facebook messenger chatbotcomo o Facebook, você já pode começar a implantar!

">

Aprenda a criar um chatbot no Facebook Messenger para a sua empresa!

Já sonhou com um atendimento otimizado, rápido e gratuito em todas as suas redes sociais? Bem, ainda não existe suporte para todas elas, mas nas mais importantes, como o Facebook, você já pode começar a implantar!

A integração do Messenger com os Chatbots representa mais um passo na otimização da gestão de suas redes sociais, e pode ser muitíssimo vantajoso para seu negócio.

Segunda a pesquisa Social Media Trends 2017, o Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas (97,6%) e apresenta nota 7/10 em eficácia para ações de marketing quando comparamos com as demais. Vale a pena investir em ferramentas dessa plataforma para entrar em contato com o público.

Quer saber mais sobre essa alternativa? No texto de hoje ensinaremos o passo a passo para criar sua primeira mensagem automatizada. Confira agora!

O que é o Chatbot?

Um ChatBot, ou robô de conversação, é uma tecnologia capaz de simular diálogos com seres humanos por meio de uma série de comando pré-definidos.

No Facebook, o principal objetivo dessa ferramenta é auxiliar no processo de atendimento de seus clientes, contribuindo para a experiência do usuário e trazendo soluções cada vez mais imediatas para os problemas.

Apesar de parecer super revolucionária, essa tecnologia não é tão nova assim. Em meados de 1995 já existiam programas específicos para a conversação artificial online, a exemplo do Verbot.

Mas, e hoje em dia? Como os Chatbots vêm sendo usados na gestão de redes sociais? A empresa Motoboy.com, especializada no serviço de entrega e coleta personalizada, é um bom exemplo de como essa tecnologia pode ser incorporada ao Facebook.

Para acessar o Chatbot da Motoboy.com, basta clicar no botão de “mensagem” na página oficial da empresa, e então seguir com as opções que serão disponibilizadas na tela de chat.

facebook messenger chatbot

A palavra para iniciar a conversação aqui é “Get Started” (Começar), que pode tanto ser digitada quanto clicada na área inferior da tela. Assim que você selecionar essa alternativa, o bot será ativado e as primeiras mensagens automáticas chegarão.

facebook messenger chatbot

Nesse caso, a Motoboy.com apresentou outros dois desmembramentos do diálogo, permitindo que eu selecione a opção de “Sou Motoboy” e “Chamar motoboy”. Para o exemplo, foi selecionada a opção de chamar o motoboy, o que trouxe mais três novas linhas de conversação:

facebook messenger chatbot

Para essa alternativa o bot sugere também que acessemos o site oficial para finalizar o pedido ou contornar qualquer problema que não tenha encontrado solução.

Caso o diálogo fosse continuado, a opção de chamar um motoboy seria levada até que o pedido fosse finalizado ou cancelado.

Quanto mais sofisticado for o Chatbot, mais humanas serão as interações proporcionadas pela ferramenta, que analisará as principais palavras de suas mensagens para definir uma resposta que atenda aos critérios de sua pergunta. O caminho é oferecer conversações reais e que soem naturais a todos os clientes.

Por que considerar um Chatbot para sua empresa?

O Chatbot é uma das melhores alternativas para garantir atendimento rápido aos seus clientes, otimizando todo o processo de interação.

Por meio dele é possível acelerar a compra de produtos, reserva de mesas, quartos ou lugares, descobrir o endereço ou outras formas de contato e, principalmente, ter perguntas respondidas sem que seja necessária a intervenção de um de seus funcionários.

Seu bot pode tanto responder a perguntas pontuais, blocos de texto ou, como é bastante comum, indicar endereços para que a pessoa busque novas informações, seja na sua base de conhecimento ou em conteúdos já publicados em seu blog.

O Facebook permite também que conversações sejam iniciadas com usuários que já tenham se inscrito em sua lista de e-mails, facilitando a interação e ajudando caso você não queira ter de esperar pelo primeiro contato do cliente – mas esteja atento para as taxas cobradas por esse tipo de serviço e para não virar spam!

Passo a passo para criar o seu Chatbot

O próprio Facebook disponibiliza a documentação completa para entender melhor sobre essa tecnologia e sua incorporação ao Messenger, mas hoje ensinaremos como customizar seu próprio bot por meio do ChatFuel, um serviço gratuito e de fácil acesso.

Primeiro, acesse chatfuel.com e clique em no botão central de registro escrito “Get Started for Free”. Você será redirecionado para o Facebook, onde poderá finalizar o seu cadastro e ceder acesso ao seu nome e e-mail pessoal.

facebook messenger chatbot

Na tela seguinte, marque a primeira opção e desmarque a segunda, caso não queira receber newsletter do ChatFuel. Em seguida, pressione o botão vermelho “Ok, let me in” para seguir com o cadastro.

Na página seguinte você será convidado a fornecer permissões de acesso à sua página do Facebook. Para seguir, clique no botão vermelho “Give Permissions”. Na próxima tela você poderá tanto criar uma nova página quanto atrelar o Chatbot a uma já existente.

facebook messenger chatbot

Após a sua seleção, você será levado à dashboard do Chatbot. Aqui é possível tomar o tutorial oferecido pela própria plataforma ou navegar pela página e explorar suas funcionalidades.

Na área de menu na esquerda, selecione a primeira opção, “Build” e, em seguida, selecione “Welcome Message” na barra central.

facebook messenger chatbot

Aqui você poderá customizar a mensagem de entrada para a comunicação com sua página. Substitua o texto que aparece na área direita por algo gentil e relacionado com o clima e personalidade de sua página.

Em seguida, clique no botão inferior “+ Add Button” para adicionar opções de clique, como aquelas utilizadas na página do Motoboy.com.

facebook messenger chatbot

Preencha o botão selecionando o texto que será exibido e, em seguida, nomeando o bloco de texto que será utilizado para responder o seu cliente.

Observe que no menu central, logo abaixo de “Welcome Message”, surgirão os blocos recém-criados. Para esse tutorial, criei “Rastrear” e “Orçamento”.

Clicando no primeiro bloco criado, você terá a opção de customizar agora toda a linha de atendimento que se seguirá a partir dessa escolha.

facebook messenger chatbot

Para isso, clique em “Add card” no menu central. Ali existem as opções de galeria, texto, imagem, resposta rápida e plugin.

Para customizar um Chatbot simples, você pode focar no Text Card por enquanto.

Aqui, faça exatamente como você fez para customizar a mensagem de Welcome na sua página. Clique em Text Card, adicione o texto e clique em “Add button” para selecionar a opção que virá após a exibição do primeiro texto.

facebook messenger chatbot

Você pode sugerir um link, colocar ligação para um próximo bloco ou indicar um número de chamada de telefone.

Para o exemplo, assim que a primeira mensagem for exibida, o cliente receberá um link clicável para conferir a respeito do suposto pedido.

Logo em seguida outros dois textos serão exibidos (clique em Text card sempre que quiser adicionar novas informações para esse bloco de texto) e o cliente será convidado a enviar um e-mail para solucionar suas outras dúvidas.

Assim que terminar sua primeira configuração, clique no botão “Test Chatbot” no canto superior direito e aproveite para experimentar todas as opções de conversa.

facebook messenger chatbot

Pronto, sua primeira linha de conversa está pronta! Agora adicione a opção de contatar sua empresa pelo Messenger para facilitar o acesso do público à sua caixa de entrada.

Dedique um tempo para explorar ainda mais as possibilidades do Chatbot e, quem sabe, até integrá-lo com plug-ins feitos sob medida para seu negócio.

Lembre-se: quanto mais natural forem os seus diálogos, melhores os resultados obtidos com a ferramenta.

Curtiu? Com um Chatbot fica muito mais fácil manter a qualidade no atendimento e proporcionar a melhor experiência de consumo para seus clientes. Aproveite também para entender melhor como funciona o algoritmo do Facebook e torne-se um mestre nessa rede social!

  • Josevan Dias

    Excelente Artigo !

  • O que falta é resposta automática através de palavras chaves como no Slack Boot por exemplo ;/

  • Marcelo

    Muito bom o artigo fantástico, criei o chat bot para minha fanpage, porem agora as pessoas falam e quando quero responder elas pelo chat as mensagens ficam aparecendo, voces sabem alguma forma de desativar as mensangens do BOT para responder as pessoas e o bot não inteferir nosso dialogo, desabilitar ele por uns 10 minutos para falar com o cliente depois habilito de novo???

    • Ei, Marcelo! Tudo bem?

      Você deve ir nas configurações da ferramenta que está utilizando para seu bot e ajustá-las de acordo com o tipo de interação que deseja estabelecer.

      Por exemplo: se o usuário falar “x”, o chatbot responde “y”. Mas se o usuário falar algo diferente, o chatbot pode não responder. Ou até mesmo ajustar o tempo de envio da mensagem do bot.

      Se tiver mais alguma dúvida, estamos à disposição! Um abraço.