desenho de um homem de negócios

12 especialistas nos contaram as melhores dicas de SEO para 2015

Nada melhor do que um bom conselho, não é mesmo?

Em diversos momentos de nossas vidas, o que mais gostaríamos de conseguir é um conselho de alguém com mais experiência, que conhece sobre determinado assunto ou já vivenciou situações semelhantes às que você está passando.

Mas fique calmo: este não é um post de auto-ajuda!

Neste momento falaremos sobre SEO, uma das técnicas mais conhecidas do mundo do marketing digital que, sem dúvida, consegue gerar um enorme nó nas cabeças dos novos profissionais que se aventuram no meio digital ano após ano.

Foi pensando nisso que nós da Rock Content desenvolvemos este material único, que conta com dicas de alguns dos profissionais mais renomados e conhecidos do mercado brasileiro na atualidade sobre SEO.

Se  você esta ansioso para descobrir o que é que eles têm a te ensinar sobre otimização de sites para motores de busca, continue por aqui e descubra quais são os conselhos!

Boa leitura!

O que os especialistas têm a dizer sobre o SEO em 2015

Nome: Alex Pelati

alexpelati

Tempo que faz SEO: 10 anos

Empresa/Cargo: AO5 / Diretor de Search Marketing

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

Não digo que a mudança ocorreu propriamente em 2015, mas acredito que houve uma consolidação do entendimento de que o trabalho de SEO é estratégico e amplo. Não basta mais implementar melhorias técnicas e acreditar que só isso é necessário para conseguir bons resultados ou escrever textos com 300 palavras-chave e acreditar que isso é qualidade.

Mais do que nunca é preciso criar estratégias que gerem valor para seu público e, consequentemente, ajudem na reputação dos sites. De fato, os links de qualidade são aqueles conquistados e não os que foram simplesmente construídos através de simples cadastros, etc.

Ainda é necessário manter uma comunicação efetiva com seu público, produzindo conteúdo útil e que esclareça ou resolva suas dúvidas e necessidades, sempre atento ao comportamento de busca dos usuários.

Por fim, não podemos esquecer da parte técnica, mantendo-o sem erros, bem como eliminando problemas de URLs duplicadas e adaptando a sua visualização para smartphones.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

Eu acredito que a técnica que mais está produzindo resultados em 2015 é a produção de conteúdo útil e relevante, pois ela é a responsável pela geração de tráfego para diversos tipos de consultas de pesquisa. Dessa forma, você não fica dependente de uma palavra-chave exclusiva e conquista um bom volume de acessos. Ainda acaba gerando uma influência positiva na reputação do site, pois um conteúdo interessante para os usuários pode receber bons links de referência.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Acredito que uma dica valiosa é escolher o caminho certo e não o caminho fácil, ou seja: faça um bom planejamento, identifique as necessidades do seu público e crie algo de valor para eles. Dessa forma, você aumenta as chances de alcançar e manter o posicionamento do site por um bom tempo. Não se esqueça que o SEO só irá funcionar se você tiver um site de boa reputação, com conteúdo de qualidade e parte técnica amigável aos mecanismos de pesquisa.

Nome: André Siqueira

andresiqueira

Tempo que faz SEO: 6 anos

Empresa/Cargo: Co-founder and Marketer / Resultados Digitais

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

É difícil estipular com precisão, mas basicamente deixamos de ter uma postura muito pró-ativa na criação de links, principalmente com âncoras exatos, que eram garantia de sucesso antigamente. O receio e mesmo a pouca eficiência de links mais “forçados” fizeram com que a gente deixasse essa prática para trás.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

É meio clichê, mas temos investido muito mais na qualidade do conteúdo e na distribuição dele, principalmente com co-marketing. Nossos posts e e-books são sempre longos e densos e isso têm gerado boas experiências.

Outro ponto interessante é a diversificação de conteúdo. Ao invés de textos ou vídeos, por exemplo, fizemos algumas ferramentas (como o Quiz do Marketing Digital ou o Gerador de Personas) que são úteis, geram buzz e links, reforçam a marca e isso tudo têm contado muito bem.

Ainda não fizemos, mas uma grande aposta agora é um redesign do site e blog, privilegiando a experiência do usuário, garantindo mais velocidade, responsividade e procurando manter o visitante mais tempo com a gente.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Faça um brainstorming e monte agora um calendário com pelo menos um conteúdo (template, ferramenta, planilha, etc) realmente denso e incrível por mês. Com a lista, pesquise por parceiros relacionados ao tema que possam trabalhar em co-marketing com sua empresa.

Nome: Cassiano Travareli

cassiano

Tempo que faz SEO: Mais de 10 anos

Empresa/Cargo: Sócio do Infoprodutos Brasil

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

O Google vem cada vez mais aperfeiçoando seus algoritmos e os resultados de busca passaram por muitas mudanças nos últimos anos. Uma das mudanças recentes mais significativas foi ele passar a considerar nos fatores de ranqueamento o fato de um site ter uma versão mobile ou ser responsivo.

Essa atualização acabou abrindo mais os olhos das pessoas para trabalharem melhor o site, pensando nos usuários que acessam os sites de smartphones, o que em vários nichos do mercado já possuem números mais expressivos do que usuários que acessam de computadores comuns.

Essa é uma das mudanças mais importantes e qualquer profissional de SEO deve enxergar isso como uma tarefa obrigatória na hora de desenvolver um projeto.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

O Google desde sempre bate na mesma tecla de oferecer algo realmente de valor para os usuários, um conteúdo diferenciado, uma informação que atenda a necessidade daquele usuário.

Uma vez que você cria um conteúdo de valor, as pessoas passam a referenciá-lo em blogs ou compartilhar em redes sociais, levando sua palavra adiante. Crie um conteúdo bem escrito com pesquisa de palavras-chave sobre o tema. Utilize imagens, subtítulos, referências, links internos e externos, citações, etc… um conteúdo bem apresentável sobre o assunto.

Feito isso, você pode divulgar esse conteúdo nas suas redes sociais e trabalhar em campanhas (como Adwords ou Facebook Ads). Uma vez que você atinge um número maior de pessoas, seu conteúdo passa a ser compartilhado e referenciado mais facilmente e você conseguirá ótimos resultados nas buscas orgânicas.

Uma técnica que funciona muito bem nesses conteúdos é a utilização de hashtags para criar um menu interno no conteúdo, separando corretamente os subtítulos ou áreas do conteúdo. Desse modo você pode referenciar apenas uma parte do conteúdo de outros locais, criando um link para alguma subdivisão específica da página.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Considero 3 elementos extremamente importante nos dias de hoje:

1) Velocidade de carregamento do site – Fazer um site que carregue rapidamente, pois isso realmente é algo importante tanto para o Google como para qualquer conversão que você pretenda fazer em seu site.

2) Mobile ou Responsivo – Os usuários mobile já estão superando usuários de computadores comuns. Como não prestar atenção nisso?

3) Conteúdo de qualidade – Pode acontecer diversos updates do Google, mas enquanto você estiver focado em oferecer um bom conteúdo que atenda seus usuários, você não precisará se preocupar com essas atualizações.

Nome: Diego Gomes

diego gomes

Tempo que faz SEO: 8 anos

Empresa/Cargo: Rock Content/Co-founder

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

Não só em 2015, mas nos últimos 4 anos, cada vez mais o conteúdo ganhou importância. “On page” deixou de ser só técnica e agora se une cada vez mais a arte da produção de conteúdo de alta qualidade.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

Conteúdo épico! Artigos de formato extendido, enormes, mais de 2000 palavras se tornaram obrigatórios para aquelas palavras-chave mais concorridas. Recomendo a todos.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Produza conteúdo fantástico.

Promova para sua base de seguidores em todos os canais. Consiga links editoriais de alta qualidade. Repita constantemente. Revise. Atualize. E acompanhe os rankings com atenção. Foi assim que conseguimos vários dos rankings #1 da Rock Content.

Nome: Fábio Ricotta

favio

Tempo que faz SEO: 10 anos

Empresa/Cargo: Agência Mestre/CEO E Co-founder

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

Quando olhamos os projetos e a forma que lidamos com eles em 2015 vejo que cada vez mais estamos focando no que é oferecido ao usuário/cliente do website.

Por exemplo, nos dias de hoje pensamos muito mesmo no conteúdo, que ao meu ver é a chave do sucesso. Olhamos com carinho para aspectos de conversão do site e adaptação do visual para smartphones.

Além deste pontos, vejo que cada vez mais o Google está buscando formas de mensurar a afinidade do usuário com um determinado website. Seja pela velocidade do site, pela forma com que o conteúdo é escrito, por ter uma versão compatível com dispositivos móveis, o foco é claro: tentar simular o “gosto” de um usuário.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

Nos últimos 2 anos focamos muito no aspecto técnico do on-page. Entendo que em 95% dos projetos que temos aqui na Mestre, ajustes on-page conseguem angariar mais visibilidade orgânica para o projeto.

Sendo básico, mas sendo consistente, olhar títulos de todas as páginas do projeto, adequando meta descriptions, reparando muito bem em marcação de dados estruturados, criando sitemap.XML e o mapa do site (aquele em HTML mesmo), além de observar por itens um pouco mais delicados, como inserção correta da canonical tag, implantação de rel=nex e rel=prev, além das tags para mobilidade.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Nos últimos tempos eu descobri algumas ferramentas que tenho gostado de olhar. São elas:

https://en.onpage.org/– para identificar problemas on-page

http://www.screamingfrog.co.uk/seo-spider/ – um crawler para identificar também problemas on-page

http://seotoolsforexcel.com/ – altamente recomendado para quem possui Windows =)

https://kwfinder.com/ – uma das maiores descobertas das últimas semanas, focado em descobrir palavras-chave e estimar sua dificuldade

http://buzzsumo.com/ – para ter insights de conteúdo

http://pt.semrush.com/– cada vez mais a ferramenta essencial para qualquer profissional de SEO

Nome: Gustavo Bacchin

gustavo

Tempo que faz SEO: 12 anos

Empresa/Cargo: Cadastra / Diretor de operações

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

Na verdade é que SEO não tem mudado muito nos últimos 2-3 anos. Acho que o principal tema não somente para SEO mas em todo o Digital tem sido o shift no foco em Mobile. Finalmente me parece que estamos no ano em que o Mobile vai ser, senão o centro do planejamento e comunicação da sua marca no digital, parte muito importante da discussão. Então, levando essa discussão para SEO, precisamos mapear como está a visibilidade da nossa marca nos resultados orgânicos para então definir como podemos melhorar essa visibilidade.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

Eu sempre acreditei e continuo acreditando em técnicas e práticas que procuram melhorar a experiência do usuário no site. Se a técnica tem como objetivo final melhorar algo no site, por exemplo, velocidade de carregamento da página, ela vai ajudar o seu resultado em SEO de alguma maneira. Seja como um fator direto em posicionamento, seja impactando algum outro sinal relacionado com um fator importante.

Uma das coisas que estamos fazendo com mais empenho e dedicação aqui na Cadastra é a parte de planejamento do nosso conteúdo. Procurar conhecer mais profundamente o público-alvo, o que ele gosta de consumir, em que formato, em quais plataformas, como ele compartilha, etc. Isso tem nos ajudado muito na produção de conteúdos verdadeiramente relevantes que, assim, são compartilhados e geram valor para nossos cliente.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Muitos me perguntam sobre qual seria a melhor ferramenta de SEO. Respondo da mesma maneira já faz algum tempo e continuo com a mesma opinião: o seu Analytics.

O comportamento e engajamento do usuário com o seu site são os melhores indicadores de sucesso do seu SEO. Não basta o melhor ranking se não entregarmos o que o usuário procura. Não importa termos o melhor conteúdo e estrutura de URL se não entregamos relevância para o usuário. E tudo isso pode ser medido através de uma ferramenta de Analytics.

O seu melhor amigo de SEO é a sua ferramenta de Analytics. Nunca se esqueça disso.

Nome: Rafael Rez

foto_rafael_alta

Tempo que faz SEO: 8 anos

Empresa/Cargo: Consultor de Marketing Digital, Professor e Palestrante/ www.rafaelrez.com

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

O Google sempre deu valor a conteúdo, mas agora esse valor cresceu estupidamente. O Google é capaz de medir as interações em qualquer conteúdo e balancear a popularidade desse conteúdo baseado em comentários, links, posts em redes sociais, tempo de permanência no conteúdo, taxa de rejeição do conteúdo, reputação do autor, entre vários outros critérios objetivos.

Desta forma, conteúdos grandes e ricos, como posts ilustrados, infográficos, páginas com animações e vídeos têm ganhado reputação cada vez maior.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

Vídeos com transcrição têm funcionado muito bem. Quando você posta um vídeo no Youtube, o Google é capaz de transcrever o áudio e criar uma legenda, mas esta transcrição ainda não é usada para tornar este conteúdo visível nos resultados de busca.

Se você mesmo transcreve (ou escreve conteúdo complementar) e publica no seu site, esse conteúdo ganha um valor muito grande. Tenho apostado neste tipo de solução com um nível alto de sucesso.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Crie conteúdos complexos, de alto valor, de forma consistente. Não basta criar um ou dois e-books. Crie vários, assim como vídeos, infográficos e posts para o blog.

O uso de múltiplos formatos enriquece muito a experiência de quem consome o conteúdo e gera um valor alto para o SEO, porque atrai mais links orgânicos. Consegui ótimos links dando entrevistas e compartilhando materiais ricos em outros sites e isso fez meu SEO bombar!

Nome: Rodrigo Nascimento

rodrigo nascimento

Tempo que faz SEO: 5 anos

Empresa/Cargo: Sócio-Diretor na Buscar ID

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

Acredito que desde 2013 o SEO se tornou mais estratégico do que técnico, como era anteriormente. Se formos pensar em como tentar manipular o Google veremos que isso é perda de tempo. Se formos pensar em como posso contribuir para ajudar o Google ler o meu site, e atender as necessidades do meu consumidor tirando suas dúvidas, terei sucesso.

O conteúdo é rei, mas não necessariamente seu tamanho comanda. Digo que, se você conseguir tirar a dúvida de seu consumidor em um parágrafo, esse conteúdo é de extrema qualidade.

Nos últimos dois anos, o que têm nos dado muito resultado é o investimento na parte on-page, deixando o site mais amigável para o Google e proporcionando uma experiência melhor para o usuário, como a performance do site e ter versão responsiva ou adaptiva para dispositivos móveis.

Tivemos melhorias representativas investindo mais em on-page do que off-page em muitos mercados, pois a precariedade dos sites concorrentes é muito grande e quando você chega com um site melhor consequentemente você sobe.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

Não chamaria de técnica, mas de estratégias e táticas. Precisamos entender que o Google está cada vez mais ligado no todo e não apenas na web ou nos links que estão sendo apontados para o nosso site.

Off-page, por exemplo, é tudo que está ligado externo ao nosso site, então posso considerar que um evento presencial é uma estratégia off-page, pois está fora da minha página. Esse evento vai gerar comentários e menções em mídias sociais pois o tema que você abordar será interessante e chama a atenção de pessoas interessadas.

As pessoas podem realizar um check-in em sua empresa e isso pode ser representativo, pois são fatores off-page determinando sua credibilidade. Não são todos os mercados que podem realizar eventos presenciais por sua atuação, mas vale da criatividade em pensar que tanto digitalmente quanto no mundo real existem muitas possibilidades e oportunidades para o mercado.

Criar parcerias com sites especializados, conceder entrevistas e participar principalmente de eventos de sua área é algo que não vai lhe trazer retorno à curto prazo, mas será uma construção de valor e credibilidade para sua marca/empresa.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Crie relacionamentos. Se você é uma empresa de serviços, atenda seus clientes da melhor maneira possível, mesmo que em um atendimento você tenha um pequeno prejuízo, pois através desse prejuízo terá lucros futuros.

O que eu diria mesmo é para investir tempo na parte on-page, para melhorar tanto a indexação quanto a compreensão do Google sobre seu conteúdo. E gere conteúdo lembrando que quantidade não está atrelada à qualidade.

Podemos ter um artigo ou conteúdo oferecido por mês que ensina ou mostra determinados aspectos e características de um mercado e ter grande qualidade, como podemos ter 10 conteúdos por mês e não ter relevância nenhuma. Uma prova disso é o blog do Avinash Kaushik.

O cara solta um artigo a cada x tempo, e cada artigo dele bomba nas redes sociais. Óbvio que ele é famoso e etc, mas ele ficou famoso também por sua competência e qualidade no repasse do conhecimento. Não se prenda ao SEO. Veja o que tem em volta no marketing digital e explore essas possibilidades para ganhar oportunidades.

Nome: Vitor Peçanha

AAEAAQAAAAAAAAItAAAAJDEzMGM4NDAzLTg5MjMtNGU4ZC05NjEzLTZkMDdjMDZlMzE0OQ

Tempo que faz SEO: 6 anos

Empresa/Cargo: Rock Content / Co-founder

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

Além da constante batalha do Google contra conteúdo de baixa qualidade, acredito que a maior mudança no SEO em 2015 foi o grande aumento da relevância da acessibilidade em dispositivos móveis para rankeamento.

Em Abril o Google lançou uma atualização de algoritmo exatamente para valorizar sites compatíveis com celulares, tablets e outros.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

Acredito que essa é uma resposta que dificilmente irá mudar: link building ainda é a estratégia que mais dá certo no SEO.

A diferença é que agora o link building continua sendo cada vez mais atrelado a links orgânicos, obtidos com conteúdo de qualidade e distribuição estratégica, ao invés da aquisição artificial através de estratégias pagas.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Foque em conteúdo de qualidade, bem direcionado para o interesse do seu público e sempre se preocupe se ele está bem adaptado para dispositivos móveis.

Nome: Victor Gamarra

gamarra

Tempo que faz SEO: 6 anos

Empresa: GamarraSEO

O que mais mudou no SEO em 2015?

Acredito que a maior mudança no SEO em 2015 esteja relacionada à forma como o Google tem valorizado o conteúdo, privilegiando páginas com uma visão mais ampla, sobretudo em relação a diversidade e abrangência desse conteúdo.

Se antes nos preocupávamos com keywords, hoje devemos ter uma visão relacionada a intenção de busca, agregando diferentes tipos de conteúdo, seções e informações completas, páginas realmente ricas.

Acredito que esse é o viés mais correto para se estruturar estratégias de SEO de 2015 em diante, indo além da pesquisa de palavras-chave e seus respectivos volumes.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

Quando falamos sobre “técnicas” de SEO temos de ter em mente que elas servirão apenas para completar uma estratégia sólida de SEO. Basear-se apenas em técnicas, hoje, pode não ser o melhor caminho a ser seguido.

No entanto, acredito que a reotimização de conteúdo baseada em dados do Search Console pode ser a estratégia mais rápida para aumentar o tráfego do seu site em 2015.

Com os dados das keywords que geram acessos é possível reforçar alguns termos, complementar o conteúdo da página e obter melhores rankings, inclusive para long tails.

Se você já possui um site estabilizado nos rankings e está procurando uma forma de aumentar o tráfego sem grande trabalho, esse seria o caminho ideal.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Como uma dica prática, gostaria de deixar a ferramenta SEOLyze. Através dessa ferramenta conseguimos mensurar a diversidade (e até a qualidade, dadas as medidas proporções) do conteúdo.

Podemos também melhorar nosso conteúdo de acordo com os termos não trabalhados em nossas páginas, mensurar e quantificar os sinais de over optimization e elevar a qualidade do conteúdo em relação a forma como os robôs interpretam.

Essa ferramenta trabalha com análises WDF/IDF de contextos, mensurando importância e frequência recomendada desses itens em nossas páginas.

Para saber mais: https://www.seolyze.com/en/HowTo/

Nome: Victor R. Magalhães

magalhaes

Tempo que faz SEO: 7 anos

Empresa/Cargo: Gerente de SEO na Cadastra

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

O ponto principal é a preocupação de todos na forma como entregamos o site na sua versão para Mobile, seja adaptativo, responsivo ou versão separada, isso já não é um diferencial e sim um requisito para todos os sites.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

As otimizações técnicas, como melhora no tempo de carregamento, utilização de HTTPS, canonização de domínio e preocupação com a taxa de rastreamento do robô são pontos que precisam de uma atenção especial.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

Pense sempre no objetivo de busca do usuário e como a nossa página de destino irá atender essa necessidade através de um bom conteúdo e experiência do usuário.

Nome: William Rufino

william

Tempo que faz SEO: 5 anos

Empresa/Cargo: Co-Fundador no SEM Dúvida

(LinkedIn)

O que mais mudou no SEO em 2015?

Acredito que pouco tenha mudado no cenário de SEO para o ano de 2015. A maior mudança anunciada pela Google foi a mudança de mobile, mas, para meu trabalho, mesmo os sites já sendo todos mobile-friendly, as alterações pós-update foram muito pequenas e quase não perceptíveis.

Qual a técnica de SEO que mais está dando certo agora em 2015?

Apesar de tudo que falam, link ainda é rei. A diferença está na qualidade dos links. Cada vez mais percebe-se que somente links contextuais e de boas “procedências” estão dando resultados na busca orgânica.

Sinais sociais também estão mostrando serem cada vez mais influenciadores nos resultados, porém parecem ter um efeito menos duradouro do que os links.

Qual a melhor dica que daria para alguém hoje?

O melhor investimento que fiz nos últimos tempos em relação a SEO foi o SEO Power Suite, um grupo de 4 ferramentas que estão me ajudando e muito no trabalho do dia a dia.

Outra dica é sempre ficar atento ao tempo de carregamento do website, que. além de ser um fator para posicionamento nos buscadores, também é um importante fator para a experiência do usuário, portanto deve-se sempre tentar melhorá-lo.

Conclusão

Durante um momento cheio de dúvidas, nada melhor do que ouvir um bom conselho para dar aquela injeção de segurança e motivação. Esperamos que os conselhos dos 12 especialistas de SEO tenham tido o mesmo efeito em você após a leitura deste material.

 

Material Gratuito: O guia de SEO da Rock Content

Esperamos que este conteúdo tenha te auxiliado a compreender mais sobre o assunto.
Se você deseja aprender ainda mais sobre SEO, não deixe de baixar o nosso material gratuito!

New Call-to-action



 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!