa área dificilmente é encontrada dentro das agências atualmente, sendo que boa parte da execução das campanhas audiovisuais são terceirizadas para empresas especializadas.

Ainda assim, elas são planejadas e acompanhadas de perto pela agência de publicidade.

Atualmente, é comum que o profissional da área faça o relacionamento com a empresa responsável pela produção e gravação da campanha, mas que a edição do material retorne para a agência, sendo realizada internamente.

Para tal o profissional deve conhecer as técnicas e equipamentos de audiovisual, assim como os principais softwares de edição.

Como funciona uma agência de publicidade após a entrada de um cliente?

Agora que já conhecemos cada departamento para entender como funciona uma agência de publicidade, é necessário entender qual o fluxo de trabalho após a entrada de um novo cliente.

Conhecendo cada função e setor fica mais fácil organizar a criação de uma campanha. Confira:

  • atendimento: o processo tem início no atendimento, que faz o 1º contato com o cliente e coleta o briefing;
  • tráfego: em seguida, o tráfego entra em ação determinando o fluxo de trabalho da campanha e o cronograma necessário para elaboração da peça;
  • planejamento e pesquisa: a etapa de planejamento e pesquisa vêm logo em seguida, identificando todas as informações adicionais que não estão no briefing, assim como conduzindo a reunião de brainstorm para construção coletiva da campanha;
  • criação e redação: após definidas as primeiras características da campanha, a criação entra em cena, transformando conceitos e ideias em peças publicitárias palpáveis. O desenvolvimento gráfico trabalha em conjunto com a redação da campanha;
  • mídia: após a criação ter transformado a ideia em campanha, o profissional de mídia vai fazer a ponte entre a agência e o local no qual a peça será veiculada, seja um canal de televisão, revista, outdoor etc.;
  • produção: quando se trata de uma campanha audiovisual, a produção toma as rédeas do projeto, fazendo a ponte com a empresa que vai gravar a peça e realizando a edição final do material;
  • atendimento: por fim, com a campanha pronta e todos os elementos relacionados com a divulgação acertados, a peça deve ser aprovada internamente, pelo profissional de atendimento, que levará em seguida o resultado ao cliente, para a aprovação externa.

É comum que alterações sejam solicitadas e, nesse caso, a campanha retorna com o atendimento, mas é encaminhada diretamente a área responsável pela mudança solicitada pelo cliente, não entrando novamente em todo o fluxo de trabalho inicial.

É preciso lembrar também que, na agência de publicidade, diversas campanhas são produzidas simultaneamente, com prazos específicos.

Isso exige organização de todos os profissionais, pois, como vimos, o sucesso da campanha depende de todos os departamentos.

E ai, de qual área você mais gostou? Saber como funciona uma agência de publicidade é o 1º passo para se tornar um profissional qualificado para atuar nas maiores agências de publicidade do país!

Quer saber mais sobre o tema? Então confira o post “Aprenda como fazer sua agência ser mais produtiva e gerar mais resultados”!