5 dicas básicas de SEO para melhorar o rankeamento de suas páginas nos motores de busca

5 dicas básicas de SEO para melhorar o rankeamento de suas páginas nos motores de busca

Quem é que não quer ocupar a primeira posição das buscas orgânicas no Google que atire a primeira pedra. Quando pensamos, desenvolvemos e colocamos em prática qualquer estratégia de Marketing Digital que utilize o Marketing de Conteúdo como uma das principais formas de obtenção tráfego, o SEO é uma ferramenta essencial.

Em busca de melhorar os resultados encontrados pelos usuários nos motores de buscas, estas plataformas sofrem atualizações frequentes que penalizam sites que utilizam artifícios não adequados ou que possuem conteúdos rasos.

O próprio Google é o melhor exemplo que podemos dar quando o assunto é atualizações para melhorar a experiência dos usuários. Hummingbird, Penguin, Panda e Pigeon são apenas algumas das principais atualizações que ocorreram nos últimos anos responsáveis por mudar completamente a maneira como sites rankeam no Google. A mais recente atualização foi chamada de Quality Update que aumentou a força das páginas que realmente possuem um conteúdo rico sobre um determinado assunto e palavra-chave.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Você quer aprender dicas básicas de SEO capazes de te auxiliar a lutar pela primeira posição nos motores de busca?

Você veio ao lugar certo!

1. Definição de palavra-chave

Começaremos nossa lista pelo ponto mais básico de toda a otimização para motores de busca. Sem a correta definição de uma palavra-chave, sua página fica sem um “assunto” definido. Ou seja, ela é a responsável por fazer o seu post ou página serem encontrados quando um usuário realizar uma busca.

Além disso, é essencial que, antes de criar qualquer peça de conteúdo, seja realizada uma pesquisa de palavras-chave para conhecer quais termos possuem maiores volumes de busca e relevância. Esse também é um dos fatores que determinam o grande ou baixo volume de acessos em uma página.

Dica básica: antes de criar sua página, defina a palavra-chave com consciência.

Para mais informações sobre a importância das palavras-chave, não deixe de conferir este post do nosso blog.

2. Title Tag (H1, H2, H3)

Conte-me qual foi a última vez que você pegou um jornal para ler. Sério, não vale mentir!

Com a grande quantidade de informação que a internet nos possibilita encontrar, está cada vez mais claro que as pessoas não gastam mais do que alguns segundos para ler uma noticia ou artigo. Não que a leitura seja completa, elas vão apenas onde interessa: títulos, subtítulos, listas e palavras em negrito.

A leitura se tornou algo guiado e para obter sucesso com o SEO é essencial que você utilize uma hierarquia de subtítulos em seus posts.

H1, H2, H3 e assim por diante são as classificações que definirão o título e subtítulos de suas postagens. Vale lembrar que a presença da palavra-chave do seu artigo no H1 (título do post) e em algum outro subtítulo é um ótimo artifício de SEO.

3. Meta description

Negligenciada por muitos, a Meta Description é tão essencial quanto a definição da palavra-chave de um artigo. Além de ser outro fator decisivo para o um bom rankeamento nos motores de busca, a meta description, assim como o título do post, agem como o cartão de visitas do seu conteúdo.

Lembre-se que na hora de escrever a meta description de seu post é necessário:

  • Incluir a palavra-chave
  • Mostrar o que o leitor encontrará naquele conteúdo
  • Não criar falsas promessas sobre o conteúdo
  • Seduzir seu leitor
  • Comprovar que ele precisa consumir aquele conteúdo de qualquer maneira.

Vale lembrar que você possui pouco mais de 150 caracteres para fazer isso tudo. Gaste o tempo que for necessário para produzir uma boa meta description, ela pode fazer a diferença na hora de um leitor escolher entre o seu conteúdo ou o da concorrência.

4. URL amigável

Quando você está publicando um novo conteúdo em seu blog, existe a preocupação de criar uma URL de fácil compreensão que facilite a vida do usuário que acessa e lê seus artigos? Se a resposta for não, saiba que ainda está em tempo de resolver este problema.

Veja alguns exemplos de URLs amigáveis que publicamos aqui no marketingdeconteudo.com :

Seja direto e evite URLs extremamente longas e desnecessárias. Se possível, utilize a palavra-chave do artigo no endereço eletrônico do post.

5. Imagens com alt text

Se você acha que apenas o conteúdo deve estar otimizado para os motores de busca, aqui vai uma má noticia: você está perdendo uma excelente oportunidade.

Imagens destacadas, imagens ao longo do texto, infográficos, gifs e quaisquer outros tipos de imagens que forem incluídas em seus posts devem receber a devida nomeclatura. De preferência, todas devem conter a palavra-chave específica do post para que elas sejam identificadas como parte daquele assunto.

Checklist do SEO campeão – Os 5 mandamentos essenciais do SEO

Agora que passamos por todos estes pontos básicos e essenciais, vamos fazer uma recaptilação da aula de hoje para memorizar, copiar, imprimir ou cravar na pedra e deixar em cima de um pedestal (ok, não é para tanto).

  • Defina sua palavra-chave
  • Hierarquia da informação (H1, H2. H3…)
  • Meta description
  • URL amigável
  • Imagens com ALT text definidos

Agora que você está por dentro do que deve ser feito para obter bons resultados com SEO, chegou a hora de botar tudo isso em prática. Confira em seu blog se você têm feito todas essas configurações corretamente. Caso ele não esteja completamente otimizado com as dicas que acabo de te passar, revise seus posts um por um e faça as correções.

Garanto que essa otimização dos conteúdos antigos trará bons frutos e você conseguirá melhorar os resultados orgânicos do seu blog! Se tiver alguma dúvida, não deixe de utilizar a aba de comentários abaixo ou vá diretamente ao nosso Forum do Marketing de Conteúdo e converse com a comunidade que mais entende do assunto!

Mãos a obra!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!