7 elementos essenciais de um blog post campeão

7 elementos essenciais de um blog post campeão

O que faz um post de qualidade? Como estruturar seu conteúdo de forma que ele realmente atraia a atenção da sua audiência e transmita sua mensagem? Nós temos 7 dicas para ajudar você a ter um blog post campeão. Salve nos seus favoritos e consulte sempre que precisar. É um guia para você nunca mais se perder na hora de postar!

1) Títulos matadores

A primeira frase do seu texto é a sua primeira e última chance de convencer o leitor a continuar com você. Ou seja, você precisa de um bom título para chamar a atenção, caso contrário a sua audiência não vai parar para te ouvir.

Repare bem nos artigos que mais fazem sucesso na internet, nos mais diversos sites. Todos eles têm um título que ou trata de um assunto que muitas pessoas procuram ou aguçam a curiosidade. Se você seguir esta caminho o seu post vai começar com o pé direito e atrair muito mais audiência.

Para ajudar você a criar títulos campeões, seguem algumas dicas.

Dicas

  • Pesquise as palavras-chave que estão causando mais buzz no momento. Use-as no seu título.
  • Experimente ser polêmico, isso aguça a curiosidade do leitor. Por exemplo, use chamadas que desafiem o leitor.
  • Faça títulos que ninguém mais faz. Quanto mais único for seu conteúdo, mais você vai se destacar no grande mar de informação que a internet compila diariamente.

Ainda em dúvida? Experimente nosso gerador mágico de títulos para seu blog!

2) Escreva parágrafos curtos

Grandes blocos de texto assustam o leitor. Provavelmente assustam você também.

Imagine acessar um site com um bloco de texto, sem espaçamento e poucas vírgulas e pontos, que seguem infinitamente pela barra de rolagem. O leitor bate o olho neste tipo de conteúdo e imediatamente desiste de ler.

Afinal, há tanto para ele ver na internet e que vai ser difícil ele gastar seu valioso tempo com um texto longo e cansativo.

Viu o que eu fiz até aqui com o texto? Dividi cada linha do raciocínio em um bloco de texto breve. Eu poderia ter colocado tudo em um só parágrafo. Desta forma o leitor se sente mais engajado para ler tudo.

Comunicar é mais do que transmitir uma mensagem, é a arte de cortar palavras. É dizer o máximo possível com pouco. Portanto, tente não dizer muito em um só parágrafo. Corte o que não for essencial e divida seu raciocínio em diversas partes. Se puder, escreva seu conteúdo em tópicos ou listas. Este formato de texto é um dos mais bem aceitos da internet!

Dicas

  • Faça o seguinte exercício: depois de escrever todo seu texto, resuma cada parágrafo em apenas uma frase. Você vai perceber, aos poucos, como é possível dizer muito sendo breve.
  • Sempre que puder, escreva no formato de listas ou tópicos.

3) Subtítulos

Esta dica é uma extensão da anterior. É continuar fragmentando o texto para que ele não pareça um grande bloco de informação longa e desmotivadora. Use os subtítulos para dividir seu raciocínio. Eles servem como pausas na leitura e ajuda a construir melhor sua linha de raciocínio.

Lembrando, claro, que eles precisam ser tão matadores quanto o títulos. Pense que cada subtítulos é uma nova chance que você tem de ganhar ainda mais a atenção do seu leitor.

Dicas

  • Tenha títulos breves
  • Coloque em seus subtítulos uma promessa, um gancho para o leitor continuar te acompanhando.

4) Formatação

O conteúdo é importante, mas a forma também. Como já dissemos acima, um texto em grandes blocos ininterruptos afastam o interesse do leitor. Textos com uma formatação pobre também.

Mas o que seria uma má formatação? Seria uma fonte muito inadequada, que dificulta a leitura, uma cor de texto muita clara ou muito forte, que cansa os olhos, e um tipo de estrutura do texto confusa e desordenada.

Fique de olho na forma que você entrega seu conteúdo e você vai ter um blog post que faz seu leitor ir até o final.

Dicas

  • Use fontes leves, de preferência com serifa. Elas ajudam a leitura.
  • Fique de olho no tamanho da fonte em cada browser. Tenha certeza que elas têm um tamanho adequado.
  • Não exagere na composição visual do seu post. Quanto mais clean, mais seu conteúdo será valorizado.

5) Legendas

Uma imagem diz mais que mil palavras. Esta é uma verdade que qualquer blogueiro ou anunciante da internet com alguma experiência já descobri isso. As pessoas respondem melhor a conteúdo com boas imagens. E você pode usá-las como uma forma de chamar mais atenção através das legendas.

Por exemplo, quando um leitor passa os olhos pelo seu post, a probabilidade dele parar para ver uma imagem é muito alta. E se esta imagem tem uma legenda curiosa, você ganha mais uma chance de convencê-lo a continuar a leitura. Portanto, use legendas nas suas fotos!

Dica

  • Também experimente divulgar seu post em sua página no Facebook com uma imagem, além do texto. Você verá como seus seguidores respondem melhor.

6) Textos em destaque

“Simplesmente porque textos em destaque chamam mais a atenção.”

E você pode usá-los para pontuar os pontos mais importantes do seu texto e convencer seu leitor a ler tudo profundamente. Por exemplo, se ele gostar de alguma citação em destaque especifica, ele vai querer saber mais.

Dica

  • Coloque a frase mais impactante do seu texto em destaque ou selecione o conteúdo que mais vai deixar seu leitor curioso.

7) Call to Action (CTA)

O Call to Action ou CTA é a sessão mais importante do seu post. É através dela que você vai engajar realmente com seu leitor ou o converter, depende do seu objetivo.

Geralmente é a última sessão do seu blog, quando você convida seu leitor para agir de alguma maneira, seja comentando, dando sua opinião, baixando algum e-book, cadastrando seu e-mail ou até comprando seu produto.

Dica

  • Nunca se esqueça do Call to Action! É a sessão do post onde você tem mais chances de conversão.

CALL TO ACTION

Para ilustrar nosso último ponto, aqui vai nosso call to action. Escreva aqui nos comentários o que você achou das nossas dicas. E se você tem alguma dica para compartilhar, por favor compartilhe!

Você quer aprender como criar seu próprio blog? Aprenda aqui!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!