Domain Authority e Page Authority

Domain Authority e Page Authority: como melhorar essas métricas essenciais para SEO

Você conhece ou já ouviu falar de Domain Authority (autoridade de domínio) e Page Authority (autoridade da página)?

Pois saiba que, dentre as metas a serem cumpridas em médio e longo prazo por um site elas são das mais importante. Visto que a autoridade contribui diretamente para uma audiência mais sólida e um “índice base” de tráfego.

Essa métrica foi desenvolvida por uma das maiores empresas especializadas em SEO do mundo, a Moz. Que identificou uma série de fatores que influenciam na autoridade de uma página e de um domínio.

Mas, como isso pode influenciar de tal maneira no posicionamento do site em motores de busca?

O objetivo desse artigo é justamente demonstrar a importância do Domain Authority e do Page Authority para a construção de um website e de uma página, respectivamente; analisando-os, entre outras coisas, do ponto de vista das suas ligações com um projeto de SEO.

Confira!

Domain Authority e Page Authority: uma breve introdução

O Google a fim de garantir que cada indivíduo receba conteúdo relevante e que verdadeiramente resolva o seu problema, passou a desenvolver, principalmente com a criação do Google Panda, uma série de melhorias que desqualificaram páginas baseadas exclusivamente em palavras-chave, distribuídas de forma agressiva a fim de automaticamente prevalecerem no ranqueamento.

Como a Web passa por constante evolução, o algoritmo do Google é sempre atualizado, a fim de conseguir fazer com que o conteúdo, inclusive com análise do sentido das palavras, seja cada vez mais relevante aos seus usuários.

Essa relevância será essencial para o bom posicionamento de um Domínio.

Na verdade, o Google vem demonstrando verdadeira obsessão em fazer com que conteúdos das páginas seja o fator mais priorizado para os rankings. A cada atualização essas postagens são melhor analisadas, priorizando aquilo que melhor responde à necessidade de cada persona.

Ou seja, o conteúdo terá que ser determinado como a melhor solução para os problemas do internauta.

Por quê? Porque é isso o que manterá o Google como o site de buscas mais utilizado no mundo e assim as empresas utilizem de suas ferramentas e produtos!

E nesse contexto, fatores como o Domain Authority e o Page Authority vêm demonstrando uma capacidade excepcional de sobrevivência, ao manterem as suas importâncias para o posicionamento de um domínio, na medida em que o primeiro determina a relevância de um site, enquanto o segundo, a relevância de cada página que compõe o mesmo.

E quanto maior for essa autoridade, melhor para o Google determinar quais site possuem os melhores conteúdos da web e quais páginas são mais confiáveis, afetando diretamente no rankeamento.

O que é Domain Authority?

Como dito, o termo Domain Authority literalmente representa a “Autoridade de um Domínio”, significando que ele é uma referência entre outros domínios (websites) com base em alguns históricos, como: qualidade dos links externos que possui, número de visitas e de visitantes, conversões, tempo de permanência nas páginas, além de vários outros fatores.

Trata-se de uma métrica muito utilizada em projetos de SEO e que pode ser medida através da MozBar, um aplicativo gratuito da empresa que desenvolveu a métrica.

Ela “imita” o algoritmo do Google analisando domínios baseado nos fatores mencionados. Quanto melhor for essa métrica, mais fácil do buscador priorizar essa página, entendendo que ela é o melhor resultado para o público.

Apesar de, a princípio, parecer algo simples, a obtenção da autoridade de um domínio depende de todo um histórico de bons conteúdos oferecidos, qualidade dos sites que o citam na forma de links, dos sites que o utilizam como link em suas páginas, além de vários outros fatores.

O resultado disso, é uma espécie de “bola de neve”, trazendo em seu interior bons resultados, pois, ao adquirir tal reputação, um website passa a ter a preferência de outros sites, que o prioriza como links em suas páginas.

E essa preferência, além de demonstrar a relevância do site, gera mais e mais autoridade, pois, cada vez que é utilizado como link por um outro site, faz com que a roda continue girando, e o seu domínio obtendo cada vez mais autoridade.

A importância do Domain Authority para o SEO

Com relação ao SEO, a Autoridade de Domínio age como uma espécie de parceria, funcionando como uma ferramenta complementar em um projeto de otimização do mecanismo de pesquisa.

Por se adaptar ao algoritmo do Google, o Domain Authority acabou ganhando o poder de determinar o posicionamento de um site nos SERPs.

E como o Google não consegue analisar um conteúdo do seu ponto de vista apenas morfológico, semântico, sintático e linguístico, ele passa a optar por oferecer ao usuário um site que possua uma Autoridade de Domínio já estabelecida, considerando que os melhores conteúdos estão ali.

Logo, a importância do Domain Authority se dá pela possibilidade de otimização de um site com base na utilização de links de qualidade e em quantidade (a linkagem interna também influencia no Domain Authority).

Essa qualidade e quantidade de links é exatamente uma das principais formas com que o Google confere o status de autoridade a um domínio específico.

Portanto, um projeto de SEO que realmente deseja obter os resultados esperados deverá não só atentar para os seus esquemas habituais, como o bom uso de palavras-chave, conteúdo original e relevante, formatação do texto, mas, também, a qualidade e quantidade dos links utilizados e de palavras-chave que atraiam a linkagem de outros grandes websites.

Fatores que influenciam o Domain Authority

Para a construção da qualidade de um domínio, atente-se sempre a certos fatores, como: quantidade de visitas e visitantes do website, quantidade de links e a sua origem, URLs fáceis de gravar, otimização de imagens, ser utilizado como link em páginas de sites concorrentes, eliminação de links não relevantes e que direcionam um usuário para o seu website ( a “negação de links”, por meio de ferramentas específicas), entre outras providências.

Além disso, outro fator determinante para a concretização do Domain Authority é o SEO on-page, que mostrará ao Google como a sua página é, internamente, otimizada para os principais fatores que o buscador julga importante para o público.

Pode ser a qualidade do título, das imagens, das URLs, dos subtítulos e, até mesmo, da concisão e precisão do texto. Entre outros fatores importantes.

Você pode conferir o nosso checklist de SEO na produção de um conteúdo aqui.

Enfim, para que haja a obtenção da autoridade de um domínio, é necessário que uma série de fatores orgânicos formem um todo, que, observados e corretamente identificados pelo algoritmo do Google (específicamente o Page Rank), terminarão por caracterizar o Domain Authority de qualquer website, independente do seu nicho de atuação.

Como otimizar os fatores que influenciam o Domain Authority

Após reconhecer a importância de determinados fatores para a configuração da autoridade de um domínio, e como podem ser utilizados dentro de uma estratégia de SEO, cabe, por fim, saber como utilizá-los na prática, transformando-os num agente ativo para o melhor posicionamento de um website no Google.

O ideal é que constantemente haja uma preocupação em melhorar a qualidade dos artigos do site; acrescentando, corrigindo, eliminando e enriquecendo-o com dados originais.

Veja aqui o nosso guia para produzir o melhores conteúdos para blogs.

Com isso, verificar o número de visitas, a quantidade de conversões que estão sendo feitas, se as CTAs (call-to-actions) apresentam resultados, assim como a própria qualidade e relevância do conteúdo, são boas práticas de otimização.

Há que se atentar, também, sobre como anda o compartilhamento do seu site nas redes sociais, se o conteúdo é atrativo ao público, se o dispositivo que permite ao usuário compartilhar a página está bem configurado e em um local estratégico da página e fazer linkagem interna.

E qual o porquê de tudo isso? Para o Google, praticamente tudo que venha a beneficiar seus usuários serve como critério de relevância!

Link Buiding

Dentre todos os fatores que citamos sobre Domain Authority, o link building merece um tópico exclusivo. Isso por que a linkagem (especialmente externa) é o principal fator de rankeamento para o Google ao lado do conteúdo de qualidade.

Os links funcionam como uma referência para o buscador. Ou seja, se você é indicado por um site grande e com autoridade, o Google interpreta que você é confiável. Seriam links de qualidade.

Se você recebe links de qualidade baixa, de sites sem relevância, isso pode até prejudicar o seu site. Por isso a importância de sempre conferir os links que você está recebendo. O Google Search Console pode te ajudar bastante com isso.

Outro fator importante é pensar que não adianta tanto o site que te linkou ter uma autoridade enorme, mas em um nicho completamente diferente do seu.

Para entender de forma geral:

Você vai comprar um computador. Se o Steve Jobs te indicasse um, você logo escolheria aquele. Se o Bill Gates te indicasse o mesmo, melhor ainda. E a indicação deles teria mais relevância que a do Ricardo Eletro, embora fosse bom ser indicado por ele.

Porém, se você fosse comprar uma moto, talvez a opinião do Steve Jobs não fosse tão importante assim.

É assim que o Google funciona. Quanto melhor as indicações que você receber, maior será a sua autoridade.

Confira o nosso Guia sobre link building e aumente a autoridade do seu domínio.

O que é Page Authority?

Entendido o significado e a importância do Domain Authority ou a Autoridade de um Domínio dentro dos esquemas de posicionamento de um site pelo Google, outra métrica importante é o Page Authority.

Nesse caso, trata-se da Autoridade das Páginas de um website, a sua relevância dentro e fora do contexto do site e a sua capacidade de contribuir para a formação da Autoridade de um Domínio.

O que acontece é que cada página, dentro das suas características específicas, possui qualidades próprias (autoridade), que fazem com que seja utilizada por outros sites, na forma de link.

Quanto mais confiável for uma página, a tendência é que outros sites a utilizem como referência dentro do seu próprio espaço, o que eleva ainda mais a sua autoridade.

Dentro do contexto de um site, é importante que cada página tenha sua relevância e autoridade, já que esses são fatores determinantes para a geração de tráfego, cliques ou conversões.

Pois, para posicionar determinado website, o Google precisará analisar um domínio como um todo, e cada página será a responsável por essa construção.

A importâcia do Page Authority para o SEO

Com relação à otimização para motores de busca, o Page Authority contribui na medida em que, por exemplo, cada página contenha links internos e externos de qualidade ­— o que chamamos de backlinks.

Preferencialmente, cada link que levará à outra página dentro do próprio site, deverá conter as palavras-chave que otimizarão essas páginas, tornando-as escaneáveis no mecanismo de pesquisa do Google.

A autoridade da página é utilizada em um projeto de SEO através de conteúdos, preferencialmente mais antigos e duradouros — para isso, vale a pena fazer atualizações e acrescentar novas informações nesses conteúdos —, pois dessa forma a página se torna uma referência tanto para o seu público quanto para outros sites decidirem fazer linkagem.

Nesse contexto, os links internos são armas bastante poderosas, que, em quantidade e qualidade suficientes, poderão ser devidamente observadas pelo Google como tendo a preferência para atender determinada demanda de um usuário que busca resolver um problema, propondo a ele uma solução que estará sempre no topo das SERPs (resultados de busca).

Além disso, a linkagem interna mostra para o Google quais são os principais posts dentro de um determinado domínio, e ele entenderá a importância daquela página.

E já que cada vez mais o Google vem dando preferência a um conteúdo relevante para determinar o posicionamento de uma  página, o ideal é que haja uma parceria entre essas ferramentas utilizadas para SEO e o melhoramento/modificações constantes no conteúdo oferecido.

Os fatores que influenciam o Page Authority

A autoridade de uma página é obtida de acordo com alguns fatores, como: quando o conteúdo é respeitado — levando em conta o tempo de atuação —; quantidade e relevância dos backlinks; compartilhamentos e comentários em redes sociais.

Alguns dos principais fatores para o Google determinar a autoridade uma página são:

  • A estratégia no posicionamento dos links internos,
  • Palavras-chave corretamente utilizadas nesses links,
  • Estratégia de links externos
  • Relevância do conteúdo
  • Semântica do texto
  • Baixa quantidade de spams

Um bom projeto de SEO não abre mão de um conteúdo enriquecido, não só com palavras-chave específicas, mas, também, pelo sentido concreto do conteúdo; que seja capaz de resolver o problema específico de um usuário, inclusive, com caracteres e palavras originais, citações, e demais aspectos que hoje em dia também são identificadas pelo algoritmo do Google.

Investir na escaneabilidade do texto e em otimizações que garantam um tempo maior de permanência do usuário na sua página, farão toda a diferença para a autoridade dela.

Como otimizar o Page Authority

O Google dá preferência por uma página oriunda de um site com Autoridade de Domínio e que seja identificada como aquela capaz de solucionar o problema que o usuário tinha em mente quando fez a busca.

Logo, é importante analisar se há relevância no conteúdo da página, se ela  está de acordo com o que as palavras-chave propõem, conhecer o nicho no qual aquele conteúdo criado será inserido,  desenvolver um conteúdo relevante e original para cada palavra-chave escolhida, e, por fim, criar uma estratégia para determinar quais links poderão ajudar a conferir mais autoridade à sua página.

Realizadas essas ações, o resultado, a médio e longo prazo, é uma página sendo utilizada como referência por outros websites, através de linkagens que, além de demonstrarem, por si só, que já há uma autoridade em curso, continuarão reforçando e ampliando essa autoridade da página e, consequentemente, o posicionamento do domínio pelo Google.

Conclusão

Ao longo deste artigo você pode aprender o que são Domain Authority e Page Authority, assim como compreender a importância que esses fatores têm para o Google e quais os melhores meios de inseri-los nas estratégias de SEO.

E agora, que tal conhecer alguns meios de conseguir autoridade? Leia nosso artigo e entenda como os influenciadores podem contribuir para isso!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!