diversificação de carteira de clientes

Diversifique sua carteira: não se apaixone por um único cliente!

No post “A maldição do Job” vimos que existem alguns pontos que toda agência precisa se atentar para que o seu negócio prospere.

Cuidar dos elementos abordados no artigo mencionado é de extrema importância para se alcançar previsibilidade — fator essencial para o sucesso de sua agência. Afinal, sem ele não é possível crescer nem sobreviver no mercado.

Uma vez que crescimento exige investimento, não é possível investir sem saber se no próximo semestre, por exemplo, você atenderá as contas dos mesmos clientes que atende hoje, sem que haja uma alteração no faturamento.

Isso quer dizer que para ter previsibilidade financeira, a sua receita, além de estar baseada em um modelo de receita recorrente, também precisa vir de vários clientes, em vez de um só.

Afinal, se por um acaso esse cliente decidir sair, toda a parte financeira de sua agência correrá sérios risco, podendo, inclusive, ser o fim do seu negócio.

Ou seja, é mais do que aconselhável evitar o máximo de riscos que podem ser controláveis, para que caso aconteça algo fora do planejamento, relacionado a variáveis externas, como crises econômicas, a sua agência tenha condições de superar e até mesmo aproveitar as oportunidades desse novo cenário.

Como estamos vivendo algo parecido, elaboramos a pesquisa Panorama das Agências Digitais 2017, para entendermos como as agências estão se comportando diante dessa nova situação econômica.

Os resultados mostraram que a oferta de serviços digitais prevalece como uma ótima oportunidade para as agências, mesmo em uma época de desaceleração da economia.

Visto que a maioria dos negócios teve 49,7% de crescimento no número total de clientes no último ano, e que 91,1% das agências que adotam o modelo de receita recorrente também se destacaram ao conseguir adicionar novas contas no período.

Quer saber como conquistar mais clientes para a sua agência? Confira as dicas abaixo!

Trabalhe com nichos

Ter como foco de sua agência um segmento específico pode ser uma ótima oportunidade de diferenciação no mercado. Afinal, o conhecimento especializado adquirido pode contribuir para torná-lo uma referência dessa área e isso pode favorecer indicações tanto de clientes quanto de parceiros.

Na pesquisa Panorama, que citamos antes, foi possível observar que cerca de 32,7% das agências trabalham com nichos específicos. Dentre elas, os setores que mais se destacam são e-commerce, tecnologia e indústria.

Estruture e qualifique a sua equipe

Pelo fato de grande parte das agências apresentarem equipes enxutas é muito importante que todos os profissionais envolvidos tenham um papel claro e com foco em resultados. Para isso, é necessário mensurar cada uma das atividades por meio de métricas.

Com essa estruturação definida é preciso capacitar essa equipe com cursos e treinamentos para que ela tenha as melhores condições de entender o seu próprio trabalho e executá-lo da melhor maneira possível.

Esse alinhamento entre as pessoas de sua agência possibilita um atendimento mais claro e próximo ao cliente, além de uma entrega de resultados mais eficiente, aumentando as chances de satisfação e, consequentemente, de fidelização.

Ficou interessado? A Rock oferece uma certificação gratuita sobre Marketing de Conteúdo que você e a sua equipe podem tirar e obter um certificado para se destacar no mercado. Saiba mais neste link!

Cuide do próprio marketing

Oferecer serviços de Marketing, mas não adotá-los para si, é um grande erro que a maioria das agências cometem.

Uma das consequências geradas é redução da visibilidade que o seu negócio poderia ter no mercado e, consequentemente, das chances de conquistar novas contas, que se tornam restritas às indicações dos clientes atuais e de parceiros.

Cuidar do próprio marketing oferece vários benefícios, dentre eles, a possibilidade de aumentar as chances de gerar autoridade para a sua agência.

Quanto maior o contato e conhecimento sobre as estratégias de marketing adotadas com os  clientes e para a sua agência, maiores são as chances dessa expertise ser conhecida no mercado, atraindo novas contas para o seu negócio.

Procure por parcerias

Encontrar parcerias estratégicas são muito importantes para as agências, afinal, sabemos que equipe enxutas apresentam limitações dependendo do serviço que se deseja entregar.

Um exemplo, é a produção de conteúdo. Muitos clientes possuem blog mas querem que a agência seja responsável por criar posts e materiais para serem publicados. Porém, dependendo da área de atuação desse cliente, a sua equipe pode não ter o conhecimento necessário para essa entrega.

Além disso, produzir posts com qualidade e quantidade requer um profissional dedicado a essa atividade e muito bem capacitado. Você teria essa pessoa na sua equipe? Se sim, ela estaria disponível para se dedicar inteiramente a produção de conteúdo?

Acredito que não, acertei? Mas não se preocupe. Caso essa seja a realidade de sua agência, você pode se tornar um parceiro da Rock Content e dar adeus a essa limitação.

Transforme a sua agência em um case de sucesso

Um cliente satisfeito diz muito sobre o seu negócio, mas e se o seu maior case de sucesso fosse a sua própria agência?

Além de oferecer mais credibilidade sobre os serviços oferecidos, você está mostrando um motivo a mais para os clientes fecharem negócio com a sua agência.

Afinal, se está dando certo para a sua agência, o conhecimento adquirido durante todo esse processo tem muito valor e pode ser aplicado para outros negócios.

Aqui na Rock, temos cases muito interessantes que você pode acessar por aqui.

Tenha compromisso com os seus clientes

Pode parecer óbvio, mas é essencial para se alcançar a tão desejada fidelização. Ter uma relação próxima com os seus clientes é também uma ótima estratégia para antecipar necessidades e oferecer serviços que realmente tenham valor.

Porém, isso não significa encontros presenciais. Calls e reuniões via Skype podem continuar acontecendo sem afetar a qualidade dessa relação.

O importante é que o seu cliente seja o seu foco principal, e não se torna apenas mais conta para se administrar ou uma receita que será acumulada no final do mês.

Novos desafios e obstáculos cada vez maiores surgirão, mas uma coisa é certa, é possível se preparar para  eles. Diversificar a sua carteira com mais clientes é uma ótima opção.

E, claro, é importante buscar um modelo de receita recorrente, afinal, é com ele que a sua agência poderá garantir previsibilidade e uma certa segurança financeira quando novas conjunturas vierem a acontecer.

Além disso, conhecimento é o seu principal aliado para se destacar no mercado e, como já dizia o ditado, ele nunca é demais. Portanto, sempre que possível invista em treinamentos e acompanhe as tendências do mercado de agências no Brasil e no mundo.

Um ótimo material para dar continuidade a esse post e te ajudar a alcançar o sucesso de sua agência é o nosso ebook  Cresça! Um guia para ajudar você a escalar sua agência.

E se você quiser continuar aprofundando cada vez mais o seu aprendizado acompanhe diariamente o nosso blog Marketing de Conteúdo e confira os nossos conteúdos voltados exclusivamente para o setor de agências!

diversificação de carteira de clientes

 
Autor(a)

Escrito por: Letícia Fonseca Estudante de PP e aprendiz de MasterChef. Apaixonada por Marketing de Conteúdo, séries, sushi e pugs.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!