mouse perseguindo cifrões

Custo por clique: Aprenda o que CPC significa para o PPC

 O que todos que possuem um website querem mesmo é que suas páginas sejam vistas por cada vez mais pessoas e que suas mensagens ou produtos tenham cada vez mais alcance. Mas, normalmente, não é possível que os proprietários dediquem todo o seu orçamento em investimentos, portanto aumentar a verba disponível é realmente necessário. Uma das alternativas é a utilização de ferramentas de PPC, sigla para pagamento por clique.

O que é o PPC?

Trata-se de um princípio de compreensão simples. O exemplo mais comum a disposição é o do Google AdWords. Quando algum usuário faz uma busca de uma palavra ou frase que seja importante para ele, os resultados referentes ao seu site ou blog podem aparecer nesta busca, mas você só precisa  pagar pelo serviço se o visitante realmente clicar no anuncio feito por você.

Expressões básicas

Todas as formas de marketing online possuem diferentes níveis e termos próprios. Abaixo citamos os mais comuns para que a sua compreensão seja facilitada.

PPC – Como explicado, mesmo que o anúncio apareça por várias vezes, ele só necessitará ser pago caso seja clicado pelo usuário. Significa pagamento por clique.

Editor – É aquele que disponibiliza o espaço para que seu anúncio seja feito através de sites ou plataformas. A maioria dos internautas já teve a oportunidade de ver anúncios que aparecem ligados à uma busca feita no Google, portanto, nessa situação o editor é o Google. Os sites que permitem que o Adsense funcione neles, ou que disponibilizam espaço para os anúncios também são chamados de editores;

Anunciante – É o comprador de espaços e anúncios em uma plataforma, blog ou site. Ao adquirir um espaço para anunciar no Google, você passa a ser considerado um anunciante. Por exemplo, caso você adquira a palavra-chave “cartucho de impressora”, o seu anúncio aparecerá sempre que esta busca for realizada por um usuário.

Custos por clique

Ainda existe uma falta de cuidados pelos empreendedores referentes ao impacto causado pelos custos por clique no Retorno Sobre Investimento (ROI) feito nas campanhas. Isso acontece muitas vezes pela acomodação por parte dos responsáveis pela publicidade, que acreditam que apenas o número de visitas é que acaba determinando o sucesso de um negócio. É claro que se trata de uma métrica fundamental para as campanhas de marketing digital, mas isso não significa que o sucesso em função de um site que possui um número alto de visitantes está consumado, afinal, o objetivo de qualquer negócio, acima do alcance que ele pode obter, é a lucratividade.

Utilizando-se deste parâmetro, a pergunta a ser feita é: quanto posso pagar por um clique sem que eu leve prejuízo? Essa é a descoberta a ser feita antes do disparo da campanha. Abaixo demonstraremos a fórmula mais fácil para que este cálculo seja feito, e, com ela, todos os anunciantes podem ter uma base de quanto gastar em uma campanha e continuar tendo o ROI positivo.

Fórmula de cálculo do CPC máximo

Por exemplo, um site de e-commerce inicia uma campanha para a divulgação de um e-book. O valor de venda deste item é de 50 Reais e o seu custo de produção para o site foi de 35 Reais. Para que seja calculado o CPC máximo, o que precisamos é de apenas de dois dados: o lucro bruto por cada pedido e a taxa de conversão daquela loja.

O lucro bruto é calculado pelo preço das vendas subtraindo o valor do custo da mercadoria que está sendo comercializada. No exemplo que utilizamos fica da seguinte forma: 50,00 menos 35,00 é igual a 15,00 Reais.

O cálculo da Taxa de conversão da loja é realizado ao se dividir a quantidade de vendas em determinado período por quantos foram os visitantes. Vamos supor que o nosso e-commerce vendeu em um mês 120 e-books e recebeu 12.000 visitas neste tempo. O resultado é o seguinte: 120 que dividido por 12.000 é igual a 0,01 ou seja, a Taxa de conversão foi de 1%

Ao obter estes dados, o Custo Por Clique Máximo para que a campanha de PPC se torne viável fica simples. Basta que seja multiplicado o Lucro Bruto do e-book pelo resultado obtido na Taxa de Conversão, desta forma: CPC máximo é igual a 15,00 Reais vezes 0,01 que resulta em 0,15 centavos.

Toda atenção é necessária ao CPC

Como visto, o máximo que o proprietário do site de e-commerce que comercializa o e-book pode pagar por clique é 15 centavos.  Caso ele gaste mais do que isso em sua campanha o valor desembolsado não cobrirá os lucros, daí a importância do CPC em uma campanha de PPC. Para citar um exemplo de erro simples, caso sejam gastos 20 centavos por cada clique, o custo de buscar 100 visitantes para que uma venda seja realizada é de 20 Reais, 5 reais acima do Lucro bruto, o que constata o prejuízo.

E no caso das Startups?

Qualquer tipo de loja virtual, assim como qualquer produto comercializado pode se basear nesta fórmula. No caso de empreendimentos que ainda não possuem o valor da taxa de conversão consolidada, a estimativa da taxa média no e-commerce é de 1%, um índice que é relativamente seguro. Caso seja necessário utilizar a fórmula para mais de um tipo de produto, basta que seja utilizado o ticket médio, menos o custo médio dos pedidos.

Iniciando uma campanha PPC

Pense em uma extensa lista de palavras chave que possam atrair a sua audiência. Caso seja utilizado o Google AdWords, o próprio sistema deles lhe auxilia na definição delas. Definido quanto poderá gastar utilizando as fórmulas, tente equilibrar a campanha se utilizando de palavras mais caras e mais baratas, para que o orçamento não vá todo pelo ralo, e que o seu público possa ser atingido com eficácia.

Monitore sempre para verificar a efetividade de seu investimento. Não se esqueça que a gestão de uma campanha é só uma parte de um plano maior de SEO Marketing na internet. Se lembre da necessidade de também focar energias em outras áreas. Se mantenha atento para todas as oportunidades!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!