Customização de Email Marketing: saiba onde você não pode errar!

Customização de Email Marketing: saiba onde você não pode errar!

A personalização comportamental é essencial quando se trata da comunicação com um potencial cliente. É através dela que você consegue obter um nível de controle maior sobre a: aquisição de um usuário, engajamento, retenção e monetização.

Um dos impactos mais nítidos é a customização de email marketing. Não é difícil encontrar estudos de caso que demonstrem os resultados transformadores como 100-150% de aumento do número de cliques, ou uma diminuição de 10-20% na quantidade de churn, e até mesmo o aumento de 2X ou 3X na receita média por cliente.

Então qual é o custo de enviar um email descuidado?

O quão mal pode fazer? Bom, sabemos que muitos de nós têm enviado email irrelevantes e mal cronometrados há tempos, e que de certa forma aprendemos a ter seus desempenhos relativamente baixos como uma norma. Enviar um email custa frações de centavo no seu desenvolvimento em contra partida, o estudo e a implementação da personalização de comportamento será muito mais cara – certo?

ERRADO!

Na realidade, o efeito de um email mal estruturado pode danificar ou destruir duas coisas muito importantes: os seus relacionamentos com os clientes e os contatos da sua base. Precisamos começar a ver as falhas nas comunicações com nossos clientes falharam como situações negativas, e não como algo neutro ou de pouca importância .

New Call-to-action

Processo de comunicação indo por água a baixo

A falha na comunicação tem um impacto negativo sobre a sua organização, porque:

1. Percepção negativa da empresa = Diminuição de receita

As experiências negativas tendem a diminuir o valor de sua empresa. A quantidade de tempo e dinheiro que um consumidor vai gastar com a sua empresa estará sempre correlacionada com o valor emocional que ele atribui a ela.

2. Diminuição das expectativas = Aumento de Churn

Um email irrelevante define uma expectativa cada vez mais baixa para o outro, criando uma espiral descendente de diminuição de engajamento, o que em última instância pode levar ao churn.

3. Conteúdo irrelevante =  Diminuição do engajamento

É sempre concedido a você um espaço finito, delimitado da atenção do seu cliente para que você possa conquistá-lo e engajá-lo. Desperdiçar esse espaço com conteúdo irrelevante reduz fortemente suas chances de conseguir prender a atenção dele ou de conduzí-lo no seu funil de vendas.

4. Comunicação Falha = Aumento do custo de aquisição Cliente

Essas moedas de um centavo gastos deixando de adquirir novos clientes quando somadas, farão com que você tenha aumentado enormemente seus esforços e custos para conseguir um novo cliente, e se você não está aprendendo com seus erros, você acaba jogando um bom dinheiro fora.

Pense na customização de email marketing como um relacionamento:

Como em um relacionamento, muita coisa pode dar certo ou errado em um email. A pessoa com quem você compartilha a sua mensagem pode ser o cliente perfeito para a sua empresa. Seu email pode apelar para as necessidades desse potencial cliente e construir um relacionamento ao longo da vida. Ou o seu destinatário pode descobrir que enquanto vocês dois não têm química, o seu produto ainda poderia ser uma combinação perfeita para um de seus amigos. Entretanto, da mesma forma que em um relacionamento, muita coisa pode dar errado, confira as causas:

1. Seus assuntos não tem causado uma boa primeira impressão

A experiência do seu destinatário com o email começa antes que o mesmo seja sempre aberto – com o assunto. Muita coisa está em jogo nesses 50 caracteres ou menos. Alguns erros clássicos incluem os CAPS, pontos de exclamação excessivos, e – é claro – assuntos que não apresentam o real conteúdo do seu email.

O que fazer: Testes A/B para seus assuntos. Tente fazer com que eles sejam o mais fiéis possível ao conteúdo do próprio email.

2. Você deixa o seu consumidor entediado

Seus emails são secos, grandes e/ou monótonos?  Imagine que o destinatário do email está se arrumando para uma reunião importante,  procurando seus sapatos, seu filho se lambuzou todo durante o almoço, e ele já está atrasado para uma reunião. Ele não tem um ano para tentar decodificar e analisar o que você gostaria de dizer com milhares de palavras. O tempo dele é precioso, não o desperdice.

O que fazer: Não tenha medo de um pouco de usar um pouco de toque humano, ou até mesmo de ser um pouco divertido. Mas jamais busque escrever um romance – o mais rápido você puder chegar ao seu CTA melhor.

3. Você esqueceu/confundiu o nome do cliente

Durante o meu pior relacionamento na faculdade, a menina com quem eu estava saindo admitiu que ela tinha esquecido o meu nome. Ela explicou que havia saído e conhecido diversos caras naqueles últimos dias, mas não tem como a gente aceitar muito bem, certo? O estrago já estava feito. Ou seja, você precisa promover a customização de email marketing quando enviar os seus, pelo menos, não tente não usar o nome errado.

O que fazer: Tente sempre estar com seu banco de dados da sua base atualizados, nesse caso, a automação de marketing pode ajudá-lo facilmente a nunca incorrer nesse deslize.

4. Você está falando excessivamente sobre você

O público de seus emails não precisa de emails a respeito de como você está reformando sua empresa, ou como ela celebrou recentemente seu décimo quarto mês no mercado. Deixe este tipo de atualizações para seu blog ou mídias sociais…ou para um telefona para sua mãe.

O que fazer: Faça com que seus emails tenham o foco somente no seu público, nas suas personas. Eles deverão ser interessantes e divertidos para as pessoas que ainda não estão 100% certas de investirem em seu negócio.

5. Você não escuta

Email marketing é sobre conversas e relacionamentos, não sobre exibicionismos. Não envie vários emails sobre um tópico que seu público não esteja interessado; não envie o mesmo email duas vezes; e – se você tiver a tecnologia – tente não oferecer para eles um conteúdo que eles já viram em seu blog ou site

O que fazer: Use a automação de marketing para ouvir e responder às preferências e comportamentos das suas personas. Crie um espaço de discussão e diálogo como o nosso Fórum. Escute! Interaja!

New Call-to-action

Enviar bons emails ou criar um bom conteúdo para seus clientes se torna cada vez mais fácil e acessível

À medida que a tecnologia evolui, a personalização comportamental se torna mais acessível e disponível. Você não precisa mais contratar PhDs ou aprender a escrever algoritmos e integrar seus diferentes bancos de dados ou encontrar analistas especialmente treinados para executar relatórios, existem diversas empresas que podem fazer isso por você.

Nós não precisamos de aceitar mais um baixo desempenho de um email. Hoje, os especialistas em marketing têm acesso a incríveis ferramentas de análise de comportamento que vêm em pacotes de plug-and-play ou também ebooks que te ajudam a desenvolver novas estratégias de ação . O poder de proporcionar melhores experiências ao cliente e transformar o seu desempenho está completamente ao seu alcance!

Se você quer mais informações sobre email marketing, baixe agora nosso ebook gratuito sobre o assunto!

Já teve alguma experiência ruim com um email feito de forma descuidada? Quais estratégias você utiliza para evitar esses problemas e engajar melhor sua base de dados e clientes? Compartilhe suas experiências conosco!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!