Design para slides e apresentações incríveise-commerce envolve inúmeros desafios. Além disso, como todos desejam alcançar o sucesso,  pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para se destacar em meio a tanta concorrência.

">

10 dicas de design para slides: monte apresentações incríveis!

Uma boa palestra pede não só domínio do tema e desenvoltura na fala, mas também uma boa apresentação visual. Aprenda como fazer um design para slides incrível!

Criar um bom design para slides não é uma tarefa fácil, principalmente para quem não é designer e não domina as principais ferramentas de edição de imagens.

Mas isso não quer dizer que esta é uma tarefa impossível.

Na verdade, entendendo alguns conceitos básicos de design, qualquer pessoa pode criar apresentações interessantes e eficientes.

Pensando nisso, compartilhamos 10 dicas para criar um bom design para slides, garantindo o sucesso da sua apresentação.

Confira!

1. Busque inspiração para criar o layout dos seus slides

O 1º passo para desenvolver um bom design para slides é buscar inspiração.

Com boas referências, é possível criar peças incríveis que serão capazes de atrair a atenção do seu público e transmitir a mensagem de forma eficiente.

Atualmente existem diversos sites, blogs e até mesmo redes sociais com ótimos materiais que podem ser usados como inspiração para a criação das suas peças gráficas.

Sites como o Behance, o Dribbble — usados por muitos designers para exibir o seu trabalho — e o Pinterest podem ser usados como uma ótima fonte de inspiração para a criação do seu slide.

2. Reduza a quantidade de texto de cada slide

Um erro muito comum no design de slides é a inserção de blocos de texto imensos na apresentação.

Isso é grave pois, além de sobrecarregar sua apresentação e torná-la mais desinteressante, um slide com excesso de texto pode transmitir a sensação de que você está inseguro e que não domina o assunto apresentado.

Por isso, o ideal é que você use os textos apenas para destacar elementos importantes da sua apresentação, sem excessos.

3. Abandone o uso de templates e modelos prontos

Os templates e modelos de slides prontos se tornaram muito populares e são muito úteis quando precisamos criar uma apresentação em pouco tempo.

Porém, os templates populares podem transmitir a sensação de que você está fazendo uma apresentação genérica e sem vida.

Além disso, usando um template pronto, você perde a oportunidade de usar o design como um elemento importante da sua apresentação, ajudando a destacar os pontos importantes da sua mensagem.

Por isso, invista o seu tempo na criação de um design para slides único, pensado para atender às necessidades da sua palestra, e utilize templates prontos apenas quando não houver alternativas.

4. Limite a tabela de cores da sua apresentação

Um dos erros mais comuns na criação do design para slides é o uso de cores que não são compatíveis e atrapalham a transmissão da sua mensagem.

Uma escolha equivocada de cores pode transmitir a sensação de que sua apresentação é amadora e prejudicar a credibilidade da sua mensagem.

Ferramentas como Adobe Color e ColourLovers podem te ajudar a escolher as melhores cores para sua apresentação.

5. Use imagens de alta qualidade

As imagens são elementos visuais que ajudam a enriquecer qualquer apresentação.

Elas são capazes de reforçar a sua mensagem e fazer com que o conteúdo da sua palestra seja ainda mais interessante para os espectadores.

Por isso, é muito importante que você utilize imagens de boa qualidade e em tamanho apropriado para a exibição num slide.

Atualmente, existem vários bancos de imagens gratuitos que podem ser usados para encontrar as fotos ideais para a sua apresentação.

6. Fuja do excesso de animações

As animações são elementos visuais que ajudam a tornar os seus slides mais dinâmicos e interessantes.

Quando bem selecionados, são capazes de gerar efeitos que fazem toda a diferença em uma apresentação.

Porém, muitos acabam exagerando no uso das animações, incluindo sons e movimentos que distraem o público e atrapalham a dinâmica da sua palestra.

Por isso, o ideal é que você fuja dos excessos e utilize as animações apenas para reforçar alguma ideia ou para destacar algum elemento importante na sua apresentação.

7. Cuidado com o tamanho dos vídeos

Os vídeos são elementos cada vez mais utilizados em apresentações de slides, pois ajudam a reforçar alguns conceitos ou até mesmo a exemplificar alguma ideia apresentada aos ouvintes da sua palestra.

E, para garantir que a sua apresentação se mantenha interessante, é muito importante que você evite utilizar vídeos muito longos, que podem fazer com que os seus ouvintes se distraiam ou se esqueçam da ideia que está sendo discutida por você.

O tamanho dos vídeos também pode ser um problema caso você esteja utilizando um sistema de apresentação on-line, como o Prezi ou o Google Slides. Nesses casos, o material pode demorar muito para carregar.

8. Esteja preparado para imprevistos

Por mais que você se prepare para realizar uma apresentação, é natural que ocorram alguns imprevistos, como a internet ficar fora do ar ou até mesmo um computador que não abre o arquivo da sua apresentação.

Para evitar que situações assim influenciem na qualidade da sua palestra, é muito importante que você esteja preparado para lidar com cada um desses imprevistos.

Por isso, além de salvar a sua apresentação na nuvem — seja pelo Google Slides ou por outro serviço de backup —, é muito importante que você leve os slides salvos em seu pen drive em .pdf, .ppt e outros formatos de apresentação.

Assim você evita que os imprevistos prejudiquem o sucesso de sua palestra e mostra a sua versatilidade para superar problemas.

9. Priorize a parte superior do seu slide

Inconscientemente, nós costumamos dar mais atenção para os elementos que estão no topo de um slide, dando menos importância para a parte inferior ou para as laterais de uma apresentação.

Por isso, se você deseja criar um design para slides realmente eficiente, o ideal é que você insira as informações mais importantes de sua apresentação no topo do slide, atraindo mais atenção para ela.

Assim, você garante que sua mensagem será transmitida de forma eficiente e que as pessoas que estiverem assistindo à sua apresentação serão impactados pelos elementos mais importantes da sua mensagem.

10. Não se esqueça de revisar todo o seu texto

Por mais que o design para slides seja muito importante para a qualidade da sua apresentação, um simples erro de português pode prejudicar todo o seu trabalho.

Por esse motivo, é muito importante que você revise com cuidado todo o conteúdo dos seus slides, garantindo que nenhum detalhe passe despercebido.

Se preferir, peça para um amigo ou para um membro da família para ler o material criado por você para verificar se não há nenhum erro que você deixou de lado.

Agora que você já conhece as melhores práticas para o design de slides, leia este post sobre como criar uma apresentação de resultados eficiente para a sua empresa.