Saiba como um evento pode te ajudar a produzir conteúdo de qualidade 1

Saiba como um evento pode te ajudar a produzir conteúdo de qualidade

Sua empresa participou daquela gigantesca feira e teve centenas de visitantes em seu estande. Você fez uma apresentação excelente (que, por sinal, estava lotada!) e acompanhou mais uma dúzia de palestras extremamente interessantes e bem feitas. Mas será que todas essas experiências podem ser usadas na sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

Claro que sim! Eventos podem ser uma rica fonte de conteúdo para seu blog. Aqui estão 9 dicas de como usar um evento que você foi a seu favor.

1. Anote tudo! Isso pode soar bobo, mas é muito importante! Ao anotar as principais ideias discutidas no evento, será mais fácil lembrar as informações que você recolheu. E, no futuro, você poderá usar suas anotações como uma fonte de inspiração para produzir conteúdo relevante.

2. Compartilhe o que estiver fazendo nas redes sociais. Não estamos falando de um tweet como “Tomando uma cerveja no Evento X! Abraço pros amigos”. Dê dicas, escreva alguns comentários interessantes e faça um vine do evento! É uma oportunidade de produzir conteúdo único que despertará a atenção de clientes.

3. Converse com todos. Todos que estiverem participando de um evento são pessoas interessadas nos mesmos temas que você. Conversar e discutir ideias sobre esses assuntos pode te mostrar novos pontos de vista e argumentos diferentes, que irão enriquecer seu conhecimento e embasar suas opiniões.

4. Tire fotos do evento e, se possível, dos bastidores. As fotos, além de serem conteúdo em si, ainda servirão para ilustrar textos e postagens futuras. Por exemplo, caso você visite uma feira de carros, fotos dos automóveis são essenciais, mas pense também em mostrar as equipes trabalhando e os estandes!

5. Compartilhe e opine o conteúdo de outras pessoas sobre o evento. Fique atento às atualizações de outros participantes. Mas não se contente em apenas retweetar ou compartilhar algo, expresse sua opinião.

6. Transmita o evento ao vivo. Se você tiver como fazer uma cobertura do local, isso pode ser um conteúdo que será muito valorizado pelos seus seguidores. Essa gravação ainda pode ser tornar material para postagens futuras!

7. Entreviste os palestrantes. Se você foi a uma apresentação que te despertou muito interesse, converse com as pessoas responsáveis por ela. Sem dúvida, você conseguirá algumas informações excelentes sobre o tema e, caso consiga, poderá até ter uma entrevista com um expert na área.

8. Grave sua palestra. Caso você faça uma palestra, tenha certeza de gravá-la para disponibilizar o material depois. A grande maioria de seus seguidores não estará presente na palestra, então uma gravação será muito bem vinda.

9. Continue em contato com quem você conheceu. Siga perfis em redes sociais, blogs e outros canais de comunicação das pessoas que você conheceu e considerou interessante. Também troque emails e mensagens com elas, discutindo temas relevantes. Elas podem te ajudar a encontrar inspiração para seus textos e te fornecer ideias diferentes para enriquecer suas postagens.

Participar de um evento é bom por vários motivos. Além de te trazer uma grande fonte de inspiração e muito material para disponibilizar para seus leitores, ser visto em eventos também te traz reconhecimento. Palestrar e apresentar um estande tem valores óbvios, mas ser visto somente visitando e acompanhando palestras mostra que você é interessado em sua área e está sempre se mantendo atualizado. Mas para produzir conteúdo de qualidade durante uma conferência, se organize, planeje suas atividades e leve o equipamento necessário para isso.

E vocês tem outra dica que colocariam nessa lista?

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!