conteudo fora do nicho

Aprenda como a produção de conteúdo fora do nicho pode trazer resultados incríveis para sua empresa

Se tornar referência de conteúdo no mercado está entre as armas mais poderosas que uma empresa pode ter a seu favor hoje em dia, e não é à toa que a maioria delas tem investido pesado no marketing de conteúdo.

Naturalmente, a única forma de estabelecer esse tipo de autoridade é por escolher tópicos relacionados ao nicho em que o negócio atua e dominar essa área de conhecimento através de conteúdos relevantes.

Mas, será que dá para expandir o seu campo de influência com material mais diversificado? Com certeza!

Veja tudo que você precisa saber para ter sucesso produzindo conteúdo fora do seu nicho!

Neste post você vai aprender:

  • O que é significa produzir conteúdo fora do seu nicho
  • Quando faz sentido adotar essa estratégia
  • Por que vale a pena investir no conteúdo fora do seu nicho
  • 4 riscos que você precisa evitar
  • 4 dicas para escrever os conteúdos mais incríveis

O que é significa produzir conteúdo fora do seu nicho

Produzir conteúdo fora do seu nicho nada mais é do que sair da chamada zona de conforto e escrever sobre tópicos diferentes dos que já são consolidados no seu blog corporativo.

Essa variação pode trazer muitos benefícios para a sua marca e fortalecê-la de formas que não são possíveis só com o material comum ao segmento em que sua empresa atua.

Além disso, é bom ter em mente os objetivos por trás dessa variação: fortalecer a marca e conquistar novos clientes.

A ideia não é apenas produzir algo diferente do habitual. É importante que o novo tópico sobre o qual vai escrever se encaixe de alguma forma com o que sua empresa faz ou com os valores que deseja transmitir.

Quando faz sentido adotar essa estratégia

Já que não estamos falando de produzir posts de blog desenfreadamente, sem qualquer rumo, e sim de uma estratégia sólida de marketing, é hora de avaliar se ela realmente faz sentido no seu caso.

Enquanto não existe uma regra inviolável sobre isso, é melhor se dedicar a esse tipo de conteúdo quando já tiver se estabelecido como autoridade no seu próprio nicho.

Além de ter mais credibilidade para se apresentar a uma nova audiência e experiência em servir como fonte de referência para outros, já terá fãs leais que poderão ajudá-lo nessa nova empreitada.

Por que vale a pena investir no conteúdo fora do nicho

Talvez você tenha percebido que tem tudo para mergulhar de cabeça na produção de conteúdo fora do seu nicho, mas ainda esteja na dúvida.

Então, veja 5 vantagens de apostar nisso agora mesmo:

Conquistar uma audiência muito mais ampla

Qual o tamanho do seu público hoje, seja no blog da empresa ou nas redes sociais? Seja qual for o seu número, ele é reflexo de quantas pessoas têm algum interesse nos tópicos sobre os quais você fala.

Agora, imagine quantos outros nichos existem, e quantas pessoas procuram informações sobre seus temas favoritos.

Produzir conteúdo sobre outros assuntos te permite alcançar essas pessoas, que talvez nunca chegassem até você por meio dos materiais que normalmente cria.

Explorar um “oceano azul” de clientes em potencial

Já ouviu falar na teoria do oceano azul? É um conceito de negócios que incentiva a busca por mercados inexplorados, em vez de batalhar em áreas já saturadas.

De certa forma, diversificar os temas sobre os quais escreve é uma ótima forma de fazer isso. Como assim?

Enquanto as empresas de um mesmo nicho competem pelas pessoas interessadas em seus produtos e serviços, você atrairá um público que talvez nem saiba que precisa do que a sua empresa oferece.

Como resultado disso, poderá nutrir esse interesse até a fase de compra, sem que ela sequer considere uma oferta concorrente durante todo o processo.

Ampliar seu leque de habilidades

É fácil entender que quanto mais lemos e escrevemos sobre um assunto, mais nos desenvolvemos nele. Com o tempo, a pessoa que faz isso de forma consistente se torna especialista em sua área.

Mas será que basta entender tudo sobre um tema específico, sem se preocupar em aprender mais nada? Com certeza não!

Entender temas, conceitos e costumes diferentes só tem a acrescentar na sua capacidade de continuar relevante para o público, que está cada dia mais exigente.

Aguçar sua criatividade para os negócios

Costuma-se dizer que quem lê muito tem uma capacidade maior de demonstrar empatia, ou seja, se colocar no lugar de outros  —  por entender suas circunstâncias e desafios.

O mesmo pode ser dito sobre quem escreve a respeito de tópicos fora de seu nicho.

Além de entender melhor as decisões de outros, você se tornará mais criativo e conseguirá pensar em soluções produtivas de forma rápida, mesmo para os problemas mais complicados.

Fortalecer sua presença nas redes sociais

A tendência é que essa nova audiência apareça também nas redes sociais, por conta do interesse gerado em torno do seu conteúdo.

Cada artigo compartilhado de forma orgânica será uma nova fonte de seguidores e pessoas que desejam replicar aquele material para seus amigos.

À partir daí, você poderá fortalecer ainda mais a sua presença nesses canais, introduzindo esse novo público aos temas que já costuma publicar e educá-los sobre o seu nicho.

4 riscos que você precisa evitar

Como toda ação de marketing, apesar de ser vantajosa a produção de conteúdo fora do seu nicho também exige certos cuidados para dar certo.

Mas, não se preocupe, como você vai ver abaixo, não há nada que seja difícil de superar. Veja 4 riscos que deve evitar:

Fingir ser o que não é

Já leu algum artigo no qual percebeu claramente que o autor estava tentando ser o que não era? É um desastre! Mas, como isso poderia acontecer com você?

Por fingir ser uma autoridade no assunto sobre o qual está escrevendo, ao menos no mesmo patamar de quem já passou anos cultivando aquela audiência.

A melhor solução é ser honesto quanto ao que você realmente é: um especialista em outra área, mas capacitado para falar sobre aquele tema de forma inovadora e relevante. Bem melhor, não acha?

Ser polêmico demais

Fazer polêmica sempre foi uma forma fácil de chamar atenção, e é uma tática muito usada em programas de tv e também em artigos de blog.

Mas, será que se introduzir em um novo segmento desafiando conceitos estabelecidos e contradizendo alguns dos principais produtores de conteúdo seria uma boa estratégia? Dificilmente.

Não é preciso ser polêmico para trazer ideias novas e contribuir com a área de conhecimento em que está entrando.

Ficar com medo de se posicionar

Então, quer dizer que é melhor se manter sempre neutro sobre qualquer assunto? Não.

Enquanto ser polêmico demais não ajuda, ter medo de se posicionar é o outro extremo, que você também deve evitar. Por quê?

“Ficar em cima do muro” não vai ajudar seus leitores, produzindo valor para eles. Por conta disso, esse conteúdo não vai se destacar e produzir os resultados desejados.

Não ter uma estratégia completa

À esta altura, já deu para perceber que escrever conteúdo fora do seu nicho é um esforço orquestrado, e precisa de planejamento adequado.

Por isso, não pule etapas do que está lendo neste artigo. É importante pensar no processo desde o início  —  a escolha dos tópicos  —  até o fim  —  o que fazer com a exposição que virá dos artigos.

Se tivéssemos que resumir essas dicas em uma frase, ela seria: tenha bom senso. Ao explorar um território desconhecido e abordar um público diferente o cuidado extra vai ser de grande ajuda.

4 dicas para escrever os conteúdos mais incríveis

Você já está convencido de que explorar outros nichos é uma boa pedida, o que é ótimo! E agora, como escolher os tópicos e começar a escrever sobre temas variados?

Veja 4 dicas práticas que te ajudarão a fazer isso e, consequentemente, a transformar sua estratégia de conteúdo de uma vez por todas:

Escolha bem o nicho que vai explorar

É importante pensar bem no novo nicho que você deseja explorar e fazer uma pesquisa sobre ele antes de colocar a mão na massa, para garantir que ele realmente ajude a sua marca de alguma forma.

Por exemplo, se ela atua no ramo de cosméticos, é comum fazer posts falando sobre dicas de beleza, tendências de estilo, etc.

Mas, você poderia sair do seu nicho falando sobre saúde e bem estar. Isso ajudaria a reforçar a ideia de que a marca preza por uma boa qualidade de vida e quer sempre o melhor para seus clientes.

Conheça os formadores de opinião e aprenda com eles

A melhor forma de entrar em um mercado diferente e se colocar como uma figura de autoridade é por contar com a ajuda daqueles que já são autoridade.

E essa ajuda vai muito além de facilitar a sua vida na hora de encontrar os veículos certos para publicar.

Ela se trata mais dos conselhos práticos que estes poderão te dar, por mais simples que possam parecer.

Essas dicas serão importantes para ajudar a criar conteúdos livres de “vícios”  —  características que talvez sejam normais no seu nicho, mas que poderiam atrapalhar em uma área diferente.

Explore o seu diferencial

Por já ser especialista em um segmento de mercado específico, você tem características que o diferenciam dos demais produtores de conteúdo no novo nicho em que está entrando.

Use sua experiência, habilidades e ponto de vista imparcial sobre os tópicos como diferencial a fim de ganhar a confiança do público.

Por exemplo, ao escrever um artigo poderá explicar certos aspectos do assunto em pauta com exemplos do nicho que você já domina e pertence, o que vai aumentar a credibilidade dos argumentos.

É claro que é importante fazer isso com simplicidade. Aliás, esse é o próximo ponto que veremos.

Mantenha a simplicidade

Certas coisas não mudam, não importa em que segmento você atue. Uma delas é a importância de escrever com simplicidade quando se trata de artigos de blog.

Pode ser tentador mostrar todo o seu conhecimento usando um vocabulário mais rebuscado, mas procure conter esse impulso.

Não existe maneira melhor de ganhar o público do que por meio de um conteúdo simples, com explicações claras e soluções práticas para o tema em questão.

Como promover seu conteúdo para máxima exposição

Você já sabe muito bem que não adianta apenas produzir conteúdo de qualidade, é preciso também saber promovê-lo como ninguém.

Então, note algumas formas de promover os novos materiais a fim de conseguir o máximo de exposição possível:

Abuse dos guest posts

Depois de escolher um tópico diferente  —  mas que se encaixe de certa forma com seu nicho  — , procure pelos sites e blogs que dominam aquele tópico.

Se o site tiver uma página do tipo “Escreva para nós”, leia atentamente as orientações e entre em contato para propor suas ideias de artigos.

Publicar nesses sites é uma das melhores formas de promover seu conteúdo, de forma orgânica e quase automática.

Crie uma categoria para esses posts em seu blog

Não se limite ao guest posts para aumentar a credibilidade no novo segmento. Criar uma categoria específica em seu blog e publicar algo ocasionalmente será de grande ajuda.

Contudo, siga a regra do 80/20, ou seja, 80% do seu conteúdo deve ser dentro do seu nicho, e os outros 20% para os demais assuntos.

Para aumentar ainda mais a exposição de seus artigos, sempre que possível pode fazer link building entre os textos publicados em seu blog e os que escreveu como convidado.

Não deixe sua audiência regular de lado

Por que deixar sua audiência, que você lutou tanto tempo para cultivar, de fora dessa nova jornada?

As pessoas têm os mais diferentes interesses, então se aproveite disso. Você pode se surpreender que boa parte de seu público gosta do tema sobre o qual passou a escrever.

Nesse caso, reservar um pequeno espaço em sua newsletter, dedicar alguns posts nas redes sociais e no blog (como já dito) pode ser de grande ajuda para alavancar seu status.

Por fim, produzir conteúdo fora do seu nicho é uma ótima forma de expandir o alcance da sua marca e fortalecê-la diante dos fãs atuais. Mas, é vital que você siga um planejamento de conteúdo, assim como faz com os posts em seu blog. Dessa forma, verá resultados excelentes o quanto antes.

Depois de aprender a produzir conteúdo fora do seu nicho, quer ver mais dicas práticas para turbinar seu blog? Veja como nós aumentamos o tráfego orgânico aqui do blog em 615% em apenas 6 meses!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!