Menino com livros na cabeça

As 10 melhores dicas de marketing digital para empresas de educação

Uma instituição de ensino, seja para qual segmento for, tem uma tarefa bastante delicada na hora de conquistar clientes.

Afinal, ela lida com a escolha para a formação para a vida.

Nós entendemos e respeitamos isso, porque senão não poderíamos estar aqui, sempre trabalhando para conseguir produzir conteúdos interessantes e relevantes para o nosso público.

Só que para poder captar mais alunos, é preciso investir e a internet tem se mostrado um ambiente extremamente eficaz para fazer isso.

A questão é entender como ela funciona e quais as melhores ferramentas e estratégias.

Por isso fizemos este artigo, trazendo para você as melhores dicas de marketing digital para empresas de educação.

A partir delas, você – junto às suas equipes responsáveis – poderá desenvolver um plano matador para melhorar a captação e até mesmo a retenção de alunos.

Por isso, vamos a elas.

A importância do marketing digital para empresas de educação

Por que o marketing digital é importante para você?

E a resposta vem simples, rápida e prática: porque é na internet que as pessoas vem passando o tempo.

E mais, é lá que elas fazem a maioria esmagadora das suas pesquisas para praticamente tudo.

Para as empresas do mercado educacional, isso significa uma chance e tanto de fazer com que essas pessoas encontrem a sua instituição.

E as ferramentas de marketing digital para empresas de educação são muitas, viu?

Temos:

  • Site – bem montado e estruturado, com informações institucionais e referente aos cursos;
  • Blog – para postar os materiais mais diversos e atuais sobre educação e que ajudem o seu público-alvo a entender melhor o papel da sua instituição
  • Redes Sociais – que servem de canal para divulgação de materiais e, também, como um serviço de atendimento ao cliente, através de mensagens e chats;
  • Email – oferecendo aos interessados um material mais aprofundado e ajudando a educá-lo sobre as melhores decisões referentes ao seu futuro educacional;
  • SEO – ou Search Engine Optimization, conjunto de ferramentas e ações para ajudar o seu site a aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa orgânica de ferramentas, como o Google;
  • Conteúdo – fundamental para tudo o que mencionamos acima possa funcionar a contento.
    Seja por meio de material audiovisual, artigos, infográficos, ebooks e tantos outros, é ele quem vai traduzir para seus clientes em potencial o que vocês oferecem, quais as vantagens e diferenciais da sua empresa para a concorrência.

Ao visualizar esses bullets acima, fica mais fácil entender o que a importância que tem o marketing digital para empresas de educação.

Ele vai ajudar a levar até o público materiais que permitam a cada um deles – e estamos falando aqui de uma faixa etária e sócio-cultural cada vez mais diversa – tirar as suas dúvidas sobre suas escolhas educacionais.

Os maiores benefícios do marketing digital para empresas de educação

E a beleza está exatamente aí.

Educar o público-alvo e os possíveis clientes significa que os maiores interessados saem ganhando:

  • A clientela vai ficar mais esperta e poderá planejar de forma mais sólida e garantida o seu investimento em educação
  • A empresa terá cada vez mais alunos que entram na instituição já entendendo o seu funcionamento e o que pode – e deve! – esperar dela.

E pode perguntar para sua equipe de atendimento: muitas das questões, reclamações e dúvidas que surgem para eles resolverem são coisas super simples e que poderiam ser resolvidas e evitadas através de uma comunicação mais direta e clara.

Principais dicas

A partir do entendimento da importância e benefícios do marketing digital para empresas de educação, fica mais fácil entender porque esse é um investimento que vem crescendo cada vez mais entre empresas dos mais diversos ramos no mundo todo.

Então, agora, é chegada a hora de arregaçar as mangas para poder trabalhar:

1.Estude o mercado

Pode perguntar para qualquer empresário de sucesso e ele vai te responder que uma considerável parcela do sucesso de um negócio está em conhecer o mercado, entre concorrentes, serviços, novidades, tendências…

Afinal, informação vale ouro para que você possa saber o que fazer para conquistar mais alunos, precisa estar por dentro do que é oferecido, qual a demanda e quais os melhores formatos.

Só que é preciso atenção: o mercado está em constante mudança e evolução, por isso, não basta uma pesquisa para fazer o seu plano de negócios e deixar lá.

É preciso estar sempre atento para não acabar sendo obrigado a “correr atrás do prejuízo”

2.Conheça *tudo* sobre o seu público-alvo

Fizemos questão de dar um destaque a palavra tudo.

O cliente é o ponto principal de interesse de uma empresa.

Sem ele, não há venda, o que compromete todo o seu sistema e impede a sua empresa de sobreviver.

É simples assim.

E para se fazer um marketing digital para empresas de educação de forma consistente e consciente, é preciso pesquisar o perfil dessas pessoas, como elas se comportam diante da internet e como elas são atingidas e fisgadas da melhor forma.

O interessante é pensar que, assim como o mercado, o público muda.

Quer um exemplo bem claro? Há dez anos as pessoas não costumam usar internet para navegação em páginas no celular, certo? Quando muito, acessavam seus emails.

E hoje, seja através de smartphones ou tablets, a navegação mobile vem crescendo cada vez mais.

Isso significa que é sempre preciso pesquisar e saber o que vem afetando os comportamentos de consumo e como lidar com eles para continuar crescendo.

Ah, e nós sabemos que assim como em relação a qualquer coisa na vida, é impossível saber *tudo* sobre algo, mas o importante é que ele seja uma daquelas metas que, mesmo que não sejam alcançadas, sirvam de parâmetro para se conquistar a excelência.

3.Conheça cada etapa do seu funil de vendas

O funil de vendas (para aprender o que é isso, basta clicar aqui) é a ferramenta que permite a qualquer empresa fazer a gestão eficaz de suas oportunidades de venda.

Para o marketing digital para empresas de educação, isso significa aprender a trazer cada vez mais interessados na sua instituição e, através do seu conteúdo, atrair a maior quantidade possível de pessoas para sua empresa.

4.Aposte em ser A Instituição

Não, instituição de ensino não é “tudo a mesma coisa”.

É lógico que existem aquelas que se perdem nesse mar, mas a sua não precisa ser uma delas.

Você investe na qualidade dos processos internos, no seu corpo docente, nas instalações… só que, para que o público saiba isso, é preciso contar com muito mais do que apenas propaganda boca-a-boca.

É necessário e fundamental que você faça a sua propaganda.

Atrai o público com as suas qualidades.

Mostre a eles os benefícios que a sua instituição pode trazer para a educação do filhos deles.

Ou seja, venda-se. 

5.Planeje. A curto, médio e longo prazo

Só que nenhum plano, por melhor que seja, se sustenta sem um planejamento cuidadoso.

Ele permite, não apenas uma implantação mais tranquila, mas o acompanhamento e mensuração dos resultados e proporciona material para a melhoria.

Por isso, na hora de planejar o marketing digital da sua empresa, não esqueça de traçar objetivos claros, tanto para o futuro próximo quanto para mais adiante no caminho.

E não esqueça de acompanhar esses resultados e criar métricas realistas que permitam sua avaliação.

Sem parâmetros, não há como saber o que está dando certo e o que precisa ser corrigido.

6.Trabalhe em diversos canais

Esse na verdade acaba sendo um erro de grande parte das empresas que estão começando a fazer marketing digital.

Apostam em poucos canais para distribuir o conteúdo e rezam para que o público possa encontrá-lo.

Ou apostam em todos os canais e não conseguem nutrir, deixando vários canais sem conteúdo e praticamente mortos.

Na verdade, nem Facebook nem AdWords nem nenhuma outra ferramenta, por mais popular que seja, é a tábua de salvação para um plano de marketing digital.

É preciso estudar o público, os canais, os seus objetivos e a partir daí criar uma estratégia para poder usar, da melhor forma possível as ferramentas disponíveis no mercado.

Quando se sabe qual rede social sua persona mais usa e com quais objetivos fica mais fácil de elaborar uma estratégia certeira para atingir seu público alvo.

7.Produza conteúdo para cada etapa do seu funil

Falamos acima sobre o funil de vendas e outra dica muito importante de marketing digital para empresas de educação é aprender a produzir conteúdo para cada etapa do funil.

Pode parecer meio estranho, no começo, pensar assim, mas faz todo sentido.

Podemos considerar como topo do funil: quem começa a considerar ingressar em uma instituição de ensino precisa de informações gerais, seja sobre métodos de educação, avaliação, tendências de mercado e todo tipo de questão que seja referente à educação.

Podemos considerar meio do funil : quem tem essas informações quer saber sobre aspectos mais específicos que o ajudem a eleger qual a melhor instituição ou curso.

Já no fundo de funil  ela pode analisar e avaliar informações diretamente relacionadas à sua empresa e decidir, claramente, qual caminho deseja seguir.

Portanto, é preciso sempre estar atento aos materiais que devem ser produzidos, quais as maiores dúvidas e, com isso, responder às questões que ajudem o seu público a se tornar um feliz cliente.

8.Transforme seu plano de marketing digital em rotina

Tudo começa em alegria, em facilidade, mas, com o tempo e os obstáculos diários, muitos planejamentos de marketing ficam esquecidos debaixo de uma pilha de papeis ou no fundo da gaveta.

Por isso, é fundamental, para que ele possa dar certo, que as ações do plano se tornem parte da rotina de todos os envolvidos.

Sabemos que, no começo, isso vai dar um certo trabalho, mas também temos a certeza de que o esforço vai valer a pena.

9.Invista em ferramentas que auxiliem na tarefa

Tudo está indo muito bem até agora, só que você provavelmente está com uma pergunta que, talvez, nem tenha conseguido formular até agora: como é que você vai conseguir colocar tudo isso em prática?

E a resposta é: através das ferramentas mais adequadas.

E dependendo dos canais que você utilizar ou das ações que colocar em prática, você poderá escolher entre as mais diversas soluções de mercado.

O mais importante é se lembrar, na hora de escolher, da dica anterior e que tudo o que for eleito para ajudar possa, de fato ser absorvido como parte da rotina.

Senão, por melhor que ela possa parecer, não vai adiantar de nada.

Aqui, fizemos uma lista de 49 ferramentas para facilitar sua vida!

10.Planeje, executa, corrija

Sabe aquela música-chiclete “Beber, cair e levantar”?

Pois terminamos nossa listagem de dicas fazendo com que ela grude na sua cabeça com a melhor das intenções: “Planejar, executar e corrigir” deve se tornar um verdadeiro mantra, seu e da sua equipe.

Os obstáculos existem, inclusive, fazem parte de qualquer projeto.

O importante é aprender, a partir dele, a achar as melhores e mais adequadas respostas para, não apenas continuar executando, mas seguir em frente, quem sabe, ainda mais fortalecido.

Últimas considerações

Portanto, como você pode perceber, o marketing digital para empresas de educação não é, e nem precisa ser tratado como um bicho de sete cabeças.

A partir de um bom planejamento, metas definidas, execução de qualidade e muito suor para buscar a melhoria constante, é possível, não apenas conquistar mais alunos para a sua instituição, mas também educar esses clientes sobre as suas escolhas.

E é a partir desse tipo de pensamento – um investimento na educação do público – que se torna possível fidelizar a sua clientela, transformando o seu corpo discente em um enorme exército que trabalha – mesmo que sem perceber – a favor da sua marca.

E isso, num mercado tão competitivo e feroz, certamente vai fazer toda a diferença.

Quer continuar a aprender mais e mais sobre como o marketing digital para empresas de educação pode ser um instrumento valioso para aumentar a sua captação de alunos?

Então, não deixe de acessar nosso ebook Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing para o setor educacional: como começar.

Um material gratuito feito para instituições de ensino, desenvolvido pelo nosso time com informações que vão ajudá-lo a tirar o seu plano do papel com altas chances de sucesso!

E o que nós queremos é ver sua empresa se destacar.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!