pessoas conectadas pelas redes sociais

7 dicas incríveis para criar uma bio nas redes sociais

Antes de tudo: escolha sua rede social

Quando chega a hora de escolher uma rede social, você conseguirá mais resultados escolhendo aquela que se encaixe com sua marca. É importante saber qual rede social é a preferida e mais utilizada por seu público-alvo. Confira nosso guia definitivo para escolher suas redes sociais aqui!

Já leu nosso guia e escolheu de quais redes sociais sua empresa vai participar?

Então agora você precisa criar uma bio incrível para suas redes sociais. Isso pode parecer uma tarefa simples, mas é mais complicado do que você imagina. E agora você pode estar se perguntando: mas por que isso seria complicado? Sua bio não são apenas informações básicas sobre você?

Não! Sua bio nas redes sociais é seu cartão de visita. É a primeira coisa que seus fãs e seguidores vêem sobre você. Por isso ela precisa ser muito bem feita: é importante saber exatamente o que você vai escrever.

Sua bio deve te separar dos seus concorrentes, mas ainda assim criar uma aura acessível sobre você ou sua empresa. Te fazer soar como um profissional de sucesso sem parecer que você está se gabando demais. Ser profissional com um toque pessoal. E quem conseguir jogar um pouquinho de humor nisso tudo ainda ganha pontos bônus, porque redes sociais também devem ser divertidas!

E vamos ser sinceros: falar de si mesmo é difícil. E fazer isso em 160 caracteres ou menos é uma tarefa ainda mais complicada. Esse é provavelmente o motivo porque você deve ter cuidado e se esforçar ao criar a bio perfeita e profissional para seu perfil no Twitter – ou LinkedIn, Facebook, etc.

Aqui vai uma checklist de sete elementos para você incluir na sua bio nas redes sociais para fazer dela uma parte incrível do seu perfil:

1. Sua bio inclui ao menos uma descrição profissional do que você ou sua empresa fazem

As pessoas querem saber o que você faz ou o que você vende. É essencial que você explique exatamente com o que você trabalha. Mas seja objetivo: você precisa explicar isso com poucas palavras.

2. Inclui uma palavra que não é “chata” ou muito técnica

Entendemos que às vezes pode ser um pouco difícil não usar apenas termos técnicos quando você trabalha em áreas que podem ser difíceis de explicar sem o uso deles, como empresas que trabalham com softwares, por exemplo. Mas tente incluir ao menos uma palavra que seja mais comum para o público geral ou que converse com o dia a dia deles. Olhe como exemplo a bio do nosso perfil no Twitter:

criar uma bio nas redes sociais

Nós trabalhamos com Marketing de Conteúdo e isso nem sempre é uma coisa muito fácil de se explicar. Mas o uso da palavra “matadoras” fez da nossa bio mais extrovertida para nosso público. Pode parecer besteira, mas a palavra certa faz toda a diferença!

3. Inclui no mínimo uma palavra-chave e no máximo três

Palavras-chave sobre o que você faz são importantes para que você seja encontrado nos fatores de rankeamento do Google.  Faça uma pesquisa para saber quais são as palavras-chave mais utilizadas no seu mercado por seus concorrentes – afinal você vai querer que seu site e perfil apareça nas buscas em posições melhores que as deles. Confira aqui quais são são as 10 ferramentas que podem te ajudar no rankeamento do google.

4. Inclui um sucesso ou realização feitos por você ou sua empresa

Essa dica é óbvia: você quer que as pessoas saibam que você é bom naquilo que faz. Mas seja objetivo: mencione apenas o que realmente é essencial. As pessoas não precisam saber que você tirou total naquele seu trabalho da 5a série.

5. (Para páginas pessoais) Inclui um hobby

Essa dica vale apenas para páginas pessoais. Inclua um hobby que diga muito sobre quem você é. Isso é importante para possíveis empregadores ou contatos interessantes saibam o te faz especial.

6. (Para páginas pessoais) Inclui um fato interessante sobre você

Mais uma dica para páginas pessoais. Você morou na Inglaterra por um ano? É especialista em algo? Diga-nos algo interessante sobre você! O que você vai dizer depende do seu critério, mas seja criativo.

7. Faz um link com sua empresa ou outro perfil social

Como mostramos no nosso perfil no Twitter (onde linkamos nossa bio com nosso blog, o Marketing de Conteúdo), fazer um link em sua bio com seu site, blog ou outro perfil em outra rede social é importante para que que novas informações sobre você sejam facilmente encontradas.

Conclusão

Fazer uma bio incrível em poucos caracteres pode ser difícil, mas não é impossível. Complete essa checklist e veja como seu perfil agora parece muito mais profissional e interessante.

Agora que você já preencheu sua bio, podem ter surgido algumas dúvidas de como preencher o resto do seu perfil nas redes sociais. Se esse é o seu caso, Baixe agora nosso kit gratuito para Marketing nas Redes Sociais! Nele vamos te ajudar a completar seu perfil e ainda te daremos dicas de tamanhos de postagens para as redes sociais. 

Marketing nas Redes Sociais [KIT GRATUITO DE MATERIAIS] 1

Aprenda quais são os tamanhos ideais para todas as imagens de redes sociais, clique aqui!

Confira nossos materiais gratuitos te ensinando a fazer um marketing de sucesso nas principais redes sociais da atualidade:

 
Autor(a)

Escrito por: Lizandra Muniz Meio publicitária e meio escritora. Apaixonada por palavras, séries, cultura pop e versões em miniatura de animais.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!