Conteúdo: saiba como ele auxilia sua estratégia de Marketing Digital 1

Conteúdo: saiba como ele auxilia sua estratégia de Marketing Digital

Mesmo que você relute em ter sua empresa na web, não há como evitar. Com as novas tecnologias e possibilidades por elas trazidas, você até pode querer restringir que sua marca seja alvo de críticas em redes sociais, posts em blogs ou sites direcionados a reclamações, por exemplo. Mas não pode impedir que seu cliente o faça. Por isto, desenvolver estratégias de posicionamento de marca, relacionamento e vendas na Internet deixou de ser um desejo para se tornar uma necessidade.

A Internet trouxe possibilidades de alcance e segmentação não antes possíveis em estratégias de marketing, que podem ser realizadas por empresas de quaisquer porte ou segmento, independentemente da verba disponível. Contudo, ela também trouxe transformações, principalmente quando falamos sobre comportamento consumidor.

O público ganhou força, voz e o poder de influenciar decisões em grande escala. Estão mais exigentes e, por isto, mais desconfiados e seletivos quanto aos seus hábitos de consumo. Em contrapartida, estão também mais envolvidos com as marcas, que passaram a utilizar este novo comportamento como inteligência de mercado. Grande responsável por isto, o conteúdo, que se faz presente nas mais diversas ações de marketing digital, é um fator decisivo para os resultados.

A importância do conteúdo para estratégias digitais

Não interessa quais foram as ações digitais ou objetivos definidos em seu planejamento. Uma hora ou outra você precisará do conteúdo! O resultado de suas estratégias de links patrocinados, banners, site, blogs, redes sociais, dentre outros, está diretamente relacionado a ele.

Você pode selecionar as melhores palavras-chave para seus anúncios na web, mas se a descrição deles não for atraente, não há conversão. Caso ocorra o clique, mas as informações na página de entrada do seu site não cumprirem a promessa feita no anúncio, não há conversão de cadastros, vendas ou seja qual for o objetivo. Seguindo esta lógica, não pensar em conteúdo para suas estratégias de marketing digital prejudica bastante o retorno sobre o investimento.

Particularidades do conteúdo no marketing digital

Cada uma das ações de marketing digital, mesmo que elas sejam interligadas, exige uma estratégia específica de conteúdo. As particularidades ocorrem até mesmo em ações de uma mesma estratégia, como é o caso do social media marketing, que exige abordagens diferentes no Facebook, Twitter ou Instagram, mesmo que todas sejam redes sociais. Para que você entenda melhor, selecionamos as particularidades do conteúdo em algumas ações de marketing digital:

Site

É o coração da sua estratégia. Os anúncios, redes sociais e outras ações, em grande parte, têm o propósito de levar o usuário ao seu site. Por isto, ter um conteúdo bem redigido, com as informações certas é importante para fomentar vendas, cadastros, contatos e interesse em seus clientes. Neste caso, o conteúdo deve ser planejado conforme as particularidades do seu negócio. Em uma loja online, por exemplo, pense quais os tópicos importantes para auxiliar a tomada de decisão do seu cliente. A arquitetura da informação deve preceder o desenvolvimento do conteúdo. Desta forma você terá conhecimento sistêmico do volume e tipo de informação necessários em cada página do seu site.

Banners

Para os banners em sites parceiros, criatividade é um fator chave. O espaço é pequeno para informações mais densas. Por isto, o conteúdo nesta ação deve ser objetivo e muito atraente. Uma frase deve instigar a audiência a conhecer o seu produto, serviço ou empresa. Neste caso, a informação mais densa fica em seu site, e deve estar alinhado ao propósito do banner.

Links patrocinados

Seja no buscador do Google, Bing ou em redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Twitter, que tem ferramentas próprias de anúncios, o conteúdo é fundamental. Independentemente do sistema funcionar com base em segmentação de perfil (redes sociais) ou palavras-chave (buscadores), a descrição do anúncio é decisiva para que os cliques, e consequentemente o tráfego para o seu site, ocorram. As palavras têm limitação de quantidades e, se não forem bem escolhidas para a construção da oferta, não incentiva a conversão.

Redes Sociais

Cada rede possui uma estrutura diferente, por isto a estratégia de conteúdo também deve respeitar estas particularidades. No Twitter, por exemplo, a abordagem deve ser concisa, uma vez que a rede permite mensagens em apenas 140 caracteres. No Facebook é possível compartilhar chamadas para conteúdos mais densos alocados em seu blog, por exemplo, bem como os microconteúdos – conteúdos específicos para as redes sociais, breves, associados ao negócio da sua empresa, que instiguem a interação –, fundamentais para o engajamento.

Email marketing

O disparo de e-mails exclusivamente publicitários como “o meu produto é o melhor para a sua empresa” não cola mais! As pessoas têm sede de informação. Mais: elas querem conhecimento para tomar decisões mais certeiras. Seja para reter, educar ou vender, seu cliente decide pela compra do produto não pelo que você diz sobre ele, mas pela relevância da sua marca no mercado. Ao usar o conteúdo como estratégia – uma newsletter quinzenal, por exemplo – você demonstra a ele o conhecimento sobre o negócio tornando-se, assim uma referência no assunto. Com isto, a confiança do consumidor em sua empresa aumenta, assim como as possibilidades de venda. O conteúdo na íntegra deve estar em seu site – numa seção de notícias ou no blog corporativo – fomentando o tráfego e o interesse em conhecer mais sobre o seu negócio, produtos e serviços comercializados.

Blogs corporativos

Ao acessar um buscador para encontrar informações sobre determinado assunto, você se depara com inúmeros blogs onde empresas transmitem o conhecimento adquirido em suas experiências para ajudar o público a aprender ou executar algo. O marketing de conteúdo é a estratégia utilizada para atrair, educar e fidelizar clientes através do conhecimento em blogs corporativos.

Uma pesquisa divulgada pelo IBOPE, em maio de 2013, apontou que 38% dos compradores de e-commerce consideram extremamente importante buscar informações em blogs ou sites especializados antes de efetuar a compra. Isso significa que oferecer dicas e orientações sobre como escolher e comprar determinado produto ou serviço, em vez de simplesmente mostrar ofertas, atrai uma grande fatia do mercado virtual.

Além disso, traz como vantagens para o seu negócio: aumento do tráfego para o seu site; incremento nas vendas; geração de leads; redução de investimentos em ações pagas como links patrocinados; e ainda possibilita mensurar precisamente os resultados.

Além disso, traz como vantagens para o seu negócio: aumento do tráfego para o seu site; incremento nas vendas; geração de leads; redução de investimentos em ações pagas como links patrocinados; e ainda possibilita mensurar precisamente os resultados.

No marketing digital as ações não funcionam de forma isolada, mas sim complementares. O poder de propagação e disseminação no ambiente digital, aliado ao conteúdo bem produzido, potencializam o retorno sobre o investimento, além de melhorar o posicionamento da sua marca no mercado. Al Ries afirma que “Posicionamento não acontece na empresa, acontece na cabeça do cliente”. Por isto, use o conteúdo a seu favor em sua estratégia de marketing digital, tornando-se referência no segmento em que sua empresa atua!

E aí, a sua empresa dá a devida importância ao conteúdo nas estratégias de marketing digital? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

(Gabriel Motta é um dos fundadores da Ingage e especialista em fazer negócios prosperarem através da internet. Para mais dicas sobre mídia online, facebook marketing e outros assuntos sobre o marketing digital acesse o blog da Ingage.)

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!