estratégia de conteúdomeu blog (que anda parado) sabe que sou apaixonado por SaaS.

">

Por que sua estratégia de conteúdo vai dar errado em 2017

Sempre que começa um novo ano a gente se renova com esperanças de que esse ano será melhor do que o anterior.

Sempre que começa um novo ano a gente se renova com esperanças de que esse ano será melhor do que o anterior.

Possivelmente esse foi o seu sentimento quando entramos em 2017.

Hoje eu trouxe boas más notícias para você: a má notícia é que a sua estratégia de conteúdo vai dar errado.

Mas não se desanime. É uma boa e má notícia, porque você já sabe em fevereiro. Isso quer dizer que você tem 11 meses para fazer uma estratégia que vai trazer frutos reais para a sua empresa.

Pode ficar tranquilo que eu não vou utilizar esse conteúdo para falar coisas básicas do tipo “você precisa escrever para a sua persona”. Um amigo meu chamado Deadpool já invadiu esse blog e explicou porque o conteúdo de muita gente é péssimo!

Hoje vamos aprofundar um pouco mais. Eu quero falar com você que já sabe conversar com sua persona, já entende o que é conteúdo evergreen, já sabe fazer CTAs, já tem um bom tráfego e está pronto para 2017.

Você é minha persona de hoje.

E, confie em mim, sua estratégia vai dar errado.

Mas vamos entender o porquê você não vai sair do lugar esse ano.

Você está desanimado demais…

Eu não sei há quanto tempo você está tocando a sua estratégia de conteúdo. Muitas vezes nós desanimamos por não alcançar os resultados na velocidade que desejamos.

Marketing de Conteúdo exige paciência: a cada dia fica maior a concorrência pelas páginas do Google.

A primeira coisa que você precisa colocar na sua cabeça antes de ler os próximos motivos é que os seus investimentos só serão em vão caso você desista. Portanto persevere.

E tão importante quanto isso é realmente se dedicar à sua estratégia. O seu conteúdo é uma extensão da sua marca e precisa ser o melhor possível.

Não produza conteúdo só porque é uma estratégia que dá certo (falaremos mais sobre isso).

…ou está confiante demais

Esse sentimento pode ser uma grande armadilha para esse ano também.

Talvez o seu crescimento dê uma estagnada e talvez as suas expectativas estejam desalinhadas com a realidade das suas estratégias.

Dê o seu melhor sempre lembrando que no Marketing Digital produzimos uma coisa hoje para vermos o resultado lá na frente. Muitas vezes eles vêm, mas em outras não.

Excesso de confiança pode gerar frustração.

Acho importante destacar esses dois sentimentos. Agora vamos ver os outros fatores que podem estar sabotando sua estratégia:

Você está enfrentando o efeito platô!

Você já ouviu falar em efeito platô? Bom, resumindo é o seguinte: vamos supor que a Margarida comece a fazer uma dieta. Nas três primeiras semanas Margarida perde 4 quilos. Excelente, não é verdade?

Mas nas semanas seguintes, com a mesma dieta, Margarida permanece com o mesmo peso.

Ela atingiu o seu platô.

Isso pode acontecer por diversos motivos que não vou entrar em detalhes porque não estou interessado na sua perda (ou ganho) de peso, mas sim na sua perda (ou ganho) de tráfego.

Se você se identificou com a jovem Margarida, provavelmente já viveu anos dourados no seu blog. Uma fase em que o seu tráfego crescia 15% por mês. E hoje em dia está crescendo 1%, quando cresce.

Isso é normal! Se você ainda não passou por isso, pode ter certeza que você vai passar.

Eu pretendo escrever um post completo apenas sobre o efeito platô aqui no blog, mas antes vou dar breves dicas de como superá-lo para você não ficar jogado no escuro.

A chave é a mudança

A gente se apega a estratégias que dão certo. Eu sei. Mas o que funcionou muito bem para você por alguns meses pode ser o motivo da sua atual estagnação.

Ninguém fica com a mesma dieta eternamente e você não faz mesma ficha na academia desde que começou a treinar — espero eu. Ou definitivamente você ficaria estagnado.

No Marketing Digital talvez isso não seja tão diferente. E chave para você sair do lugar é testar coisas novas.
Algumas possibilidades são:

  • Aumente a sua produção: talvez um volume maior de conteúdos possa dar um boom no seu tráfego. Claro, só aumente a produção se não for diminuir a qualidade;
  • Diminua sua produção: não, não é contradição. Talvez você tenha estagnado com um alto volume de produção. Agora é hora de produzir artigos mais densos e completos e de maior qualidade;
  • Atualização de conteúdos: se você ainda não faz isso e não entende a importância, leia este conteúdo! Spoiler: pode ser a solução para ampliar o seu tráfego e ampliar os seus rankings;
  • Explore diferentes tipos de post no seu blog: fuja um pouco dos “o que é” e “x dicas” e explore posts diferentes. Aqui eu te dou uma listinha de 58 tipos de posts diferentes para o seu blog;
  • Explore diferentes tipos de post no seu Facebook: o mesmo vale para o Facebook. Portanto explore postagens que você nunca fez antes. Segue aqui outra listinha com 15 posts que geram muito engajamento no facebook;
  • Explore outros formatos: vídeos, infográficos, podcasts, storytelling, enfim, formatos diferentes para vocês explorar os seus conteúdos é o que não falta;
  • Nada disso deu certo? É hora de repensar quem é sua persona. Muitas vezes esse pode ser o erro. Confira suas personas de 6 em 6 meses e veja se você realmente tem se comunicado com ela ou se você precisa repaginá-la.

Essas são algumas formas que você pode tentar utilizar para melhorar os seus resultados e não parar no tempo. Não entrei em muitos detalhes, mas acredito que abri seus olhos para um problema que o seu blog pode estar passando.

A próxima dica para fugir do platô é também um dos motivos para sua estratégia dar errado em 2017, por isso ela terá um tópico só para ela.

Você não é uma bolinha azul

“Que intertítulo sem sentido…”

Pois é, você ainda não deve ter visto a minha metáfora da bolinha azul. Confira esse Hack para você entender do que eu estou falando:

Agora tudo faz sentido.

O grande problema do Marketing de Conteúdo hoje é que, sabendo que a metodologia traz resultados reais, todo mundo acha que fazer é fácil. Por isso as páginas de resultados do Google estão inundadas de bolinhas vermelhas.

Isso ocasiona em um verdadeiro apocalipse zumbi no Marketing de Conteúdo.

Você não quer ser só mais um conteúdo, não é verdade? Então é hora de repensar suas estratégias.

Lembre-se que o seu conteúdo revela quem você é. Quanto mais diferenciadas as suas postagens, maior será o valor que você passará para o seu público.

Você não está atualizado!

estratégia de conteúdo

Um outro problema que está travando o seu blog é que muitas vezes você se esquece que:

o Marketing Digital está em constante mudança.

A cada dia o algoritmo do Google sofre modificações, o seu alcance orgânico nas Redes Sociais diminui, entre diversas outras mudanças que precisamos entender.

Você já sabe o que é AMP? Já experimentou funcionalidades novas das Redes Sociais como o Facebook Live? Sabe o que são Rich Snippets? Sabe quais foram os impactos do Penguin 4.0? Sabia que o Google já indexa postagens do Facebook? Já leu o que os especialistas estão falando sobre as tendências para 2017?

Existem várias outras perguntas que eu poderia fazer. Nós aqui da Rock devemos assinar umas 30 newsletters diferentes, tanto de blogs nacionais quanto internacionais, para aprendermos as novidades do mercado e ver o que está funcionando.

Qualquer mudança de algoritmo no Google, qualquer tendência que surgir, qualquer grande impacto no mercado… se nós não aprendermos logo vamos ficar para trás.

Apesar de termos alcançado um alto nível em Marketing Digital, precisamos ter fome de aprender mais e de sermos os primeiros a apresentar e explorar as novidades do mercado.

Então aprenda cada vez mais sobre marketing digital e sobre o seu mercado. Você e os seus conteúdos precisam estar sempre atualizados.

Você quer abraçar o mundo!

Um dos maiores problemas que eu já enfrentei mexendo com marketing, e que todos nós nesse meio vamos enfrentar, é tentar abraçar o mundo.

Há quase 1 ano quando entrei para o time de marketing minha cabeça estava abarrotada de ótimas ideias. Cheguei querendo colocar todas em prática e percebi que nada ia dar certo.

Não adianta nada nós fazermos um monte de coisas se legais se nenhuma delas será excelente! Acho que esse quadrinho do Linha do Trem ilustra bem o que eu quero dizer:

estrategia-de-conteudo-2017

Uma dica é aprender a focar os seus esforços.

Por exemplo: em vez de querer ter uma conta de sucesso no Facebook, uma no Instagram, uma no Snapchat, uma no Google Plus, foque os seus esforços naquela em que a sua audiência está mais presente.

Depois de se estabelecer em um canal você começa a expandir os seus esforços.

O mesmo acontece com o conteúdo. Vídeos estão em alta, mas você só deve investir neles se tiver condições de fazer um trabalho relevante — não que você precise de uma produção hollywoodiana, mas também entregar um conteúdo feito as pressas não dará muitos resultados.

Então se você produz conteúdo em texto só passe a produzir podcasts, vídeos ou outros formatos se você conseguir ter as duas produções com qualidade e gerando valor.

Em versão atualizadíssima de um famoso provérbio:

Mais vale um conteúdo compartilhado do que dois postados.

Você trata o seu conteúdo como mídia paga!

Para que você faz um anúncio em mídia paga?

“Uai, para vender, é claro!”

Justo… diria eu. E para que você produz os conteúdos que são postados no seu blog?

Antes que você responda já vou dizendo que espero que a sua resposta não seja a mesma que a da pergunta anterior.

Se você ainda enxerga o seu conteúdo apenas para aumentar as vendas do seu negócio a sua estratégia provavelmente vai dar errado.

Vendas são consequência de um bom conteúdo e não o seu objetivo final.

Pense bem, você prefere comprar um produto de limpeza de uma empresa que vende o produto porque é uma ótima forma de enriquecer ou prefere comprar de uma marca que criou o produto para solucionar o problema de limpeza na sua casa?

Acredito que o objetivo da sua empresa é resolver o problema de alguém e não enriquecer o seu dono.

O seu conteúdo precisa ser pensado da mesma forma. Ele foi criado para responder a uma dúvida específica de alguém e não vender o seu produto.

Se você tratar o seu conteúdo como mídia paga, ele não será efetivo e nem atraente. Você está perdendo essência dessa estratégia.

“Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia, ensine-o a pescar e você o alimentará a vida inteira”.

Você vai parar de tentar gerar clientes e passará a conquistar admiradores.

Você não sabe distribuir/divulgar o seu conteúdo!

Um dos grandes erros no Marketing de Conteúdo é se esquecer que a divulgação dos conteúdos que você produz é uma das mais vitais partes da estratégia.

Não adianta nada você produzir uma obra-prima no seu blog, um conteúdo que tira todas as dúvidas da sua persona e muito bem escrito, se ninguém vai ler.

A sua estratégia de divulgação pode ser o principal fator que está atrasando o seu blog.

Vou passar algumas dicas que acredito que podem fazer toda a diferença para você.

Não entrarei em tantos detalhes pois o foco da postagem não é apenas a divulgação. Para isso leia esse post: “Como divulgar meu blog”!

Melhore sua promoção em redes sociais

Eu sei que você já divulga os seus conteúdos em redes sociais. Mas talvez você esteja fazendo isso errado! A cada dia as diferentes mídias sociais estão diminuindo o seu alcance orgânico.

No Facebook, por exemplo, menos de 10% da sua audiência verá as suas postagens.

Deixo vocês com a técnica 4, 4, 4. Uma excelente técnica para você conseguir otimizar o seu alcance nas redes sociais.

Outras estratégias

A regra 4, 4, 4 é essencial e por isso ganhou um tópico exclusivo. As demais vou citar para que você passe a considerá-las em suas estratégias.

Uma boa distribuição de conteúdo é uma das principais tendências para esse ano.

Algumas formas de divulgação que você pode aproveitar:

  • Plataformas de conteúdo: reproduza o seu conteúdo em plataformas pessoas como o Medium e o LinkedIn Pulse. Outras opções são portais de artigos como o Administradores;
  • Email marketing: eu sei que você já está fazendo isso. Mas será que está explorando essa poderosa ferramenta da melhor maneira possível? Veja nosso guia do email marketing e leve os seus email a outro nível;
  • Viralização: entenda o seu público! O que ele gosta e gera maior compartilhamento? Invista em conteúdos com potencial de viralização;
  • Comentários em blogs: é com muito temor que falo isso aqui! Seja inteligente! Mas pode explorar essa prática. Desde que você não vire spam e gere valor na página que você comentou;
  • Linkagem interna: “o que isso tem a ver com divulgação?”, bem, muita coisa. Pense naquele artigo produzido há um ano no seu blog e que gera muito tráfego por rankear bem! Pois é, ele pode ser a porta de entrada para os conteúdos novos. Tudo feito com uma boa linkagem interna;
  • Impulsione suas publicações: Eu sei, isso seria uso de mídia paga. Mas impulsionar as suas postagens vai ampliar consideravelmente o alcance dos seus posts. Nem tudo na sua estratégia de conteúdo precisa ser orgânico.

Isso nos leva ao nosso próximo motivo:

Você acha que tráfego orgânico e tráfego pago são rivais!

Tráfego orgânico e tráfego pago são poderosos aliados.

É possível crescer naturalmente? É claro que sim, mas uma suplementação para auxiliar os seus ganhos é altamente recomendado.

A cada dia fica mais difícil alcançar resultados apenas organicamente. Dei o exemplo do Facebook agora a pouco justamente para você enxergar isso.

Ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads podem ser usados estrategicamente para dar um boom nos seus resultados.

Enquanto você constrói sua audiência no Facebook ou alcança as primeiras páginas do Google, o tráfego pago pode acelerar os seus resultados e dar maior visibilidade para a sua marca.

É claro que em um mundo ideal você fica entre os top 3 nas SERPs e conquista uma página com engajamento no Facebook tudo organicamente.

Mas no mundo real isso é mais difícil. Atuar muito bem no orgânico não te impede de explorar as mídias pagas.

Aprenda a usá-las em seu favor e veja os seus números totais e orgânicos crescerem.

Você não vai compartilhar esse conteúdo!

Outro erro grave para a sua estratégia! 😉

É essencial que você compartilhe esse conteúdo e contribua com seus amigos e parceiros para que eles não sofram com os problemas que contamos aqui.

Então compartilhe esse conteúdo e deixe nos comentários o que mais você acha que pode sabotar uma estratégia de conteúdo!