Facebook Video e Facebook Live, menino mexendo no celular

O futuro do Marketing em vídeos com o Facebook Vídeo e Facebook Live!

Por muito tempo, conteúdos em texto dominaram a Internet. Desde o surgimento de plataformas de vídeo, no entanto, este cenário mudou.

De acordo com um estudo da Cisco Forecast, em 2017 69% do tráfego da Internet vai ser realizado em vídeos, e a previsão para 2019 é de 80%.

Por esta razão, conteúdos em vídeo são a grande aposta dos profissionais de Marketing.

Uma das plataformas que mais facilitou o uso desse formato por empresas é o Facebook.

Durante muitos anos, a única maneira de compartilhar vídeos na rede social era por meio de links de outros sites como YouTube e Vimeo.

Em 2015, no entanto, a equipe de Marc Zuckerberg lançou sua própria funcionalidade de vídeo, o Facebook Video, permitindo fazer upload de arquivos diretamente sem utilizar links externos para sites como o YouTube o Vimeo.

Um ano depois, foi lançado o Facebook Live, funcionalidade de transmissão de vídeos ao vivo na rede social.

Quer entender o que são Facebook Vídeo e Facebook Live, e como você pode utilizá-los a favor da sua estratégia de Marketing?

Confira esse post na íntegra.

Por que o vídeo é o futuro do Marketing

O aumento na popularidade desse formato de conteúdo ocorreu por diversas razões.

Em primeiro lugar, a Internet se tornou um local de consumo rápido de informações.

Estima-se que nos anos 2000, quando houve a propagação do uso da Internet, nossa capacidade de prestar atenção em algo diminui, de 12 segundos para 8 segundos (fonte: Telegraph).

Portanto, o vídeo substituiu o texto pois apresenta um formato de consumo fácil e rápido.

Além de um aumento do déficit de atenção, o crescimento do uso de dispositivos móveis também contribuiu para maior uso de vídeos.

Enquanto longos artigos de texto podem se tornar difíceis de ler em um smartphone, devido ao tamanho reduzido, vídeos não apresentam o mesmo obstáculo porque, mesmo com uma imagem menor, o áudio permanece intacto.

De acordo com um estudo do Facebook, 65% dos vídeos são vistos em smartphones.

Para os profissionais de Marketing, vídeos são uma grande aposta porque além de possuírem grande adoção, são um formato extremamente versátil de produção de conteúdo.

Empresas que utilizam vídeo a seu favor sabem criar uma identidade de marca por meio desse formato, seja com vídeos longos, curtos, séries de vídeos, conteúdos autorais ou produzidos por defensores da marca.

As inovações tecnológicas nessa área também estão cada vez mais avançadas.

Além do vídeo “tradicional”, hoje em dia temos a capacidade de produzir conteúdos em 3D e no formato de realidade virtual.

Muitas empresas, como o Google, já estão apostando nessa direção para o futuro da comunicação entre empresas e consumidores.

O que é Facebook Vídeo

Como já mencionamos, Facebook Vídeo é a funcionalidade que permite adicionar arquivos de vídeo diretamente no Facebook, sem a necessidade de utilizar links para outros sites como YouTube e Vimeo.

O lançamento dessa ferramenta foi acompanhado de uma mudança nos mecanismos da Linha do Tempo que favoreceu os vídeos adicionados diretamente na plataforma.

Desta maneira, o Facebook Video aparece com mais frequência para os usuários do que vídeos de sites externos.

Em um estudo realizado pela Wolfgang Digital, vídeos do Facebook foram compartilhados 4x mais que vídeos do YouTube.

Além disso, no Facebook, vídeos possuem um alcance 5 vezes maior que fotos.

Funcionalidades do Facebook Video

A plataforma de vídeos no Facebook pode não ser mais uma novidade para você, já que foi lançada há quase 2 anos.

Apesar de se parecer com um video player como o YouTube, o ela possui funcionalidades peculiares ao Facebook, que foram criadas com o intuito de gerar ainda mais engajamento entre os usuário dessa rede social.

Você já reparou que os vídeos do Facebook começam a tocar automaticamente, assim que você passa por eles na sua linha do tempo?

De acordo com o dados do Facebook, esta funcionalidade fez com que os usuários descobrissem mais conteúdo e interagissem mais com este formato.

Como acontece com todas as ferramentas do Facebook, as métricas de vídeo podem ser facilmente acessadas por profissionais de Marketing trabalhando com campanhas neste formato, além de serem essenciais para avaliar o sucesso desta estratégia.

Likes, Comentários e Visualizações são métricas públicas, que podem ser vistas por qualquer usuário assistindo ao vídeo.

No entanto, alguns outros números mais poderosos estão disponíveis apenas para quem publicou o vídeo, como visualizações únicas, tempo média de visualização e retenção da audiência (quais partes do vídeo estão sendo mais assistidas ou gerando mais desistências).

Por que utilizar Facebook Video na sua estratégia de Marketing

Se sua empresa já possui uma fanpage no Facebook, precisa apostar nos conteúdos em vídeo.

Uma estratégia bem executada pode ajudar sua marca a contar histórias de maneira criativa e única.

Vídeos são uma ótima oportunidade para gerar uma conexão emocional entre você e seus consumidores, seja por meio de uma maior conscientização sobre sua marca, lançamento de um novo produto ou mesmo uma campanha gerada pelos próprios consumidores.

Uma grande oportunidade nessa área é apostar no Marketing de Defensores.

Você pode estar pensando que criar criar conteúdos em vídeo é um processo demorado e caro, pois exige profissionais qualificados além de equipamentos específicos.

No entanto, existem milhares de pessoas por aí criando vídeos para uma grande audiência de pessoas que compartilham um mesmo interesse.

Encontre os promoters, ou defensores, da sua marca e aposte neles para criar vídeos que falam com sua audiência!

Além de ser uma estratégia fácil de ser compartilhada, esses vídeos podem ser reutilizados em outras campanhas e outros canais, como Instagram, Twitter e blogs.

Caso você vá utilizar seus defensores para produzir vídeos ou vai investir em uma produção interna na sua empresa, não deixe de incluir esse formato na sua estratégia de marketing no Facebook.

Além de gerar 4 vezes mais engajamento, vídeos irão aparecer com muito mais frequência na linha do tempo da sua audiência, aumentando a visibilidade da sua fanpage.

O que é o Facebook Live

O mercado de transmissão ao vivo de vídeos em redes sociais começou em 2015 com as plataformas Periscope e Meerkat, que integravam apenas com o Twitter.

Em 2016, o Facebook lançou a sua plataforma autoral de transmissão ao vivo, o Facebook Live, que promete revolucionar a maneira como usuários e marcas interagem na rede social.

Esta ferramenta só pode ser utilizada em dispositivos móveis, pois precisa de acesso a uma câmera e microfone.

Para fazer sua transmissão ao vivo, basta abrir o aplicativo do Facebook no seu smartphone e clicar no ícone do Facebook live, que fica localizado na caixa de atualização de status.

Funcionalidades do Facebook Live

Como não podia ser diferente, o Facebook Live veio acompanhado de diversas funcionalidades que promovem uma conexão especial entre os usuários.

Por exemplo, quando um dos seus amigos está fazendo uma transmissão ao vivo, você é notificado.

Além disso, você pode convidar outros amigos para assistir a uma transmissão, ou transmitir um vídeo para todos os membros de um grupo ou evento simultaneamente, criando o senso de comunidade no qual o Facebook foi baseado.

Além de criar conexões instantâneas entre os usuários, o Facebook Live também inclui elementos interativos durante o momento da transmissão.

Um deles é a funcionalidade de “Live Reactions”, aonde você pode reagir a uma transmissão e todas as reações aparecem diretamente no canto direito do vídeo.

Assim, você consegue saber, ao vivo, o que os outros espectadores estão achando da transmissão.

Por que incluir o Facebook Live na sua estratégia de Marketing

O Facebook Live ainda é uma funcionalidade relativamente nova, e por isso poucas marcas têm aproveitado suas vantagens e incluído este formato na sua estratégia.

Portanto, fazer transmissões ao vivo pode se tornar um diferencial e uma vantagem competitiva para sua empresa caso você decida começar agora.

Assim como acontece com o Facebook Video, a melhor maneira de utilizar Facebook Live no marketing da sua empresa é apostar nos seus promotores.

Dessa maneira, a mensagem não vem diretamente da marca e se torna mais genuína.

Isto não exclui a oportunidade de fazer uma indicação do seu produto durante ou vídeo, ou mesmo uma inserção do produto em alguma situação.

De acordo com dados do Facebook, transmissões ao vivo geram 10x mais comentários que vídeos “normais” na rede social.  

Utilizar transmissões para promover sua marca através dos seus defensores pode ser uma ótima chance de atingir um grupo de pessoas que dividem um interesse comum e gerar exposição da marca em meio a um público fiel e antenado.

Nenhum profissional de Marketing discorda que vídeos são o futuro da comunicação.

Se você nunca utilizou esse formato na sua estratégia, é preciso estudar e conhecer as melhores práticas.

Caso contrário, você pode acabar perdendo tempo produzindo vídeos que não atingem sua audiência e não cumprem seus objetivos.

Para implementar uma boa estratégia de marketing em vídeos, temos duas dicas.

Em primeiro lugar, inspire-se em marcas que já apostam no formato e geram engajamento com seu público, como a Apple.

Em segundo lugar, leia nosso guia para aprender a fazer Marketing em Vídeos!

 
Autor(a)

Escrito por: Clara Borges Analista de Marketing da Rock Content. Quando não está divulgando Marketing de Conteúdo por aí, gosta de boas energias, praticar yoga e venerar os deuses do Netflix.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!