10 dicas para conseguir mais cliques nas redes sociais

10 dicas para conseguir mais cliques nas redes sociais

Um dos objetivos primários das redes sociais é compartilhar o conteúdo. Seja para pessoas ou empresas, ninguém está postando nada apenas para si mesmo. Partindo desse pressuposto, quem trabalha com produção de conteúdo deve ficar atento às ferramentas que gerem – ainda mais – tráfego para as suas páginas e blogs, gerando leads e proporcionando mais chances de negócio.

Aliás, vale lembrar que toda a sua participação online faz parte de uma estratégia de marketing que visa justamente consolidar sua marca e alavancar as vendas dos seus produtos e serviços. E as redes sociais são centros de oportunidade para trazer consumidores e prospects para mais perto de você, criando o precioso mind share que vai colocá-lo na dianteira do mercado.

Engana-se quem pensa que basta apenas escrever ‘algo’, postar e cruzar os dedos para que achem ‘legal’. Na verdade, existem dicas preciosas que podem ajudá-lo a aumentar os cliques nas redes sociais. Quer saber quais são elas? Separamos dez dicas para conseguir mais cliques nas redes sociais para você começar a usar hoje mesmo! Afinal, no mundo das redes sociais, cada dia é uma eternidade.

1. Usar imagens

Nossa primeira dica para aumentar os cliques nas redes sociais não poderia ser diferente. Partindo da ideia de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, buscar conteúdos imagéticos cria um apelo aos fãs e seguidores que dificilmente pode ser ignorado. Portanto, invista na criação e edição de fotos, desenhos e outros que estabeleçam um vínculo entre a sua marca, o seu conteúdo e o seu público, favorecendo, assim, o clique tão necessário e o compartilhamento que vai gerar novos público para o futuro.

Apenas vale lembrar que a utilização de imagens requer cuidado, principalmente no que se refere aos direitos de autor, copyright e direitos de reprodução. Lembre-se de que, assim como você tem todo o cuidado para elaborar seu conteúdo, é fundamental prestar atenção para não infringir leis e transformar um compartilhamento promissor em uma disputa legal.

2. Compartilhar apenas os melhores conteúdos

Essa é uma regra de ouro que todos os produtores de conteúdo deve ter estampadas em camisetas, post-its e toda sorte de lembretes. O que a sua marca propaga na internet é a imagem que o consumidor terá dela. Então é fundamental fugir de tudo que pode parecer promissor e popular à primeira vista, mas que não é relevante ou interessante para o seu público. O vídeo do gatinho bonitinho pode ter milhões de visualizações no Youtube, mas se o seu negócio não tem ligação com com animais, pets ou afins, publicá-lo é forçar a barra. E os seguidores percebem isso sem sombra de dúvida.

Então lembre-se de focar na produção e compartilhamento do que é bom, relevante e bem produzido, para que cada clique seja reflexo de novas possibilidades de negócios.

3. Não esquecer das hashtags

Há cerca de dez anos o público brasileiro não tinha muita ideia do porquê do botão “jogo da velha”. Mas com o crescimento e a popularização das redes sociais, esse símbolo que era motivo de piadas e indagações se tornou – quem diria? – uma ferramenta estratégica bem popular. Propagandas de televisão, movimentos sociais, todo internauta, hoje em dia, compreende que a hashtag é uma forma de compartilhar conteúdo específico.

É lógico que saber usá-la é fundamental para ampliar seus cliques – #nada #pior #do #que #frases #inteiras #com #hashtags -, mas sabendo utilizar você consegue aproveitar trending topics e criar relações com outros públicos que ainda não conhecem a sua marca mas que chegaram a ela através das hashtags em comum.

4. Criar espaços entre as postagens

Por mais interessante que seja o seu conteúdo, nenhum internauta vai ficar apenas aguardando ansiosamente os seus posts nas redes sociais. Até porque, depois de algum tempo, fica um pouco chato participar ativamente de apenas um perfil ou página. Então, crie uma estratégia para dividir suas postagens aproveitando o próprio movimento do seu público. No caso de serviços e produtos para empresas (B2B), o investimento em conteúdo em horário comercial pode ser uma boa solução para aproveitar os horários em que empresários e compradores já estão online.

Assim como não adianta postar em intervalos muito grandes, não dar tempo para que seus seguidores vejam e participem das postagens podem pulverizar seus cliques. Então, muita atenção.

5. Postar quando seus fãs e seguidores estão online

Assim como não adianta postar-postar-postar, também não adianta publicar material nas redes sociais quando seus seguidores e fãs não estão online. Afinal, as chances de ele ver o seu conteúdo “mais tarde” caem drasticamente. São centenas de fan pages e perfis amigos lançando conteúdo e em algumas horas o que você publicou vai ficar perdido nos obscuro universo dos “older posts”.

Então, se você ainda não sabe quais os horários de pico do seu público na internet, não deixe de pesquisar no analytics quais os horários de maior acesso e também de pesquisar junto às concorrentes que obtem bons resultados no marketing das redes sociais. Na internet também existem diversas fontes de pesquisa sobre os melhores horários gerais para compartilhar conteúdo.

6. Ser conciso e objetivo

Logo no início falamos sobre a importância das imagens para aumentar os cliques nas redes sociais. A razão é simples: deixar bem clara a sua mensagem para o leitor. E a mesma regra se aplica na hora de produzir textos. Sabe aquele botão de “veja mais” que existe no Facebook? Muito cuidado com ele, pois o leitor pode se assustar ao clicar e ser presenteado com um texto imenso para leitura e o interesse inicial é rapidamente transformado em aversão ao conteúdo. Para quem usa smartphones, então, fazer a leitura de grandes textos é difícil e muitos o abandonam nas primeiras linhas.

Então, lembre-se de que as redes sociais são iscas para atrair público para o seu site – onde eles podem aproveitar todo o conteúdo e aumentar suas chances de negócio. Facebook, Twitter e outros são locais para acesso rápido e fácil de informação e seleção de conteúdo relevante.

7. Encorajar a participação do público

A premissa de todas as redes sociais é a interação entre os usuários. Então, não utilizar isso é deixar de lado a oportunidade de estabelecer uma relação com o seu público. E o melhor, num ambiente onde é permitindo abrir mão da formalidade excessiva e focar no que interessa: criar laços com o cliente/prospect. Portanto, a elaboração de CTAs (Calls to Action)  podem servir de estratégia para não apenas alvancar seus cliques nas redes sociais, mas também  vão ajudar na popularização de conteúdo e geração de leads.

Aliás, apenas a ação de convidar o seu leitor a dividir suas ideias e opiniões pode fazer com que ele passe a ter uma visão mais positiva sobre a sua marca.

8. Seguir a proporção 80/20

Essa dica na verdade vem do resultado dos testes de grandes pesquisadores de marketing. Na verdade, ele indica que você deve fracionar o conteúdo postado nas redes sociais entre postagens que direcionem para o seu site (80%) e postagens que não direcionem para a sua página (20%). Na verdade, você pode até encontrar uma proporção que funcione de forma ideal para a sua empresa, mas o importante é que você lembre de, sempre, focar seus esforços para mantê-la.

Principalmente para quem está começando, divulgar conteúdo que não seja seu pode ser interessante para começar a gerar interesse, mas seu foco deve ser trazer mais negócios para a sua empresa e não fazer propaganda dos outros.

9. Testar sempre!

Não adianta pensar de outra forma: quem lida com o público precisa, constantemente, estudar e testar formas de ampliar sua participação no mercado através das redes sociais. Então, por mais que nossas dicas sejam preciosas, elas não adiantar se você não aplicá-las e fazer os ajustes necessários para melhorar seus resultados. Aliás, a partir das nossas dicas temos a certeza de que você poderá criar as suas próprias formas de multiplicar os cliques e sucessos.

10. Avaliar resultados

E para que seus testes, campanhas e esforços de marketing possam ser reconhecidos e melhorados, é fundamental que eles sejam constantemente acompanhados, mensurados, avaliados. Somente que sabe o caminho que foi seguido consegue entender o que deu certo e o que deu errado para que, no futuro, as novas ações possam ser corrigidas e ampliadas.

E lembre-se de que os esforços em marketing de conteúdo não geram resultados da noite para o dia. Vai demorar um pouco para construir sua fan base e constituir sua presença online com força suficiente para melhorar os resultados do negócio.

Estabelecer laços fortes com o cliente e prospects é uma parte importante do seu funil de vendas. Então, seja consistente e perseverante que os resultados certamente virão.

Aprenda quais são os tamanhos ideais para todas as imagens de redes sociais, clique aqui!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!