50 dicas fantásticas de marketing no Facebook

Pelas suas estratégias diversas e dinâmicas, o marketing no Facebook pode ser muito produtivo para a sua empresa. A começar, a simples presença da empresa no Facebook será percebida por milhares de pessoas que se interessem pelo seu segmento.

Além disso, no Facebook, a mensagem que a sua empresa passa é descontraída e cativante, fazendo com que o público-alvo interaja de maneira positiva. Em uma eventual página de fãs, por exemplo, podem ser apresentados conteúdos para mostrar a identidade e a missão da sua corporação. É também possível divulgar os seus produtos por meio de textos, fotos e vídeos relacionados, além do produtivo recurso de organizar eventos e promoções para chamar clientes.

Quer saber como ter sucesso com os anúncios do Facebook e quais são os posts que aumentam a interação com os fãs? Confira as nossas dicas!

Marketing no Facebook_CTA para o blog (com botão de dl) 630x300

1 – Escolha um objetivo

O formato dos seus anúncios dependerá de qual objetivo você quer alcançar com eles. Se você é novo no Facebook, o ideal é que você inicie um projeto para aumentar a sua audiência primeiro, afinal o seu objetivo é que as pessoas posam ver o seu conteúdo, o que não vai acontecer se você não tiver nenhum fã. Invista sempre em conteúdo de qualidade, pois isso vai ajudar a sua página a se tornar uma referência no assunto.

2 – Realize trocas

Quando Zuckerberg lançou a rede social, os marqueteiros tinham que procurar outra ferramenta para realizar uma promoção. Atualmente, o caminho é mais fácil, pois o próprio Facebook possui esse sistema.

Em troca do endereço de e-mail dos usuários, por exemplo, dê um e-book sobre mídias sociais. Dessa forma, enquanto você melhora os contatos do seu marketing, os seus fãs ganham conhecimento.

3 – Seja mobile-friendly

Em casa, na rua, no carro, no ônibus, em todos os lugares há pessoas usando um celular! Para se ter uma ideia da importância do aparelho, atualmente, quase metade das atividades do Facebook são realizadas por um dispositivo móvel. Sempre que for criar conteúdo para a rede, verifique se ele vai se adapatar bem na tela de um smartphone, pois muitas das suas visitas podem não vir de um computador.

4 – Seja claro e direto

Como toda rede social, o Facebook exige uma linguagem rápida e objetiva. Se você pretende chamar o seu leitor para conferir uma novidade em seu blog, participar de uma promoção ou evento, nada de enrolação! Use uma linguagem clara e direta, e seja breve: apesar de não ter limites de caracteres como no Twitter, posts curtos também fazem sucesso no Facebook.

5 – Anuncie com uma conta no Facebook

Apesar de ser possível, há um porém de se anunciar sem ter uma conta no Facebook: seu anúncio aparecerá apenas na coluna da direta na rede social. Se pretende conseguir destaque na página de notícias dos usuários, o ideal é não fugir do cadastro no Facebook.

6 – Não tenha medo de arriscar

No Facebook, basta que um fã curta ou comente um post seu para que os amigos visualizem a atividade. Pense na divulgação que a sua marca terá, já que seus anúncios aparecem também para aqueles que ainda não curtiram a página da sua empresa. Se uma corporação resolve aumentar o seu orçamento para anunciar nessa rede social, ela certamente aumentará a sua audiência.

7 – Aproveite o espaço para divulgar

Não use o anúncio do Facebook apenas para promover um novo produto. Divulgue também a sua página, um evento ou um aplicativo que você tenha desenvolvido.

8 – Crie uma equipe

Ajuda de outros profissionais é sempre bem–vinda, principalmente daqueles que conhecem bem as estratégias ideais para melhorar os resultados na rede. O Facebook permite adicionar outras pessoas para realizarem essa atividade com você!

É muito prático: clique em “gerenciamento de anúncios”, depois em “configurações”, “configurações de conta”, escolha o nível de acesso do seu parceiro e, por fim, selecione “adicionar usuário”. Lembre-se que somente seus amigos da rede social ou quem possui uma conta de e-mail tem permissão para fazer parte de sua equipe.

9 – Escolha seu plano

O Facebook é bastante flexível de acordo com a sua necessidade. É possível anunciar diariamente ou por períodos específicos. A escolha é sua! Porém, atenção: se deixar de pagar algum anúncio, a divulgação é imediatamente interrompida.

Se quiser mudar a campanha de anúncio, isso também é possível. A partir do momento que você iniciar a divulgação, é permitido alterar prazos e orçamentos diários. Só não é possível alterar o custo mínimo, que é de 50 dólares por dia.

10 – Adicione imagens aos seus anúncios

No Facebook, as imagens são essenciais! Elas não só ajudam a aumentar o engajamento com o público, como a destacar o seu anúncio entre as informações que estão na página de notícias dos usuários.

Evite usar a imagem automaticamente gerada pelo Facebook. Opte por uma que ajude a chamar mais atenção para aquilo que você está divulgando.

Ter um número bom de imagens ajuda a construir um anúncio eficiente. Atualmente, a rede social criada por Marck Zuckerberg, permite adicionar até seis imagens por anúncio. Além disso, é interessante acompanhar para perceber qual imagem traz um melhor retorno para a sua página e trabalhar em cima dessa informação.

11 – Cuidado com o tamanho das imagens

O Facebook tem diversas imagens: de perfil, capa, das postagens, além de diversos thumbnails, o que faz com que seja bem difícil decorar o tamanho ideal para uma imagem. Sempre que for fazer uma postagem, dê uma olhada para saber se as imagens que você vai postar estão no tamanho ideal, afinal, você não quer portar algo e logo depois descobrir que a resolução não ficou legal. Se tiver alguma dúvida, nós temos o guia completo com tudo o que você precisa saber bem aqui: http://marketingdeconteudo.com/tamanho-imagens-redes-sociais/

12 – Escolha o seu público

O anúncio do Facebook tem ótimas ferramentas para você definir o seu público. É possível fazer essa definição através de características importantes como localização, idade, gênero, local de trabalho, status de relacionamento, idioma e educação. Além das características que foram citadas acima, é possível conhecer melhor os seus possíveis clientes a partir de outras categorias, clicando na seção “mais categorias”.

13 – Amplie a sua rede de amigos

Se você não tem nenhum like na sua página, isso significa que ninguém está vendo o conteúdo que você está postando. E mesmo que o seu número de likes seja adequado, é sempre bom ficar de olho nesse número, até por que apenas uma pequena porcentagem dos seus seguidores vão realmente ver o seu conteúdo. Uma vantagem de anunciar no Facebook é que você pode promover anúncios para aqueles que curtiram a sua página, para os amigos deles ou até para os usuários que não curtiram a página da sua empresa.

Se escolher as duas últimas opções, apenas se lembre de que estará buscando um público novo, e seu conteúdo pode não ser tão relevante assim para eles. Enquanto você descobre o seu público, a rede social gera o número de pessoas que você está alcançando para te auxiliar. Assim, você pode verificar quem está sendo atingido pelos seus anúncios e verificar se está, de fato, valendo a pena.

14 – Chame clientes para a sua empresa

Se você tem interesse em trazer clientes para conhecer o seu estabelecimento, filtre pessoas que moram próximas à empresa. Assim, você aumenta a possibilidade que eles de fato conheçam o seu espaço físico.

15 – Coloque sua lista de e-mail no facebook

Se o seu objetivo é fortalecer o contato com os seus clientes, uma boa estratégia é adicionar a sua lista de e–mail no Facebook — com o público segmentando, você pode aumentar o engajamento dos seus anúncios. É possível enviar a sua lista de e-mails ou conectar diretamente pelo programa Mail Chimp, clicando em “novo público”, na seção “público”.

16 – Invista em bom conteúdo

Se a sua página for criada apenas para divulgar o seu produto, é melhor mudar de objetivo. Ter um bom conteúdo ajuda a aumentar o número de seguidores! Não se esqueça de ser criativo na manchete dos seus posts, pois a maioria dos seus leitores só irão se interessar pelo seu anúncio com uma headline de destaque.

17 – Crie um vídeo

Se você pretende aumentar o engajamento de sua marca com os seus fãs, os vídeos são ótimas opções! É impressionante como as estatísticas aumentam quando essa mídia é utilizada.

18 – Não enrole

Para um anúncio se destacar nas páginas de notícias dos seus fãs, não enrole. O ideal para o seu texto é entre 100 a 200 caracteres. Pratique a velha tática de informar muito com o mínimo de palavras!

19 – Seja atualizado

Alterar a foto de capa de acordo com algum evento ou estação do ano mostra para os seus seguidores que você, acima de tudo, deseja se manter interessante para eles. Use esse espaço também para promover seus eventos e sorteios.

Ademais, postar com frequência é fundamental para o seu público continuar interagindo com a sua página. Porém, lembre-se que nada em excesso é bom e isso inclui as mídias sociais. Busque distribuir os posts ao longo dia.

20 – Use relatórios do Facebook para mensurar o seu sucesso

Com os relatórios é possível visualizar quais foram os seus posts que tiveram mais acesso, que foram mais compartilhados e que tiveram mais curtidas. Esses dados são importantes para você verificar se está fazendo um anúncio ou um post corretamente.

Se tiver um bom retorno, continue o que estava fazendo. Se não, pense em novas estratégias para melhorar a sua tática de marketing!

21 – Marque páginas ou pessoas

Incluir tags com nomes de pessoas em seu post é uma ótima forma de melhorar o alcance do seu anúncio, especialmente quando você está trabalhando com outras organizações. Assim que visualizarem a sua postagem, as chances de outras empresas a compartilharem irá aumentar. Para fazer isso, basta digitar @ que, em seguida, aparecerão sugestões de nomes que você pode marcar.

22 – Use hashtags (#)

Apesar de não ter a mesma eficácia que no Twitter, é importante que você use as hashtags para que elas te ajudem a promover alguma campanha, por exemplo. Além disso, você pode conhecer as opiniões do seu público acerca de um post que você está divulgando.

23 – Compartilhe testemunhos no facebook

A opinião das pessoas sobre a sua marca é importante. Portanto, promova enquetes e publique os testemunhos dos seus clientes para agregar ainda mais credibilidade à sua marca.

24 – Faça perguntas

Clientes gostam de serem ouvidos. Portanto, a partir de hoje, busque saber a opinião deles sobre assuntos que você posta em sua página do Facebook. Mantenha as perguntas simples, uma vez que não são todos que têm tempo para escrever muito nas redes sociais.

25 – Saia do seu mundo

Participar de campanhas que estão bombando no Facebook também ajudam na qualificação da sua imagem. Se você não participou do “desafio do gelo”, por exemplo, perdeu uma ótima oportunidade de aumentar a interação com outros fãs e marcas.

26 – Faça seu seguidor virar um usuário VIP

Procure postar conteúdos exclusivos para que seus fãs sintam que são importantes para a sua empresa! Publique informações que não serão encontradas em nenhum outro lugar e somente para aqueles que seguem a sua página.

27 – Compartilhe conteúdo produzido pelos fãs

Compartilhar aquilo que eles enviam por e-mail ou por mensagem no Facebook é uma ótima forma de aumentar a interação entre os seus seguidores. Promova essa vivência com assutos interessantes e que o seu público tenha propriedade para falar.

28 – Use chamadas interativas

Posts com lacunas chamam a atenção do seu público, por exemplo. Você pode colocar uma pergunta, vídeo ou foto junto com a lacuna para criar conteúdos dinâmicos e interativos!

Outra alternativa seria encorajar os fãs da sua página a criar legendas para as suas fotos, aumentando a participação deles em sua página. Opte por adotar essa estratégia com imagens engraçadas.

29 – Use citações

Citações de escritores ou personalidades famosas também ajudam no engajamento com o público. Coloque sempre frases com imagens para aumentar o destaque da sua postagem!

30 – Pegue carona com os memes

Os memes são capazes de trazer ótimos retornos. São fáceis de criar e são populares, o que garante que, investindo nessa estratégia, você tenha a maior probabilidade de obter êxito com os seus anúncios. Isso, claro, se o conteúdo for produzido com qualidade.

31 – Varie as formas de publicação de conteúdo

As atualizações de status de múltiplas formas dão muito mais riqueza para a sua página. Alterne links, imagens, vídeos e textos de forma a incrementar o engajamento e o alcance dos usuários através dessa variedade. Uma boa dica é utilizar o seu Facebook Insights de forma a ficar sabendo qual é o tipo de publicação que oferece os melhores resultados.

32 – Lembre-se da regra dos 80/20

Para quem não a conhece, trata-se de um princípio muito simples: 80% das publicações realizadas em sua fã page precisam gerar algum valor para o internauta, e 20% dos posts podem ser de promoções. Em resumo, a cada 10 posts que fizer, 2 devem ser para a divulgação de seus serviços ou produtos, e os outros oito deverão conter mensagens relevantes para que gerem engajamento.

33 – Pense na humanização de seu conteúdo

Isso diz respeito a linguagem a ser utilizada que deve ser próxima do leitor, de forma a criar um melhor relacionamento entre a audiência e sua marca. Lance mão de personagens ou qualquer outro recurso que você tenha certeza que o seu público segmentado irá se identificar e tornar as postagens mais atraentes e passíveis de obterem interação.

34 – Não deixe nenhum comentário sem resposta

O engajamento e os comentários positivos aumentam muito quando o responsável pelas postagens no Facebook tem a preocupação de responder a todos os comentários da audiência nas postagens. Isso transmite a preocupação da marca envolvida em sempre atender bem aos seus consumidores e potenciais clientes.

35 – Pare de automatizar

Lembre-se que cada forma de divulgação do seu conteúdo possui uma linguagem única, como o Twitter, Facebook, blogs, etc. Em função disso, não replique suas produções de forma automática para todos os meios.

Ao invés disso, busque ferramentas que agendem suas publicações, se for o caso. Mas de forma específica para o Facebook e para cada um dos meios que utilizar.

36 – Evite a linguagem técnica

Por mais que você saiba que seu público segmentado se identificará com as palavras a serem utilizadas por você na postagem, lembre-se que outros tipos de usuários também terão acesso à sua timeline, e é bem provável que não entendam nada daquilo que estejam lendo e percam o interesse.

37 – Compartilhe a felicidade dos êxitos com os fãs

É um fato conhecido de que as pessoas sentem muito mais firmeza em uma marca ou nas informações prestadas quando estas apresentam números. Uma forma de fazer isso, é celebrar o sucesso de curtidas ou número de fãs através de posts comemorativos.

38 – Recompense seus fãs

Uma forma de fazer isso é realizar promoções de envios de fotos, frases, áudios, e utilizar estes conteúdos enviados de forma a recompensar os vencedores, publicando imagens estilizadas dos fãs que enviaram fotos, ou clipes, músicas, etc. Para muitos tipos de produtos ou serviços divulgados na internet este tipo de estratégia funciona bastante.

39 – Vá atrás de quem necessita de auxílio

O Facebook mantem uma ferramenta muito pouco explorada por quem pratica o marketing através dele.

Trata-se da Central de Ajuda, na qual várias pessoas fazem perguntas sobre os mais diversos assuntos, o que é uma ótima oportunidade para você se apresentar, informar qual é o seu trabalho e como pode oferecer uma solução para este usuário. Está aí uma grande forma de fazer com que as pessoas falem bem da sua marca de maneira espontânea.

40 – Estude os melhores horários para as publicações

O Facebook Insights também pode fazer este serviço por você, pois ele consegue informar em quais horários os seus fãs estão mais ativos na rede, lhe proporcionando otimizar sua estratégia em relação aos picos de horário em que as possibilidades de engajamento podem ser maiores. Guarde seu melhor conteúdo para as horas mais certeiras!

41 – Use Storytelling

Contar sua história no Facebook ou divulgar fatos importantes para a divulgação de sua marca torna os usuários mais íntimos de sua história.

Um case de sucesso é a página do jornal The New York Times, que sempre têm lançado mão de fatos históricos a respeito da instituição a serem compartilhados com seus fãs.

42 – Aproveite as datas comemorativas

Páscoa, dia dos namorados, dia das mães, natal… várias datas comemoradas no Brasil, oferecem uma grande oportunidade para postagens temáticas de acordo com estes assuntos.

O usuário atrela estas ações à felicidade, o que é excelente para o nível de aprovação da marca perante os internautas.

43 – Fique muito atento ao que não agrada aos seus fãs

Não deixe de sempre estar de olho nos feedbacks negativos e esteja atento à quantidade de usuários que estão ocultando as suas publicações.

Isso lhe ajuda a definir se o número das postagens ou a qualidade destas não estão contribuindo para a negativação da imagem da sua marca perante as pessoas que têm acesso a elas. Lembre-se que no Marketing Digital ficar sempre atento às métricas e resultados obtidos por suas ações é importantíssimo.

44 – Aproveite os grandes eventos para melhorar o engajamento

Grandes jogos no país de futebol, shows, carnaval, ou qualquer evento que possa envolver comparações ou disputas, é um ótimo trunfo para chamar a atenção do público.

Chame-os para dar palpite de quem será a melhor banda do Rock In Rio, quem será a grande campeã do carnaval, qual será o vencedor de um grande jogo a ser disputado, etc.

As preferências da audiência geralmente estão fortemente ligadas às emoções, que os fazem querer colocar suas opiniões neste tipo de interação.

45 – Utilize ferramentas de enquetes para obter o feedback da audiência

Antigamente o Facebook dispunha de um recurso chamado “perguntas”, que acabou por ser extinto.

Mas ainda existem recursos como o Pool Daddy Surveys que realiza este tipo de trabalho. As enquetes podem servir como uma poderosa ferramenta para saber o que mais agrada aos usuários, e o que provoca insatisfações de uma forma sutil, fazendo perguntas sobre qual deve ser o tema do próximo post, etc.

46 – Altere sua foto de capa com certa frequência

As alterações de status, fotos de perfis, assim como as fotos de capa, além de normalmente serem publicações com um alto índice de interação, servem bem para o anúncio de promoções, celebrar épocas do ano, e demais eventos relevantes.

Como é sabido, as imagens são muito mais eficazes para que o usuário interaja com as postagens do que os textos.

47. Poste com frequência e consistência

Postagens em excesso podem acabar desagradando os fãs, mas isso acaba ficando em segundo plano quando elas levam conteúdo relevante para a audiência.

Desta forma, é claro que você deve se preocupar com que sua audiência não o perca de vista, mas sempre sobreponha a qualidade à quantidade. Chatos na verdade são posts em excesso quando estes não apresentam importância alguma para os usuários.

48 – Não seja repetitivo

Por mais que seu conteúdo publicado seja perene, evite se repetir nas postagens. Postagens repetidas podem acabar arranhando a imagem de seu empreendimento, tendo em vista o mesmo princípio dos spams encaminhados através dos e-mails marketing.

Se a sua ação com determinado post não obteve a resposta desejada, não adianta insistir, acredite. Pense em algo novo e realmente eficiente.

49 – Crie títulos para os posts com links

No Facebook, quando você cria um post contendo um link, o título, assim como a miniatura da imagem que aparece para o usuário, é criado de forma automática pela rede social.

Desta forma, procure criar algo mais atraente para o usuário personalizando a postagem com imagens e chamadas melhores do que os padrões oferecem. O Facebook oferece o recurso de personalizar o post da forma como você bem entender, então aproveite!

50 – Aprenda a trabalhar com o Facebook Insights

O Facebook Insights é uma ferramenta que já citamos neste artigo, e gostaríamos de explicar melhor o que é e tudo que ela pode fazer para que o desempenho de suas postagens melhore.

Trata-se de um recurso de análise que você pode encontrar no menu utilizado para impulsionar a publicação, que lhe fornece dados importantes, como o perfil dos seus fãs, quais publicações devem ser pagas, quais tipos de postagem são mais eficazes, etc.

Tem mais alguma dica sobre Marketing no Facebook, ou dúvidas a respeito de algum dos tópicos? Aproveite os comentários e compartilhe conosco!

Quer saber mais? Baixe nosso ebook gratuito!

Marketing no Facebook_CTA para o blog (com botão de dl) 630x300

 

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!