cta para ecommerce

Descubra como impulsionar as vendas de seu e-commerce com o uso de CTAs

Você já usa CTA no seu e-commerce? Descubra aqui como usar para gerar ótimos resultados e maiores vendas na sua loja virtual!

De acordo com a E-commerce Trends 2017, dois grandes desafios enfrentados pelos e-commerces são aumentar a taxa de conversão no site e o volume de vendas, com 68,9% e 68,6%, respectivamente.

Ambos empecilhos podem ser superados ao colocar em prática algumas estratégias. Uma das opções para contribuir tanto com o crescimento de conversões quanto em relação ao volume das vendas pode ser investir em CTAs.

Neste post vamos abordar como isso pode ser feito e os possíveis impactos positivos para a sua loja virtual. Confira!

O que é CTA?

O CTA ou call-to-action é uma chamada que convida o visitante de seu e-commerce para uma determinada ação. Ele ajuda a guiá-lo para compra, deixando mais próximo de concluí-la.

Essa chamada pode ser tanto uma imagem quanto um texto que apresenta um link, que ao ser clicado leva para a próxima etapa do funil de vendas.

Normalmente, um CTA apresenta verbos no imperativo, frases curtas, diretas e atrativas além de cores e formatos que ofereçam destaque. Quando pronto, é possível e recomendado realizar testes A/B para investigar quais elementos podem estar influenciando no aumento da taxa de cliques.

O seu e-commerce pode, por exemplo, promover ofertas e promoções com o CTA. Imagine o seu visitante se deparando com um banner com a seguinte mensagem: Frete grátis! Ao clicá-la, produtos selecionados são exibidos. Dessa maneira, você amplia as chances de transformar esse visitante em cliente.

E não pense que o CTA deve ser usado apenas para ofertas como a citada acima. Existem infinitas possibilidades, entre elas a de convidar o visitante a se inscrever em uma newsletter, realizar o cadastro, baixar um material rico ou mesmo acessar um conteúdo do blog.

O objetivo desse elemento é ajudar a aumentar a interação entre a sua loja e esse cliente em potencial, para que ele esteja cada vez mais próximo de concluir uma compra.

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica que é calculada ao se dividir o número de clientes pelo número de visitantes, multiplicado por cem. Com ela é possível saber qual a porcentagem de visitantes estão consumindo em seu e-commerce.

De acordo com a pesquisa da Experian Hitwise, a taxa média de conversão de visitas em compras dos e-commerces brasileiros é de 1,65%.

Na E-commerce Trends, também realizamos essa mensuração fazendo uma mediana dos números fornecidos pelos visitantes:

cta para ecommerce

Qual a importância do CTA para e-commerces?

O CTA fornece informações valiosas para os e-commerces. Com ele é possível descobrir se existe algum impedimento para os visitantes não consumirem em sua loja virtual – caso essa taxa esteja muito baixa.

Com a E-commerce Trens os principais motivos apontados pelos participantes como obstáculos para realizarem compras em e-commerces foram:

1º) a vontade de experimentar e ver o produto pessoalmente antes de adquiri-lo (71,4%)

2º) a taxa de frete muito alta (14,3%)

3º) a falta de confiança (14,3%)

Se no caso de seu e-commerce essa taxa estiver alta, continue colocando em prática as estratégias atuais, mas lembre-se de revisá-las de tempos em tempos e sempre mensurá-las.

Como criar um CTA?

Para criar um CTA com grandes chances de apresentar uma boa conversão é necessário conhecer muito bem a persona de seu e-commerce e o estágio no qual ela se encontra no funil de vendas.

Com essas informações é possível definir o objetivo de seu CTA e escolher o melhor formato e lugar que ele será exibido.

Ao seguir esses passos, será possível criar uma chamada realmente atrativa para o seu visitante e adequada a necessidade que ele apresenta naquele momento.

De forma resumida, as etapas seriam:

Conheça a persona de seu e-commerce

Um CTA para apresentar grandes chances de conversão precisa ser segmentado tendo em vista os hábitos e interesses dos seus clientes, além de claro, ser adequado ao estágio do funil em que eles se encontram.

Defina o objetivo do CTA

O CTA que você deseja criar deve levar o visitante para qual ação? Compra, registro, cadastro na newsletter…Seja qual for deixe bem claro no texto.

Escolha o formato, elementos e um lugar de destaque

Com o objetivo do CTA definido, é possível escolher o formato que mais se adeque. Você pode optar por um modelo de sidebar, texto ou  mesmo imagens inseridas em um post do blog.

Além disso, para atrair cliques, o CTA precisa ser visto, por isso, a escolha das cores e posição que ele vai ocupar é de grande importância, podendo influenciar muito neste resultado.

Onde usar o CTA?

Existem várias opções de canais para usar os CTA. Portanto, o que vai influenciar nessa escolha é o objetivo da chamada criada para que ela possa ter o máximo de cliques possível.

Alguns exemplos são:

Em anúncios

Utilizar CTAs em anúncios, como clique aqui, ajudam a atrair cliques e, consequentemente, a torná-los mais eficazes.

Na página inicial do e-commerce

Com certeza este é o lugar de maior destaque e visível para todos os visitantes. Por isso, é indicado que o CTA que ocupe esta posição seja atrativo para todos que acessarem o seu e-commerce. Chamadas com desconto, por exemplo, podem ter um bom desempenho.

Nas páginas de produtos do e-commerce

Neste caso, é possível criar um CTA adequado com os produtos e/ou serviços exibidos na página, como descontos para um determinada categoria, ou então utilizar uma chamada geral que convide a assinar uma newsletter ou a curtir o perfil do e-commerce nas redes sociais.

Nos posts do blog (se o seu e-commerce tiver um blog)

Você pode chamar os leitores de seu blog para conhecer um determinado produto e/ou serviço ao final do conteúdo. Ou também pode levá-los a baixarem um ebook que complementa o assunto abordado no post.

Como mensurar?

Agora que você já sabe como criar e onde usar os CTAs é necessário saber como medir o desempenho de toda essa estratégia.

Para fazer essa análise você pode utilizar o Google Analytics. Com ele será possível conhecer as taxas de conversão de cada CTA de seu e-commerce além de realizar testes A/B.

Essa é uma ferramenta muito útil que possibilita muitas outras avaliações, entre as mais usadas pelos e-commerces estão em relação ao comportamento do usuário (98,6%), monitoramento da audiência (98,7%) e resultados nas redes sociais (83%), como apontou a pesquisa E-commerce Trends 2017.

Conclusão

Uma estratégia de CTA bem elaborada possibilita um grande ganho para os e-commerces que a utilizam. Além de influenciar nas vendas, ela fornece informações sobre os visitantes e consumidores que podem ser muito úteis para aprimorar tanto CTAs quanto outras táticas.

Caso tenha alguma dúvida sobre o mercado de e-commerces, conte para gente nos comentários abaixo. E não se esqueça de curtir e compartilhar este post!

Se quiser aprender mais, não deixe de conferir a mais nova pesquisa da Rock Content: E-commerce Trends 2017!