Como se recuperar de penalizações do Google

Descubra como se recuperar de qualquer penalização do Google e não prejudicar seu SEO!

Seu site foi penalizado? Entenda como recuperar-se das penalizações do Google e dar continuidade a sua estratégia.

Se suas visitas caíram repentinamente ou você parou de aparecer na primeira página dos buscadores, pode ser que seu site tenha recebido uma punição.

E agora você precisa descobrir como recuperar das penalizações do Google para recuperar o trabalho que fez até aqui.

O primeiro passo para poder resolver qualquer penalização sofrida pelo site é descobrir qual punição foi essa.

Falando de maneira geral, existem duas grandes categorias de punições oferecidas pelo Google: as Ações Manuais e a Penalização por Algoritmo.

Continue lendo para saber mais detalhes sobre cada uma dessas categorias e como descobrir se você sofreu com alguma delas!

Primeiro: reconheça qual penalização seu site sofreu

Ações Manuais

O Google possui uma equipe especializada em analisar sites e descobrir se eles estão utilizando táticas Black Hat para manipular os resultados de pesquisa oferecidos pelo seu motor de busca.

Quando essa equipe detecta algo errado no seu site, eles aplicam uma Ação Manual – ou seja, uma punição realizada pelos próprios funcionários.

Para descobrir se foi alvo de uma dessas penalizações ou não, basta fazer o seguinte:

  • entre na sua conta no Google Search Console;
  • selecione o menu Tráfego de Pesquisa (Search Traffic);
  • clique na aba Ações Manuais (Manual Actions).

Caso não tenha recebido nenhuma Ação Manual, mas mesmo assim sentiu uma queda brusca nas suas visitas, o problema pode ser uma Penalização por Algoritmo. Continue lendo para saber mais!

Penalização por Algoritmo

Como você já deve saber, o Google possui vários algoritmos que ajudam a definir os resultados das pesquisas realizadas no seu buscador.

Para aprimorar o serviço oferecido, a empresa constantemente atualiza esses algoritmos visando corrigir alguns erros e oferecer o melhor serviço possível para seus clientes.

É possível que um desses updates tenha implementado um novo critério dentre os mais de 200 que o Google usa para definir os resultados das buscas realizadas no seu buscador e que essa seja a razão para a sua queda de performance.

Nesse caso, você não foi diretamente penalizado pela empresa, mas está fazendo alguma coisa que o Google definiu como negativo.

O primeiro passo para detectar alguma punição desse tipo é verificar se você recebeu uma Ação Manual. Se não tiver nada na sua conta do Google Search Console, então é possível que sua penalização seja por algoritmo.

O segundo passo é pesquisar para saber se houve alguma atualização de algoritmo do Google. Nós recomendamos essa página da Moz, onde eles listam e atualizam todas as mudanças que o buscador fez.

Existem dois principais algoritmos que vão influenciar no seu desempenho no Google: o Panda e o Penguin.

O Panda é um algoritmo que busca garantir conteúdo de alta qualidade para os usuários do Google. Já o Penguin é focado em SEO e detectar links de baixa qualidade.

Portanto, se uma mudança no Panda ou no Penguin coincidir com a sua queda de visitas, então é provável que você tenha sido penalizado nessa atualização. Como resolver isso? Continue sua leitura para saber!

Agora sim: como se recuperar de Ações Manuais do Google?

Existem 11 principais tipos de Ações Manuais que seu site pode ser alvo. Confira:

Site invadido

Hackers podem invadir o seu site para fazer spam ou mesmo para implementar algum malware que pode ser prejudicial para você ou para os seus usuários.

Nesse caso, você deve entrar em contato com o serviço de hospedagem do seu site para colocá-lo em quarentena e poder analisar a situação.

Um técnico capacidade deve ser capaz de explicar como o hacker invadiu a sua página, o que ele fez e como consertar o problema.

Depois de ter tudo arrumado, você deve pedir ao Google uma reconsideração do seu site.

Spam gerado por usuário

Se seu site permite algum tipo de conteúdo gerado pelo usuário, como comentários, então você está sujeito a ser vítima de spam gerado por usuário.

Para resolver essa penalização, siga esse passo-a-passo:

  1. procure por lugares onde algum usuário possa ter feito algum tipo de Spam (comentários em posts, perfis de fóruns, etc);
  2. faça uma análise do conteúdo criado pelos usuários para identificar spams (comentários não-relacionados ao tópico do artigo, textos que parecem anúncios, etc);
  3. remova esse conteúdo do seu site;
  4. implemente medidas para evitar novos spams através dos comentários ou outras vias;
  5. solicite uma reconsideração do seu site para o Google.

Marcação estruturada como Spam

Utilizar rich snippets pode ser útil para estruturar o seu site para os buscadores, mas utilizar esse recurso de maneira errada pode causar uma penalização do Google.

Se você recebeu essa Ação Manual, significa que o Google aplicou uma restrição à certas partes da sua página.

Elas estarão listadas na própria Ação Manual, então será mais fácil resolver o problema.

Basta remover as marcações selecionadas pelo Google ou editá-las para que estejam de acordo com as diretrizes de rich snippets da empresa.

Depois disso, é só pedir uma reconsideração.

Conteúdo superficial

A equipe de Spam do Google também vai fazer uma avaliação do conteúdo que você posta em seu site.

Nesse caso, significa que algum dos seus artigos foi identificado como Conteúdo Copiado, Conteúdo Gerado Automaticamente ou algum problema com os programas de afiliação ou Doorways.

Uma boa ferramenta para encontrar conteúdo copiado no seu site é o CopyScape. Basta jogar seus artigos lá para saber se eles estão em conflito com os artigos de alguma outra página.

Depois de remover todo o conteúdo considerado superficial ou problemático pelo Google, peça uma reconsideração da sua penalização.

Técnicas de cloaking

Cloaking é uma técnica que consiste em montar o site de uma forma para os olhos robóticos do Google e outra para os olhos humanos dos seus usuários.

Ou seja: os visitantes vêem uma página e o Google enxerga outra.

Às vezes esse tipo de situação pode acontecer sem intenções maliciosas, por um problema de programação da página ou a má utilização de algum recurso, plugin ou script.

Para resolver esse problema, faça o seguinte:

  1. utilize a ferramente Fetch as Google nas páginas que forem marcadas pela Ação Manual recebida;
  2. essa ferramenta vai permitir que você enxergue o seu site da mesma maneira que o Google enxerga;
  3. faça uma comparação do que os robôs do Google recebem e o que os usuários normais recebem;
  4. se houver diferença de conteúdo, faça as alterações necessárias para corrigir o problema;
  5. verifique também se as suas URLs estão redirecionando o usuário para alguma outra página – se sim, conserte o problema;
  6. peça uma reconsideração ao Google.

Violação de “Primeiro clique grátis”

Uma prática comum na Internet é a chamada técnica de “Primeiro clique grátis”. Ou seja: o usuário chega até a página e pode conferir algum conteúdo inicial “de graça”. Para seguir lendo, porém, ele pode precisar fazer uma assinatura ou login de algum tipo.

Nesse caso, é provável que os rastreadores do Google possam estar com acesso ao seu conteúdo completo, enquanto os usuários precisam se registrar ou assinar algum serviço para ter esse acesso.

Nesse caso, o Google pode marcar o seu site como usuário de cloaking.

Para resolver esse problema, analise com cuidado a política de “Primeiro clique grátis” do Google e garanta que seu site está de acordo com as diretrizes do buscador.

Depois, peça por uma reconsideração.

Imagens com técnicas de cloaking

Ainda sobre cloaking, é possível que o Google identifique que algumas imagens do seu site estão funcionando de maneira inapropriada.

Basicamente, as imagens encontradas pelos rastreadores do buscador são diferentes daquelas exibidas para os seus usuários.

Em alguns casos, certas ferramentas “anti-hotlinking”, que serve para evitar que algum outro site exiba as imagens do seu servidor e gaste a sua banda de consumo, podem causar comportamentos de cloaking inadvertidamente.

Faça uma análise das imagens do seu site e confira se não está utilizando alguma ferramenta anti-hotlinking e, quando tiver certeza que está tudo em ordem, peça uma reconsideração da sua página.

Texto oculto ou excesso de palavras-chave

Caso o Google tenha penalizado você com essa Ação Manual, o problema são os seus artigos.

De alguma forma, eles estão com algum trecho de texto oculto ou estão utilizando excesso de palavras-chave e isso é proibido pelo Google.

Para solucionar esses dois problemas, faça o seguinte:

  1. acesse a ferramenta Fetch as Google para poder ver o seu site da mesma maneira que os rastreadores;
  2. compare para tentar encontrar textos ocultos na sua página;
  3. analise o código do seu site para encontrar textos ocultos que usem estilos ou posicionamentos CSS específicos;
  4. use o plugin Yoast SEO para medir a proporção de aparecimento das palavras-chave dos seus artigos.

Depois de resolver os problemas de texto oculto ou excesso de palavras-chave, peça uma reconsideração ao Google.

Spam Puro

Quando a Ação Manual recebida pelo site é marcada como “Spam Puro”, significa que a página está realizando uma série de atitudes repetitivas que vão contra as diretrizes do Google.

Não existe uma solução “fácil” para essa penalização. Se a situação chegou nesse ponto, é porque o problema é no site como um todo.

O recomendado é analisar com calma as diretrizes para webmasters do Google e reformular sua página para que ela esteja de acordo com o que a empresa procura.

Links artificiais para o seu site

A Ação Manual mais temida do Google é a “Links artificiais para o seu site”. Ela significa que o Google detectou que você foi o responsável por obter links considerados artificiais para a sua página.

Quando você produz um artigo realmente épico ou um conteúdo bem legal, é natural que várias páginas façam um link para o seu material.

Porém, quando os links seguem um padrão estranho ou surgem de sites que não tem nada a ver com o seu, eles são marcados como artificiais.

Para resolver esse problema, você vai precisar trabalhar um pouco:

  1. comece fazendo o download de uma lista com todos os links para o seu site no Google Search Console;
  2. para isso, vá até Links para seu site > Maior Quantidade de Links > Fazer o download dos links mais recentes;
  3. confira link a link aqueles que vão contra as diretrizes de criação de links do Google;
  4. os sites mais confiáveis, como Wikipedia, G1 ou BBC, por exemplo, não precisam ser conferidos. Já sites totalmente desconhecidos devem ser verificados;
  5. quando tiver em mãos a lista com os links negativos, entre em contato com os donos desses sites para pedir educadamente pela remoção dos links.

Talvez você não consiga remover todos os links dessa forma. Algumas pessoas podem não ler seu contato ou demorar para responder.

Nesse caso, utilize a ferramenta de Rejeição de Links no Google para eliminar esses links forçosamente. Porém, lembre-se que o ideal é tentar remover os links manualmente e utilizar a ferramenta apenas em último caso.

Links artificiais partindo do seu site

Esse caso é o mesmo do anterior, mas dessa vez é você quem tem um link artificial no seu site. Por sorte, resolver esse problema é muito mais simples.

Assim que você souber qual o link artificial está criando o problema, basta removê-lo ou adicionar o atributo rel=”nofollow” nele. Simples, não?

E as penalizações por algoritmo? Entenda como se recuperar!

Agora que já vimos como lidar com as Ações Manuais, é hora de ver as Penalizações por Algoritmo.

O primeiro passo é conferir a lista de atualizações dos algoritmos do Google e descobrir o que foi que mudou. Normalmente o buscador não revela todas as mudanças que faz, mas sites especializados costumam ser certeiros nos seus palpites.

O segundo passo é entender se a mudança que afetou o seu site foi no Panda ou no Penguin, já que cada um deles deve ser lidado de uma forma diferente.

Panda

Se o algoritmo Panda penalizou o seu site, o problema é de conteúdo. De alguma forma, a sua página não corresponde às diretrizes de um conteúdo de qualidade da nova atualização do algoritmo.

O ideal nesse caso é fazer uma auditoria completa no seu site. Verifique todos os artigos para ver se eles estão com conteúdo de qualidade, analise a formatação e confira se o material está acessível.

Uma boa ideia é conferir esse guia de conteúdo de alta qualidade preparado pelo próprio Google. Ele possui um checklist do que considerar ao fazer uma auditoria desse tipo!

Penguin

Se a penalização foi com o Penguin, então isso significa que você está com problemas com seus links externos.

O ideal nesse caso é fazer o mesmo trabalho que o listado na Ação Manual – Links Artificiais. Ou seja: fazer o download de todos os links para o seu site, verificar a qualidade deles e contactar os donos dos links ruins.

Uma informação importante é que o Google faz uma atualização de informações dos sites de vez em quando.

Depois de resolver seus problemas com o Panda ou com o Penguin, você não será “despenalizado” automaticamente, mas terá de esperar por essa atualização (que pode levar alguns meses) para sentir os resultados.

Agora que você já sabe como recuperar de penalizações do Google, que tal continuar aprofundando os seus estudos em SEO?

Nós preparamos uma super-lista com os 17 melhores blogs de SEO para você aprender mais e melhorar seus rankings!