6 erros na estratégia de marketing digital que você precisa evitar

6 erros na estratégia de marketing digital que você precisa evitar

Ao traçar uma estratégia de marketing digital é muito provável que não conseguiremos evitar todos os erros possíveis, afinal como já diz o ditado: “Errar é humano”. Sempre acabaremos cometendo uma falha ou outra e será necessário corrigir alguns pontos e aparar arestas. Em marketing também é preciso sempre se adaptar às novas tendências de mercado. Vai então o primeiro erro que as empresas cometem: Engessar o plano de marketing e não se adaptar às mudanças de mercado.

Mesmo sendo comum e justificado errar, devemos nos esforçar ao máximo para evitar alguns desses erros, em especial, aqueles mais comuns.

Erro #1 : Achar que não precisa de um blog

Os benefícios que um blog te trará somado com o baixo custo dessa ferramenta fazem com que não ter um blog seja um dos maiores erros que uma empresa pode cometer. Pouco importa em que tipo de negócio você está, seja um pequeno nicho ou focado em grandes massas, você irá se beneficiar de ter um blog.

Empresas gigantescas como a rede de Hotéis Marriot e a Coca-Cola tem blogs muito eficientes e de altíssima qualidade que atraem visitantes, geram interações e fidelizam clientes.

Se você quer saber mais sobre blogs, baixe nosso Guia Definitivo sobre Blog Corporativo.

Erro #2: Desperdiçar oportunidades de Guest Blogging

Uma das formas mais simples, populares e eficientes de conseguir exposição, tráfego e gerar leads é escrever posts para outros blogs. Por isso não faz sentido algum o por que as pessoas não fazem isso mais vezes.

Existem muitas oportunidades para você conseguir tanto pessoas para escrever para seu blog quanto você escrever para blogs conceituados. E não pense que o guest post irá somente trazer links para seu site e melhorar seu tráfego. Acima de qualquer coisa, guest posts incentivam o relacionamento de pessoas da área e fazer um bom networking pode ser um diferencial para seu sucesso.

Erro #3: Ignorar principiantes

Algumas empresas tem uma atitude arrogante na qual ela ignora prospectos que estão no começo da carreira ou ainda não tem um público e uma cartela de clientes ampla. O pensamento dessas empresas é que correr atrás somente dos grandes players fará com que elas sejam reconhecidas como exclusivas e de uma elite. Provavelmente o tiro sairá pela culatra, pois ao ignorar os menores, o mercado potencial será muito pequeno.

Ao invés disso, trate os principiantes com VIPs e transforme-os em clientes fiéis. Produza conteúdo focado para iniciantes, como Guias e Tutoriais de “primeiros passos” em sua área de expertise. Escreva artigos com uma linguagem mais simples e que abordem temas mais básicos. Conquistar esses clientes em princípio de carreira pode ser um fator decisivo no sucesso de seu planejamento.

Erro #4: Não responder comentários

Se você está conseguindo engajar seus leitores e fazer com que eles cometem em seus textos e vídeos, você tem que ter certeza que cada um desses comentários está sendo respondido. As pessoas que comentaram, seja para elogiar seu trabalho, dar algum feedback ou expôr uma dúvida que elas tiveram, esperam que você mostre que está prestando atenção nelas.

Se você recebeu um comentário, gaste alguns minutos lendo e respondendo. Isso irá reforçar o relacionamento de sua empresa com seus leitores e mostrar que você está atento a tudo que está acontecendo em seu blog.

Erro #5: Ficar preso ao Facebook

Sim, o Facebook é a maior rede social a qual temos acesso hoje. Mas não é a única e nem sempre será a mais indicada para sua empresa. Você não pode acreditar que só porque ele tem mais de 1 bilhão de usuários, todos os seus problemas de divulgação de sua marca e marketing de sua empresa estão acabados.

O Facebook é uma ferramenta muito poderosa, mas que deve ser usada em conjunto com as outras disponíveis. Quer divulgar os vídeos que está produzindo? O Facebook será excelente para isso. Quer publicar artigos extensos que mostrem seu domínio sobre algum tema? Não faça isso no Facebook. Pouca gente irá ler e comparilhar. Escreva o artigo no seu blog e ai divulgue nas redes sociais. Quer uma aproximação mais profissional? Parta para o LinkedIn! Não se esqueça que para uma interação mais dinâmica é melhor olhar para o Twitter.

Temos acesso a tantas ferramentas que quando usadas em conjunto podem alavancar seu sucesso que não podemos restringir nossos esforços somente ao Facebook.

Erro# 6: Se recusar a testar novas práticas

Como dissemos logo no começo do texto, um dos principais erros que uma empresa pode cometer é engessar seu plano de marketing e não se adaptar a mudanças. Outro problema que pode surgir é uma empresa não testar práticas diferentes de ações que elas já tomam. Às vezes escrever artigos mais curtos ou listas pode fazer sucesso com sua audiência. Quem sabe aquele botão verde de sua landing page irá ficar melhor vermelho? E aquela chamada clássica de seu anúncio pode converter mais se for alterada.

Então, não fique parado e realize testes buscando as melhores formas. Publique seus artigos em horários diferentes, escreva sobre diversos temas e em diversos formatos. Mude suas landing pages, seus calls-to-action e suas chamadas nas redes sociais. Esses testes irão lhe apresentar algumas soluções que podem ser melhores e trazer resultados mais positivos.

Muitos erros podem ser evitados ao traçar seu planejamento de marketing e começar a executá-lo. Não se esqueça também que nunca é muito tarde para consertá-los. Comece agora mesmo a procurar quais erros você e sua empresa podem estar cometendo e solucione-os! Não deixe também de nos contar suas experiências ou tirar qualquer dúvida que tiver.

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!