floresta ampla

[NÚMEROS REAIS] Conteúdo evergreen vs news: qual gera mais tráfego e melhores resultados

A maior parte das empresas ao começar uma estratégia de marketing de conteúdo têm um objetivo claro: atrair mais visitantes para seu site. Mas muitas empresas começam buscando publicar noticias e conteúdos temporários em seu blog.

Essa é a famosa “faca de 2 gumes”. Conteúdo de notícias e opinativo é legal e gera muito tráfego, rapidamente. Por outro lado, o conteúdo chamado de evergreen, ou perene, tende a trazer ganhos de longo prazo.

Agora, se a resposta de em qual dos dois apostar não está clara para você, vamos explicar de maneira bem detalhada (com gráficos e números) como é que cada tipo de conteúdo performa e porque o conteúdo evergreen (perene) é a resposta para obter melhores resultados.

Antes de tudo, o que é conteúdo evergreen?

Conteúdo evergreen ou perene: já falei tanto disso e pode ser que você ainda nem saiba o que isso significa. Enfim, este tipo de conteúdo é algo único e extremamente essencial para um blog de sucesso. Os artigos perenes são peças de conteúdo que mantêm sua relevância durante muito tempo após terem sido publicados. Estou falando de posts que trarão tráfego constante para seu blog durante vários anos.

Digamos que você possua um blog sobre Marketing Digital. Certamente você terá como objetivo batalhar para alcançar a melhor colocação nos motores de busca para a palavra-chave “marketing digital”. Para que isso seja possível você cria um post extremamente completo sobre “O que é Marketing Digital”. Pronto, aí está a receita de um conteúdo evergreen.

Para saber mais sobre conteúdo perene, não deixe de conferir este blog post sobre o assunto.

Características do conteúdo perene

Agora que você compreende o que é um conteúdo evergreen explicar as características destas peças é algo simples.

Frequentemente estes conteúdos são didáticos, com foco em educar seus leitores sobre determinado tema. Além disso, eles também podem assumir a forma de listas ou Q&A’s.

Como o conteúdo não evergreen performa?

Vamos lá, chegou a hora de abrir a caixinha e mostrar os números. Todos os exemplos e números que mostraremos a seguir são reais e foram tirados diretamente do Google Analytics do marketingdeconteudo.com.

A principal diferença entre um conteúdo evergreen e um noticioso/opinativo é que o noticioso apresenta um resultado significativo em pouco tempo. Na imagem a seguir você pode perceber o grande volume de tráfego que a postagem trouxe para nosso blog no dia de sua publicação e durante algumas semanas, após este período ele apresenta um volume de acessos inexpressivo.

Exemplo 1: Um artigo em defesa do funil de vendas, ou como se jogar uma partida de Street Fighter 

conteúdo evergreen - 1

Apesar deste post não ser exatamente noticioso, ele possui uma característica similar a este modelo. Devido ao seu caracter opinativo, o artigo consegue gerar apenas um buzz momentâneo, devido ao compartilhamento em redes sociais e afins.

Em pouco mais de um mês o tráfego gerado por este post é baixíssimo.

Exemplo 2: [Vídeo] Dicas de Marketing de Conteúdo para 2014 

conteúdo evergreen - 2

Já este conteúdo é um ótimo exemplo de post noticioso. Como o próprio título diz, são dicas de marketing de conteúdo para 2014. Ao incluir uma data ou ano específico desta forma pode-se perceber que o conteúdo possui um prazo de validade. Além disso, este post foi produzido durante o RD Summit do ano de 2014 e contém uma entrevista. Com o passar do tempo, este post se torna desatualizado e para de gerar interesse nos leitores.

Exemplo 3: OMFG! 5 lições de South Park sobre marketing de conteúdo

conteúdo evergreen - 3

Apesar de ser um conteúdo extremamente divertido para os apreciadores do desenho animado, após o buzz dos primeiros dias após a publicação do artigo, o resultado ao longo do tempo comprova que este tipo de conteúdo não é capaz de gerar bons resultados a longo prazo.

E como o conteúdo evergreen performa?

Após apresentar alguns exemplos de conteúdos que não possuem esta característica, vamos comprovar o quão relevante é o objetivo de um post. Educar através de um conteúdo é a melhor maneira de criar peças que consigam gerar tráfego e relevância muito tempo após a sua publicação.

Exemplo 1: O guia completo dos tamanhos de imagens para redes sociais

conteúdo evergreen - 4

Nosso primeiro exemplo demonstra com perfeição o resultado que pode ser esperado de um conteúdo evergreen. Neste post explicamos todos os tamanhos das imagens que podem ser utilizadas em diversas redes sociais. Além disso, este conteúdo recebe atualizações frequentes para que ele sempre seja útil e atual para nossos leitores.

Sanar as dúvidas dos leitores é um ponto principal para criar um conteúdo perene e este é um ótimo exemplo disso.

Exemplo 2: O que são buyer personas e como criá-las

conteúdo evergreen - 5

Um post educativo que descreve com precisão um conceito sempre possui o potencial para obter um bom número de acessos. Neste exemplo o post sobre buyer personas é frequentemente visitado por pessoas que começam a ter contato com o Inbound Marketing e desejam compreender o significado deste conceito.

Exemplo 3: 6 dicas infalíveis para seu cliente ler (e responder) seus e-mails sempre

conteúdo evergreen - 6

Quem é que não quer ter seus emails lidos? Este assunto foi produzido por uma das profissionais do nosso time de Customer Sucess e desde sua publicação ele consegue uma quantidade considerável de acessos diários.

Afinal, vale a pena investir em conteúdo noticioso?

Tudo dependerá do seu mercado ou nicho. Se o objetivo do seu blog é se tornar um portal de notícias com novidades sobre o mercado (seja ele qual for), este tipo de conteúdo é extremamente recomendado. Afinal de contas, seus leitores entrarão em sua página em busca de notícias recentes e atualidades.

Agora, se você possui ou pretende começar um blog corporativo que tem como principal objetivo: educar seu público-alvo para o longo prazo, e gerar um fluxo de tráfego constante, conteúdos noticiosos devem ser evitados.

Conclusão

Após falar, explicar e comprovar a força que posts evergreen possuem ficou faltando apenas uma informação: dos top 20 posts do marketingdeconteudo.com, apenas 2 não são perenes.

Agora é com você. Chegou a hora de pensar em conteúdos que façam sentido para seu negócio e que possuam todas as características necessárias para gerarem bons resultados ao longo do tempo. Caso você tenha alguma dúvida, utilize a aba de comentários abaixo ou acesse nosso Fórum do Marketing de Conteúdo.

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!