pessoas trabalhando

É hora de contratar uma agência de marketing digital?

Todo mundo sabe a importância de uma boa e sólida estratégia de marketing digital, com um planejamento de conteúdo bem estruturado, um calendário editorial e landing pages otimizadas para converter. E tenho certeza que a grande maioria das empresas deseja ter uma campanha de marketing digital alcançando resultados espetaculares.

Porém (e é claro que existiria um porém), isso não é algo tão simples assim de ser alcançado. Uma série de obstáculos pode estar neste caminho e nem sempre você conseguirá solucioná-los. É nesse momento que você precisa se perguntar: eu deveria contratar uma agência de marketing digital?

Essa pode ser uma pergunta complicada de responder, então irei mostrar algumas situações em que uma agência de marketing digital pode ser a melhor solução para o seu dilema!

1. Você não tem as habilidades necessárias

Pode parecer bem ofensivo, mas é uma verdade. Às vezes, mesmo você sendo um excelente profissional, pode não ter as habilidades necessárias para planejar, executar e analisar uma campanha completa de marketing digital.

Você até pode estudar e se dedicar a desenvolver tais habilidades, mas deverá dedicar um tempo que nem sempre terá. Afinal, você precisa fazer suas tarefas diárias ainda! Então, desprender horas tentando entender como desenvolver e testar fluxos de nutrição eficientes e otimizar suas páginas de conversão não parece muito possível, não é?

Uma agência de marketing digital colocará à sua disposição toda a expertise dela. Terão profissionais especialistas em cada área e conseguirão trazer os melhores resultados possíveis para sua empresa!

2. Nada está sendo feito

O fim do mês está chegando, você dá uma olhada no planejamento da campanha de marketing digital e depois corre os olhos na planilha de resultados. Aí você nota que simplesmente nada do que está no planejamento foi feito. O blog que você criou está desatualizado, as redes sociais estão jogadas às traças, os anúncios do Adwords já quase não convertem mais. E olha que você tinha tudo programado e planejado.

Essa situação acontece em muitas empresas. Às vezes, o departamento de marketing acaba com outras prioridades e não tem tempo de executar o plano de marketing digital. Pode ser que falte tempo, pessoal, conhecimento.

Não importa. A verdade é que nada está sendo feito e sua empresa está perdendo vendas e oportunidades de crescer e se destacar da concorrência.

3. Você não pretende montar um time interno

Você conseguiu convencer os diretores de que é muito importante traçar e executar uma estratégia de marketing digital sólida, planejada e que busque os melhores resultados (talvez você seja um dos donos da empresa e viu que essa é uma das melhores soluções para seu negócio).

Porém, a possibilidade de montar um time interno, que irá fazer tudo o que a estratégia demandará, não existe. Pode ser por falta de verba, impossibilidade de contratação (uma nova equipe precisaria de espaço, por exemplo) ou então você não tem o conhecimento necessário para avaliar e liderar o novo time.

Também não adianta achar que contratar somente um recém-graduado em comunicação resolverá todos os problemas. Como falei no primeiro ponto, provavelmente uma única pessoa não terá todas as habilidades necessárias para controlar toda sua estratégia de marketing digital. E, se tiver, possivelmente ela não terá tempo suficiente para fazer tudo.

Uma agência já conta com uma equipe pronta para isso. Especialistas de inbound e conteúdo, analistas de PPC e de mídias sociais, designers, programadores e todo o arsenal necessário para executar a estratégia ideal para sua empresa.

4. Seus resultados não estão sendo bons

O planejamento foi feito. As tarefas estão sendo executadas. Tudo está indo de acordo com o programado. Exceto os resultados. O retorno que seus investimentos estão gerando é baixíssimo, o custo por oportunidade de negócio é muito alto e seu blog e site têm poucos visitantes, em especial se comparado com seus concorrentes.

Talvez seja a hora de buscar uma ajuda especializada. A experiência de uma agência digital pode ser a solução para encontrar as principais dificuldades que sua empresa está enfrentando, consertar o que for necessário e colocar a estratégia no caminho certo. E aí você verá os resultados que sempre desejou.

5. Você está se perguntando o que funciona e o que não

Você até poder estar alcançando alguns resultados bons com a estratégia que traçou. Os números são interessantes, mas você não tem nem ideia de quais dos esforços que realizou obtiveram as melhores performances. Foram os eBooks lançados? Os textos do blog ou o canal no YouTube? Quais os anúncios tiveram as melhores conversões?

Por mais que os resultados estejam sendo positivos, não saber o que está funcionando e o que não está é jogar dinheiro fora. Uma das maiores qualidades de estratégias de marketing digital é poder atualizar e otimizar todos os seus esforços e extrair o melhor deles. E isso a agência saberá fazer, caso você esteja com algumas dúvidas.

Portanto

Se você conseguiu se enquadrar em alguns desses casos, pode ser o momento de começar a cogitar contratar uma agência de marketing digital. Com certeza você se surpreenderá com os resultados possíveis de se alcançar quando se conta com uma ajuda especializada.

Escolher uma agência de marketing digital é uma decisão muito importante e que pode definir o futuro do marketing da sua empresa, então se você precisar de mais alguns conselhos e algumas dicas, dê uma olhada em nosso blog, pois temos alguns artigos que irão lhe ajudar!

Esse post foi escrito por Guido Coelho, da Ingage.

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!