estágios dos times de marketing: equipe de marketing reunida

Entenda os 3 estágios dos times de marketing digital de alta performance

Montar uma boa equipe de marketing não e fácil, não é verdade? Nesse post você verá alguns exemplos de equipes que refletem o Raio X dos Times de Marketing brasileiros que ajudarão você na construção do seu time.

Imagino que você esteja começando sua equipe e neste post vamos abordar os principais estágios de um time de marketing digital de alta performance, seus principais desafios, perfis dos profissionais buscados, papéis e métricas mais comuns dessa etapa.

Vamos nessa?

Time inicial: até 5 funcionários de marketing digital

Desafios:

O principal desafio de um time inicial de marketing digital é provar e ter sucesso com seu primeiro canal de aquisição online. Nesse momento, a equipe ainda está se estabelecendo, definindo principais objetivos e métricas, escolhendo onde e como investir.

Se o canal escolhido for um blog, por exemplo, o maior desafio desse time será fazer do blog um sucesso escalável e que converta tráfego em clientes.

Perfil do profissional buscado:

Geralmente, este time começa com um profissional versátil e “faz tudo” e vai escalando lateralmente para as principais responsabilidades de marketing digital. Como o time ainda não possui papéis tão claros e divididos, é importante que as primeiras pessoas sejam muito proativas, capazes de aprender rápido, “mão na massa” e consiga resolver problemas de forma rápida.

Uma dica interessante para times de até 5 pessoas é especializar por momento na jornada de compra. Exemplo de setups/papéis comuns para este tipo de organização:

Funil dos estágios dos times de marketing

Um dia na vida do profissional:

Em um time inicial é extremamente comum que um analista de blog corporativo, por exemplo, faça chamadas de redes sociais, campanhas de email marketing ocasionais e até a criação de ebooks/landing pages. A meta do time é geralmente o número de novas leads geradas.

Métricas mais comuns neste estágio:

As métricas e objetivos nessa etapa do time de marketing digital são mais básicas: foca-se no aumento de tráfego, na geração de leads e na conversão de leads em clientes.

Time em destaque: We Do Logos

A We Do Logos é uma empresa que atua no segmento de marketing digital, ajudando empresas com serviços de programação visual. A empresa conta com um time de marketing de 5 pessoas, bastante focado em geração de tráfego e oportunidades comerciais.

Tamanho da equipe: 5

Organograma:

estágios dos times de marketing

Time em crescimento: De 5 até 20 funcionários

Desafios:

Passada a primeira etapa, o time de marketing encontra-se com novos desafios. O time está crescendo, os objetivos e metas aumentaram e todos os profissionais de marketing digital estão atolados de tarefas. É preciso crescer e contratar novas pessoas para se juntarem à equipe.

Nesse momento, a equipe irá voltar seus esforços para crescer outros canais de aquisição, além do primeiro canal provado.

Exemplo: Se a empresa teve como primeiro canal de aquisição bem sucedido seu blog e as redes sociais, pode ser a hora de começar a investir em mídias pagas. Se a empresa teve sucesso com Facebook Ads ou Google Adwords, pode ser a hora de explorar o marketing de conteúdo, e assim por diante… é tempo de crescer e aumentar o alcance além do primeiro canal de marketing provado.

Perfil do profissional:

O profissional de um time em crescimento de marketing digital tem um nível médio de especialização. Ele entende de forma abrangente sobre várias áreas, mas ainda não se foca necessariamente em apenas uma delas.

Esse é um dos momentos essenciais para investir em treinamento e especialização do time e prepará-lo para o que está por vir. Aqui na Rock Content, utilizamos muito nossa certificação gratuita em marketing de conteúdo e nossas aulas no Youtube como ferramentas de treinamento e desenvolvimento da equipe.

Nesse processo, surge também a necessidade de uma segunda camada de hierarquia no time. Se você passou da primeira etapa com sucesso, os membros mais antigos do time assumem novas responsabilidades, são promovidos e novas contratações são feitas. O espírito de liderança e capacidade de gerir pessoas também é essencial: com um time maior e mais pessoas dentro da sua equipe é inevitável um bom processo de organização interna. Invista muito no desenvolvimento de um calendário editorial e de atividades para seu time.

Um dia na vida do profissional:

Em um time em crescimento é extremamente comum que, em um dia típico, um gerente de conteúdo interaja com o produtor de conteúdo, um analista de email marketing e um analista de redes sociais para fazer o lançamento de um ebook para geração de leads.

A meta do time geralmente é cada vez mais focada no número de leads qualificadas e o custo por cada novo negócio gerado na empresa.

Métricas mais comuns neste estágio:

Além das métricas do time iniciante (aumento de tráfego, geração de leads e aquisição de clientes), aqui surgem novas métricas importantes, focadas em trazer crescimento explosivo, exponencial:

  • Custo Por Lead por Canal
  • Taxa de Conversão de cada estágio
  • CAC

Times em destaque: Rock Content

A Rock Content (nós mesmos!) atua no segmento de marketing de conteúdo e esta é a configuração atual do nosso time de marketing. O time saiu de 2 pessoas em 2015 para 10 pessoas em 2016 e provavelmente (se conseguirmos contratar na velocidade necessária) fecharemos o ano com uma equipe de 18 pessoas.

Essa é nossa configuração atual:

WEtágios dos times de marketing: Rock Content

Tamanho da equipe: 11

Organograma:

Esquema dos estágios dos times de marketing

ERP Flex

A ERP Flex é uma empresa do segmento de ERP (software de gestão) que acabou de reestruturar seu time de marketing, visando grande crescimento através do marketing de conteúdo. Esta é a nova configuração do time, com o papel do CRO (Chief Revenue Officer) sendo o responsável pelos processos e organização da geração de lucros da empresa:

Tamanho da equipe: 7

Organograma:

Organograma estágios dos times de marketing

Time estabelecido: mais de 20 funcionários

Desafios:

Uau! Agora seu time é estabelecido e já possui um número considerável de talentos. Há muito em jogo aqui: se algo der errado, você tem muito a perder como empresa. Por isso os principais desafios envolvem o controle e monitoramento de todos os canais anteriores que eram o foco da sua atenção e investimento.

Agora que você provou e conquistou esses canais, precisa mantê-los rodando e funcionando da melhor forma possível, com cada vez mais eficiência. Se na fase anterior o importante era descobrir novos canais, nesta fase, além de descobrir novos canais, você tem que aumentar a eficiência de todos os canais anteriores.

A análise de dados e resultados serão os melhores amigos da sua equipe de marketing digital.

Perfil do profissional:

É, chegou a sonhada hora. Sua equipe e time de gestão de marketing está madura. Os membros da equipe são altamente especializados e são alguns dos maiores expoentes de suas respectivas áreas (aqui entra também a importância do investimento em qualificar seu time – é nesse momento que esse investimento provará cada vez mais seu valor).

O perfil de um time estabelecido é altamente produtivo, analítico, focado em dados, testes, relatórios e análises.

Métricas mais comuns neste estágio:

As métricas desse time estabelecido se juntam às métricas dos outros momentos do time. Elas são muito mais focadas em eficiência e crescimento constante do que no crescimento explosivo do estágio anterior:

  • Tráfego orgânico
  • Geração de leads
  • Aquisição de clientes
  • Custo Por Lead por Canal
  • Taxa de Conversão de cada estágio
  • CAC
  • Market Share
  • Inbound Links
  • Alcance
  • Custo de CAC do marketing (sem contar vendas)

Times em destaque: Samba Tech

A Samba Tech é uma empresa que atua no mercado de vídeos online. O time possui uma estrutura interessante, pois toda a parte de pré-vendas ocorre dentro do marketing, cujas metas são extremamente alinhadas às do time comercial.

Tamanho da equipe: 21

Organograma:

Esquema dos estágios dos times de marketing

Resultados Digitais

A RD é uma empresa de automação de marketing e um dos times de marketing digital que mais admiramos aqui na Rock Content. O time é bastante maduro (apesar da pouca idade, menos de 4 anos) e já conta com expectativas de crescer para quase 40 pessoas até o final do ano. Ele é organizado da seguinte maneira:

Tamanho do time: 31

Organograma dos estágios dos times de marketing

*algumas funções, as que estão no plural, são exercidas por mais de um profissional, totalizando 31 profissionais no time.

Com a leitura desse texto você viu como as equipes de marketing são formadas em cada um dos três estágios. Entender essas formações de equipe é fundamental para alcançar o sucesso na hora de estruturar e escalar o seu time.

Para saber tudo sobre construir o setor na sua empresa baixe o nosso ebook: Times de Marketing: como estruturar, contratar e escalar o seu.

Times de Marketing download

 
Autor(a)

Escrito por: Diego Gomes Fanático por blogs, content marketing, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale comigo: @dttg ou inscreva-se no meu curso gratuito de marketing de conteúdo por email.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!