5 empresas que estão fazendo marketing de conteúdo com excelência

5 empresas que estão fazendo marketing de conteúdo com excelência

Hoje todas as marcas estão entrando na dança do marketing de conteúdo. No entanto, são poucas as que estão fazendo da maneira certa. Quem são estas marcas? Nós separamos alguns ótimos exemplos para você conhecer e se inspirar na hora de definir a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa.

Guaraná Antarctica

Site: http://www.guaranaantarctica.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/GuaranaAntarctica

Com 16 milhões de fãs só no Facebook, o Guaraná Antarctica é uma das marcas mais relevantes da rede social.  Eles acertam em focar seus esforços de marketing digital nas redes sociais devido ao perfil do público da marca: são usuários mais jovens, que gastam muito tempo nas redes sociais e que procuram muito conteúdo de entretenimento.

A marca mantêm sua relevância com postagens diárias, com uma criação inteligente, divertida e que têm grandes chances de compartilhamento. Eles levam a risca a regra da festa e tem colhido bons frutos. Se você ainda não conhece essa metáfora, continua lendo que mais abaixo eu explico direitinho o que é.

KISSmetrics

Site: https://www.kissmetrics.com/

Blog: https://blog.kissmetrics.com/

O KISSmetrics é outra ferramenta de análise e otimização de resultados digitais. A estratégia de marketing de conteúdo deles é produzir muito conteúdo. A KISSmetrics produz mais de 30 mensagens por mês, fora outras produções como e-books e guias.

Neil Patel é o responsável pelo conteúdo da empresa e revelou que a empresa investe alto em conteúdo, mas que obtém um resultado mais que satisfatório. Em 2 anos a KISSmetrics gastou mais de 28 mil dólares em 47 infográficos e obteve:

  • Mais de 2,5 milhões de visitantes
  • Mais de 40 mil backlinks de mais de 3,5 mil domínios únicos
  • Mais de 41 mil interações no twitter
  • Mais de 20 mil curtidas no Facebook

Se você parar para pensar, 28 mil dólares em 2 anos é pouco para o resultado que a empresa obteve. Uma prova de que o marketing de conteúdo, se feito com qualidade, oferece um ótimo custo benefício.

Hubspot

Site: http://www.hubspot.com/

Blog: http://blog.hubspot.com/

Provavelmente você já conhece o Hubspot. É uma empresa de software que oferece diversas ferramentas para seus clientes otimizarem o Inbound Marketing e as Vendas. O que faz deles tão bom em Marketing de Conteúdo? Eles abraçaram o conceito da festa na produção de conteúdo.

A festa das redes sociais é uma metáfora utilizada para entender como as marcas devem se comportar. Em uma festa as pessoas que mais se dão bem com todos, que estão rodeadas de pessoas, são aquelas que falam sobre tudo que é interessante a todos os presentes, e não apenas sobre elas mesmas. E quem está em uma festa apenas conversando sobre si e nada mais acaba sendo tachado como chato e deixado de lado. O mesmo vale para as marcas na internet. Quanto mais você fala sobre coisas diferentes e interessantes, mais pessoas vão se interessar por você.

É isso que o Hubspot faz. No blog deles há três pilares de informações: marketing, vendas e agência. Eles falam das novidades da própria empresa, mas vão além compartilhando conteúdo interessante de diversas áreas. Isso faz a marca ter uma conversa com seu público, mais do que apenas divulgar informações.

Resultados Digitais

Site: www.resultadosdigitais.com.br

Blog: www.resultadosdigitais.com.br/blog/

A Resultados Digitais é uma empresa brasileira que oferece uma plataforma para ajudar diferentes negócios a gerarem mais tráfego, leads e vendas, e eles fazem isso principalmente através do marketing de conteúdo. O desafio deles, então, é provar para o mercado que eles são uma autoridade no assunto.

Como eles fazem isso? Produzindo conteúdo sobre o assunto capaz de oferecer conhecimento sobre marketing de conteúdo e geração de leads para milhares de usuários na rede. O blog deles é um verdadeiro curso de marketing digital, com apresentação de ferramentas, tópicos de SEO, CTA, conteúdo para redes sociais e por aí vai. E muito além do blog post, eles investem em diversas formas de conteúdo como e-books, webinars e vídeos.

Tudo isso posicionou a empresa como autoridade no assunto e levou sua página no Facebook a alcançar mais de 122 mil fãs.

When I Work

Site: http://wheniwork.com/sam

Blog: http://wheniwork.com/blog/

When I Work é uma ferramenta de planejamento de trabalho diferente. Com ele você planeja sua semana e avisa à sua equipe tudo que precisa ser feito. É uma agenda que pode ser compartilhada para agilizar a produção da sua empresa.

O que exatamente eles fazem para ter um marketing de conteúdo de qualidade? Eles focaram seus esforços em oferecer todas as ferramentas para os pequenos e médios empreendedores crescerem, através de cursos e  uma série de e-mails com perguntas e respostas de líderes do mercado.

É exatamente o que a ferramenta em si faz. Viu o que eles fizeram? Eles ampliaram o propósito do produto deles, que é ajudar uma empresa a crescer, para todo o conteúdo que eles produzem. Ao fazer isso eles se reafirmam como experts no assunto e como uma importante fonte de informação para seus clientes.

SEMrush

Site: http://www.semrush.com/

Blog: http://www.semrush.com/blog/

O SEMrush oferece diversas ferramentas, como webinars e dados, para manter os profissionais de marketing sempre atualizados. O objetivo do SEMrush é se posicionar como um influenciador no assunto e ser uma opinião importante na conversa de marketing. Como eles fazem isso?

Além de produzir conteúdo, eles investem em maneiras mais abertas e interativas de se aproximar de profissionais de SEO e marketing de conteúdo através de chats no twitter e outras interações. O diferencial deles é que eles promovem uma espécie de networking digital, colocando profissionais para entrarem em contato com o blog ou o trabalho online de outros profissionais.

O que todas estas empresas têm em comum?

Entender o que elas estão fazendo é um ótimo passo para enxergar o que a sua empresa pode fazer para ter um marketing de conteúdo de excelência. Listamos algumas características que estas empresas têm e que podem ajudar você também:

1) Propósito

Se você sabe exatamente o porquê seu negócio existe, fica mais fácil construir um bom posicionamento e deixá-lo claro para os internautas.

2) Storytelling

Com um propósito fica mais fácil contar uma história em seu blog. Todas as empresas citadas fazem isso mas não têm consciência de que estão fazendo. Por exemplo, quando o Buffer abraça o propósito de transparência, ele conta a história de uma empresa que deu certo sendo transparente e isso é algo que as pessoas podem se identificar.

3) Periodicidade de conteúdo

Todas as empresas produzem conteúdo constante. No marketing de conteúdo, se você não está sempre presente, perde relevância. Isso é básico.

4) Party Rule

Aqui é a regra da festa que citamos no exemplo do Hubspot. Seja o mais interessante da festa ao falar sobre diversos assuntos diferentes e não somente sobre você. Quem fala muito sobre si mesmo perde relevância.

5) Investimento

Já passou o tempo quando as pessoas achavam que marketing de conteúdo é uma boa estratégia que requer baixo investimento. Hoje todas as marcas estão nesta disputa por atenção e quem investe com certeza vai sair na frente. Veja o exemplo a KISSmetrics.

Então não hesite em investir, que você pode acabar com um resultado melhor do que esperava!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!