Email marketing criativo

Saia do óbvio: 12 dicas para fazer um email marketing criativo que dá resultados!

Que tal usar elementos criativos na sua estratégia de email marketing e aumentar a taxa de abertura? Aprenda como!

Você já deve ter ouvido por aí que o email marketing possui um potencial incrível: ROI alto, baixo custo, ampla adesão… Resumindo, o sonho de qualquer marketeiro.

Mas, sem uma estratégia bem desenhada e uma mensagem extremamente criativa, dificilmente você alcançará o nirvana desse universo.

E, bem, já falamos sobre a estratégia neste post. Então, agora vamos te ajudar com a 2ª parte do desafio: as boas ideias.

Mas, antes de seguirmos para a parte mais interessante, precisar nos lembrar de alguns detalhes. Acompanhe:

Os cuidados com uma campanha de email marketing criativo

“Criatividade é a alma do negócio.” Provavelmente, você já ouviu essa frase — que também se aplica ao email marketing, mas exige alguns cuidados. Por exemplo:

Estudar bem a sua persona

Nem todo público vai reagir bem aos tópicos que vamos sugerir neste post.

Portanto, antes de implementá-los, pense na sua persona, no tipo de linguagem que ela utiliza e como essas ideias se comunicam com a imagem da sua marca.

Se mesmo assim você ainda considera colocar essas ideias em prática, não deixe de fazer o 1º passo de qualquer estratégia de marketing…

Testar as suas hipóteses

Se você não está seguro acerca do impacto que essas práticas podem causar na sua base de assinantes, teste-as com uma pequena amostra da sua lista.

Essa é a melhor forma de controlar os riscos, colher informações e analisar o sucesso da sua hipótese.

Dicas para criar um email marketig criativo

Agora que você já sabe os principais pontos de atenção desse tema, vamos à parte divertida: 12 dicas para conquistar o coração (e os cliques!) dos seus destinatários.

1. Estude o assunto dos seus emails

Para um bom profissional de email marketing, não há nada mais frustrante do que um email com baixa taxa de abertura.

E não é à toa: você cria um conteúdo incrível, planeja o seu calendário editorial e não consegue convencer os usuários a abrirem a sua mensagem? Fala sério, né?

Por isso, é importante criar assuntos de email extremamente chamativos e estudar a performance deles.

Mais do que isso, fique atento aos assuntos de email que você recebe.

Assine a newsletter de outros sites que possam ser interessantes para a sua persona e fique de olho nos assuntos que eles utilizam.

Faça uma coletânea com os mais atrativos e use como um banco de ideias. Depois, basta criar a sua adaptação e testar. Quem sabe você descobre uma mina de cliques?

2. Use todo o potencial do preview text

Se você utiliza uma ferramenta de automação, provavelmente consegue incluir um pequeno texto logo após o assunto do email.

Essa espaço é conhecido como:

  • preview text;
  • preheader;
  • ou texto de apoio.

Ele é uma ótima forma de manter o suspense da sua mensagem e, ao mesmo tempo, uma 2ª oportunidade para convencer os seus leitores a abrirem o seu email.

Mas atenção! Não se esqueça de que quanto maior o número de caracteres do seu assunto, menor o espaço do preview text.

Assim, se o seu assunto for muito grande, nem adianta preencher o texto de apoio, pois ele não vai aparecer.

Veja alguns exemplos para você se inspirar:

Email marketing criativo: email da Really Good Emais com assunto "Email design inspiration - delivered!"

Email marketing criativo da Luiza Drubsky com assunto "Segura o freela, amarra o freela"

3. Crie datas e ações especiais

Páscoa, Dia das Mães, Black Friday, Natal, Ano-Novo… A lista de datas comemorativas é imensa, e todo mundo já as conhece.

Sendo assim, pense fora da caixinha e inove. Celebre datas bizarras ou crie datas novas especialmente para o seu público.

Por exemplo: se a sua persona é fã de alguma série bem popular, crie uma ação específica para celebrar o dia em que o episódio piloto foi ao ar. Ou melhor, celebre uma data especial de algum dos personagens!

J.K. Rowling e os fãs de Harry Potter estão sempre comemorando o aniversário do bruxinho e outras ocasiões por meio das redes sociais.

Email marketing criativo: tweet da JK Rowling, com a frase "Happy pride day to all Slytherins, you devious little serpents, you."

Por que não lançar essa tendência via email também?

4. Utilize um novo remetente

Quer dar uma inovada no relacionamento? Troque o nome do remetente!

Provavelmente, você já ter enviado um email de boas vindas apresentando quem é a voz da sua empresa, conforme ditam as boas práticas do email marketing. Por conta disso, o seu público já sabe o que esperar das suas mensagens.

Ao trocar o remetente, você vai alimentar um sentimento extremamente poderoso: a curiosidade. Com ela, as chances de você ver uma aumento na sua taxa de aberturas é muito grande.

Mas tenha cuidado! Essa dica deve ser utilizada esporadicamente, em ocasiões especiais. Se você trocar de remetente toda hora, estraga o elemento surpresa e o diferente passa a ser o “normal”.

Além disso, a sua base de assinantes pode ficar confusa ou, pior ainda, irritada.

Por isso, use sempre o bom senso e não se esqueça de apresentar quem é o novo remetente, é claro.

5. Seja bem-humorado

Criatividade e bom-humor estão sempre de mãos dadas.

Quando uma pessoa está se divertindo, associa todos os envolvidos a sentimentos positivos e, no caso das marcas, isso é maravilhoso.

De preferência, utilize um humor relacionado à sua área. Isso reforça as conexões com o seu mercado e pode até gerar alguns encaminhamentos.

Dica bônus: se você trabalha com marketing, pode se inspirar neste post com piadas de marketing.

6. Utilize campos personalizados

Se você já utiliza uma ferramenta de automação, invista na utilização dos totens de personalização.

Eles deixam a sua mensagem muito mais exclusiva e aumentam as taxas de engajamento.

Mas tome cuidado! Só envie um email personalizado para os contatos que possuem todos os campos preenchidos ou a sua ideia super criativa pode se transformar em uma gafe:

Email marketing criativo: exemplo de uma gafe cometida em um email

7. Faça campanhas para segmentos específicos

Outra maneira criativa de inovar no email marketing e melhorar as suas métricas é trabalhar com segmentos específicos.

As possibilidades são infinitas… ou quase, porque tudo depende da quantidade de informações que você possui no seu banco de dados.

Não adianta querer enviar uma mensagem de acordo com os times de futebol favoritos dos seus assinantes se esse tipo de informação não é relevante para a sua empresa e, portanto, nunca foi solicitado em nenhum formulário de inscrição.

8. Utilize gatilhos de comportamento

Uma menção no Twitter, um abandono de carrinho, um formulário que foi visitado mas não foi preenchido…

Gatilhos de comportamento são uma ótima oportunidade para fisgar cliques.

Se você tem uma boa ferramenta de automação de marketing, fica fácil acompanhar as ações dos seus leads e enviar mensagens na hora certa.

Com o conhecimento sobre o contexto em que aquela pessoa se encontra, é possível construir uma mensagem específica e bem personalizada.

Email marketing criativo: email da Next Eletronics aproveitando gatilho de comportamento, com o assunto "Não me esqueci de você"

9. Aposte nos GIFs

Tendo em vista que utilizar vídeos nos emails é um pouco mais complicado (e ainda nem é aceito por todos os provedores de email), os GIFs são uma ótima forma de incrementar a sua mensagem com um pouco de ação.

Para as personas mais formais, GIFs que mostram a evolução de um gráfico podem ser um grande atrativo para baixar um novo relatório, por exemplo.

Mas, se o seu público permitir um pouco de humor e diversão, os GIFs são garantia de sucesso! Uma ótima ideia é utilizar gifs de séries e de clipes de música que a sua persona já conhece, o que facilita a conexão com a mensagem.

No fim, a principal questão com os GIFs é: nunca deixe de preencher o alt text! Isso ajuda o servidor de email a entender a sua mensagem e, mesmo que alguém não consiga visualizá-lo, essa pessoa ainda será capaz de entender o seu texto.

A Letícia Abrantes, do Saia do Lugar, é especialista no assunto. Dá uma olhada:

Email marketing criativo: Email da Letícia Abrantes

Gif já pensou

 

10. Use emojis e emoticons

Se você ainda não sabe a diferença entre emojis e emoticons, descubra aqui. Se você já sabe, não perca tempo e comece a usá-los nas suas mensagens.

Seja no assunto — para se destacar na caixa de entrada — ou no próprio corpo do email — para enfatizar o conteúdo —, o importante é ser coerente com o tema em questão.

Email marketing criativo: email marketing com emojis de coração quebrado e headphones

Os emoticons, por exemplo, são ótimos para transmitir uma ideia mais informal sem tirar a atenção do seu CTA.

11. Não se esqueça das #hashtags

As queridinhas do Twitter e do Instagram já chegaram ao Facebook e, por que não, no email marketing. Usar hashtag é uma ótima forma de trabalhar uma campanha multicanal.

Você pode lançar uma campanha, divulgá-la nas mídias sociais com uma hashtag específica e incluí-la no email.

Email marketing criativo: Emails do GrowthHackers com a #growthideas

Você pode, inclusive, ir além e colocar uma chamada para a ação convidando os seus leitores a postarem e procurarem conteúdo com aquela #, ajudando a viralizar a sua campanha.

Email marketing criativo: Tweet do GrowthHackers com a #growthideas

12. Brinque com os CTAs

Outra forma criativa de conquistar cliques para a sua mensagem é brincar com os calls to action.

Seja em texto, em imagem ou em botão, não tenha medo de ousar. A sua mensagem tem um objetivo e você precisa ser bastante persuasivo para convencer o leitor a cumprí-lo.

Os emails internos da equipe de marketing da Rock Content são os melhores exemplos. Como a empresa conta com mais de 200 colaboradores, sempre que eles lançam alguma ferramenta ou conteúdo estratégico, toda a empresa é convidada a compartilhar.

E os emails são extremamente criativos:

Email marketing criativo: CTAs criativos no email interno da Luiza Drubsky enviado para o time da Rock Content

Resumindo, sim, é possível fazer um email marketing criativo sem ferir a sua reputação com os servidores de email nem prejudicar os resultados da sua estratégia.

E agora você já tem material suficiente para revolucionar a sua comunicação.

Aproveite a oportunidade e aprenda a criar um fluxo de nutrição matador. Essa é uma ótima forma de testar nossas dicas e, de quebra, conquistar mais alguns clientes!