conteúdo para estudantes

Conteúdo para estudantes: como, onde e o que falar com eles? Descubra nesse artigo!

Conquistar matrículas não é uma tarefa fácil para as instituições de ensino.

Conquistar matrículas não é uma tarefa fácil para as instituições de ensino.

Dentre os principais desafios desse mercado estão: a alta concorrência devido ao grande número de IEs, a possibilidade do ensino a distância, conseguir transmitir o diferencial do seu negócio, reter alunos e aplicar estratégias que geram resultados significativos.

Adotar ações de Marketing Digital possibilita solucionar e minimizar esses obstáculos e já sabemos que a maioria das instituições de ensino estão realizando esse tipo de investimento, como revela a pesquisa EduTrends 2016.

Por meio desse estudo foi possível descobrir que esse investimento é feito por mais de 81% das IE e dessas, 41,7% direcionam até 10% do orçamento total de marketing nas ações digitais.

conteúdo para estudantes

O motivo desse cenário no mercado educacional diz respeito ao novo perfil de aluno que está sempre conectado, quer agilidade e busca qualidade para os seus estudos.

O meio online é o lugar em que ele está mais presente e por isso, esse pode ser um ótimo ambiente para gerar novas oportunidades para a sua instituição.

Visto isso, elaboramos esse post para mostrar como tornar a comunicação de sua instituição ainda mais eficiente.

O que falar com os seus estudantes

Utilize o Marketing de Conteúdo a seu favor e construa materiais que sejam relevantes para as suas personas, a etapa do funil e da jornada de compra em que elas se encontram, que contenha as palavras-chave adequadas ao tema e apresente relação com os cursos e outros serviços que a sua instituição oferece.

No blog de sua instituição você pode falar sobre:

  • Dicas sobre carreira;
  • Oportunidades de qualificação;
  • Os cursos e as modalidades oferecidas;
  • Infraestrutura e corpo docente;
  • Abordar e explicar possíveis dúvidas sobre os cursos oferecidos;
  • Caso tenha um processo seletivo, expor os critérios e estágios envolvidos;
  • Contar sobre novidades e melhorias de sua instituição.

Além disso, é preciso levar em conta o formato que cada conteúdo será produzido para otimizar os resultados de suas publicações.

Para conhecer qual formato utilizar para cada fase do funil de vendas confira o nosso post  Captação de alunos: como usar o funil de marketing em Instituições de Ensino.

Como falar com os seus estudantes

O conteúdo educativo pode ser usado para atrair, solucionar dúvidas e também despertar e desenvolver o interesse do aluno em potencial, para que ele esteja cada vez mais próximo do momento da matrícula.

A sua instituição é a responsável por iniciar essa relação e desenvolvê-la da melhor maneira para que mais pessoas tenham vontade de se tornarem alunos de sua IE.

Para esse resultado ser alcançado é necessário seguir um planejamento que proponha uma produção de materiais com uma frequência definida, mantendo sempre a qualidade e também a quantidade e, que apresente uma divulgação que esteja de acordo com as especificidades de cada canal escolhido.

conteúdo para estudantes

Todas essas etapas citadas aqui interferem nos resultados gerados e por isso, aconselhamos sempre levá-las em consideração para que após cumpridas, você possa se concentrar no conteúdo de cada material.

Para encontrar a maneira sobre como falar com esses alunos em potencial é importante definir linguagem, tom e voz de sua instituição.

Essas características fazem toda diferença para o leitor que será impactado com as suas publicações.

Portanto, pense com quem você vai dialogar e leve em conta o estilo de sua IE, para que a sua comunicação esteja alinhada e consiga transmitir de forma adequada a mensagem desejada.

Onde falar com os seus estudantes

O processo de atração de um aluno exige o posicionamento da instituição em canais nos quais esse aluno em potencial está presente e pode notar a sua instituição e até a mesmo passar a considerá-la como uma opção para o seu aprendizado.

Para decidir em quais canais a sua instituição será divulgada é necessário levar em conta tanto o Marketing offline quanto o online para poder mesclar estratégias que gerem resultados mais satisfatórios.

Afinal, as campanhas tradicionais como as propagandas impressas em jornais, revistas, panfletos e anúncios em comerciais de televisão e rádio continuam tendo muita importância para o mercado educacional, que apresenta cerca de 66,5% das instituições investindo em alguma ação de Marketing Offline (EduTrends 2016).

Essa pesquisa também mostrou que estratégias no meio digital como publicações em redes sociais, email marketing e publicações em blog são alguns exemplos que impactam positivamente no tráfego e na conversão.

O investimento nessas ações gera até 8 vezes mais visitas nos sites das IEs que investem nesse tipo de ação e 9,5 vezes mais leads quando comparamos com as que não investem.

Confira aqui algumas dicas que te ajudarão a elaborar melhor a sua estratégia de Marketing digital.

Por que adotar Marketing de Conteúdo para falar com os seus estudantes?

O Marketing de Conteúdo vem se tornando essencial para o mercado de educação. Com o ele é possível:

Conhecer o seu aluno em potencial

Com algumas informações obtidas com os seus alunos atuais e dados sobre os seus alunos em potencial, é possível construir a persona de sua instituição e direcionar a sua estratégia de Marketing digital.

Despertar o interesse pela sua instituição

Agora que você já conhece a persona de sua IE é possível produzir conteúdos relevantes que estejam de acordo com os interesses e a etapa na qual ela se encontra.

Ajudar o seu aluno em potencial por todas as fases até a desejada matrícula

Por meio dos conteúdos produzidos você pode levar o seu aluno até a fase da matrícula, resolvendo suas dúvidas e oferecendo materiais cada vez mais completos.

Além disso, ele te auxilia a gerar autoridade para a sua IE, reduzir os riscos e ainda aumenta as chances de retenção de alunos.

Essas são algumas das vantagens de se adotar o Marketing de Conteúdo no meio educacional e você pode conferir mais benefícios aqui.

Concluindo

O Marketing é parte fundamental do processo de captação e retenção de alunos. E quando combinamos com o Marketing de Conteúdo é possível elaborar uma estratégia bem-sucedida sobre o que, como e onde falar com os seus alunos em potencial.

Os meios online e o offline apresentam oportunidades para serem exploradas pelas instituições e para encontrar o melhor resultado é necessário acompanhar todas ações realizadas, os números gerados, realizar alterações, repetir e testá-las novamente.

Por isso, conte para a gente os resultados obtidos com as dicas acima colocadas em prática na sua instituição. E se você quiser aprender mais sobre a área de educação, não deixe de conferir o nosso ebook gratuito Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing para o setor educacional: como começar.