5 Modelos de currículos incríveis para você se inspirar e se candidatar para uma vaga de marketing

Se você está procurando um emprego, com certeza uma das perguntas que passam pela sua cabeça é: “será que o meu currículo está adequado?”.

Afinal, profissionais de RH aparecem constantemente na televisão, falando sobre a importância do currículo como ferramenta na busca por uma vaga.

O curriculum vitae – o famoso “CV” – é o seu cartão de visitas (aliás, até a sigla combina!). Ele proporciona o primeiro contato entre você e seu possível-futuro-chefe.

Pensando nisso, nós preparamos um artigo com os melhores exemplos e dicas para um currículo para marketing campeão. Confira!

O que deve haver em um currículo tradicional?

Neste artigo, vamos falar sobre como você pode destacar seu currículo para marketing da concorrência.

Mas, antes de caminhar uma “milha extra”, é preciso garantir que o seu CV também atende a alguns requisitos básicos. Portanto, confira cinco dicas para um currículo tradicional.

Inclua as informações básicas

Não adianta muito pensar em um currículo totalmente inovador e esquecer de colocar o mais importante, as informações básicas. Isso inclui:

  • Nome completo, data de nascimento
  • Endereço, telefone e e-mail

Essas informações serão importantes para que o recrutador possa entrar em contato com você. Aliás, é recomendável incluir mais de um telefone de contato.

Coloque pelo menos um telefone fixo, para que o recrutador possa deixar um recado, caso ele não consiga acesso através do seu celular.

Ainda é uma prática comum colocar sua nacionalidade, naturalidade e estado civil. Porém, pela legislação brasileira, nenhum recrutador pode descartar um candidato por estes fatores.

Identifique seu objetivo

Sempre que você enviar um currículo, é importante identificar qual é o seu objetivo. Lembre-se disso especialmente quando você estiver prospectando um empregador, e não candidatando-se a uma vaga existente.

O objetivo pode ser o cargo ou a área em que você quer trabalhar, dentro daquela empresa.

Ao identificar o objetivo, seu CV será direcionado para a pessoa que tem propriedade e autonomia para fazer a avaliação.

Currículos sem objetivo podem ficar esquecidos no banco de dados do RH e perder grandes oportunidades.

Fale sobre formação e experiência de forma objetiva

Direto e sucinto. É assim que você deve ser, ao falar sobre sua formação acadêmica e experiência profissional.

Comece pelos seus últimos empregos e cursos. E, se você é um profissional com muitos anos de carreira, não precisa colocar todo o seu histórico. Foque no que é mais recente.

Além disso, inclua apenas as informações mais relevantes para o cargo que você tem em vista. Se você está elaborando um currículo para marketing, cursos e experiências em logística não vão agregar muito valor.

Destaque seus diferenciais

A área de marketing é muito dinâmica, e alguma coisa nova surge a cada dia. Por isso, um parágrafo sobre conhecimentos específicos é importante. Nele, você pode listar os conceitos, técnicas, práticas e estratégias de marketing com que tem mais familiaridade.

Você provavelmente não entende de todas as ramificações do Marketing – Marketing de Conteúdo, SEO, Redes Sociais, UX… Então, é importante destacar quais são os assuntos em que você é um expert.

Conhecimentos em softwares e idiomas também merecem destaque. E não se esqueça de mencionar qualquer experiência no exterior, como estágios e intercâmbios.

Descreva seu perfil profissional

Algumas pessoas acreditam que descrever seu perfil profissional é muito subjetivo e fará com que seu currículo pareça vazio, superficial. Porém, a intenção não é fazer elogios a si mesmo.

Lembre-se de que qualquer característica falsa colocada no currículo será facilmente identificada na entrevista, dinâmicas de grupo ou até mesmo no período de experiência.

Você deve destacar aspectos reais que possam dar ao recrutador uma ideia clara de como será o seu comportamento e relacionamento dentro da empresa. Comunicação, organização, respeito pela diversidade e trabalho em equipe são bons exemplos.

Como fazer um currículo criativo?

Criatividade é algo único. Precisa representar a sua individualidade. Mas nós podemos trazer algumas sugestões, baseadas em cases internacionais interessantes e que deram certo.

Então, confira cinco exemplos de profissionais de marketing. Eles fizeram currículos que fogem do padrão e conseguiram destaque em relação aos concorrentes.

Currículo na embalagem

A ideia de Brennan Gleason foi transformar seu currículo em uma embalagem, um pack para quatro cervejas. Além disso, com um QR Code no rótulo de cada cerveja, é possível acessar o seu portfólio.

Com essa idéia, ele demonstrou suas habilidades de designer gráfico, além de um bom conhecimento tanto de técnicas do marketing tradicional quanto digital.

curriculo para vaga de marketing

Currículo em vídeo

Victor Petit colocou, no verso de um currículo tradicional, uma foto de si mesmo com um QR Code na boca. Ao posicionar o celular para fazer a leitura, o recrutador pode ver um vídeo da boca do próprio Petit falando sobre seu perfil profissional.

O resultado da sobreposição da foto de rosto com o vídeo da boca é bem original, demonstrando toda a criatividade desse profissional.

curriculo para vaga de marketing

Currículo no e-commerce

Philipe Dubost é “gerente de produto web”. Por isso, faz sentido que ele tenha criado uma réplica da página de produto da Amazon para mostrar seu currículo.

O produto, é claro, é ele mesmo. E a página ainda sugere que você o compre junto com um par de tênis e passagens de avião.

Um update no site de Philipe indica que ele conseguiu 1.5 milhão de visitantes e um excelente emprego, em apenas dois meses.

curriculo para vaga de marketing

Currículo no Google

Eric Gandhi é designer, mas poderia facilmente conseguir um emprego como Analista de Otimização.

Ele conseguiu fazer com que uma busca no Google por “criativo + trabalhador + talentoso + excelente designer + único + autodidata” (em inglês) retorne como resultado a sugestão: Você quis dizer Eric Gandhi?

Logo abaixo, o maior motor de buscas do mundo exibe o currículo completo do profissional.

curriculo para vaga de marketing

Currículo em Game

O conceito de gamificação tem sido muito aplicado em gestão estratégica, recursos humanos e, claro, no marketing também. Robby Leonardi tomou esse conceito e aplicou ao desenvolvimento de um currículo interativo.

Ele criou, no próprio site, uma versão do famoso jogo Super Mario Bros. O personagem é o próprio Robby (provavelmente) e, enquanto o visitante “joga”, pode visualizar detalhes do seu perfil e histórico profissional.

curriculo para vaga de marketing

O que você achou dos nossos exemplos? Já teve alguma ideia para criar o seu currículo, aplicando na prática suas habilidades de marketing e desenvolvendo um modelo único?

Legal! Então, aproveite e visite a Rock Jobs, nossa plataforma exclusiva de vagas. A Rock Jobs é o lugar ideal para você publicar e divulgar seu currículo para marketing.

analista de marketing

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!