Olho sobre texto

Escaneabilidade: porque isso é tão importante para seu blog

Todo dia nós ficamos ligados em diversos canais digitais, com milhares de conteúdos disponíveis para consumo. Facebook, e-mail, blogs, Youtube (e isso só para citar alguns).

Como tanta informação é pouco provável que os leitores vão ler o seu texto inteiro! Principalmente se ele for um bloco contínuo de palavras, sem nenhuma separação ou organização, não é mesmo?

Por isso, ao ler o texto em um site ele o escaneia em busca de informações relevantes que possam prender sua atenção!

Essa é a base da escaneabilidade: o seu leitor passa os olhos pelo texto identificando os elementos mais importantes e absorvendo o que é do seu interesse. Muito parecido com uma leitura dinâmica!

Ao pensar na sua estratégia de marketing de conteúdo é muito importante pensar que o usuário não vai ler o texto inteiro.

Então, como fazer bons textos? Separamos algumas dicas excelentes para você melhorar a escaneabilidade dos seus textos. Preparado? Vamos lá!

Tamanho do conteúdo

Criar um conteúdo completo, extenso e ideal para o seu leitor é sempre bom! Ele ajuda a sanar todas as possíveis dúvidas que a sua persona pode ter e é um bom começo para gerar leads.

Mas será que o seu leitor está preparado para ele?

Aqui na Rock nós já mostramos como o tamanho do conteúdo é importante aqui, e isso serve tanto para mais, quanto para menos!

Se a sua persona está interessada e tem o tempo disponível para consumir conteúdo extensos, muito bom! Mas se esse ainda não é o estado que os seus usuários se encontram, opte por textos mais curtos que chegam direto ao ponto.

Organize o seu texto

Blocos de texto são chatos e massantes. Sério, quem gosta de ler um parágrafo de 30 linhas? Com certeza eu não!

Para melhorar essa organização existem algumas dicas básicas que são muito valiosas para melhorar a escaneabilidade do seu texto e garantir que o leitor absorva o máximo de informações possível.

Separe o texto por intertítulos.

Eles ajudam a organizar o texto, separam as ideias e mostram o que será tratado em cada seção do seu conteúdo.

Eles também fornecem uma visão geral do assunto que será tratado, por isso, o título do seu intertítulo deve ser claro e direto.

Escreva parágrafos curtos

Eles ajudam no entendimento rápido e completo, além de tornar mais fácil escanear o conteúdo inteiro.

Com parágrafos grandes é muito fácil se perder na leitura, já que o bloco de informações dificulta a linearidade da leitura.

Destaque palavras-chave

Grande parte da escaneabilidade consiste em achar o conteúdo principal do texto. E, claro nós podemos facilitar isso para o leitor!

Logo, ao longo do texto, destaque as palavras-chave que você utilizar, bem como a principal ideia daquele intertítulo (viu como destacamos o foco desse intertítulo?).

Você pode dar destaque para palavras, ideias e termos-chave tanto com o negrito quanto com o itálico (em alguns casos, até mesmo com o sublinhado). Eles ajudam a prender a atenção do leitor.

Sempre prefira listas

Listas são uma mão na roda! Elas mostram diretamente aquilo que interessa ao usuário: a solução do seu problema ou dúvida de forma sucinta.

Você pode mesclar também. Nem todos os textos caberão em uma lista, mas é legal criar uma lista dentro do texto.

Sabe aquele intertítulo que ficaria bem legal separado em dicas ou passos? Crie uma lista dentro dele!

Além de facilitar a leitura, é uma maneira bem legal de tornar o texto mais dinâmico e incentivar o leitor a consumir todo o conteúdo.

O poder das imagens

Por mais poético que o intertítulo pareça, essa é a pura verdade!

Aquele velho ditado que diz que uma imagem vale mais que mil palavras continua sendo muito válido.

Imagens são fontes rápidas de informação. É possível assimilar uma figura rapidamente, logo após a leitura dela.

Elas também são uma forma de prender a atenção do usuário, sem contar que ajudam a completar a sua informação, além de serem um sucesso nas redes sociais!

Segundo a Hubspot, uma estratégia de marketing de conteúdo visual é um sucesso e tanto!

No Twitter, tuítes com imagens fazem muito mais sucesso do que apenas textos.

twitter

87% das postagens de usuários no Facebook que mais foram compartilhadas, eram imagens!

escaneabilidade

Para finalizar, um estudo mostra que conteúdo em imagem é uma das peças mais importantes do marketing de conteúdo!

estudo

Mas não esqueça: o seu conteúdo precisa ser excelente!

Essas dicas vão facilitar muito a sua vida na hora de criar conteúdo que o seu leitor vai se interessar e consumir.

Mas não vai adiantar nada se o seu conteúdo não for matador!

É importante que ao escanear um texto, o leitor perceba que o conteúdo ali é realmente importante. Que as ideias são interessantes e que o escritor realmente domina o assunto.

Destacar as ideias principais e as palavras-chave são excelentes formas de mostrar esse domínio, mas não para por aí!

Imagens e dados são perfeitos para isso. Você mostra que, além de ter domínio sobre aquele conteúdo, outras empresas relevantes no mercado já provaram que aquela ideia é verdadeira!

Escrever bons textos é quase uma arte. Ao longo do tempo você aprende como escrever textos que prendem o leitor e são escaneáveis. Se atualmente o seu conteúdo não é assim, sem problemas! Comece a executar os próximos seguindo as nossas dicas e melhorando a experiência para o leitor.

Escaneabilidade é o melhor amigo do seu blog

Ninguém quer criar conteúdo que ninguém vai ler, certo?

A escaneabilidade é quase inevitável, são muitos canais interativos que o usuário tem contato e ele acaba não prestando 100% de atenção em todos eles.

Por isso é importante facilitar a vida do seu leitor! Use intertítulos, paragráfos curtos e imagens. Além de criar um conteúdo matador!

Se você ainda não escreve dessa forma, sem problemas! Nunca é tarde para começar. Lembre-se que você pode, inclusive, otimizar os seus textos antigos seguindo essas ideias. Essa é uma ótima forma de melhorar seu blog atual

Lembra sobre como falamos que as imagens são muito importantes? Elas também são indispensáveis para SEO! Por isso separamos um artigo sobre como otimizar suas imagens para SEO. Não deixe de ler, hein?

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!