O que fazer se ninguém está vendo seu conteúdo? 2

Quer impressionar seu chefe e conquistar sua promoção? Veja essas dicas.

Você está buscando uma promoção? Quer melhorar seu cargo na empresa que trabalha? Então você precisa ter certeza que está fazendo o que pode para impressionar seu chefe. Você pode melhorar sua eficiência, bater as metas todo mês e, quem sabe, até com alguma antecedência! Lembre-se que sempre existe algum ponto que pode ser melhorado.

Uma coisa você precisa manter em sua mente: não importa o quão talentoso você é, seu dia tem somente 24 horas e eu espero que você não esteja trabalhando durante todas elas. Ser um profissional de marketing eficiente não é gastar muitas horas trabalhando. É tomar as decições corretas e aproveitar ao máximo as horas que você tem.

Se você conseguir dominar esses passos que irei citar agora, você estará em uma posição muito vantajosa quando for tentar uma promoção.

1) Planeje o conteúdo de seu blog

A maioria dos profissionais de marketing tentam fazer um brainstorm, escrever e publicar suas postagens no blog no mesmo dia. Isso pode deixá-lo sufocado e fará com que ele acabe negligenciando outros pontos importantes e atrapalhando sua estratégia de marketing de conteúdo inteira.

Um profissional eficiente traçará seus planos com antecedência. Ele rascunhará diversos tópicos e montará um arsenal de ideias, das quais poderá escolher qual escreverá. Ser organizado em relação à sua estratégia de conteúdo pode ser tão simples quanto manter uma tabela do Excel. E é claro que nós temos um template de calendário editorial para te ajudar! Só baixá-lo aqui.

2) Crie ofertas únicas para gerar novas leads

Se você está buscando uma promoção, não pode acreditar que gerar uma série de landing pages genéricas com formulários de “Fale Conosco” irão fazer com que você gere milhares de leads em um mês.

Um profissional que merece o reconhecimento sabe que os visitantes de um site não irão deixar seus contatos a menos que estejam recebendo algo valioso em troca. Então, se você pretende gerar milhares de leads e bater suas metas com louvor, você precisa criar ofertas para os vários estágios do funil de vendas e sempre buscar facilitar a vida da sua audiência. Ebooks, checklists, webinars, apresentações, vídeos, tutoriais, consultorias, as opções são inúmeras. É só buscar o que seu público precisa e oferecer para eles, através de uma landing page com um formulário com as informações que você deseja saber!

3) Entenda suas personas e segmente-as corretamente

Um profisional de marketing desinteressado e descuidado irá enviar uma newsletter semanal para toda sua base de leads sem entender as reais necessidades e interesses de sua audiência.

Mas como você está buscando se destacar e mostrar seu valor, é essencial que você segmente seu público usando informações demográficas – como idade, sexo, classe social, cargo, localização geográfica, interesses e desenhe personas detalhadas para cada segmento. Você deverá compartilhar essas informações com seus colegas, de todos os departamentos, para que eles consigam se comunicar com seu público de forma mais direcionada e específica.

Para saber um pouco mais sobre personas, só ler esse artigo aqui. E para baixar nosso template exclusivo e traçar a suas, só clicar aqui!

4) Tente novas táticas, ao invés de ter medo de mudar

Usar o mesmo tipo de conteúdo em seu blog, email marketing e mídias sociais não é o ideal. Apesar de sempre trazer algumas novas leads, isso irá acabar cansando seu público que buscará por novos formatos e estilos.

Como um profissional de marketing diferenciado, você deve sempre buscar melhorar. Para isso, experimente com novos tipos de conteúdo, verificando se irá ter uma repercussão melhor com sua audiência. Por exemplo, você sempre publica textos longos, com muitos dados. Que tal tentar produzir alguns infográficos? Quem sabe esses infográficos não serão muito compartilhados e conquistarão novos leitores para seu blog?

Você também deve testar suas ofertas, seus anúncios em redes sociais, seus calls-to-actions! Sempre busque novas formas de interagir com seu público, sempre visando converter e conquistar mais!

5) Crie relatórios fáceis de se entender.

Se você não sabe quais foram seus progressos ao longo dos meses, você não conseguirá provar que você é útil e convencer seu chefe que você merece uma promoção. Pior ainda, você não conseguirá definir os próximos passos que suas campanhas e esforços devem tomar.

Com um relatório mensal sobre tudo o que foi realizado, quais metas foram atingidas e quais os números foram alcançados, você conseguirá demonstrar a efetividade de todos seus esforços no último mês. Como será um relatório recorrente, será simples de fazê-lo a cada mês e você aprenderá a analisá-lo cada vez mais rapidamente.

Por mais que produzir esse relatório pareça entediante, ela é uma das mais críticas. Sua métricas provam o quanto você vale: quanto tráfego você está gerando para seu site? Quantas leads vocês está gerando? Quantos novos clientes fecharam contratos?

6) Planeje seu orçamento (e se mantenha abaixo dele!)

É comum ver profissionais de marketing que fazem campanhas que estouram o orçamento, seja por falta de planejamento ou organização. Mas como você é um profissional diferenciado, que merece uma promoção, você não fará isso.

Planeje o quanto poderá ser gasto em cada faceta do marketing. Investimentos em AdWords, eventos, produção de conteúdo – como ebooks, vídeos, infográficos, tudo deve ser planejado e estar controlado. Dessa forma, você saberá o quanto precisa investir em algumas ferramentas como o AdWords para suplementar o crescimento orgânico e o quanto você pode gastar em uma nova ideia que pretende testar. Um bom profissional sempre monitorará todos os gastos e se manterá abaixo do orçamento.

Agora é hora de colocar essas dicas em prática e se preparar para aquela tão sonhada promoção. Tenho certeza que seu chefe ficará muito satisfeito com sua melhoria! Não deixem de comentar o que vocês acreditam ajudar a se tornar um profissional de marketing melhor!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!