Estratégia de marketing digital: minha pequena empresa pode ter uma?

Estratégia de marketing digital: minha pequena empresa pode ter uma?

Esse tal de marketing digital não deve servir para o meu negócio. Talvez você conheça ou até mesmo seja um desses pequenos empreendedores que acredita que as estratégias de marketing digital não são acessíveis para a sua empresa. Pode achar que o investimento é muito alto, que demanda uma equipe muito grande e especializada ou até mesmo que seu negócio ainda não chegou nesse nível e que precisa crescer mais para adotar essas ações. Esses são alguns grandes enganos! Nós estamos aqui para mostrar que sim, o marketing digital não só é indicado para o seu negócio como pode também fazer ele prosperar muito. Que tal deixar de lado os mitos e partir para a ação?

Não temos para onde fugir

Quando for pensar em marketing digital, esqueça daquela história de que ele é uma tendência. Hoje em dia, adotar estratégias de marketing on-line já é uma realidade da qual as empresas não podem mais se dar ao luxo de escapar. Ou seja, é questão de sobrevivência.

Ainda está desconfiado? Que tal pegar você como exemplo? Quando precisa saber mais informações sobre um produto ou serviço, o que você costuma fazer? É bem provável que uma pesquisa na internet sobre a marca seja uma das coisas. Agora imagine o quão decepcionante seria caso você não encontrasse absolutamente nada sobre a empresa na internet. Além de pegar super mal, a empresa já começa o seu relacionamento com o interessado perdendo muitos pontos. A internet está aí, por todos os lados, não é mais algo inacessível. Portanto, ignorar ela é um erro fatal.

Novas oportunidades

Você tem ideia dos negócios que pode estar perdendo por não ter uma presença digital? Uma estratégia de marketing digital bem amarrada pode começar a fazer sua empresa gerar oportunidades no ambiente on-line. Não estamos dizendo para você abandonar as estratégias que já vem usando e que estão trazendo resultados. Mas o interessante é que com o marketing digital você pode abrir uma série de novas oportunidades e maneiras de chegar ao seu público de interesse. Sabe aquela velha história do boca a boca? Na internet ele também existe e uma boa reputação nesse meio pode fazer toda a diferença.

New Call-to-action

Meus concorrentes não estão lá

Quer oportunidade melhor de se destacar no mercado do que essa? Se a sua concorrência ainda não faz nenhuma ação digital, qualquer ação bem feita vai fazer sua empresa largar na frente. Pode haver uma demanda no mercado que o seu concorrente está desprezando mas que você não pode ignorar. É quase um presente que ele está lhe dando, pense nisso e use o marketing digital como um diferencial da sua empresa.

Investimento muito alto

Essa ideia de que é muito caro investir em ações de marketing digital precisa ser revista. A internet tem mudado completamente a maneira com que as empresas interagem com os seus públicos. É só voltar um pouco no tempo: antigamente, as empresas precisavam gastar grandes verbas para fazer propaganda nos meios tradicionais, afinal, não havia outra opção. Por pequenas aparições em canais de TV, rádio, jornais e revistas era necessário desembolsar muito e o que é pior: pouco se sabia a respeito do retorno desse investimento (ROI), pois era (e ainda é) difícil medir o resultado.

Com a internet, a história é bem diferente: além de ser necessário investimentos bem menores para construir uma presença digital sólida, tudo é mensurável. As ações on-line oferecem uma série de métricas para verificar o resultado de determinada campanha, podendo ser possível até saber quanto foi preciso gastar para conseguir fechar um cliente por meio do digital, por exemplo. Especialistas da área apontam que para as pequenas e médias empresas os benefícios do marketing digital são ainda mais visíveis já que em geral os recursos são menores para a promoção dos produtos e serviços. Na internet temos um solo muito fértil para o aparecimento de boas (e simples) ideias, assim, não é necessário tantos gastos para alcançar bons resultados.

Informação nunca é demais

Quando nos deparamos com algo novo, boa parte da nossa resistência pode estar relacionada à falta de conhecimento. Por isso, nossa dica é: pesquise, leia sobre o assunto, informe-se. Outro grande benefício do marketing digital é que por meio dele as empresas produzem muito conteúdo e disponibilizam tudo gratuitamente na web. É uma ótima oportunidade para inteirar-se sobre o assunto e conhecer mais sobre os diversos benefícios que essa quebra de paradigmas pode trazer para o seu negócio. Você vai entender, por exemplo, que o importante no marketing digital é trabalhar com ações amarradas e que ter estratégia é fundamental para trazer os resultados que você busca.  Confira aqui e aqui alguns posts sobre o assunto.

Outros benefícios

Para que não restem dúvidas, separamos mais alguns benefícios das estratégias de marketing digital para o seu negócio. Acompanhe:

  • Possibilidade de mensurar: como já comentamos, no marketing digital, há uma facilidade maior em medir. É possível saber em detalhes os resultados de cada campanha, analisando o que deu certo e o que deu errado para planejar as próximas ações.
  • Segmentação: com a internet, as ações podem ser muito mais direcionadas. Assim, é possível se comunicar apenas com os públicos que são interessantes para o seu negócio. Isso evita, inclusive, que sua empresa seja inconveniente insistindo em interagir com pessoas que estão completamente fora do público-alvo.
  • Atração gratuita: busca orgânica no Google e criação de redes sociais, por exemplo, são formas de atrair potenciais clientes de forma gratuita.
  • Audiência: com a produção de conteúdo relevante, seu negócio passa a construir uma audiência por meio da internet. Você começa a ter uma base de e-mails cadastrados, assinantes do seu blog, seguidores nas redes sociais etc.

Pense em todas essas possibilidades que o marketing digital pode trazer para o seu negócio. Seguramente, é uma ótima oportunidade para se destacar no mercado. Se tiver algum dúvida ou lembrar de algum ponto que não citamos, deixe seu comentário. Até a próxima!

 

Camila Prochnow é Analista de marketing digital na Next Idea. Com o Marketing, aprendeu que é possível juntar conteúdo de qualidade com geração de resultado para os clientes.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!