estratégias para e-commerce

6 estratégias de sucesso para você colocar em prática no seu e-commerce

Confira quais são as estratégias que o seu e-commerce pode praticar para alcançar o sucesso!

Esse ano, realizamos a nossa primeira pesquisa sobre o segmento de e-commerces. O nosso objetivo era conhecer mais sobre essa área e investigar a eficácia das principais práticas adotadas nesse mercado, buscando otimizá-las.

Para isso, contamos com a ajuda de 958 pessoas que aceitaram responder o questionário da pesquisa E-commerce Trends 2017. As perguntas foram segmentadas em duas partes: uma voltada apenas para profissionais de e-commerces e outra para os consumidores.

O resultado foi um relatório completo de mais de 60 páginas, com informações sobre hábitos de compra e as práticas adotadas pelos e-commerces brasileiros para conquistar e fidelizar clientes.

Nesse post, você vai conhecer 6 estratégias de sucesso que o seu e-commerce pode começar a praticar e os resultados possíveis de serem alcançados.

1ª estratégia: Presença de blog

Ter um blog para o seu e-commerce representa mais um canal que você pode usar para atrair visitantes, converter em clientes e fidelizá-los.

Ao produzir e divulgar os conteúdos do blog, o seu negócio ganha mais destaque e você pode aproveitá-lo para oferecer motivos que incentivam a compra, tirar possíveis dúvidas e ganhar a confiança do usuário.

Segundo os respondentes, com essa estratégia, você também pode atrair mais visitantes e conquistar mais clientes.

estratégias para e-commerce

Como é possível ver no gráfico acima, um e-commerce que apresenta blog pode atrair até 3 vezes mais visitas e conquistar 2,5 vezes mais clientes.

Ficou interessado? Conheça aqui outras vantagens que um blog pode proporcionar para o seu e-commerce e saia na frente dos concorrentes.

2ª estratégia: Adoção de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que ajuda o seu e-commerce a demonstrar o seu conhecimento e autoridade. Ele também impacta no rankeamento dos mecanismos de busca e por isso, é um fator determinante para o tráfego do site e blog do negócio.

Sem tráfego, não há vendas. Portanto, é importante investir em ações para atrair mais visitantes para o e-commerce.

estratégias para e-commerce

Com a pesquisa, foi possível observar que os e-commerces que adotam o Marketing de Conteúdo apresentam cerca de 2 vezes mais visitantes e 4,9 vezes mais clientes quando comparados aos que não adotam.

Ambas as taxas apresentam um crescimento expressivo e útil a qualquer tipo de e-commerce.

Não perca tempo e confira algumas dicas de Marketing de Conteúdo para aplicar em seu negócio!

3ª estratégia: SEO

Aplicar uma estratégia de SEO no e-commerce possibilita atrair mais tráfego qualificado para o negócio.

Ao determinar as palavras-chave para a sua loja virtual, você aumenta as chances de alguém que possui um interesse relacionado a esses termos de encontrar o seu negócio.

E quanto mais pessoas interessadas, mais chances elas apresentam de comprar os seus produtos e/ou serviços.

estratégias para e-commerce

Os  e-commerces que adotam essa tática conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes em relação aos não otimizados com SEO.

Aprenda mais sobre como fazer SEO para e-commerces aqui.

4ª estratégia: Remarketing

Você sabia que adotar uma estratégia de remarketing pode ajudar o seu e-commerce a aumentar as taxas de conversão?

Com ela é possível direcionar anúncios para os usuários que já visitaram a sua loja virtual e como essas pessoas apresentam um grande potencial para se tornarem futuros clientes, o Remarketing pode ajudar a convertê-los.

Essa estratégia ajuda a nutrir esse visitante para que ele esteja cada vez mais próximo de se tornar um cliente.

estratégias para e-commerce

Analisando os dados do gráfico acima, é possível notar que a adoção de uma estratégia de remarketing gera um aumento de 11,3 vezes em relação aos visitantes do e-commerce e de 3,1 vezes na quantidade de clientes da loja virtual.

Quer conhecer mais sobre remarketing para e-commerces? Leia o post “Remarketing: uma estratégia poderosa para o seu e-commerce” e veja como dominar esta estratégia.

5ª estratégia: Investimento no pós-compra

O pós-compra ou também conhecido como pós-venda é um momento muito importante que o e-commerce pode aproveitar para fidelizar clientes.

Com pequenas ações é possível transmitir um cuidado e atenção que faz toda a diferença para os consumidores e pode ainda proporcionar uma experiência de compra melhor.

Dessa maneira, as chances de indicarem o seu e-commerce e consumirem novamente aumentam consideravelmente.

Clientes fiéis e satisfeitos é uma combinação valiosa para o sucesso de qualquer e-commerce.

estratégias para e-commerce

estratégias para e-commerce

Com os gráficos acima é possível comparar os e-commerces que investem e não investem no pós-compra e a porcentagem dos clientes que compram pela segunda vez.

É visível que tanto os que praticam (35,3%) quanto os que não praticam esse investimento (46,5%), desconhecem os resultados do impacto dessa estratégia.

Já entre as faixas de 21 a 40%, 41 a 60%, 61 a 80%, 81 a 100% e mais de 100% é perceptível que as lojas virtuais que investem no pós-compra conquistam um maior número de clientes que realizam compras pela segunda vez em relação aos e-commerces que não adotam essa estratégia.

6ª estratégia: Periodicidade de publicação

A última estratégia do post diz respeito a frequência de publicação dos conteúdos para o blog de e-commerce.

Para chegarmos nos números exibidos no gráfico abaixo, perguntamos no questionário da E-commerce Trends voltado para os profissionais da área, qual o número de visitantes eles tiveram no último mês.

Com esse dado, comparamos as periodicidades de publicação e calculamos a média de visita que cada negócio atinge com determinada frequência.

estratégias para e-commerce

Os e-commerces que publicam conteúdos diariamente conquistam o maior número de
visitantes, quando comparado com as outras frequências. A publicação diária se destaca ao ser:

  • 5,5 vezes maior do que a semanal;
  • 31,4 vezes maior que a quinzenal;
  • 2,8 vezes maior que a mensal;
    22,2 vezes maior do que a que não apresenta uma periodicidade fixa.

Conclusão

A pesquisa nos forneceu inúmeras informações valiosas. Nesse post, destaco algumas das principais estratégias praticadas pelos e-commerces brasileiros que exibiram números expressivos de crescimento em relação ao número de visitantes e clientes.

Se você adota outras práticas que considera valiosas para a sua loja virtual, não deixe de nos contar nos comentários abaixo.

E se quiser saber mais sobre essas e outras estratégias que você pode colocar em prática em seu e-commerce, faça o download do relatório completo da pesquisa aqui.