Conteúdo gerado por usuário: Porque é importante para o seu negócio

Conteúdo gerado por usuário: Porque é importante para o seu negócio

Manter um fluxo de conteúdo constante pode parecer muito difícil, mas você sabia que toda empresa possui uma fonte de produção de quase que inesgotável, e que muitas vezes não faz nem ideia?

Então, esse é o potencial do conteúdo gerado por usuário. Se você não sabe do que se trata, vale a pena uma explicação rápida: Conteúdo gerado por usuário é todo aquele produzido e divulgado espontâneamente pelas pessoas, sendo o oposto de qualquer coisa feita ou paga pela marca. Isso pode acontecer de diversas formas, como Guest Posts, comentários, reviews, perguntas e respostas em fóruns, como o do Marketing de Conteúdo, por exemplo.

Aqui vão alguns dos motivos que vão te ajudar a entender melhor o quanto isso é importante para a sua empresa.

Outras pessoas são mais confiáveis que você

Segundo estudos da Bazarvoice, mais da metade dos usuários no mercado americano (cerca de 51%) confiam mais em o que dizem outras pessoas do que em qualquer informação dentro de um site empresarial. Quando se trata então de tomar alguma decisão, principalmente se relativa a compra, as opiniões de estranhos – principalmente dos que tiveram alguma experiência com a marca – tem mais peso. Isso porque nós tendemos a confiar em usuários mais experientes (que normalmente são estranhos), fazendo com que sua opinião tenha tanto valor quanto a de amigos e familiares.

Levando isso para fora das vendas, conteúdo gerado por usuário ajuda a levar mais credibilidade à sua marca, mostrando que você não tem medo de compartilhar a informação de terceiros (colaborando para mostrar que o que sua empresa diz é verdade) e que se importa com a opinião de seu público.

E os dois motivos que causam isso são:

São pessoas comuns, o que causa empatia

As pessoas adoram esse tipo de conteúdo porque não é a sua marca falando, é alguém  como eles, com muito mais chance de entender o que estão passando. Conteúdo gerado por usuário permite que pessoas comuns se pronunciem, compartilhem seus interesses, valores e opiniões, conectando pessoas pessoas semelhantes com a marca. Em termos de Inbound Marketing, é como se fosse o estágio final com um lead: o Delight. Que é quando o público vira evangelizador da marca.

Quanto mais conteúdo desse tipo, mais chances das pessoas acreditarem na sua empresa e comprarem o que ela oferece.

Oferece diferentes pontos de vista

Pessoas são diferentes umas das outras e passam por experiências únicas. Ao deixar e incentivar que produzam conteúdo, sua empresa faz com que existam diversos pontos de vista sobre o assunto, fazendo com que seja mais fácil para o usuário encontrar experiências parecidas.

Por exemplo: Suponha que você produziu um artigo explicando como aumentar a receita da sua empresa com as táticas x,y e z. Nos comentários, as pessoas podem explicar como elas ajudaram a aumentar a receita, mas em diferentes cenários, e o que tiveram de fazer para se adaptar em cada situação. Dessa forma, alguém que leia o seu conteúdo, ao ver o comentário, vai entendê-lo melhor do que a forma explicada pela sua empresa.

Te mostra a opinião e perfil de sua audiência

Para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo consistente é de extrema importância que entenda seu público, por meio da criação da persona, e uma das melhores formas de se fazer isso é através do conteúdo que produzem. Mapeie o que dizem, veja os tópicos mais discutidos, os assunto que geram mais conteúdo. Isso tudo ajuda a entender melhor o perfil do seu público e pelo que se interessam mais ou possuem mais dúvidas.

Ouvir seu público, principalmente seus consumidores, faz com que você compreenda melhor o que estão procurando ou quais os problemas mais afetam a experiência deles. Incentivá-los a gerar conteúdo faz com que você os ouça, ajudando o seu negócio a adquirir bastante informação, mas sem tanto esforço.

15 minutos de fama

O usuário que tem sua publicação em destaque se sente valorizado e importante, fazendo com que, normalmente, queria compartilhar aquilo que produziu. E se a sua empresa propicia este espaço, ou destaca a importância do que foi feito, mais e mais usuários tendem a fazer isso.

Quem cria o conteúdo pode fazer isso por premiações (financeiras ou não) ou apenas para alavancar-se, como é o caso, por exemplo, de um fórum ou uma plataforma para perguntas e repostas, onde o indivíduo pode mostrar conhecimento e ganhar notoriedade.

Cria uma comunidade de pessoas ao redor da sua marca

É uma oportunidade para que indivíduos descrevam e expressem seu pensamento, sentimentos, visão e, principalmente expertise, permitindo à eles que encontrem semelhantes e formem uma comunidade.

Incentivar o conteúdo gerado por usuário permite que eles expressem suas opiniões e se conectem com pessoas de interesses similares, o que é bem mais fácil. Isso ajuda a construir uma marca forte e com uma comunidade de alto engajamento, que estão lá para ajudar e compartilhar uns com os outros, ainda mais se você fornece este espaço.

Sendo assim, essa é uma ótima forma de mostrar ao seu público que você está os ouvindo e se importa com eles. Isso permite que sua empresa se conecte com eles de uma forma mais pessoal e os torne embaixadores (evangelizadores no Inbound Marketing) de sua marca.

Ajuda a manter sua agenda de conteúdo

Se para o Marketing de Conteúdo o mais importante é gerar conteúdo relevante e de qualidade para o seu público, qual o fonte de inspiração melhor que ele mesmo? Essa estratégia permite que sua empresa não precise mais se preocupar tanto sobre onde encontrar informação sobre seu público e que constantemente seja gerado novos e diversos materiais. Seja ele inteiramente escrito pelo seu público ou somente inspirado no que foi dito (dependendo da situação, vale até creditar o autor que serviu de incentivo).

Então, principalmente para empresas com orçamento e/ou tempo limitado, essa tática permite que diversos conteúdos sejam criados com um custo de produção bem mais baixo (que será falado adiante).

Te ajuda com SEO

Diversos conteúdos criados pelos usuários podem ser submetidos aos buscadores. Estratégias como criação de fóruns ou painéis para envio de mensagem permite que as pessoas populem o ambiente, discutindo tudo relativo a empresa e ao ramo. Essas conversas podem ser estruturadas para:

  • Indexação de palavras-chave ligadas e não-ligadas à marca
  • Geração e difusão de links
  • Desenvolvimento de redes sociais
  • Aumento da autoridade online

Para aumentar os benefícios do SEO – que são técnicas com o objetivo de otimizar uma ou mais páginas de um website, visando melhorar sua colocação na busca orgânica em sites de busca.- sua empresa deve se juntar a conversa, mas NUNCA use discurso de vendas. No lugar disso, tire dúvidas, apresente soluções, e, acima de tudo, seja prestativo. Interagindo corretamente com sua audiência, você aumentará o engajamento com ela, ajudando você a criar diversos conteúdos relevantes, com muito menos esforço e direcionado para as palavras-chave certas.

Poupa dinheiro

Por último, mas não menos importante, integrar o conteúdo gerado por usuário à sua estratégia é mais barato e prático uma vez que começa a funcionar, pois uma vez que estejam engajadas, as pessoas tendem a se tornar mais confiantes e produzir cada vez mais.

Uma dica é começar criando um concurso, produzindo um blog, incentivando o envio de conteúdo ou respondendo perguntas na plataforma que preferir.

Depois compare os resultados com sua mídia paga e veja que os custos de produção de conteúdo interno são bem maiores que monitorar, oferecer a plataforma e oferecer suporte, que é basicamente o que você precisa (a não ser que crie uma incrível campanha de engajamento).

Por que não tenta aí e conta pra gente o resultado de seus esforços e como fez para sua comunidade começar a gerar conteúdo? Aguardo seu comentário abaixo!

 
Autor(a)

Escrito por: Breno Magalhães Publicitário por formação, estudante por opção e sedentário por aceitação. Entusiasta das pequenas alegrias do dia-a-dia, com a incrível capacidade para ficar de bem com as coisas, o que para desespero da mãe, implica em não ligar para a bagunça do quarto. Aficionado por jogos, séries, filmes e principalmente paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!