Email Marketing

Qual a diferença entre email marketing e automação de marketing?

Qual a diferença entre email marketing e automação de marketing? E como eu vou saber se minha empresa está preparada para alternar? Essas perguntas sempre surgem quando nos perguntamos sobre as mudanças que precisamos ou devemos fazer em relação as estratégias de marketing para conseguir escalar nossos resultados. Todos sabemos o quão poderoso é o email marketing na composição de um plano de ação de marketing, mas a implementação da automação dele pode trazer uma efetividade bem elevada para a estratégia que você já possui.

Existem muitas diferenças entre um email marketing e uma plataforma de automação de marketing. Um servidor de email só irá permitir que você envie um grande volume e possa controlar a taxa de abertura dos mesmos, mas isso no médio e longo prazo não são escaláveis. Com a automação de marketing, você passará a ter acesso a recursos como campanhas com múltiplas etapas, lead scoring, analytics, ferramentas que irão permitir traçar táticas cada vez mais precisas e eficazes.

Email Marketing sozinho não basta!

Se você acredita que é capaz de utilizar apenas o email marketing você não está alerta para as barreiras que pode vir a enfrentar e medida que você aumentar seus resultados. Aqui estão alguns desafios que você pode acabar enfrentando caso fique apenas no email marketing por muito tempo:

Email marketing consome tempo

Como não existe uma funcionalidade dentro do servidor de email para realizar qualquer tipo de automação ou refinar suas campanhas, você terá que realizar diversas atividades manualmente para que seus emails consigam atingir o máximo de clientes potenciais no momento certo. Com automação de marketing você pode diminuir o tempo gasto com o trabalho manual de e-mails individuais. Em vez disso, você pode se concentrar na criação de campanhas com múltiplos estágios, campanhas automatizadas para nutrir suas Leads enquanto você vai garantindo a efetividade dos resultados.

Seu time de vendas não saberá quais Leads precisarão de follow up

O email marketing por si só não tem a funcionalidade de geração de Leads prontas para o seu time de vendas. A única coisa que você conseguirá acompanhar após uma ação em massa é a taxa de abertura, e quando sua equipe de vendas começar a ir atrás dessas Leads, eles podem ter baixíssimos resultados (além do tempo gasto) porque essas Leads ainda não estão prontas para consumir seu produto ou serviço. E para um membro do seu time de vendas, focar em uma Lead que não está pronta para efetuar a compra é a maior perda de tempo possível. Com a automação de marketing, você pode atribuir pontuações para os diferentes níveis de educação das suas Leads.

Você não conseguirá manter suas Leads engajadas com sua comunicação

Você tem uma grande base de Leads e não consegue atingir ela na totalidade porque tem dificuldade de mantê-las engajadas. Você envia alguns emails por mês, mas não tem a menor ideia em que momento da jornada do cliente elas se encontram ou se o seu conteúdo tem sido realmente interessante para ela. Como é preciso muito tempo para criar um envio de emails em massa, como você poderá ser estratégico quanto o seu banco de dados? Com a automação de marketing que você pode gerar um fluxo de nutrição, o que lhe permitirá segmentar seu banco de dados e levá-los através do seu funil com a criação de campanhas automatizados que irão manter suas Leads engajadas.

Você terá problemas para escalar seus resultados

Confiar em emails marketing básicos não é uma boa estratégia se você tem como foco escalar resultados na sua empresa. Quanto mais Leads você tiver na sua base ou campanhas que pretenda executar, mais demorado será para gerar resultados em massa. Automação de marketing é uma solução que pode crescer à medida que sua empresa cresce. Você pode executar várias campanhas, criar fluxos de nutrição, pontuar suas Leads, e atribuir um ROI diretamente para cada programa de marketing desenvolvido para medir a eficácia dos seus esforços e estratégias.

Automação de Marketing é o ideal para minha empresa?

Se você ainda não tem certeza se é o momento para evoluir suas estratégias de Email Marketing dê uma olhada em suas práticas de organização e comercialização. Você deve considerar a automação de marketing se:

  • Se o processo de compra do seu cliente dura mais de uma semana
  • Enviar somente emails não parece trazer resultado direto para suas vendas
  • Seu time de marketing não tem tempo suficiente para entregar todas as estratégias que eles precisariam devido a atividade ser manual para uma base de Leads grande
  • Você quer mandar diferentes mensagens para segmentos de públicos distintos
  • Seu time de vendas tem reclamado da qualidade das Leads que tem recebido do seu time de Marketing
  • Você quer saber qual das suas campanhas de marketing têm melhor performance
  • Você não sabe dizer se você deveria gastar mais ou menos dinheiro com marketing

E agora, em que momento a sua empresa se encontra? Compartilhe conosco suas experiências com email marketing e automação!  E se tiver alguma mande para gente nos comentários ou no nosso Fórum: forum.marketingdeconteudo.com

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!