[Kit] Veja os resultados de sua estratégia de marketing de conteúdo 2

6 lições que aprendi com empresas referências em Marketing de Conteúdo

Em pouco mais de um ano de Rock Content, trabalhando no departamento comercial da empresa (principalmente com Inside Sales), passei a conhecer vários tipos de empresas, áreas de atuação diferentes e modelos de negócios variados. Então acabei aprendendo muito com nossos clientes.

Na área comercial, de marketing e estrutural de uma empresa, é necessário ter um time eficiente e que sempre dê o máximo para atender da melhor forma seus clientes. Isso os fideliza, aumenta o número de indicações e a credibilidade da sua empresa.

No artigo de hoje, irei compartilhar algumas lições preciosas que aprendi com empresas que são referência nos mercados que atuam e fazendo a junção de todas essas lições, você terá um proveito muito melhor dentro do mercado que atua.

Resultados Digitais

A Resultados Digitais é um exemplo de empresa para nós e sempre acompanho todo seu conteúdo, que é feito com excelência. A lição que aprendi com eles é que você tem que investir em Sucesso de Clientes, ter uma equipe qualificada e pró-ativa, que irá dar o máximo para que o seu cliente tenha os melhores resultados, principalmente se você tem um modelo de negócios recorrente. Isso é extremamente importante para se ter um baixo número de churns e um número elevado de up sell, que é o que toda empresa quer.

Hubspot

A Hubspot também é referência para nós em conteúdo e uma referência mundial em Inbound Marketing. Por ter contato com o time comercial deles, a lição que tenho para dar é que você precisa entender ao máximo o seu cliente, além de entender o que oferecer.

Se a sua empresa faz Marketing de Conteúdo, trabalha com geração de leads e propecção de clientes através de funis de vendas, o contato que chega até você geralmente é por causa do seu conteúdo, que despertou o interesse do prospecto.

Tendo em vista que suas leads estão se educando, o contato geralmente é de confiança, então perguntas como:

  • Quanto você está disposto a investir?

  • Você já utiliza alguma ferramenta similar a minha?

  • Quais ações você faz hoje relacionadas ao nosso produto?

  • Como você chegou até nós?

  • Você terá algum responsável pelo uso ou você mesmo fará a gestão?

Essas perguntas e outras, são essenciais para que você entenda melhor o seu cliente, saiba qual proposta oferecer e se o investimento no seu produto é o melhor caminho para esse cliente.

Project Builder

O Project Builder, nosso parceiro de longa data, me ensinou que mesmo com um time enxuto e um investimento relativamente baixo, você ainda consegue resultados excelentes. Hoje, eles estão a pouco mais de 7 meses fazendo Marketing de Conteúdo e o seu principal mecanismo para trazer novas leads é o seu blog, que é referência em Gestão de Projetos. Eles tem resultados fantásticos como um aumento de 50% em número de leads neste período,  aumento de oportunidades em 134% e as vendas em 236%, segundo Thiago Reis, um dos sócios da empresa.

Marketing de Conteúdo é um investimento a longo prazo, mas se você fizer o dever de casa direito, os resultados são mensuráveis e excelentes.

Samba Tech

A Samba Tech é uma empresa que investe muito em endomarketing, ou seja, na cultura e alinhamento da empresa. Eles tem vários materiais em seu blog e conseguem comunicar muito bem a cultura da empresa de maneira integrada e divertida. Com este conteúdo, eles conseguem impressionar bastante tanto possíveis contratações como parceiros.

A lição que tenho deles é que é essencial o investimento na cultura da empresa e também na comunicação entre os funcionários.

ContaAzul

O ContaAzul é um exemplo de estratégia de Marketing de Conteúdo que se consolida cada vez mais. O blog deles é uma enciclopédia quando se fala em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Eles possuem vários artigos e os utilizam como suporte para seu time comercial e para a qualificação de clientes. Essa é uma ótima estratégia para email marketing e aumento de tráfego orgânico investir em conteúdo.

Então, o que eles me ensinaram é que um bom conteúdo dará suporte para seu time comercial e otimizará sua atuação.

Juris Correspondente

O Juris Correspondente é um exemplo quando se fala em divulgação de conteúdo. Eles divulgam o conteúdo em grupos do Facebook, Linkedin e tem uma fan page excelente.

A lição que aprendi com eles é que não se vive somente de investimento em Google Adwords. Eles investiram muito em conteúdo e o tráfego orgânico aumentou consideravelmente. Isso trouxe um grande benefício para a empresa: diminuir o investimento em Google Adwords necessário para alcançar uma grande audiência.

Ou seja, Adwords é interessante e irá auxiliar, mas não é a solução.

A importância de ter uma estratégia pronta de Marketing de Conteúdo

Toda empresa tem que se dedicar muito à sua estratégia de Marketing de Conteúdo para obter resultados. Você pode focar no conteúdo para geração de leads, geração de compartilhamentos em mídias sociais, se tornar um trendsetter, ou seja, referência no mercado que atua, ou até mesmo em conteúdo para suporte do seu time comercial.

Essas são algumas das lições que aprendi com essas empresas que são excelentes tanto em conteúdo como em estratégia, apesar de apresentarem focos distintos. E você, tem alguma lição legal para compartilhar conosco? Alguma dúvida ou sugestão? Faça aqui mesmo seu comentário ou me adicione no Linkedin para que possamos trocar algumas figurinhas.

 
Autor(a)

Escrito por: Henrique Lara Consultor de vendas na Rock Content, apaixonado por marketing online, futebol e sempre disposto a ajudar quem está começando sua estratégia. Posso dizer que respiro Marketing de Conteúdo e se me perguntarem o que eu mais gosto nisso, vou responder: “ Enfrentar o dia-a-dia de empresas que tem dificuldades nos setores de marketing e poder ajudá-los “.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!