Design para empresas – Aprenda como revolucionar o seu negócio

Design gráfico, design de moda, design de produto, design inovador, design thinking…

Quando as pessoas falam em design, diversas coisas surgem em suas cabeças e outras diferentes nas mentes de quem está ouvindo.

Será possível que existam todos os tipos de design que a gente ouve falar por aí?

Há aqueles que acreditam que design está exclusivamente ligado a imagens e materiais de comunicação, já há outros que pensam em móveis e utensílios de decoração descolados e futurísticos, tem gente que associa design somente com artistas plásticos e aquelas instalações malucas em museus.

Para cada cabeça, uma sentença…

Mas, afinal, o que é e quais são os tipos de design?

E como os tipos de design podem revolucionar sua empresa?

Muita calma nesta hora!

Vamos começar pelo começo!

Origem de todos os tipos de design

Todos os tipos de design que conhecemos hoje têm sua origem no desenho industrial e na concepção de produtos, algo que foi fortemente influenciado pela revolução industrial na Europa e principalmente na Alemanha.

Esta disciplina visava (e ainda visa) encontrar a melhor solução ao se idealizar, desenvolver e criar um artefato.

O objetivo é reunir as melhores características e funcionalidades, tanto na maneira como será usado o objeto, como na forma como será produzido.

Isto é: não basta que seja útil, funcional, bonito, intuitivo de usar, atraente e de custo acessível (para seu público).

Tem também que ser produzido de forma prática e ordenada, otimizando a utilização dos recursos energéticos, financeiros e dos materiais empregados, de uma maneira prática, sustentável e econômica.

Portanto, o design vai muito além da beleza dos objetos, ele deve reunir valores como:

  • Estética,
  • Funcionalidade
  • Produtividade
  • Economia
  • Sustentabilidade

Entre outros.

Como você vê, não importa quais são os tipos de design, todos eles podem ser muito úteis para sua empresa.

Ao criar produtos, estruturar sua linha de produção, fazer um anúncio, criar um blog ou desenhar seu logotipo, diversos tipos de design estarão envolvidos nesses processos.

E se você fizer isso de forma integrada, o caminho do sucesso de sua empresa estará cada vez mais bem traçado.

Vamos falar aqui de um dos tipos de design que podem influenciar seu negócio de uma maneira mais ágil: o design visual e de comunicação.

O ideal é que você integre o design de produto e de comunicação em um processo unificado, com resultados ainda mais efetivos aos olhos do consumidor.

Uma empresa que sabe fazer isso com excelência é a Apple, que não só tem uma identidade visual e campanhas de comunicação impecáveis, como transmite claramente esses valores e posicionamento também no design de seus produtos, sempre inovadores e pensados de uma maneira diferente a cada lançamento.

Usando o design visual e de comunicação em sua empresa

Este, de todos os tipos de design, é o que as pessoas mais conhecem.

E muitos acreditam que seja a única forma de design, o que é um erro.

O design visual é um dos mais importantes para sua empresa, pois será ele quem mostrará para seu público uma série de elementos vitais para a compreensão de seu negócio.

É através dele que o público se identifica e cria laços fortes com sua marca.

É por meio do design que sua empresa criará uma identidade visual para transmitir corretamente alguns conceitos fundamentais da marca ao seu público:

  • Seu posicionamento: isto é, o lugar que quer ocupar em seus corações e mentes, como quer ser visto por seus consumidores.
  • Seus diferenciais: aquilo que você faz melhor que os outros e é o motivo que leva seus clientes a escolherem a sua marca e não a de um concorrente na hora da comprar.
  • Deixar clara sua oferta de valor: afinal, quem é você? O que exatamente você oferece para o público que pode atender a alguma necessidade dele? Que problema você pode resolver para tornar a vida melhor depois de alguém ter uma experiência com sua empresa?

Empresas que tem uma identidade visual competente, fruto de um trabalho de design profissional, conseguem resultados muito melhores, seja ao fazer panfletos ou o design de cartão de visitas, ou em projetos mais fundamentais, como a criação de sua logomarca.

12 vantagens do uso do design na comunicação

  1.     Originalidade.
  2.     Certeza de estar falando a “língua” de seu público.
  3.     Imagem de uma empresa de qualidade e profissional.
  4.     Maior efetividade das ações.
  5.     Transmissão correta de seu posicionamento para os consumidores.
  6.     Mais adesão e lembrança de sua marca.
  7.     Construção de valor para a empresa com uma marca forte.
  8.    Diferenciação da concorrência.
  9.    Agrega valores intangíveis a seus produtos e serviços.
  10.  Emociona e apaixona seus clientes.
  11.  Leva à repetição de compra e à compra de impulso.
  12.  Unicidade, consistência e coerência na comunicação.

É muito importante que sua identidade visual esteja presente com a mesma mensagem, posicionamento e elementos em todos os pontos de contato com seu consumidor, seja na embalagem do produto, em um e-mail marketing ou mesmo na comunicação visual de sua fachada.

De todos os tipos de design, a comunicação e identidade visual é aquele que poderá trazer resultados mais rapidamente para sua empresa, principalmente se usado de maneira estratégica, baseado em um bom plano de negócios, detalhado em um planejamento de comunicação eficiente, com posicionamento e diferenciais bem claros e traduzidos corretamente no design de suas peças de comunicação e marketing.
* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina.

Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como criar um folder, ou até mesmo a criação de logotipo para sua empresa.

Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo.

Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou.

E o melhor! Caso não fique satisfeito a We Do Logos devolve o valor investido!

É tudo online, sem risco e gerenciado para você!

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!