10 passos essenciais para melhorar as estratégias do seu blog

10 passos essenciais para melhorar as estratégias do seu blog

Quando sua empresa decide criar um blog de negócios é sinal de que ela está cada vez mais madura e decidiu fazer parte de um time que engloba várias estratégias globais de marketing de conteúdo.

 No entanto, não pense que basta apenas criar um perfil e começar tudo sem nenhum planejamento. É preciso que você esteja disposto a pagar pelo preço do seu esforço, para que o conteúdo que você produzir chegue ao seu público-alvo de forma correta.

 Informe, compartilhe e comente através do seu blog

 É indiscutível o fato de que o blog se tornou uma das ferramentas mais poderosas e inovadoras em termos de marketing na internet. É através deles que muitas empresas e grandes marcas conseguem atingir várias parcelas do público, informando, compartilhando e criando boas discussões a respeito de produtos e serviços.

 Por isso, o blog se tornou a base para todo negócio que deseja ser bem sucedido no ambiente digital. É entregando conteúdo de valor à sua audiência e desenvolvendo estratégias de peso que farão com que sua página seja acessada por um grande público.

Como está o desempenho do blog da sua empresa?

 Mesmo que você já tenha criado um blog há bastante tempo ou esteja começando agora, talvez você esteja gerando conteúdo para inúmeros pontos de vista e assuntos desnecessários ao público que você deseja atingir. Com isso, é possível que as pessoas não estejam clicando em seus links recentes, dificultando a conversão e a

 Alguma coisa deve ser feita, e rápido, a fim de minimizar os problemas e contratempos que aparecem, mesmo que seja em um blog maduro e ativo. Caso o blog da sua empresa esteja passando por momentos difíceis, saiba que é possível reverter essa situação. Talvez seja apenas um problema e falta de direção em suas postagens.

 É por isso que decidimos ajudar você com este artigo. Logo abaixo abordaremos as 11 principais perguntas que você deve se fazer a fim de avaliar suas estratégias do seu blog empresarial, a fim de garantir que você receba resultados positivos no futuro.

 Fique ligado nessas dicas!

1. Você conhece sua audiência?

Se sua intenção é ganhar força através do seu público, é importante que comece a considerar logo no começo o quão bem realmente deseja conhecer cada um de seus clientes e possíveis clientes.

Cada post que você cria em qualquer tipo de mídia social precisa ser projetado para fornecer alguma solução a um determinado problema que seu comprador possa ter e que ainda não foi resolvido. Muitos deles possuem preocupações e dúvidas, e é trabalho da empresa solucioná-los com as alternativas mais satisfatórias.

Até mesmo um profissional com pouco tempo de experiência sabe que criar personas desenfreadamente é uma atitude equivocada e simplesmente não faz sentido. Para que você possa definir qual será sua mensagem, é preciso fazer um estudo aprofundado que possa apontar claramente o público-alvo que deseja alcançar e quem é a verdadeira buyer persona da sua empresa. Utilize esse perfil de público para traçar quais serão as estratégias e tipos de textos abordados em seu blog.

2. Escreve com base em palavras-chave?

Não é difícil pensar que para seu público começar a ler seu blog primeiramente é preciso que eles sejam capazes de encontrá-lo. Isso faz todo sentido, certo?

Para isso, é necessário que você e sua equipe comecem a identificar uma determinada palavra-chave que represente, em essência, algo que seus leitores possivelmente procurariam em motores de busca como o Google, por exemplo.

 Ao escolher uma palavra-chave, você terá duas opções:

  • Cauda Longa (Long Tail) (palavras-chave mais específicas)

Exemplo: Hotel Cinco Estrelas

  •  Cauda Curta (Short Tail) (palavras-chave mais genéricas

Exemplo: Hotel

Esse foi apenas um pequeno exemplo que uma rede de hotelaria poderia utilizar como palavra-chave. Curta ou longa, dependendo do seu seguimento.

Mas, você deve estar se perguntando: Em qual das duas devo investir?

A resposta é: depende. Se você estiver apenas no começo de suas estratégias com blog, optar por palavras-chave de cauda longa é uma decisão mais sábia. O volume de pesquisa para cauda longa pode ser menor, mas haverá muito menos concorrência em torno dessas palavras-chave, garantindo por vezes um maior retorno para seu blog.

No entanto, se você já está no mercado há bastante tempo e com um blog ativo, com uma quantidade considerável de tráfego e busca, investir em palavras-chave baseadas em cauda curta pode ser uma boa opção. Neste caso, o seu domínio sobre a ferramenta já terá construído alguma autoridade em termos de busca, ficando mais fácil classificar quais são os termos e palavras-chave mais pesquisados pelo seu público.

3. Você clicaria nos títulos que escreve para os seus textos?

Primeiro, vamos aos fatos. Sim, você irá se assustar.

De acordo com o Copyblogger, em média, apenas 8 em cada 10 pessoas lerá apenas a sua manchete (título do seu texto), mas somente 2 das 10 lerão todo o conteúdo do seu texto. Parece brincadeira, mas é uma grande verdade. Em essência, o título do seu blog e dos seus textos possui a capacidade de determinar com que sua página seja um sucesso ou um completo desastre.

É a partir desses dados que você deve fazer uma pesquisa aprofundada e investir em profissionais que possam trazer essa garantia de bons conteúdo e títulos chamativos em suas postagens. Na internet existem alguns tutoriais de como criar bons títulos e textos para blog.  Aqui no Marketing de Conteúdo, por exemplo, oferecemos uma ferramenta incrível para gerar bons títulos para seu blog. Estude-os com atenção e procure desenvolver sempre títulos, textos e postagens chamativas e educativas para seu público-alvo.

4. Você está apenas acumulando conteúdo?

Quando o assunto é marketing de conteúdo, a relevância trata-se de uma função da especificidade. Para que você consiga combater a quantidade de conteúdo que está sendo criado a cada dia, sem deixá-lo repetitivo, é importante que você tente encontrar uma maneira de diferenciar a sua mensagem a partir de todos os trabalhos já existentes.

Uma boa ferramenta para utilizar é o BuzzSumo. Ela é bastante útil para profissionais de marketing, pois ela ajuda a descobrir que tipo de conteúdo funciona melhor para um determinado tópico ou título. Por exemplo: se dentro do programa você buscar pelo termo “e-mail marketing”, logo uma dica de novo conteúdo aparecerá: “O que o estilo de escrita do seu e-mail marketing diz sobre você”.

Genial, não?

Dessa maneira você sempre conseguirá encontrar novas pautas importantes para textos futuros.

5. Você está trabalhando bem o seu CTA (Call-To-Action)?

Cada um dos posts que você escreve no blog da sua empresa lhe proporciona uma oportunidade para que você possa educar ainda mais o seu público, incentivando-o a passar para uma próxima etapa na jornada de compra.

Se incluir um CTA na parte inferior dos seus posts já é fundamental, é ainda mais importante que esse CTA esteja alinhado ao conteúdo do seu blog, fazendo com que ele seja chamativo e relacionado àquilo que você escreve. Isso irá garantir sucesso nas conversões.

Mas não se precipite. Tenha em mente que logo no começo pode ser difícil ter uma oferta que se ajuste perfeitamente a cada post que você produzir. Com calma e muito estudo, esse processo irá, por si só, se tornando cada vez mais fácil à medida que expande sua biblioteca de recursos.

6. Com que frequência você posta no blog corporativo?

É uma vez por semana? Duas vezes? Todos os dias?

O número de vezes que você posta é diretamente proporcional ao efeito sobre o tráfego e geração de leads que seu blog pode gerar.

Em estudo recente, a Hubspot apontou que as empresas que publicam, em média, 16 ou mais posts por mês conseguem 3,5 mais tráfego no blog do que empresas que publicam de 0 a 4 posts mensais.

Se seu problema for tráfego ou leads, é importante que você comece a pensar no número de posts que irá produzir para o futuro e a frequência dessas postagens. Mas não se esqueça, a qualidade deve ser sempre a mesma.

7. Você produz conteúdo relevante para seu público-alvo?

Atualmente, qualquer pessoa que possua um computador pode publicar um blog post. E enquanto alguns de nós estamos empenhados em entregar conteúdos cada vez mais relevantes e de grande importância para nossa audiência, outros blogueiros e empresas apenas não conseguem alcançar esse patamar.

O problema é que muitas das vezes a maioria dos visitantes leem as informações que encontram online com certa dose de ceticismo. Se você parar para pensar, uma pesquisa sobre insights em marketing descobriu que apenas 26% dos entrevistados acreditavam que as empresas e anunciantes eram confiáveis.  Uma vez que os clientes que detém o poder de escolher onde irão comprar, eles também terão a capacidade de pesquisar a reputação da sua empresa, e não hesitarão em fazer uma pequena pesquisa para confirmar ou não suas dúvidas.

Confira algumas dicas para garantir que você e sua empresa não desperdicem visitantes a partir de informações e conteúdos sem fundamento.

  •  Procure executar seus próprios experimentos. Nada fica pronto instantaneamente, e você deve arriscar em novas estratégias. Estude seu público e crie novas perspectivas. Caso você não esteja encontrando nenhuma pesquisa recente sobre um tópico que você esteja desenvolvendo, não hesite em procurar em sua própria base de dados, a fim de fazer alguma descoberta interessante.
  • Converse com um de seus líderes. Se você procura aumentar sua credibilidade com um superior que seja um verdadeiro líder, ele com certeza te ajudará. Não apenas você poderá obter uma segunda opinião que possa validar a qualidade do seu conteúdo, como também poderá fazer citações a respeito daquilo que vocês conversavam, em seu próprio texto.

8. Onde mais posso compartilhar meus conteúdos?

Se você está apenas escrevendo publicações e esperando o melhor, ok. Mas saiba que você está apenas tirando proveito da superfície, se comparamos todas as outras oportunidades de compartilhar conteúdo que você ainda tem e não está aproveitando.

Ao se esforçar em fazer com que o direcionamento do tráfego volte para o conteúdo que você produz no blog empresarial é de extrema importância que você possa implementar uma estratégia de distribuição, a fim de oferecer seu conteúdo em lugares que seu público-alvo já esteja presente, e não apenas no blog.

Procure analisar com cuidado cada um dos insights que suas redes sociais oferecem dentro de cada uma das plataformas. Assim fica mais fácil de descobrir quais são os canais que estão impulsionando a maior parte do tráfego, ajudando você a determinar qual é a fonte original dos contatos e clientes. Com isso, você poderá utilizar essas informações para traçar novas estratégias de distribuição de conteúdo, permitindo que você compartilhe conteúdo em outras redes além do blog.

Enquanto você ainda não mensurou os resultados para ver de onde a grande parte do seu público vem, procure usar esse tempo para realizar algumas experiências de distribuição de seu conteúdo. Você poderá se surpreender.

Você poderá distribuir seus conteúdos através de:

  • Plataformas de mídia social (Twitter, Facebook, LinkedIn, Pinterest e etc.)
  • Fóruns e comunidades
  • Blogs convidados
  • E-mail e newsletter

Não perca tempo!

9. Você escreve uma variedade de conteúdos suficiente para o seu negócio?

Quando se trata do conteúdo do seu blog empresarial, a variedade pode ser a peça-chave do seu sucesso. Por mais que seu público aprecie os conteúdos que você produz em seu blog corporativo, eles também poderão começar a almejar outros conteúdos em outros lugares.

Se sua intenção é assegurar que seus visitantes permaneçam satisfeitos com aquilo que você produz é fundamental que você continue experimentando com a diversificação das suas plataformas de distribuição de conteúdo.

Para começar, considere produzir conteúdos alternativos que possam ser postado em suas mídias, como:

  • Vídeos
  • Infográficos
  • Concursos Culturais e testes
  • Desenhos e imagens
  • Slides

É esse tipo de diversificação que irá ajudar você a lançar uma rede maior e atrair diferentes tipos de pessoas que estejam interessadas no tipo de conteúdo que você produz.

10. Você responde a dúvidas e questionamentos dos seus leitores com boa vontade e sabedoria?

Pense nisso como se fosse um controle de qualidade.

Se seus leitores não estão obtendo aquela última gota do que realmente precisam através do seu blog post, provavelmente eles irão procurar a resposta em outra página, até mesmo do seu concorrente. Sempre termine aquilo que você começou.

Para garantir que você esteja sanando a maior parte das dúvidas dos seus leitores, comece a perguntar a si mesmo estas perguntas antes de publicar seu blog post:

  •  Será que meus leitores possuirão dúvidas remanescentes depois de ler esse blog post?
  • Ainda existem ferramentas úteis que eu esteja deixando de fora?
  • Ainda existem pontos que eu possa esclarecer com um bom exemplo?
  • Será que ainda preciso da ajuda de um colega ou superior para clarear minha mente?

Se a resposta for sim, você saberá o que fazer.  Se for não, é hora de dar enter e publicar seu texto para seus leitores.

E, por fim: nunca desista

Os blogs voltados para negócios dificilmente atingem o sucesso da noite para o dia. Se você leva a sério o blog de sua empresa, é importante saber que levará algum tempo para que os bons resultados apareçam.

No entanto, assim que você começar a notar essa mudança nos resultados, certifique-se de que você irá aprender com eles. Analise bem esses dados e use-os para tomar decisões importantes em novas estratégias para o futuro do seu blog.

Todo grande esforço será recompensado!

Que tal compartilhar um pouco sobre a história do seu blog empresarial com a gente? Conte nos comentários!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!