Conceitos de marketing de conteúdo que podem salvar o futebol brasileiro

Conceitos de marketing de conteúdo que podem salvar o futebol brasileiro

Foi-se o tempo em que a Seleção Brasileira não deixava dúvidas sobre a sua superioridade perante as demais equipes. Os diversos talentos individuais se destacavam tanto que era praticamente impossível derrotá-los. Porém, hoje em dia, o futebol mundial evoluiu muito, investindo mais no trabalho em equipe e no desenvolvimento tático, o que possibilitou que algumas equipes entendessem e superassem a hegemonia brasileira.

Mas não é só a Seleção Brasileira que passa por essa situação. O nosso futebol, em geral, ainda se baseia muito em talentos individuais que têm a responsabilidade de garantir os resultados da equipe. Por isso, quando um time brasileiro se depara com alguma outra equipe internacional, principalmente europeia, podemos presenciar o mesmo triste cenário da Seleção.

Assim como o futebol, o marketing tradicional passa por diversas e constantes transformações. Aquelas pessoas e empresas que investem em novas estratégias e formas de atingir e se relacionar com seu público-alvo conseguem obter melhores resultados e se destacam no mercado.

Os conceitos do marketing de conteúdo podem – e devem – ser aplicados para que o futebol brasileiro entenda que já não é mais o soberano e possa correr atrás daqueles que estão em desenvolvimento constante. Quer conhecer alguns deles?

Definição de objetivos

A primeira coisa fundamental ao se traçar uma estratégia de marketing digital é definir quais são os objetivos que você pretende alcançar. É só a partir da definição desses objetivos que podemos começar a pensar quais as ferramentas e métodos devemos utilizar para ser bem sucedido na estratégia. É impossível mensurar o resultado de algo que você não conheça o objetivo.

O mesmo acontece com os times de futebol. Ao iniciar uma temporada ou um campeonato, é importante que a diretoria e a comissão técnica tracem um objetivo claro:

  • Ganhar um título
  • Classificar para a próxima fase ou competição
  • Evitar o rebaixamento
  • Aumentar o entrosamento na equipe.

As possibilidades são muitas e é importante definir qual a prioridade do time e se manter fiel a ela, para que se possa avaliar a eficácia do trabalho que está sendo feito.

Aprenda mais sobre como definir objetivos para sua estratégia de marketing de conteúdo neste post.

New Call-to-action

Planejamento

Uma vez que o objetivo é escolhido, o profissional de marketing traça um planejamento de metas a serem cumpridas buscando alcançar o alvo principal. Definindo as métricas que serão avaliadas, quais as plataformas de divulgação serão utilizadas e as formas de atrair e reter clientes, por exemplo, é possível desenvolver todo um plano de marketing de conteúdo.

Da mesma forma, com o futebol, a partir da definição do objetivo principal, é necessário tomar algumas atitudes que busquem tal meta. Seja por meio da contratação de novos jogadores e membros da comissão técnica, do desenvolvimento de novas táticas de jogo ou de estratégias para aproximar o time de sua torcida, o planejamento da temporada é de fundamental importância para o desempenho da equipe.

Neste post você encontrará mais informações sobre como desenvolver um planejamento de marketing de conteúdo.

Definição de Personas

De nada adianta ter uma ótima estratégia traçada se ela não for direcionada aos públicos adequados, certo? Por isso, é vital que um estudo detalhado sobre as buyer personas seja feito. Após conhecer são seus possíveis clientes fica fácil criar conteúdos que serão uteis, relevantes e que resolvam os problemas de seus prospectos.

No futebol, definir as personas seria o equivalente a selecionar e estudar o elenco do time. Escolhendo os profissionais que são mais condizentes com as estratégia montada, desde preparadores e dirigentes até os próprios jogadores, é possível trabalhar nas melhores maneiras de buscar os objetivos traçados inicialmente, melhorando os pontos fracos e evidenciando as qualidades da equipe como um todo.

New Call-to-action

Garantir a qualidade do conteúdo

Com o planejamento de estratégia pronto, o próximo passo é começar a colocá-lo em prática. Porém, de nada adianta ter um excelente plano se o conteúdo produzido não for de qualidade, pois isso levaria os clientes em potencial a se afastarem do blog e, consequentemente, as metas não seriam alcançadas.

Para o mundo da bola, não poderia ser diferente. A partir do planejamento, devem iniciar os trabalhos de organização e sistematização que consistem em treinos técnicos, táticos, preparação física, psicológica e emocional. Para que a equipe alcance a qualidade como um todo, todos esses quesitos devem estar em sintonia, levando ao equilíbrio e a consonância que um esporte coletivo exige.

Distribuição

Este é um dos mais importantes conceitos de marketing de conteúdo. Uma distribuição bem feita dos materiais produzidos, seja por meio das redes sociais, email marketing, whitepapers ou qualquer outra estratégia, garante que os públicos procurados tenham acesso ao conteúdo, aumentando a probabilidade de conquistar um maior número de clientes. Fazer com que as pessoas certas acessem o material ideal, no momento mais adequado para elas, se torna quase uma ciência.

Uma vez que a equipe foi preparada e treinada, chega o momento de colocá-la a prova. As partidas oficiais são como a divulgação do trabalho realizado internamente, pois são nesses momentos que os principais públicos – torcedores e imprensa – terão acesso às informações sobre o time. Então, a distribuição também se mostra uma parte muito importante do processo de desenvolvimento do futebol.

Mensuração

Tanto no marketing como no futebol, essa fase é a que mais dispõe de mecanismos para auxiliar o processo. Em ambos, a análise da performance é fundamental para compreender os erros e os acertos, direcionando o foco para os detalhes que deixaram a desejar na atuação e auxiliando na busca por melhorias.

Para as estratégias de marketing, é da mensuração que se extrai os resultados parciais e finais do projeto, concluindo sobre a eficácia do projeto. Algumas métricas importantes para determinar o sucesso das estratégias de marketing digital são:

  • Quantidade de visualizações das páginas
  • Número de comentários nos posts
  • Índices de compartilhamento em redes sociais
  • Usabilidade em dispositivos móveis.

Porém, no futebol, nem sempre é assim. A análise de dados, de forma geral, é vista como uma ferramenta para a preparação da equipe mas, ainda assim, é de fundamental importância para o desenvolvimento e o aprimoramento do escopo do time.

New Call-to-action

Afinal, qual a lição final no marketing de conteúdo para o futebol brasileiro?

Assim, observando os dois processos, destaca-se um fator em comum: tanto o futebol quanto o marketing de conteúdo precisam de um tempo para a maturação do projeto para que os objetivos sejam alcançados. Resultados planejados não serão alcançados em curtos espaços de tempo. Por não serem ciências exatas, pode ser que o primeiro jogo de uma equipe já seja muito bom e que o primeiro post de um blog gere muita visibilidade para a marca.

Porém, essas são exceções. Os resultados efetivos virão juntamente com estratégias bem definidas, desde que realizadas com muita cautela e zelo. Portanto, é muito importante manter a paciência para conseguir observar a evolução gradual e, consequentemente, atingir os objetivos traçados ao início do projeto.

As grandes equipes internacionais já apresentam modelos de trabalho bem similares a este. Está na hora de o Brasil aceitar esta grande tendência e abraçar de vez o marketing de conteúdo. Ou melhor, de aprender lições com o marketing de conteúdo para desenvolver o nosso futebol.

Você também acha que o futebol brasileiro precisa de aplicar os conceitos de marketing de conteúdo nas suas estratégias de jogo? Compartilhe com a gente as suas opiniões sobre o assunto!

 
Autor(a)

Escrito por: Luiza Drubscky Gerente de comunidade na Rock Content. Se divide entre marketing, É o Tchan e levantamento de peso olímpico :D



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!