15 erros no Google Adwords que estão acabando com os resultados de suas campanhas

15 erros no Google Adwords que estão acabando com os resultados de suas campanhas

Para uma campanha de Adwords ter bons resultados a princípio você deverá dispor de conhecimentos básicos sobre a ferramenta e saber aplicá-los de forma segura. Cumprida esta etapa é que planejamentos mais avançados deverão ser praticados para que se evitem erros grotescos que ocorrem em muitas campanhas por aí.

 Um grande número de anunciantes se frustram ou até desistem de campanhas relacionadas ao Adwords, e é por isso que, neste post, apontamos alguns erros no Google Adwords que você pode estar cometendo. Aprender como corrigí-los pode fazer toda a diferença para sua campanha!

1. Erros na segmentação geográfica

Imagine vender conchas do mar aos nativos das praias capixabas? Muitos anunciantes andam tentando fazer isso. Não seria muito mais fácil vender este tipo de produto para quem mora longe das praias? Ou seja, é muito mais rentável investir R$ 1,00 por clique em um local onde realmente aparecerão compradores do que fazer o investimento de R$ 0,10 onde irão rir de sua proposta.  O ideal é sempre fazer esta reflexão e fazer testes com valores menores, medindo sempre os resultados que aparecerem.

2. Anunciar produtos inexistentes

Em várias campanhas de Adwords a URL acaba direcionando para um produto indisponível ou esgotado. Ou seja, o produto não existe mais. Por falta de atenção, o CPA (Custo Por Ação) acaba saindo muito caro em função disso. Nunca se esqueça de pausar ou cancelar suas campanhas quando isto acontecer.

3. Não atualizar o valor dos produtos do site nas campanhas

A constante otimização é a parte mais importante das campanhas.

Você atualiza seu site com novas formas de pagamento, altera o valor, condições de frete, mas acaba se esquecendo da sua campanha de Adwords. Isso pode fazer com que ocorra um indício de propaganda enganosa, ou você pode também perder uma venda se as condições de compra atuais são melhores do que as anunciadas. Trabalhe com um checklist sempre que for fazer qualquer alteração em seu site.

4. Horários dos anúncios

Tome bastante cuidado com isso. Faça a configuração necessária para que os seus anúncios apareçam em um horário em que você possa prestar atendimento a um possível cliente.

Inicie diminuindo o valor dos custos desse anúncios para horários onde a possibilidade de converter em compras seja menor.

5. Erros com a URL de destino

Lembre-se: Quanto menos cliques o visitantes precisar dar, maior será a taxa de conversão.

Por diversas vezes as pessoas clicam em anúncios e simplesmente não encontram o que desejavam no local para onde foram direcionados. Um cliente quer acessar o endereço em que estão os detalhes do produto que os interessaram, e não para a página inicial do seu site.

6. Palavras chaves ruins

As palavras-chave são o “coração” de qualquer conta do AdWords e é onde mais se erra. Abaixo algumas dicas para melhorar este aspecto importante da campanha.

  •  Inicie com palavras mais focadas e amplie apenas caso se torne necessário.
  • Correspondências exatas e amplas de frase devem ser exploradas.
  • Se atente aos termos de pesquisa e saiba o que os usuários mais tem procurado
  • Procure investir nas palavras que convertam mais
  • Pense se suas palavras realmente têm a ver com seus anúncios
  • Lembre-se que as palavras têm que estar compatíveis com as URL’s de destino.
  • O índice de pontuação das palavras sempre devem estar alto. Se atente a isso.

Muita atenção também com as palavras chaves negativas. Isso evita gastos com quem não comprará o seu produto de forma alguma. Sendo mais explícito, procure sempre verificar os resultados relativos a palavras que têm sido clicadas mas estão apenas gerando despesas, ou seja, não estão gerando conversões, e considere retirá-las.

7. Um único anúncio por grupo

Comparar é preciso. Este é um aspecto que tem um alto índice de erros nas contas do AdWords. Como saber se seu anúncio tem dado certo, se não existem parâmetros?  Testes são extremamente necessários e aqui vão algumas dicas para aumentar as chances de acertar.

  •  Em cada grupo, crie pelo menos 3 tipos de anúncio.
  • Faça anúncios bem diferenciados para que sirvam de comparação.
  • Pause os piores e aproveite os que tiveram performance melhor.

8. Campanhas incompletas

O Google AdWords possui vários recursos, utilize-os!  São várias as campanhas faltando itens, o que é fatal na utilização do AdWords. Abaixo algumas dicas do que pode ser feito a respeito:

  •  Adicione na extensão sitelinks e  URL’s relevantes à conversão.
  • Caso possua, não deixe de incluir seu endereço físico.
  • Possui telefones de contato? Não deixe de preencher as extensões de chamada.
  • Na extensão de aplicativo, sempre inclua o app do seu negócio.

9. Configuração do código de acompanhamento de conversão

Investe no AdWords e não sabe o seu ROI (Retorno Sobre Investimento)? Não tem idéia de quais palavras converteram mais? O horário que mais vendeu, você sabe? Quais tipos de anúncios são mais rentáveis? Saiba que apenas com o código de acompanhamento de conversão instalado e devidamente configurado é que estas perguntas serão respondidas da maneira correta.

Se não possui um código de conversão, jamais invista no AdWords. Se não sabe o que é, procure aprender mais a respeito. Você pode ler mais sobre ele aqui. Saiba que ele é importantíssimo para que você tenha 100% de controle sobre a sua conta. O melhor de tudo é que com o tempo você saberá como converter mais investindo menos através dos números apresentados.

10. Remarketing sem a devida configuração

Uma das campanhas com  alto índice de conversão a baixo custo é o Remarketing.

Trata-se de outro código que deve ser aprendido e dominando por você, além de estar devidamente configurado em sua conta do AdWords. O erro grave aqui é não aproveitar esta oportunidade, tendo em vista o alto ROI que ela pode proporcionar.

11. Deixar sua conta abandonada

Um dos segredos do AdWords é a otimização constante, não bastando a simples criação da conta e a reposição dos créditos quando eles acabam. Procure entrar a cada 3 dias e faça as alterações necessárias para que se evitem custos desnecessários. Na falta de tempo, deixe alguém designado para fazer isso. Sem essa constante otimização ter uma conta de AdWords se torna algo que pode fazer você gastar mais do que ganhar.

12. Configuração do idioma

Você sabia que muitos brasileiros deixam o seu sistema operacional em inglês simplesmente para treinar o idioma? A configuração deverá estar voltada para as configurações de consumo do usuário, e não automaticamente para o português. Isso evita a perda de cliques qualificados.

13. Errar na segmentação por dispositivos

O Google disponibiliza a opção para que as campanhas sejam realizadas em multiplataformas, mas é possível retirar aquelas que estejam dando menos retorno ou tentar corrigir possíveis erros.. Aproveite e confira se os seus anúncios e se o seu site estão funcionando bem em plataformas móveis.

14. Misturar campanhas de pesquisa e display

Estes dois tipos de campanha devem estar separadas. Tudo bem que o Google permita que seja feito isso em campanhas com segmentação apenas local ou com baixo investimento, mas realmente não é o recomendável. Campanhas separadas facilitam a comparação e a análise de métricas, além disso o CTR (Taxa de Cliques) da campanha feita por display não influencia no CTR da realizada com base em pesquisa.

15. Baixo investimento… alta expectativa

Quanto mais baixo for o investimento em sua campanha, mais baixa deve ser a sua expectativa quanto aos retornos.

Espere resultados de acordo com o tamanho dos seus investimentos. Normalmente as médias de conversão estão entre 1% e 8%, e dificilmente passa disso.

Concluindo

O Google AdWords é uma ferramenta fantástica de Marketing Digital, mas por mais que seja de grande auxílio aos negócios na internet, ela não consegue fazer tudo sozinha.

Trabalhar em otimizações, pesquisas, testes e investir em conhecimento é algo fundamental para o sucesso do seu site ou blog na ferramenta.

 Ainda tem alguma dúvida ou experiência que gostaria de contar? Compartilhe com a gente!

Quer saber mais sobre o tema? Baixe nosso ebook gratuito sobre o Adwords!

download google adwords ebook

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!