computador com vários exemplos de imagens

12 dicas e 10 inspiradores exemplos de layout para blog

Conteúdo pronto, alguns posts já definidos, escritos e revisados. A seleção de tags e assuntos está ok, as categorias já foram escolhidas e só falta começar a publicar os conteúdos, atraindo o público com informações interessantes e relevantes, embasadas em um sério trabalho de SEO.

Mas e o layout de blog, cadê?

Da mesma forma que a redação é muito importante na criação, um layout para blog tem que acertar em cheio as expectativas do público.

Depois de achar o que procurava e ser atraído pelas chamadas no Google, clicar na URL e descobrir que foi direcionado para uma página com aparência amadora ou com um design totalmente diferente do posicionamento que imaginava é bastante desanimador.

Para evitar gerar essa decepção em seu público, é muito importante seguir alguns passos na criação de layout para blog. 

12 dicas ao criar layout para blog:

  1. É preciso ter um briefing adequado e detalhado.
  2. Acesso a logos e outros elementos da identidade visual da empresa em alta qualidade.
  3. Ter o arquivo com as fontes tipográficas que devem ser usadas.
  4. Conhecer o guideline da empresa, seu manual de marca.
  5. Estudar outros materiais já criados para eles, inclusive off-line.
  6. Entender perfeitamente o posicionamento do negócio.
  7. Saber quem é o público-alvo.
  8. Conhecer seus diferenciais.
  9. Estudar blogs de concorrentes.
  10. Analisar blogs que estão em evidência.
  11. Conhecer as últimas tendências de design nesta plataforma.
  12. Alinhar com o pessoal de TI as limitações técnicas para a criação do layout do blog.

E isto é só o começo.

Para auxiliar você neste trabalho de procurar boas referências de layout para blog, selecionamos 10 deles que nos pareceram bastante atraentes e engajadores para os públicos que buscam atingir.

Porque, afinal, além de serem esteticamente agradáveis, os objetivos dos blogs corporativos costumam incluir, em última instância, auxiliar na conversão de vendas.

E um design engajador pode ser uma maneira bastante inteligente de alavancar as vendas em tempos de crise como os de hoje!

Se você precisa criar um blog e quer recorrer a estas inspirações, seja nosso convidado.

10 exemplos inspiradores de layout para blog

1 – Johnny Cupcakes

Esta marca de camisetas descoladas e jovens faz posts para destacar suas criações.

O que inspira neste blog, e na maioria dos outros que apresentamos a seguir, é a maneira diferente da tradicional de listar as postagens, uma abaixo da outra.

Neste caso, imagens estouradas e um efeito de 2 layers na perspectiva trazem toda inovação.

Confira: Johnny Cupcakes

2 – Batman-3D

Tudo aquilo que os fãs poderiam esperar e um pouco mais se encontra neste blog, que traz todos os detalhes, informações e novidades sobre o assunto por meio de um layout inspirado em ilustrações típicas de graphic novels.

Veja: Batman-3D

3 – Help Scout

Empresa de produção de softwares para help desk. Usa uma linguagem simples, com belas ilustrações de traços finos e cores suaves.

Tudo aquilo que uma pessoa que busca auxílio para entender um software gostaria de encontrar: tranquilidade.

Dê uma olhada: Help Scout

4 – Gaetan Pautler

Blog de um jovem designer. Tinha que ser criativo, certo? Veja como inova na maneira de apresentar a timeline de postagens.

Visite o blog: Gaetan Pautler 

5 – Fubiz

Esta agência apresenta os posts de uma maneira em que é possível dar destaque às imagens sem que elas tenham que estar necessariamente estouradas, o que acontece apenas na primeira da lista.

Entenda melhor: Fubiz

6 – Habib Fadel

Este site premiado tem um mosaico para apresentar as notícias relevantes sobre o artista plástico e pintor Habib Fadel. Podiam atualizar mais vezes…

Aprecie: Habib Fadel

7 – Food 52

Com uma pegada mais comercial, este blog atrelado a um e-commerce mostra com um design simples, clean e elegante que é possível ser funcional e muito bonito ao mesmo tempo.

Experimente: Food 52

8 – 42 Below

Uma marca de vodka que celebra seu posicionamento “vida louca” em um blog bastante inspirador, com imagens marcantes e uma dinâmica de balada.

Confira com moderação: 42 Below

9 – Maine Quarterly

Um blog de imagens e sons que traz o melhor do estado americano do Maine em fotos e vídeos que vão te deixar sem palavras.

Viaje com o blog: Maine Quarterly

10 – Tinkering Monkey

Esta empresa de sinalização criativa é outro exemplo de blog em que um design bastante clean dá destaque às criações da casa.

Vale conferir: Tinkering Monkey

Estas dicas para fazer layout para blog, assim como a seleção das inspirações, foi uma cortesia de nosso parceiro We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, que permite a criação de logotipos online e diversos outros materiais de comunicação, como blogs, folders e papelaria corporativa.

Ao fazer um pedido de material, o cliente recebe rapidamente dezenas de propostas criativas de designers de todo Brasil, acompanha o processo e faz ajustes até chegar no resultado esperado. Tudo online, rápido e muito acessível.

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!