Descubra a importância da consultoria de marketing de conteúdo

Descubra a importância da consultoria de marketing de conteúdo

Carlos é dono de uma empresa e resolveu reformular sua estratégia de marketing digital, ampliando os investimentos no seu site e em mídias sociais. Como um empreendedor que não conhece muito sobre marketing de conteúdo, resolveu buscar mais informações antes de tomar qualquer decisão. Depois de pesquisar um pouco, apesar de ainda ter algumas dúvidas, acreditou estar pronto para desenvolver uma estratégia e colocá-la em prática. Após alguns meses, porém, percebeu que o retorno sobre o seu investimento (ROI) não estava sendo muito bom, mas não conseguiu entender muito bem o porquê ou o que poderia fazer de diferente para atingir melhores resultados. Nesse momento, Carlos entendeu que a melhor opção seria buscar ajuda, tanto para tirar suas dúvidas, quanto para desenvolver uma estratégia mais eficiente.

E você, se identificou com o Carlos? Já leu bastante sobre o marketing de conteúdo, mas ainda tem algumas dúvidas? Quer desenvolver uma estratégia, mas não sabe muito bem por onde começar? Uma consultoria pode te ajudar! Confira agora como:

O que esperar de uma consultoria?

Um consultor de marketing de conteúdo é um profissional que está apto a esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Graças à sua experiência, ele possui conhecimento suficiente para te guiar desde o ponto mais básico da estruturação da sua campanha até detalhes mais avançados como melhorias de conversão e otimização.

A consultoria tem, como passo inicial, o objetivo de garantir que você se torne um expert em todos os conceitos, para só então passarmos para a etapa seguinte, de desenvolvimento da estratégia. Neste momento, serão definidos alguns pontos, tais como:

  • O que são personas e como definí-las?
  • O que é um fluxo de nutrição?
  • O que torna um lead qualificado?

A consultoria pode solucionar todas dúvidas como estas e muito mais!

New Call-to-action

Auxiliar no desenvolvimento de uma estratégia eficiente

Depois de conhecer tudo sobre marketing de conteúdo, a próxima etapa é criar e colocar em prática uma estratégia eficiente. Para desenvolvê-la, é importante conhecer e entender seu passo a passo. Seguir as seguintes etapas é essencial para criar e distribuir o conteúdo certo, para as pessoas certas, no momento perfeito:

  • definir quais metas você quer atingir
  • saber quem são suas personas
  • saber em qual estágio da jornada do cliente essas personas se encontram

O inbound maketing tem como objetivos atrair visitantes, convertê-los em leads, fechar a venda e, por fim, satisfazer o cliente. O marketing de conteúdo, por sua vez, é uma das estratégias utilizadas para alcançar estes objetivos. Mas como fazer isso? Seguindo estes passos, com a ajuda de uma consultoria, não tem mistério!

  • Definição de uma meta

A primeira coisa a ser feita antes de se desenvolver qualquer estratégia é pensar qual objetivo você quer atingir com ela. Assim, é preciso definir o que chamamos de meta S.M.A.R.T, o que significa que ela deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Caso surjam dúvidas no processo de definição, um consultor de marketing de conteúdo pode te ajudar, garantindo que sua meta siga  todos estes princípios.

Alguns exemplos de meta S.M.A.R.T. são:

  • Quero aumentar o número de conversões em 5% todo mês
  • Quero aumentar o número de clientes de 100 para 150 em 3 meses

Para entender melhor o conceito, veja este post no blog da Hubspot sobre como estabelecer metas S.M.A.R.T

  • Criação de personas

Antes de se pensar em qual conteúdo deve ser produzido, é essencial saber para quem se está produzindo. Para isso, é preciso criar as personas da sua empresa, que são representações fictícias do seu cliente ideal, desenvolvidas a partir de informações sobre trabalho, hábitos e dados demográficos, e obtidas dos seus clientes atuais por meio de uma pequena entrevista. Nesta etapa, a consultoria pode te dar sugestões de um roteiro de perguntas a ser seguido para que você consiga os dados necessários na criação de personas.

Depois de coletar estes dados de alguns dos seus clientes, o passo seguinte é analisá-los para que sejam encontrados padrões. Sua empresa provavelmente tem mais de um perfil de cliente e, por isso, pode ser que você identifique mais de uma persona. Inicialmente, porém, o ideal é que você crie apenas uma ou duas, para facilitar o processo de produção de conteúdo.

  • Análise da jornada do cliente

Agora que você já conheceu quem são suas personas, é preciso saber em qual estágio da jornada do cliente elas estão. Elas ainda estão no topo do funil, descobrindo seu produto ou começando a demonstrar interesse por ele? Ou já estão no meio do funil, considerando ou já apresentando intenção de comprar? Talvez  já existam algumas também no fundo do funil, estágio em que o lead está avaliando suas opções de compra para tomar uma decisão.

É muito importante levar a jornada do cliente em consideração antes de produzir um conteúdo, já que este é diferente para cada estágio do funil.

  • Produção de conteúdo

Agora que você já sabe quem são suas personas e em qual etapa da jornada do cliente elas estão, fica fácil produzir um conteúdo relevante para as pessoas certas, na hora certa. Para isso, algumas dicas são importantes:

  • Lembrar de utilizar, no seu conteúdo, os mesmos termos e linguagem das suas personas
  • Utilizar palavras-chave é essencial para que  seu conteúdo seja encontrado por suas personas nos motores de busca.

Nessa etapa, um consultor pode te ajudar a determinar algumas pautas para o conteúdo a ser produzido para cada etapa do funil de vendas e para as diferentes personas da sua empresa.

  • Distribuição de conteúdo

Tão importante quanto produzir o conteúdo certo, para as pessoas certas, é saber como distribuí-lo. Para isso, precisamos levar em consideração, mais uma vez, quem são suas personas e em qual momento do processo de compra elas se encontram.

Como desenvolver um workflow eficiente? Onde devo divulgar os conteúdos de topo, meio e fundo de funil? A consultoria de marketing de conteúdo pode te ajudar muito na definição das melhores estratégias de distribuição.

  • Mensuração e análise dos resultados

Depois de desenvolver e colocar uma estratégia em prática, o passo seguinte é analisar os resultados para avaliar sua eficiência. A partir dessas informações, uma consultoria pode te ajudar a saber se é preciso modificar alguma etapa dessa estratégia ou não. Mas como mensurar e analisar estes resultados? As seguintes ferramentas podem te ajudar:

Auxiliar na utilização de plataformas

New Call-to-action

Para colocar sua estratégia em prática, existem ferramentas que podem te ajudar tanto na produção e distribuição do conteúdo, quanto na análise dos resultados e um consultor de marketing de conteúdo pode te indicar algumas e dar dicas de como utilizá-las. Essas plataformas permitem, por exemplo:

  • definir quem são suas personas
  • gerir e segmentar contatos
  • desenvolver um workflow
  • desenvolver calls-to-action, landing pages e formulários
  • automatizar o envio de emails e de postagens em blogs e em redes sociais

Assim, essas plataformas apresentam a vantagem de permitir que sua estratégia de marketing de conteúdo seja automatizada, desde a atração de visitantes para seu blog e da conversão de leads, além de facilitarem uma análise integrada dessa estratégia em um só lugar.

Para saber mais sobre essas plataformas, veja esse tópico do Fórum do Marketing de Conteúdo, além do nosso ebook sobre automação de marketing.

E você? Ainda tem dúvidas sobre como desenvolver e colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo? Ou sobre como utilizar essas ferramentas? Fale com um de nossos consultores!

 
Autor(a)

Escrito por: Juliana Ribas Analista de marketing na Rock Content. Apaixonada por marketing digital, séries, futebol e chocolate.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!