ilustração de um local de trabalho

4 dicas para ser um melhor profissional de Marketing Digital

O Marketing Digital tem adquirido cada vez mais importância dentro das empresas, independentemente de seu tamanho ou setor.

Isso faz com que elas saiam à procura de um profissional qualificado para gerir sua estratégia. mas que, está em falta nos dias atuais. Muito porque grande parte das boas práticas para desempenhar bem a função não se aprende nas universidades, mas sim com muita pesquisa e dedicação própria.

Contudo, muito provavelmente você já sabia disso e pensou: “falar é fácil, mas ninguém nunca nos dá um direcionamento, por onde começar. O que realmente devo fazer para me tornar mais qualificado…”.

Se algo parecido passou pela sua cabeça, saiba que esse texto é para você! Portanto, se deseja ser um profissional de Marketing melhor, é só continuar lendo.

Entenda a importância das métricas e documentação

Se a maior vantagem do Marketing Digital é ser facilmente mensurável, não há como falar dele sem falar da importância das métricas e documentação. Uma vez que o objetivo tenha sido estabelecido, são elas que indicarão se ele foi ou não atingido, sempre com o respaldo de dados consistentes e previamente anotados.

Deve ser um hábito de todo profissional medí-los e analisá-los – já parou para pensar no motivo do cargo se chamar “Analista de Marketing”? Faz sentido agora, não? – para decidir quais ações devem ser tomadas, devemos sempre ter as métricas como base.

Então, se ainda não é, torne-se íntimo de planilhas e processos o quanto antes.

Atualize-se constantemente

Agora que, só por garantia, já foi reafirmada a importância da análise de métricas e documentação da estratégia, vem outro ponto muito importante: Atualize-se…Constantemente.

Digo isso pois não basta ler sobre um determinado assunto, aprender e achar que está de bom tamanho. Pois logo esse conhecimento será obsoleto.

O Marketing Digital é algo extremamente dinâmico, sempre com alguma nova prática ou mudança que pode ajudá-lo a melhorar seus resultados, sendo necessário que você renove diariamente seu conhecimento..

O melhor de tudo é que quase todas as informações que você precisa são compartilhadas diariamente em diversos blogs referência no assunto, precisando somente que você leia, aprenda e aplique.

Para facilitar, separei aqui uma lista com grandes referências para ajudá-lo:

Internacionais:

Marketo

Um dos principais blogs sobre marketing digital do mundo.

Com conteúdo sobre diversos assuntos, ele acaba sendo uma fonte de conhecimento incrível e de leitura obrigatória. Possuem inúmeros materiais ricos, tal como e-books, por exemplo, extremamente completos e que valem a pena a leitura.

Hubspot

Antes de tudo, vale dizer que os fundadores da Hubspot são aqueles que iniciaram a cultura do Inbound Marketing. Só aí você já imagina que o blog seja uma referência sobre o assunto. E você está certo.

Possuem publicações constantes para que você aprenda tudo o que precisa para executar e melhorar sua estratégia

Quick Sprout

O blog pertence ao Neil Patel, um dos marketeiros mais influentes da atualidade. Seus artigos são completos e aprofundados no tema, com estratégias e práticas realizadas por ele e que, certamente, podem dar certo para você também. Leitura quase que essencial para se tornar um bom profissional.

Moz

É imprescindível que um bom profissional de Marketing Digital saiba sobre SEO e o melhor lugar para aprender sobre o assunto é com o pessoal da MOZ, que são uma das maiores autoridades do mundo sobre o assunto.. com diversas dicas e práticas para ajudá-lo a colocar o seu conteúdo em posições melhores no buscador.

Digital Marketer

Só pelo nome já dá para saber do que se trata, certo? O blog possui diversos conteúdos completos e instrutivos para ajudá-lo a gerar tráfego, melhorar conversões e aumentar o engajamento.

Nacionais:

Até então, todas as indicações vieram de fora. Muito porque grande parte das boas práticas de Marketing Digital surgem por lá. Mas isso não quer dizer que não existam ótimas referências nacionais (como é o caso deste blog que você está lendo). E elas podem e devem ser citadas.

Resultados Digitais

Referência nacional quando se fala em Marketing Digital no país, o blog da Resultados Digitais serve para a empresa compartilhar sua experiência sobre os mais variados assuntos sobre este meio. Lá você encontra conteúdo sobre produção de conteúdo, mídia paga, SEO. Tudo o que precisa para obter melhores… resultados digitais.

Hubspot Brasil

A versão brasileira do blog da Hubspot. Não é preciso falar mais nada, correto? Você já sabe que deve ler.

Next Idea

A Next Idea é uma agência especializada em Inbound Marketing e que compartilha o conhecimento adquirido ao longo do tempo em seu blog. Certamente vale a pena acompanhar.

Viver de Blog

Henrique Carvalho é uma das referências brasileiras quando o assunto é escrever para blogs.  E no “Viver de Blog” ele ensina a entender melhor o Marketing de Conteúdo e como utilizá-lo para fazer seu blog dar resultados.

Certifique-se

Certificar-se não é só uma ótima maneira de mostrar que entende do assunto.  Afinal de contas, segundo a instituição/empresa que criou o teste, se você passou, é porque eles julgaram que você é capaz.

Mas o ponto principal aqui não é esse. Certificações também são excelente para aprender sobre determinado tema, já que quase todas (pelo menos as que eu listarei a seguir) se expiram após um ano, obrigando você a se manter atualizado sempre se quiser mantê-la.

E não se preocupe, você não precisa desembolsar nada para isso!

Certificação em Marketing de Conteúdo da Rock Content

Segundo estudos recentes, 70% das empresas no Brasil já investem em marketing de conteúdo, fazendo com que as empresas cada vez mais corram atrás deste profissional para cuidar de sua estrategia.

E apresentar-se como alguém certifcado no assunto logicamente te coloca na frente dos demais.

Certificação em Inbound Marketing da Hubspot

Para tirar esta certificação, é preciso que você esteja por dentro da metodologia do Inbound Marketing. Portanto, aprenderá o que precisa para atrair visitantes, converter leads e muito mais. Sem falar, é claro, de que um certificado emitido pela Hubspot pode fazer toda a diferença no seu currículo.

Certificação em Google Analytics

Como já disse anteriormente, para se tornar um profissional de Marketing melhor, você deve aprender a estabelecer, acompanhar e analisar métricas. E uma das melhores formas de se fazer isto é utilizando o Google Analytics.

Ao certificar-se na ferramenta, você demonstra ser alguém não só capaz de fazer isso, mas também que possui consciência da importância dos dados para a estratégia.

Certificação em Google AdWords

Cada vez mais as empresas investem em mídia paga dentro da estratégia de Marketing Digital. Contudo, montar uma campanha corretamente e otimizá-la para que dê mais resultados é uma tarefa que tem se tornado cada vez mais complexa.

Portanto, ao certificar-se, você se coloca como alguém capacitado para isso. E mesmo que não lide diretamente os anúncios, é importante saber como funciona sua dinâmica para auxiliar o seu departamento.

Participe de grupos de discussão

A essa altura do artigo você certamente já pôde perceber que o Marketing Digital é bem dinâmico,  constituindo-se de inúmeras práticas para que irão ajudá-lo a atingir seu objetivo.

E justamente por isso é sempre uma boa ideia trocar experiências com outros profissionais, para aprender novas técnicas e ver o que tem funcionado com mais frequência para testar (afinal de contas, só porque funcionou para outra pessoa, não quer dizer que funcione para você, sendo o contrário também verdade).

Dentre as diversas comunidades de marketeiros existentes, certamente podemos destacar:

Grupos no LinkedIn

A maior rede social profissional do mundo possui diversos grupos de discussão sobre o assunto. Por se tratar de um ambiente profissional, as conversas são mais sérias e o nível delas tende a ser mais alto.

Fórum do Marketing de Conteúdo

O fórum do Marketing de Conteúdo é o maior fórum online sobre o assunto no país. Sendo um ótimo lugar para compartilhar experiências, informações e tirar dúvidas.

Agora que chegou até aqui, certamente sabe o que precisa fazer e onde se inspirar para se tornar um profissional de Marketing Digital melhor e se destacar dentre os demais. Se tem alguma dica bacana, ou quiser falar mais sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Breno Magalhães Publicitário por formação, estudante por opção e sedentário por aceitação. Entusiasta das pequenas alegrias do dia-a-dia, com a incrível capacidade para ficar de bem com as coisas, o que para desespero da mãe, implica em não ligar para a bagunça do quarto. Aficionado por jogos, séries, filmes e principalmente paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!