blog de sucesso

13 estratégias para ter um blog de sucesso em 2016

Sua promessa de Ano Novo é criar um blog de sucesso, mas você está aí, pensando em como fazer isso?

Já olhou diversos blogs de celebridades, tirou algumas ideias, colocou alguma coisa no papel e ainda não saiu do lugar? As dúvidas surgem e você não tem as respostas?

É, criar um blog demanda tempo e dedicação, principalmente porque você vai ter que criar muito conteúdo de qualidade para se destacar na web e conquistar seu lugar ao sol.

Mas se você não começar agora, não chegará lá nunca.

Então confira essas 13 estratégias que trouxemos para você, coloque a mão na massa e vá lapidando suas ideias ao longo do tempo.

Quando você menos esperar estará assim como nós, com um crescimento de 1772% em apenas 12 meses!

1. Comece pela plataforma

As opções são várias para você criar um blog: Blogger, WordPress, Tumblr, Medium e agora até o Linkedin está entrando nessa de geração de conteúdo, com o Linkedin Pulse.

Mas qual deles é o melhor?

Pela possibilidade de customização, aplicativos que você pode agregar, usabilidade, responsividade e suporte, sem dúvidas, o WordPress é a melhor pedida.

Você pode agregar páginas, mudar o layout, enfim, criar um blog que é a sua cara.

O Blogger também é uma ótima plataforma, mas as opções de customização são bem mais restritas. As demais opções funcionam praticamente como editores de texto. Você pode até inserir imagens, mas não tem muitos recursos para dar aquele toque especial ao seu conteúdo.

2. Defina suas personas

Um blog é uma estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo, portanto, deve ser direcionado às suas personas. Quem você quer atrair com esse blog? Por quê? Quais são as características e comportamentos desse público?

Definir as personas da sua estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para que você crie os conteúdos certos, que vão alavancar o seu blog.

É através desse conhecimento que você vai determinar os temas, as palavras-chave e os objetivos de cada conteúdo produzido.

3. Tenha um objetivo

A pergunta é simples: por que você quer ter um blog?

Você quer gerar autoridade, ganhar dinheiro na internet, atrair leads e clientes para sua empresa, gerar negócios, trocar ideias?

O objetivo é o que vai nortear toda a sua estratégia, desde a concepção do conteúdo a ser publicado até a mensuração de resultados.

4. Faça seu planejamento de conteúdo

Estamos na parte mais importante para ter sucesso com um blog em 2016. Criar conteúdo aleatoriamente, sem uma intenção consistente, não vai te ajudar a atrair leitores. O que você precisa fazer?

Defina as palavras-chave que seu público mais utiliza para buscar conteúdos semelhantes aos que você pretende publicar.

Em torno dessas palavras-chave, identifique temas que você queira trabalhar no blog e que sejam relevantes e úteis para o seu público.

Em seguida, defina que tipo de conteúdo você vai criar (blog posts, infográficos, imagens, vídeos, e-books etc.) e crie um calendário editorial, isto é, um cronograma de postagens.

5. Vá além do básico

Já que entramos no tema “tipos de conteúdo”, para criar um blog de sucesso, vá além do básico.

Crie posts com 500, 1000, 2000 palavras; transforme um blog post em um belo infográfico; use seu talento de orador para gravar um vídeo; convide um amigo para um guest post.

Moral da história: blogar não é só criar textos de 500 ou 600 palavras.

É entender a necessidade das suas personas e transformar as respostas em conteúdos atrativos, inteligentes, que envolvam não só os amantes da leitura, mas os aficionados por vídeos, os curiosos por imagens, os loucos por números.

6. Use imagens autênticas

Mesmo que existam dezenas de bancos de imagens gratuitas, é praticamente impossível não encontrar meia dúzia de blogs com as mesmas imagens. Se você quer se destacar de verdade, chamar a atenção das pessoas, use imagens autênticas.

Não, você não precisa ser designer para isso.

Só precisa conhecer a ferramentas certas para editar imagens “populares” e transformá-las em imagens únicas. Uma dessas ferramentas é o Canva, onde você pode editar fotos e fazer criações incríveis (mesmo sem ter talento nenhum).

7. Grude no SEO

Outro aliado que não pode faltar para que você tenha um blog de sucesso este ano é o SEO, ou Search Engine Optimization.

Se você ainda não ouviu falar dele, temos um guia completo de SEO para que você aprenda mais sobre essa estratégia.

Voltando ao assunto, é com o SEO que você vai tornar seu blog mais atrativo para os mecanismos de busca, subindo os degraus da glória de estar na primeira página do Google.

Mas não se afobe, isso leva algum tempo.

8. Abrace o e-mail marketing

Você tem uma base de contatos consistente e que tem interesse no seu conteúdo? Não tem, mas quer construir?

Então não pode deixar de lado o e-mail marketing, pois ele é fundamental para disseminar o conteúdo do seu blog e atrair a atenção das pessoas para o que você tem a dizer.

Quando um visitante deixa um e-mail de contato ou faz inscrição para receber as atualizações do seu blog, significa que ele tem real interesse naquilo que você está dizendo.

Portanto, é uma pessoa mais propícia a compartilhar seu conteúdo, a comentar com outras pessoas e dar aquela ajudinha na visibilidade do seu blog.

9. Case-se com as redes sociais

Você quer ter um blog de sucesso mas não gosta de redes sociais?

Reveja o seu posicionamento! As redes sociais são a voz do seu blog, aquele cara com megafone que fica anunciando suas ofertas de valor.

Se você não distribuir seu conteúdo por elas, como as pessoas ficarão sabendo do que você está fazendo?

É claro que existem outras formas de promover o conteúdo do seu blog, mas pare alguns segundos para pensar: só o Facebook tem mais de 1,5 bilhão de usuários. Some a ele os outros bilhões de usuários de Twitter, Linkedin, Instagram, Pinterest, Google +, entre outros.

Nenhuma outra ferramenta tem a capacidade de compartilhamento e viralização que as redes sociais têm, portanto, é indispensável que você se torne ativo (e muito) nessas plataformas.

10. Dialogue com seus leitores

Pode até parecer, mas o blog não é um veículo de comunicação unidirecional, onde você fala, fala, às vezes escuta mas nunca dá um feedback.

É por isso mesmo que eles têm aquele campo lá embaixo, chamado “comente”, “deixe sua opinião” etc.

Uma vez que você está compartilhando conhecimento, pontos de vista, opiniões, tem que dar o direito de as pessoas se expressarem também.

E tem o dever de dialogar com elas, interagir, responder, motivar, mediar. Por quê? Porque senão elas vão embora, perdem o interesse, vão conversar com outras pessoas.

A internet está cheia de gente interessante para conversar, então seja uma delas você também.

11. Mais engajamento, menos métricas

A busca pelo sucesso muitas vezes pode te cegar para o objetivo principal do seu blog.

Quando o número de visitas se torna mais importante do que a qualidade das interações, do que o engajamento do público com o conteúdo que você compartilha, você pode estar se desviando do real caminho para o sucesso.

O que queremos dizer é que métricas são importantes sim, mas o engajamento é ainda mais.

A qualidade dos relacionamentos que você estabelece com seus leitores tem que vir sempre em primeiro lugar. De novo, por quê?

Porque relacionamentos duradouros geram mais resultados ao longo do tempo. Porque um leitor engajado vai compartilhar seu conteúdo se ele for bom mesmo, vai dar feedback quando achar que você está equivocado, vai contribuir para o seu crescimento profissional.

É a mesma história das redes sociais. De quê adianta ter um milhão de seguidores se apenas 10% deles interagem de verdade com você? Algumas métricas são ilusórias, por isso foque-se no engajamento.

12. Espalhe botões de compartilhamento por todo lugar

Visibilidade, quem não quer? Um blog de sucesso é apreciado por muitas pessoas, mas como você vai alcançar essa audiência que ainda não te conhece? Estimule seus leitores a compartilharem seus conteúdos inserindo botões de compartilhamento social.

Ao final de cada post, no e-mail marketing, no seu próprio e-mail. Lembre o leitor que é apenas 1 click, não vai doer e vai te ajudar. Quem sabe até ajudar outras pessoas com o conhecimento que você está compartilhando.

13. Mensure os resultados

Métricas? Sim, métricas!

Quantos leads você gerou, qual é o nível de engajamento do seu público, quais conteúdos tiveram melhor desempenho, qual foi o ROI da sua estratégia de conteúdo.

Mensurar resultados é aprender com os acertos e com erros, fazer os ajustes necessários e melhorar continuamente.

Com alguns dados você pode entender quais são os problemas mais frequentes do seu público, que tipo de linguagem ele prefere, tamanho de post, formato de conteúdo, entre outros dados que vão te ajudar a melhorar continuamente.

Todas as dicas estão aí, agora você só precisa arregaçar as mangas e começar a produzir o seu blog.

Para finalizar nossa conversa, vamos deixar aqui a galinha dos ovos de ouro: como aumentamos nosso tráfego orgânico em 1772% em 12 meses.

Não é nada difícil, experimente estabelecer metas e objetivos e trabalhar duro para alcançá-los. Foi o que fizemos!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!